Notícias do dia 21.02.2013

Cinturão das águas – 1,6 bi de investimento

Secretário Cézar Pinheiro


Dia primeiro de março abertura das propostas da concorrência para a execução das obras do Cinturão das Águas, projeto grandioso em parceria dos governos federal e estadual e que vai possibilitar levar água do rio São Francisco (captação em Jati)  a dezenas de municípios cearenses.   Segundo me disse o secretário de Recursos Hídricos, Cézar Pinheiro, o prazo para a conclusão das obras é de 36 meses e o investimento, sem reajuste, de 1 bilhão e 600 milhões de reais.
João Soares torna-se “imortal”

Desembargadora Iracema do Vale e João Soares


Nesta quinta-feira, 21,  às 19 horas, posse do empresário-escritor João Soares Neto na cadeira 35 (Patrono Thomaz Pompeu) da  Academia Cearense  de Letras. Ele será saudado pelo Desembargador Federal e escritor Napoleão Nunes Maia Filho. Quem convida é o presidente José Augusto Bezerra.
Academia de Eventos

A executiva Enid Câmara fica  até  sábado, em São Paulo, participando de reunião da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, da qual é diretora, por ocasião do sétimo aniversário de fundação da entidade. Quarta-feira, à noite, houve  a outorga do mérito Acadêmico ao professor Gabriel Mário Rodrigues, reitor da Faculdade Anhembi-Morumbi e fundador da primeira faculdade de turismo do mundo.  Um jantar de confraternização também estava programado.
Mais mortos do que vivos
Revela o deputado Hermínio Rezende  movimentação que está sendo articulada pelos produtores agrícolas cearenses para solicitar ao Dnocs e à Codesvasf (Cia. de  Desenvolvimento do Vale do São Francisco)  a liberação de 140 mil hectares dos projetos de irrigação dos dois órgãos para a produção de alimentos e forragens para os animais.
Lá vou eu: Pode-se até  conseguir a liberação das áreas, mas quem vai arcar com o investimento (equipamentos de irrigação, bombas para captação de água, rede elétrica etc.) quando se sabe que o pequeno e médio  produtor  cearense está mais morto do que vivo. Se não conseguem nem sair da inadimplência junto aos bancos oficiais, como vão conseguir dinheiro novo para  isso?
Morre a ex- primeira-dama Marieta Cals
Morreu nesta quarta-feira, 20,  em Fortaleza,  a sra. Marieta Cals de Oliveira, que era viúva do ex-governador e ex-senador César Cals de Oliveira.  Os sentimentos do blog à família enlutada. Entre os filhos dela que tiveram papel na política cearense estão o ex-deputado estadual Marcos Cals e o ex-prefeito de Fortaleza César Cals Neto.
Livro a quatro mãos
Nesta sexta-feira, 22, às 17h30 minutos, no Ideal Clube, a Editora Forum promove o lançamento da segunda edição  do livro  “Obras Públicas – Comentários à Jurisprudência  do TCU”, de autoria do ministro Valmir Campelo e do Auditor Federal de Controle Externo Rafael Jardim Cavalcante, ao final do encerramento do Fórum de Gestão Pública do Ceará.
Almir Pinto – 100 anos de nascimento
Prefeito de Maranguape, deputado estadual, Secretário de Estado e Senador da República, sempre lembrado pelo seu humor expresso nas quadrinhas que fazia nos intervalos dos embates parlamentares, Almir dos Santos Pinto, se vivo fosse, teria completado ontem,  20 de fevereiro, 100 anos. Mas essa data de nascimento foi reverenciada e lembrada na Assembléia Legislativa, da qual foi presidente, na sessão de ontem  pelo deputado Wellington Landim. Vários deputados apartearam juntando-se às homenagens prestadas a um dos mais corretos políticos do Ceará de todas as gerações.
Pastor Valadão vem gravar  CD/DVD

Deputado Hermínio Rezende


Saudado pelo deputado Hermínio Rezenfe, o  pastor André Valadão visitou a Assembleia Legislativa na manhã de  quarta-feira (20/02), atendendo ao convite do deputado Hermínio Resende (PSL). O pastor confirmou a gravação de seu novo CD/DVD, ao vivo, aqui em Fortaleza no dia 11 de maio. Segundo ele, “a ideia é levar a beleza da cidade e do povo cearense, eternizando-as para o Brasil e para o mundo”, disse.
André Valadão é um dos cantores cristãos mais conhecidos do Brasil. Há 12 anos é pastor e há oito segue carreira solo na música. Vendeu mais de 1,6 milhão de CDs, mais de 230 mil DVDs e foi duas vezes indicado ao Grammy Latino.
Vaivém
Anízio de Carvalho Júnior, superintendente do Senar/Ceará,  participa em Brasília de reunião dos superintendentes nacionais da entidade;
Chega de Brasília o ministro decano (o mais velho) do Tribunal de Contas da União, cearense de Crateús, Valmir Campelo para participar do Fórum de Gestão Pública do Ceará.
CURTAS SOCIAIS

Deda e seu pai Beto Studart.


*Big festa está sendo preparada para comemorar os 40 anos de idade do construtor Deda Studart. Depois eu conto mais.

*De casamento marcado para o  próximo mês Felipe Queiroz Rocha., filho de Lenise e Cláudio Rocha. Depois mais detalhes.

*Aliás, Felipe deu início à modificação gastronômica em seu restaurante Pitaya sob o comando do “chef”  Leo Gondim.

*Rafael Leal anunciando para o dia 2 de março mais uma edição do leilão de cavalos de sua fazenda Primavera.

Teresa Borges e Auridéa Gualberto

*Cumprimentada ontem, 20,  porque marcou o calendário Auridea Gualberto. Também ontem foi dia de abraçar  Monalisa Gentil pelo mesmo motivo.

*Neste dia  21 os parabéns vão para Cláudio Narcélio de Miranda Bezerra.