Postagem do dia 25.11.2013


José Carlos Pontes volta ao comando dos negócios

José Carlos recuperado para a alegria
da família e dos amigos

Após cinco meses do seu acidente com um helicóprto, em Guaramiranga, quando teve uma perna decepada,  o empresário José Carlos Pontes retornou no final de semana   de Boston, nos Estados Unidos, onde implantou   prótese construída na Alemanha e adaptou-se a seu uso. Ele reassume o comando dos negócios com muita disposição e comanda a inauguração do novo empreendimento do grupo Marquise, o Shopping Parabgaba.

25.11.2013


Jornada  debate violência contra a mulher

 

Estão abertas as inscrições para o evento “Marias” – I Jornada para a Mobilização Social para o Enfrentamento da Violência Contra a Mulher, que acontece, a partir desta  segunda-feira (25) e até o dia 10 de dezembro, no Campus do Benfica da Universidade Federal do Ceará. A programação inclui seminários, cines-debates no Museu de Arte e apresentações artísticas, que têm o objetivo de pautar o combate à violência contra a mulher, com reflexões e discussões abertas ao público. A Jornada é promovida pelo Coletivo Baderna e tem entrada franca.

A Marcha das Vadias é hoje o protesto
mais chamativo

            A violência contra a mulher, suas razões e formas de combate são os temas do "Seminário Combatendo a Violência contra a mulher", que acontecerá segunda-feira (25), a partir das 18h. A Marcha das Vadias, movimento realizado  em várias cidades do Brasil e do mundo e que se manifesta contra as diversas formas de violência e preconceito contra a mulher, será tema do segundo seminário, que se estende pelos dias 27 (a partir das 18h) e 28 de novembro (a partir das 14h).

            Os homens também terão espaço na programação do “Marias”. No dia 6 de dezembro, o último seminário do evento terá o tema "Homens no Combate à Violência Contra a Mulher", a partir das 14h. Todas as mesas acontecerão no Auditório Luiz de Gonzaga, na Área III do Centro de Humanidades da UFC, no Campus do Benfica.

            A jornada se encerra no dia 10 de dezembro, com a apresentação artística "Somos Todas Marias", resultado de oficina que acontecerá durante quatro dias de evento, na Área I do Centro de Humanidades. A programação completa está disponível on-line  http://is.gd/eGokRm. (Inscrições e mais informações pelo site da Jornada somostodasmarias.wix.com/marias. Fonte: Liga Experimental de Comunicação – fones: 85 9784 8593 / 8762 1000 / 8706 3109 / 9773 2273).

25.11.2013


Aliança Francesa: 70 anos de fundação


Nesta segunda-feira, 25, a Assembleia Legislativa realiza audiência pública especial em homenagem aos 70 anos de fundação da Aliança Francesa de Fortaleza. A iniciativa é do presidente da Comissão de Educação, deputado professor Teodoro, e acontece às 15 horas no Complexo das Comissões Técnicas do Legislativo estadual.

Complexo das Comissões

Já nos dias 26 e 27, no auditório José Albano do Centro de Humanidades da UFC, haverá o primeiro Seminário sobre a Mobilidade Franco-Brasileira com os seguintes temas e sobre os diversos tipos de estudos na França: “Os estudos na França”, “Ciências Humanas”, “Artísticos (arquitetura, cinema, belas artes)”; “Científicos”,” Medicina”, “Direito”  e o programa “Jeunes filles au pair.”  No comando o diretor Jean-Christophe Tailpied.

 
Diretor Jean-Christophe

25.11.2013


Altar na hora do crepúsculo

 
Os noivos soltam balões brancos após o sim

Rodrigo e a mãe Maria José a caminho do altar

Belo casamento vespertino aconteceu sábado, 23, na praia do Cumbuco, unindo as famílias Gomes Coelho (Maria José e Francisco), através de Rodrigo, e Albuquerque Lima (Rosangela e Rivaldo), por intermédio de Risangêla. Altar armado na praia, bem próximo ao mar, no endereço praiano dos pais do noivo,  e cerimônia na hora crepuscular. O amplo espaço verde dos jardins abrigaram os convidados super bem distribuídos nas mesas. Serviço volante e de bifê com a categoria de Bárbara Freire.

O pai do noivo e a mãe da noiva
 
A noiva e seu papai a caminho do altar
 

Entre os muitos amigos presentes os casais desembargadores Antônio Marques Cavalcante, Byron Frota, Eymard Amoreira e José Cláudio Carneiro, Luiz Irapuan Nobre, Maurílio Moreira, Edilmar Norões, José Rangel,  Eymar Freire, Bernardo Campos,  José Cavalcante de Sá Júnior e Nelson Montenegro,  Lúcio Brasileiro e Luiz Carlos Martins para citar somente alguns. Depois eu conto mais.
 
 

 

25.11.2013


Fortaleza entre emblemas, signos e sinais

 
Theatro José de Alencar

Ao longo dos dias 25 e 26 de novembro, segunda e terça-feiras,  a Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Coordenação de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria de Cultura, realiza a quarta edição do Seminário de Patrimônio Cultural. O Seminário ocorrerá na Academia Cearense de Letras e abordará o tema “Fortaleza entre emblemas, signos e sinais”. O objetivo é voltar o olhar da cidade para o seu patrimônio histórico e cultural, em busca de promover uma percepção mais crítica e cidadã para tudo aquilo que se considera um bem cultural.


Palácio da Luz - Academia Cearense de Letras
O Seminário se propõe a apresentar experiências que contribuam para se pensar ações permanentes, a fim de sensibilizar e conscientizar a população sobre seu papel, seu direito na preservação e divulgação do patrimônio material e imaterial da cidade. A programação contará com mesas-redondas e apresentações artísticas. O projeto Dia 25 é Dia de Maracatu integrará as atividades do Seminário, encerrando a programação do dia 25, às 17h, com cortejo do Maracatu Solar na Praça dos Leões.


25.11.2013


A arte dos Amigos em Ação

 

O movimento social Amigos em Ação realiza a 5ª edição da exposição de obras de arte do projeto. A Mostra Coletiva Amigos em Ação reúne 74 obras de arte entre pinturas, gravuras, desenhos, fotografias, esculturas, colagens e artes decorativas doadas por 52 artistas plásticos e fotógrafos renomados do cenário local, bem como de talentos da nova geração das artes cearenses.

A exposição foi aberta oficialmente na quinta-feira (21), na Galeria Casa D´Arte (Rua Barbosa de Freitas, 1.035 – Aldeota), em evento para convidados. As obras ficarão expostas para visitação pública gratuita até o dia 06 de dezembro, nos horários de 10 horas as 19 horas de segunda a sexta, e de 1horas aos sábados. Todos os trabalhos doados pelos artistas participarão  do tradicional Leilão de Obras de Arte, cujos lances já podem ser feitos pelo telefone (85) 3466.4303, e que vai ser realizado no dia 14 de dezembro, durante o almoço de encerramento da Campanha Amigos em Ação.
 
             "Além do caráter solidário, trata-se de uma maneira muito interessante e viável de se adquirir obras de arte de qualidade e com bons preços", comenta Germano Belchior, coordenador da campanha Amigos em Ação. Os fundos arrecadados com o leilão serão destinados para manutenção das obras assistenciais do programa Amigos em Ação durante todo o ano de 2014.

25.11.2013


Centenário da estátua de Dom Pedro

 

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria Regional do Centro, o Museu do Ceará, a Academia Cearense de Letras e o Instituto Cultural D. Isabel I a Redentora convidam para a cerimônias comemorativas do Centenário da Estátua do Imperador D. Pedro II,  localizada em frente à Catedral Metropolitana de São José (Sé de Fortaleza) a se realizarem na data natalícia do  Soberano, em 2 de dezembro de 2013, conforme segue. 

 16h - Abertura

Ode a  D. Pedro II, junto à estátua.

Museu do Ceará

 17h30min - Visita guiada ao Museu do Ceará

Destaque para as peças do período imperial brasileiro (1822-1889).

 19h - Academia Cearense de Letras

Relançamento do livro “O Imperador no Exílio”, do  conde de Affonso Celso.

 

25.11.2013


Câmara de Eventos e Fórum de Turismo

 

A  24ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Eventos do Estado do Ceará,  que se realizará no dia 27, quarta-feira, às 8h30min, no Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa, terá seguinte pauta:

1. Apresentação de Trabalho de Graduação (Coordenação Rosana Lima);

2. Organização de transportes de grandes eventos - Empresas de Receptivo e Guias (coordenação Flávio Alvarenga) 

3. Apresentação Relatórios dos Grupos Temáticos.

Em seguida  haverá no mesmo local a reunião do FORTUR. - 10h às 12h, com eleição da diretoria do Fortur e palestra Secretário Municipal de Turismo Salmito Filho.

25.11.2013


Turismo rural promove rodada de negócios


No dia 27 de novembro, na Cidade de Itu (São Paulo), acontecerá a 5° Rodada de Negócios do Turismo Rural Brasileiro 2013, uma promoção da Abraturr e Braztoa. “Este momento é de suma importância para fortalecer a comercialização dos produtos do turismo rural brasileiro junto às principais operadoras de turismo nacional”, diz o presidente da Abraturr, cearense Francisco de Andrade Garcez.

Garcez em seu empreendimento rural
A Rodada de Negócio será realizada no Hotel Fazenda Capoava, às 14 horas. No dia seguinte haverá reunião anual da Abraturr

25.11.2013


Cearense vence Prêmio Jovem Cientista
com um dessalinizador solar  de água

            O aluno Osvaldo Assunção Mendonça, do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Ceará, foi um dos vencedores do XXVII Prêmio Jovem Cientista, importante competição nacional promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ele ficou em 2º lugar na categoria “Estudante de Ensino Superior”, resultado que foi anunciado  em Brasília.


              Osvaldo apresentou um protótipo inovador de dessalinização da água por meio da energia solar, tecnologia que pode servir como importante ferramenta de combate à seca na região do semiárido. O sistema alcançou a produção de 28 litros de água potável em 24 horas e foi testado em três condições climáticas (dias ensolarados, nublados e chuvosos).
             Segundo Osvaldo, além do bom nível de produção, outra vantagem é a impossibilidade de contaminação da água, que não chega a entrar em contato com os materiais termoplásticos usados na fabricação do sistema. Além disso, qualquer um pode operar o invento, sem a necessidade de conhecimentos técnicos.

25.11.2013


CURTAS SOCIAIS

Capa do livro de Atilano
 
*Amanhã, 27, às 20 horas, Atilano Ayres de Moura lança seu novo livro “Além da Vista” tendo a Zug Choperia como cenário.

 *Ganhou abraços no domingo porque marcou o calendário Everardo Matias, ex-Varig. Também ganharam cumprimentos pelo mesmo motivo Luiziane Fernandes, Jane Ary, Lumena Cals e José Carlos Pinheiro.


Em evento memorável, o desembargador Jefferson
Quesado, o amigo José, desembargador Arízio de
Castro (já falecido), Carlos Henrique Cruz e a
sra. Gabriela Castro 

 *Nesta segunda-feira, 25, eu cumprimento ao desembargador federal do Trabalho Jefferson Quesado Júnior. Também fazem aniversário Ângela Gurgel do Amaral, Sérgio Fiúza e João Vicente Philomeno Gomes.

 *Na Livraria Cultura, dia 6 de dezembro, às 19 horas, Zenilce Bruna apresenta seu novo livro “Patrimônio Afetivo”.

 *Por hoje contei. Até amanhã.