Postagem do dia 18.10.2017

Tasso ficou com o ônus do corporativismo
Nessa votação da bancada cearense, o senador Tasso Jereissati (PSDB) foi o único que se saiu mal perante os seus eleitores porque, prevalecendo o corporativismo do grupo, votou pelo não afastamento de Aécio.
O senador José Pimentel (PT) votou pela manutenção do afastamento e Eunício Oliveira (PMDB), como presidia a sessão, não precisou votar. E quando completou o “quórum” necessário à rejeição, encerrou a sessão.
 Alguém tinha dúvida de que o Senado agiria como agiu rejeitando a decisão da 1a. turma do Supremo de afastamento do senador Aécio Neves? Pois bem, eu já havia dito há dias. Por 44 votos a 26 a Casa devolveu o mandato de Aécio. 
  O STF não pode interferir em assuntos do congresso, mas interferiu porque  o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou que a votação para analisar a revogação do afastamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG) do mandato parlamentar ocorresse  por meio de voto aberto e nominal. O magistrado concedeu uma liminar acolhendo um mandado de segurança apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). 
  Ora, ora, ora. E a CCJ da Câmara Federal (foto) nesta quarta-feira se recusou aceitar a segunda denúncia da Procuradoria Geral da República contra o presidente Temer. Já era esperado. A mesma coisa ocorrerá no plenário. Podem anotar.
          E viva a ladroagem impune, mas só os políticos podem praticá-la desta forma, com o beneplácido da Justiça, viram!

18.10.2017


18.10.2017

Massacre do ISSEC à saúde de seus pensionistas
               É um absurdo o que o Governo Camilo Santana, cuja gestão tem tantos apectos positivos, está fazendo com os aposentados e segurados do ISSEC, sobretudo os idosos que não conseguem sequer marcar uma consulta.
            De ontem para hoje, 18, recebi cerca de 10 reclamações de pessoas seguradas do ISSEC que há dias não conseguem marcar um exame clínico. Segundo os informantes, a resposta do Issec é sempre a mesma: não há cotas.
         Até quando a doença desse povo vai poder esperar para fazer uma consulta, um exame? Portanto, olho vivo. É bom que o eleitor aposentado que sobreviver e seus familiares lembrem do povo do Governo na eleição de 2018. Não é matando os aposentados, deixando de dar-lhes assistência na saúde, que o Governo do Ceará vai resolver seus problemas.

 Algumas manifestações de leitores do meu Facebook sobre o assunto:
          Guilarneide Façanha Maior dificuldade para meus pais que dependem Issec. Mamãe está sendo acompanhada particular, ela tem Parkson imagina ai? Papai tem Marcapasso. Uma Luta. 

Sylvia Albuquerque Albuquerque Meu nome também na lista.... 
Francisca Rosa É muito triste! Será que o Governador Camilo Santana não vai tomar as providências? Dr. Camilo, esses velhos de hoje já contribuíram muito para o Estado e muitos deles já votaram no senhor seu pai.  
Jussara Veras Pois é... Minha mãe depende desse plano 😔 Mas tivemos que pagar particular pra ela ser atendida pela Geriatra...Ela tem Diabetes e Alzheimer... Muito triste isso, o idoso trabalhou tanto pra ter seus direitos na velhice e dar nisso... Quando vão tomar alguma providência?? Até quando vai essa falta de vergonha??
          Senhor Governador Camilo Santana nos dê uma resposta!!”

18.10.2017

Também na Polícia civil
           O delegado César Wagner Maia revelou ao blog outra questão relacionada à aposentadoria no Governo do Estado: “Um absurdo! Outra é a questão dos que pedem aposentadoria na polícia civil. A PGE não reconhece a paridade e integralidade e tome ações na justiça.
          “Pior, a Justiça concede liminares, mais de 100,  muitos processos já com decisão de segundo grau a favor dos policiais, e a secretaria de segurança pública manda os mesmos para entulhar na polícia civil. Lamentável!”

18.10.2017


18.10.2017

Lojistas de rua vão ampliar horário de funcionamento
                                         
           A ampliação do horário de funcionamento do comércio de rua de Fortaleza deverá ser uma das marcas da gestão do empresário Assis Cavalcante na presidência da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL de Fortaleza) durante o triênio 2018/2020. Eleito por aclamação na segunda-feira, 16, Cavalcante disse que os novos horários serão implantados tão logo a Câmara Municipal aprove o projeto que permite aos estabelecimentos funcionarem até meia-noite ou durante 24 horas. A expectativa é que o projeto da Prefeitura seja aprovado até o fim deste ano.
         Segundo Cavalcante, o horário será ampliado aos poucos, começando pelos corredores das ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso, no Centro. "Primeiramente, vamos abrindo as lojas até as 20 horas, 21 horas, e aos domingos. Quando chegar próximo das grandes datas vamos abrir até um pouco mais tarde", disse. O empresário toma posse no dia 16 de dezembro. Hoje, a CDL Fortaleza conta com cerca de 10 mil associados.

          Cavalcante diz que ainda não é possível estimar o impacto financeiro destas mudanças, mas ele lembra que um dia de loja fechada em razão de um feriado, por exemplo, representa um impacto negativo de 5% do faturamento do mês. (Fonte: Fecomércio/Ceará).

18.10.2017

Cresce o roubo de castanha de caju
            Pequenos e médios produtores de caju e castanha do Ceará  estão desesperados com os constantes roubos nos pomares. Os ladrões estão invadindo as propriedades e levando a produção de castanha, que foi  positiva em certas áreas do Estado.
  O roubo é praticado em pequenas e grandes propriedades e vai de 1 a 200 quilos, como já aconteceu em propriedades de Pacajus, Ocara, Cascavel, Granja, Acaraú e toda a área de praia. Como a safra é fraca, um quilo da castanha “in natura” está variando entre 4 e 6 reais.
A Polícia não tem feito nada para coibir a prática. A mesma coisa ainda acontece com o roubo de gado, ovinos e caprinos.

18.10.2017


18.10.2017

Parceria para a pesca de lagosta e atum
          Nesta quinta-feira, 19, às 9 horas, lançamento dos projetos de parceria Sindifrio (Sindicato das Indústrias de Frios e Pesca do Ceará)  e Governo do Estado do Ceará para a pesca da lagosta e do atum no litoral cearense.
  O evento ocorre no Salão Iracema do Marina Park Hotel com a presença de dirigentes do sindicato
 e do secretário Euvaldo Bringel, que está como  interino da Secretaria da Pesca do Estado.

18.10.2017

Material de construção com homenageados
          Dia 5 de novembro, o empresário Edson Queiroz Neto, superintendente do Sistema Verdes Mares, receberá troféu da Associação dos Comerciantes de Material de Construção do Estado (Acomat) como  “Personalidade do Ano”.
  A cerimônia será no auditório da Federação das Indústrias, às 19 horas, e, na mesma ocasião,  o empresário Lavanery Wanderley (Apiguana) será homenageado como Profissional da Área.

18.10.2017

Blog para a filatelia cearense                                                                           
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          
            A filatelia cearense, através da  Sociedade Numismática e Filatélica do Ceará, conta agora com  um blog administrado por Paulo Avelino, colecionador de selos e moedas, e pessoa atenta e dedicada à sagrada arte de colecionar peças filatélicas. O endereço é www.snfce.blogspot.com.
  A SNFC, fundada em 1935 em Fortaleza, faz suas reuniões semanais aos domingos, na Cidade da Criança, quando realiza, nos primeiros domingos de cada mês, leilões para os colecionadores. O blog é dedicado a artigos e notícias, segundo seu idealizador. Um dos primeiros artigo é  “As Chancelas do nosso papel moeda”, de autoria de Athos Camargo, de Brasília.

18.10.2017

Fotos históricas de Mauri
          A exposição “Fotografatos”, que mostra um pouco da trajetória dos 45 anos de profissão do repórter fotográfico Mauri Melo continua na Galeria do Shopping Benfica até 11 de novembro.
  “Nela, Mauri Melo expõe fatos marcantes da política e do cotidiano cearense através do seu olhar de muita sensibilidade”, segundo o jornalista Eliomar de Lima. Na foto de  Paulo Moska, Mauri está com a esposa Socorro e a superintendente do shopping Marcirlene Pinheiro.  Mauri foi durante muitos anos meu companheiro na redação do jornal O Povo.

18.10.2017


18.10.2017

CURTAS SOCIAIS
*A morte do jornalista/radialista Newton Sales enlutou as redações da mídia cearense onde ele atuava há 54 anos como redator da  Rádio Verdes Mares. Newtinho foi  também da Crônica Carnavalesca de Fortaleza.
 *A Missa de 7º Dia (Missa da Ressurreição) foi celebrada  na terça-feira, às 18h30, na capela do Colégio Santo Inácio, no bairro Dionísio Torres. Ele tinha 75 anos de idade.
*Já está sendo muito visitada a exposição do artista plástico cearense José Guedes na Galeria Von Zeidler, em Berlim. São 24 telas abstratas de sua mais recente fase.
*O catálogo da exposição é assinado por outro cearense, Roberto Galvão.
  *Com sua voz bela e possante, Cláudia Rebouças estreia nesta quinta-feira, 19, seu novo “show”  de músicas francesas no restaurante Pipo. O Quarteto All that Jazz no acompanhamento.
*Nestas quinta e sexta-feiras, Nicole Vasconcelos, Juliana Cordeiro (foto Tapis Rouge), Bruna Nogueira e Lívia Rolim estarão realizando  a 2ª edição do “Yes Bazar” na cobertura do edifício  Manhattan Square Garden. Entre 10 e 20 horas.
*A querida Verônica  Patrício, agente de viagem da melhor qualidade, muda de idade nesta data.
*Outro aniversariante do dia é o colunista Luiz Carlos Martins (Na foto da revista Chic,  à direita, com os amigos Marcondes Viana e José Rangel).
*Já amanhã, 19, os cumprimentos vão para Ester Lins Cavalcante (na foto à esquerda com a amiga Regina Koblitz), que agora está dividindo moradia entre o Ceará e Rio Grande do Norte.
*Também faz aniversário nessa data a queridíssima Heliane Pimentel de Castro (sra. Comandante Bretislau de Castro).
*Renato Bonfim (na foto com a sua Marta) receberá nesta quinta-feira, às 19 horas, o Troféu Mascate, entregue pelo Core e Sirecom/Ceará no Teatro Sesc Emiliano Queiroz. A homenagem é pelos seus muitos anos de atividades comerciais bem sucedidas.
*Acontece até o dia 30 a exposição e hoje o sexto Leilão de Arte Iprede tendo como cenário o restaurante Pipo. Adriano Paz (foto) é um dos participantes com suas criações.

*Por hoje contei. Até amanhã.