Postagem do dia 18.05.2016

Aumenta número de escolas em greve
          A deputada estadual  Fernanda Pessoa (PR) defendeu as reivindicações dos alunos e profissionais da educação que estão em greve no Ceará há 22 dias. Alunos da rede estadual ocupam pelo menos 48 escolas em todo o Ceará. Professores da Universidade Estadual do Ceará também estão mobilizados. As reivindicações convergem para reajuste salarial dos professores e reestruturação das unidades de ensino.
          "Só com ensino de qualidade vamos abrir as portas para um futuro promissor aos filhos desta terra. Portanto, pedimos ao governador que cumpra com o acordo, que cumpra com os encaminhamentos definidos nas últimas negociações.  Precisamos dar condições de trabalho a estes profissionais, aos servidores da educação e aos nossos alunos, um ambiente saudável e seguro para o aprendizado.
          De acordo com o Sindicato APEOC durante reunião com o governo no última segunda-feira (16\05) a Secretaria de Educação admitiu que em todo o estado são 50 escolas comprometidas que precisam de reforma. 
          Segundo informações extras oficiais, a greve deve continuar até o dia 6 de junho, data em que o Governador decidiu receber representantes da categoria.

18.05.2016


18.05.2016

Morre a colunista Regina Marshall
          Pesar na sociedade e na área da comunicação com a morte da colunista social Regina Marshall ocorrida na noite de ontem. Uma das veteranas do jornalismo social, Regina Marshall marcou sua vida profissional com o traço forte do seu caráter e “sem amarras” na sua maneira de comunicar os fatos.
Depois de um longo período de enfermidade,  ela finalmente descansou. Nascida em família tradicional cearense, os Meyer, era viúva do inglês Henry Marshall e deixa duas filhas Marjorie e Vivian (foto). O sepultamento acontece na  tarde. O velório realiza-se na Funerária Ethernus.

18.05.2016

STF: “Ceará não pode proibir celulares nos presídios”
          Segundo publicou no Facebook René Frerie (na foto com a sua Vera) “É triste e preocupante  ver o STF defendendo o direito ao uso de celulares  nos presídios e pelos detentos, alegando que a Lei Estadual, do Governo do Estado do Ceará  não é legítima e não pode existir, tendo em vista que comunicações, são exclusividade do Governo Federal!

           “Os brasileiros devem encetar uma campanha para tolher os direitos dados aos detentos, de possuir celulares dentro dos presídios, isolando-os das comunicações, a fim de evitar que os " comandos" , possam dar ordem aos marginais para provocar prejuízos com retaliações, inclusive, extorções, crimes de morte, incêndios a transportes coletivos e etc, dando mais segurança e diminuindo o crime a mandado dos criminosos reclusos.

18.05.2016


18.05.2016

Deputados “caem de pau” no PT
          Na sessão de  terça-feira da Assembleia Legislativa, a primeira da semana, foi um “desfilar de pauladas” em cima do PT e dos governos Lula e Dilma. Até mesmo antigos simpatizantes fizeram as suas críticas. Oposicionistas declarados como Fernando Hugo (PP), Roberto Mesquita (PSD), João Jaime (DEM) e  Heitor Ferrer (PSB), bom, aí já era esperado.
          João Jaime disse que “a catástrofe já era esperada há muito tempo. Não é de hoje que eu denuncio aqui os rombos do governo petista”, completou. O deputado também disse que “nada do que foi prometido para o Ceará veio: nem refinaria, nem transposição do São Francisco, nem metrô de Fortaleza.”
          Aguarda-se qual será o comportamento da bancada da base aliada (PDT) do Governo estadual (PT).

18.05.2016

“É falta de consideração com o Ceará”, diz Presidente da AL
          O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), questionou nesta terça-feira (17/05), na abertura da sessão plenária, o fato de não haver nenhuma liderança cearense na composição ministerial do presidente interino da República Michel Temer. 
          “Enquanto Pernambuco tem quatro ministérios, nós, do Ceará, não temos um ministério. Acho que não deveria acontecer porque o Estado tem homens sérios e competentes”, disse, classificando a postura como uma “falta de consideração com o Ceará”.
          Segundo ele, não teve um ministro cearense que desabonasse o cargo que ocupou. “Não tem um ministro do Ceará que tenha passado pelo ministério e que tenha feito coisas não republicanas, pelo contrário, deram grande contribuição ao povo brasileiro”, destacou. 
          Alguns parlamentares comentaram o assunto. O deputado Ely Aguiar (PSDC) disse que as colocações do presidente fazem sentido. “Acho que todos nós deputados gostaríamos de ter um representante no ministério porque teríamos mais força política”, reforçou. No entanto, acredita que o Ceará está chorando o leite derramado, lembrando que os Ferreira Gomes “massacraram” o PMDB.  “Não fizeram a política da boa vizinha e sim de desagregar e está aí o resultado”, acrescentou.
        Na avaliação do deputado Ferreira Aragão (PDT), a equipe ministerial de Michel Temer “é todinho da Dilma, só falta a Dilma”, mas concordou com o presidente afirmando que o Ceará “foi alijado”.

18.05.2016

60 anos de vida pública de Mauro Benevides merecem homenagem da Assembleia
          A Assembleia Legislativa realiza sessão solene em homenagem aos 60 anos de vida pública do político Mauro Benevides (PMDB/CE). O evento acontece nesta quinta-feira (19/05), às 19h, no Plenário 13 de Maio e foi proposto pelo deputado Fernando Hugo (PP) para celebrar a vida de  "um dos maiores homens públicos  do Brasil", justifica o parlamentar.
        Carlos Mauro Cabral Benevides nasceu em Fortaleza, em 21 de março de 1930. É formado em Letras, pela Faculdade Católica de Filosofia do Ceará, e  Direito, pela Universidade Federal do Ceará(UFC). Foi colunista do jornal Tribuna do Ceará, Correio Braziliense e Jornal de Brasília.
          Em 1955, iniciou a carreira política como vereador de Fortaleza. Em 1959, foi eleito deputado estadual, mantendo-se por quatro mandatos seguidos na Assembleia Legislativa, onde chegou, inclusive, a presidência do Legislativo Estadual cearense.  Foi senador de 1975 a 1983, e de 1987 a 1995. 
 
        Foto do meu arquivo: Quando presidente da AL (eu era seu Assessor de Imprensa), em 1964,  antes de uma reunião política no bar do Hotel San Pedro, o repórter José, Mauro, Luiz Campos e um cidadão que não me lembro quem.

            Mauro Benevides chegou a assumir interinamente o Governo do Ceará em 12 ocasiões. Também ocupou interinamente a Secretaria da Fazenda e a  Secretaria de Educação do Estado. Foi ainda secretário do Interior e secretário de Justiça do Ceará.
          Era presidente do Senado e do Congresso Nacional,  entre 1991 e 1993, quando ocorreu o impeachment do então presidente da República, Fernando Collor de Mello. Ainda como presidente do Senado Federal  assumiu a Presidência da República por pouco mais de um dia. Atualmente, exerce o quinto mandato de deputado federal.
          Durante a solenidade, Mauro Benevides receberá um certificado da Assembleia Legislativa pelos serviços prestados ao povo cearense durante seis  décadas de vida pública. (Fonte: Ascom/Assembleia).

18.05.2016

Fortaleza se mostra em Buenos Aires
          Em parceria com a Setur, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-Ce) e Gol Linhas Aéreas, agentes e operadores da Argentina receberam informações sobre os principais pontos turísticos e atrativos da cidade, além do calendário de eventos. O objetivo é aumentar o fluxo de turistas argentinos na capital e pleitear uma nova frequência do voo direto Fortaleza – Buenos Aires. Atualmente a média de ocupação do voo é de 85%. De acordo com o Mtur, a Argentina lidera o ranking dos países que mais enviaram turistas ao Brasil em 2015.

         “Já estamos organizando uma próxima ação para agosto deste ano em Bogotá, na Colômbia. Os levantamentos mostram que o turista estrangeiro deixa quase duas vezes mais renda para nossa cidade”, enfatizou o secretário Erick Vasconcelos. De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado, o gasto per capita do turista internacional é de R$ 3.023,58, com permanência média de 7 dias.

18.05.2016


18.05.2016

Turismo e hotelaria na pauta de reunião da CSE
          A 40ª. Reunião ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Eventos do Ceará acontecerá  no dia 25, quarta-feira de 9 às 11 horas da manhã, no auditório da Adece, segundo comunica a presidente Enid Câmara de Vasconcelos.
          Vão palestrar na ocasião o Secretário de Turismo de Fortaleza, Erick Vasconcelos, sobre Infraestrutura Turística;  Eliseu Barros, novo presidente da ABIH/Ceará, falará sobre a Nova Gestão, e o coronel Waldocyr Romero, 1º. Vice-presidente da Câmara Brasil-Portugal, enfoca “Turismo Ceará – Uma aposta para o desenvolvimento."

18.05.2016

Rosier aguarda tempo melhorar  para subir ao topo do mundo

           Manda dizer o  montanhista cearense  Rosier Alexandre que  está enfrentando a fase mais decisiva da expedição, rumo ao cume do Monte Everest.
          Nos últimos dias, firmou acampamento a 6.400 metros de altitude, no chamado Campo Base Avançado, de onde partiria diretamente ao topo da montanha. No entanto, o clima frio e as ventanias típicas da face Norte do Everest têm dificultado sua escalada, atrasando, em alguns dias, as próximas etapas. 
         Além da melhoria das condições climáticas, Rosier está à espera dos guias chineses, responsáveis pela instalação das cordas fixas até o cume. Em contato recente, Rosier relatou que a ventania está dificultando a instalação das cordas, que só foram concluídas até o 3º Acampamento Avançado.

18.05.2016

Dança da UFC  selecionada para o Festival  de Joinville
        A Companhia de Dança da Universidade Federal do Ceará foi aprovada em seletiva do 34º Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina, com seis trabalhos coreográficos no gênero de jazz. Destinadas aos palcos abertos do evento, que acontece de 20 a 30 de julho, todas as coreografias são da aluna Tanara Alves, do Curso de Educação Física da UFC e bolsista da Companhia.
                                          Foto de Roger Ribeiro
           Os bailarinos da Companhia de Dança são  estudantes dos cursos de Dança, Educação Física, Engenharia de Energias Renováveis, Farmácia e Letras Português-Inglês da UFC. A Companhia de Dança da UFC foi criada em setembro de 2014 e é coordenada pelo Prof. Marcos Campos, do Iefes. No ano passado, o grupo foi aprovado com duas coreografias no mesmo evento: uma na categoria Conjunto  e outra na categoria Solo Feminino.(Fonte: Tanara Alves, coreógrafa – fone: 85 9997- 271).

18.05.2016


18.05.2016

CURTAS SOCIAIS

*Ganha abraços na data porque marca o calendário Ana Flávia Vasconcelos Carvalho (na foto da Balada Inn com Sílvio Montenegro).
*O calendário também assinala a data natalícia de Osler Machado (na foto com a sua Bel).
*A quinta-feira, 19, é dia de cumprimentar Maria Amoreira (sra. Desembargador Eymard Amoreira), o professor Valmir Pontes Filho (foto abaixo), Gláucia Pamplona, a empresária Elisa Gradvhol Bezerra e Arnoldo Leite Barbosa.
*O Rotary Club Fortaleza anunciando que seu almoço-reunião das quintas-feiras acontece agora às sextas-feiras no mesmo local.
*Elza Moreira passou uns dias na capital e já retornou à Sobral onde agora passa temporada com o marido Maurílio Moreira (foto abaixo).
*Em São Paulo, para uns dias de férias, Socorro e Olavo Moreira (foto abaixo). Retornam na próxima semana.
*Por hoje contei. Até amanhã.