Postagem do dia 07.04.2016

TCE abre inspeção sobre irregularidades
em piscina da Vila Olímpica de Messejana
          Em decisão unânime, o pleno do Tribunal de Contas do Estado do Ceará converteu em Tomada de Contas Especial representação que aponta graves irregularidades na execução do contrato nº 02/2010, firmado entre a Secretaria do Esporte (Sesporte) e a Construtora CHC Ltda.
          O convênio tem como objeto a construção de uma piscina semiolímpica  na Vila Olímpica do bairro Messejana, em Fortaleza, em regime de empreitada por preço unitário. Os conselheiros do TCE querem saber detalhes do contrato. (Fonte: Jornalista Kelly de Castro, Ascom/TCE).

07.04.2016


07.04.2016

Presidente da AL diz que vai convidar
Secretário para explicar explosivos
        O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque, fez pronunciamento sobre o episódio do carro abandonado nas proximidades do prédio do Poder Legislativo, na madrugada de segunda-feira. Segundo a Polícia, havia um artefato dentro do veículo. 
          A Perícia Forense está avaliando o objeto. "Nós vamos nos reunir  com o governador Camilo Santana e quem vai se pronunciar é o próprio secretário de segurança do Estado (Delci Teixeira). Ele tem todos os meios para dizer que tipo de artefato é esse. Nós não temos como fazer isso", afirmou Zezinho.
       Há várias hipóteses sobre esses 13 quilos de dinamite encontrados dentro do veículo: represália contra o Legislativo que votou a lei de bloqueio de sinais de celulares nos presídios; utilização  em explosão a bancos, na área existem pelo menos três agências bancárias; veículo roubado com os explosivos no porta-mala? A resposta certa será dada pelos órgãos de Inteligência da PM cearense.
        O presidente da Assembleia aproveitou para anunciar que vai convidar o secretário Delci Teixeira (foto) para ir a Assembleia até o fim deste mês  com o objetivo de repassar aos parlamentares o andamento das ações do Executivo na área da segurança pública. 

07.04.2016

Modernização do Código Penal
Na primeira audiência da Comissão Especial da Câmara que analisa o Projeto de Lei (PL) 8045/10 que estabelece o novo Código de Processo Penal (CPP) realizada na tarde desta quarta-feira, 06, o presidente do colegiado, deputado Danilo Forte (PSB-CE), afirmou que o objetivo é modernização da lei dentro de um ambiente democrático.
        De acordo com o socialista cearense (foto), “é preciso entender que a lógica mudou” e que o Brasil não é mais rural como era quando foi publicado a atual legislação. “O País hoje tem uma população 85% urbana” e se encontra numa democracia.
E não mais sob um regime ditatorial como vivia-se à época do antigo Estado Novo (1937-1945) quando o então ditador Getúlio Vargas (foto)  decretou o atual CPP. “O acusado não é inimigo e no processo penal é fundamental estabelecer que os fins não justifiquem os meios, e, sim, o inverso”, comentou.

07.04.2016


07.04.2016

Péssima qualidade da água em Palhano
          A população da cidade de Palhano está amargurando a péssima qualidade da água servida pela administração pública para consumo humano. Vejam aí a foto que o cidadão Carlos Henrique mandou pelo WhatsApp do grupo Radialistas do Ceará denunciando o problema.
          Palhano fica na mesorregião do Jaguaribe, faz divisa com os municípios de Aracati, Beberibe, Itaíçaba, Jaguaruana e Russas, tem população de 8.809 habitantes (censo de 2010, o município) e como principal produto econômico a carnaúba. O sistema de abastecimento de água é de responsabilidade da Cagece.

07.04.2016

Navio da Marinha espanhola
          O navio-escola da Armada Espanhola "Juan Sebastián de Elcano" está em visita a Fortaleza nesta semana até o dia 9. O Comandante do navio, Victoriano Gilabert Agote, tem realizado contatos com autoridades locais.
        Visitações do público ao navio-escola serão reabertas neste dia 6 na parte da tarde. E nos dias 7 e 8 de abril, manhã e tarde. O governador Camilo, a convite do comandante, esteve a bordo.

07.04.2016

Maternidade-Escola  oferece serviços à
comunidade no Dia Mundial da Saúde
          A Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), unidade do Complexo Hospitalar da UFC ligada à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove nesta quinta-feira, 7, uma manhã de prestação de serviços à comunidade, por ocasião do Dia Mundial da Saúde.
        Cerca de 120 profissionais de diferentes instituições estão mobilizados para a educação em saúde da mulher e do bebê e serviços como vacinação, testagem rápida de sífilis e HIV, corte de cabelo masculino e emissão de primeira via de RG e CPF.
        O evento será realizado das 7h às 13h, na Praça das Mangueiras, ao lado da Biblioteca de Ciências da Saúde da UFC (Rua Alexandre Baraúna, 949, Rodolfo Teófilo). O evento foi idealizado por Edilene Ribeiro, Ouvidora do MEAC.

07.04.2016