Postagem do dia 08.10.2014

Deputados lamentam derrota  e acusam poder econômico
          Primeiro dia de sessão após as eleições de domingo, 5, diversos deputados subiram à tribuna da Assembleia Legislativa  na manhã desta terça-feira, 7, para comentar, agradecer  e explicar-se sobre o desempenho deles no processo eleitoral. O primeiro foi Lula Morais (PCdoB-foto), que não consegui reeleger-se. Criticou a forte e deletéria influência do poder econômico junto ao eleitorado tanto na capital como no interior.

Deputada Eliane e o repórter

          A deputada Eliane Novais (PSB), candidata a Governadora, que também não logrou êxito, falou da pobreza de sua campanha enfrentando “duas candidaturas super milionárias” em dinheiro e tempo nas emissoras de rádio e televisão do programa eleitoral. “Mas isso precisa mudar para que todos, partidos grandes e pequenos tenham os mesmos direitos.” A deputada anunciou que estará em Brasília nesta quarta-feira para reunião do partido quando será definido os rumos que o PSB tomará no segundo turno.
“Fui derrotado dentro da minha própria Messejana, o que aumenta ainda mais a minha mágoa”, disse o deputado Fernando Hugo (foto) lamentando ter sido atropelado pelo poder econômico: “Era dinheiro de ruma distribuído entre os eleitores por candidatos facilmente identificados se a Justiça Eleitoral quiser”, disse. Ele felicitou os colegas que conseguiram reeleição.

Deputado Zezinho

          Entre os reeleitos  que também se manifestaram estavam os radialistas deputados Ely Aguiar e Ferreira Aragão, Sérgio Aguiar, Zezinho Albuquerque, Osmar Baquit, Roberto Mesquita, Gony Arruda e Adail Carneiro, que conseguiu eleição para deputado federal.

08.10.2014

Milícia armada e cartão com 70 reais
Ocupando a tribuna da Assembleia nesta terça-feira, 7, o deputado Professor Pinheiro (PT-foto), que não conseguiu reeleger-se,  denunciou a existência “de uma milícia armada no Conjunto José Walter no dia da eleição,  que ameaçava os eleitores do PT com  práticas terroristas além de dar proteção a grupos que distribuíam camisas verdes acompanhadas de um cartão eletrônico para saques de 70 reais por cartão.”
          O deputado garantiu que existem imagens em video desses atos e que estarão à disposição da Polícia Federal e Justiça Eleitoral. Ele também afirmou que “o Brasil não pode mais tolerar essas práticas em seu sistema eleitoral.

08.10.2014

Mais de 1 milhão de votos
          Com mais de 1 milhão de votos recebidos, o deputado Mauro Benevides Filho (PROS-foto) falou na Assembleia sobre sua performance e derrota como candidato a senador: “Fui o único candidato ao Senado com propostas concretas, como a carreira de Estado para médicos, capacitação para jovens e redução da carga tributária, mas isso não foi suficiente para vencer a eleição”.
          Mauro Filho, que a partir de fevereiro de 2015 estará sem mandato legislativo, voltará para a sua cátedra na Universidade Federal do Ceará até que seja chamado para nova missão oficial.

08.10.2014

Quase metade da Câmara dos Deputados será formada por milionários

          Sobre a influência tão falada do poder econômico nas eleições, o site G1.com publicou interessante nota, a partir de dados do TSE: “Quase metade da nova Câmara que tomará posse em 2015 será formada por deputados federais milionários. São 248 políticos que declararam ter patrimônio superior a R$ 1 milhão (48% dos 513 eleitos). O número cresce a cada legislatura. Eram 194 na eleição passada. Em 206, havia 165 milionários na Casa. Em 2012, eram 116”.
Os milionários por bancada estão nos seguintes partidos: PMDB (39), PSDB (32), PSD (24), PP (23), PR (18), PTB (16), DEM (15), PSB (15), PT (13) e PDT (11).

Alfredo Kaefer

A nota afirma ainda que: “O eleito mais rico para a próxima legislatura é o deputado Alfredo Kaefer (PSDB-PR). O industrial declarou possuir R$ 108,6 milhões.”

08.10.2014

Câmara de Eventos  elege diretoria
          A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Eventos do Ceará-CSE  realiza hoje, quarta-feira, 8,  a 28ª Reunião Ordinária,  às 9h, no auditório da  Agência de Desenvolvimento do Ceará- ADECE (Ed. Etevaldo Nogueira - Av. Dom Luís, 807; 7º andar - Meireles).
          Na pauta, aprovação da ata das últimas reuniões (26ª e 27ª); aprovação do Pleito do IFCE (Instituto Federal do Ceará)   para ser  membro da CS Eventos; Centro de Eventos do Ceará - histórico e evolução de 2012 a 2014 e a  funcionalidade do equipamento por Lívia Holanda (Gerente Administrativa Operacional do CEC) e Eleições CS. A presidente Circe Jane Teles é quem convoca.
          Aqui digo eu: a executiva Enid Câmara de Vasconcelos (foto), que integra a Academia Brasileira de Eventos e Turismo, em São Paulo,  poderá ser a presidente escolhida. Depois eu conto mais.

08.10.2014

Jurisprudência nos Tribunais de Contas
          Termina nesta sexta-feira (10/10) o prazo de inscrições para o III Encontro JurisTCs - Jurisprudência nos Tribunais de Contas, que acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de outubro, em Fortaleza. O evento está sendo realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará  em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB).
          As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas no site do evento, por meio do Sistema de Gestão Educacional (Siged), da Escola de Contas e Gestão do TCE-CE.

08.10.2014

Longe do ideal para a velhice

Jeff Severino

O jornalista e fotógrago Jefferson Severino escreveu em sua coluna/blog: “O Brasil ocupa o 58º lugar no ranking de qualidade de vida para os integrantes da terceira idade. Entre os 96 avaliados, a Noruega ocupa o primeiro lugar, seguida de Suécia, Suíça, Canadá e Alemanha. São dados apresentados no relatório Global Age Watch 2014, divulgado nesta semana por ocasião do Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro.
“A classificação é elaborada todos os anos pela organização britânica de ajuda à velhice Help Age (http://www.helpage.org/). Os dados são gerados após análise e combinação de vários documentos de instituições internacionais e de fatores como renda, saúde, trabalho, educação e segurança”.

08.10.2014

Turismo pernambucano mostrado na Itália 

PE com agentes italianos

           A Secretaria de Turismo de Pernambuco  e a Empetur concluíram  etapa de divulgação dos atrativos da costa Pernambucana na Itália. Cerca de 200 agentes de Milão, Roma e Turim participaram, entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, de rodada de negócios, “workshop”  sobre os destinos do litoral do estado e imersão cultural, com foco nas tradições gastronômicas e carnavalescas.
          O próximo destino a receber in loco as possibilidades turísticas de Pernambuco será Portugal, a partir de 6 de outubro.  A Itália fez parte da segunda etapa ação de divulgação “Polo Costa dos Arrecifes”, focada na internacionalização dos atrativos Sol & Mar de Pernambuco. O programa teve início em setembro, nos Estados Unidos, e ainda percorrerá Portugal, Argentina, Alemanha e Uruguai. (Fonte: Setur Pernambuco).

08.10.2014

Livro em homenagem ao Prof. Raimundo Holanda
          O livro Raimundo Holanda Farias – tributo ao mestre que ensinou fazendo (2014, Imprece, 168p) foi  lançado  em solenidade no auditório da Reitoria da UFC. A obra foi organizada pelo professor e escritor Vianney Mesquita e pela filha de Raimundo Holanda, a promotora de Justiça Karla Adriana Holanda Farias.

Maria Luiza relembra

          Reunindo uma seleção de artigos de autoridades universitárias, amigos e ex-companheiros de trabalho, bem como projetos do homenageado, o livro tem como autores, entre outros, os ex-reitores da UFC Prof. Raimundo Hélio Leite, na gestão do qual (1987-1991) Raimundo Holanda foi vice-reitor, e Prof. Paulo Elpídio de Menezes Neto, em cuja gestão (1979 a 1983) Holanda foi pró-reitor de Assuntos Estudantis. A ex-prefeita e professora aposentada da UFC Maria Luiza Fontenele,  em seu artigo, relembra o período em que se conheceram e militaram na Juventude Universitária Católica.Professores da UFC que conviveram com Holanda também assinaram artigos.

Reitoria da UFC

Graduado em Agronomia pela UFC e com mestrado em Economia Agrícola pela mesma instituição, Raimundo Holanda fundou o projeto de extensão Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária (Crutac) e desenvolveu diversos outros na UFC. Quando faleceu, em 27 de janeiro de 2012, exercia a função de presidente da Associação dos Ex-Alunos da UFC (Assoex), instituída em 2009.(Fonte: Cerimonial da UFC).

08.10.2014

CURTAS SOCIAIS

Cristina e Chiquinho

*O aniversário de Chiquinho Aragão comemorado pela lista afetiva na terça-feira à noite num restaurante em voga. Cristina ao lado.
*Também foi brindado na mesma ocasião a idade nova da sra. Bismarck Maia (Gláucia).

Bismarck e Gláucia

*Cláudio Studart foi outro que marcou o calendário na terça-feira e comemorou ao lado de sua Giana.
*Ainda na área de aniversários, neste dia 8 os cumprimentos vão para Maurício Leal, Paulo Picanço, Alzira Pontes, Sílvio de Castro, Sílvio Frota e Assis Miranda. Meu abraço de felicitações a todos.

Vinil de volta

*Nesta quinta-feira, 9, a partir das 19 horas, Noite do Vinil (os antigos discos Lps) no Café Vitrola com articulação de Maira Sales.
*Também sexta-feira, na Livraria Cultura, Bonfim Feitosa lança o livro e documentário “O Siara na rota dos Neerlandeses”.
*Na Assembleia, o deputado Gony Arruda elogiou a disposição de sua mãe, Carmen, que aos 88 anos de idade participou ativamente da campanha que o reelegeu deputado estadual.

Inês e Tânia Sancho

*Inês Távora e Almir ganharam ontem mais um neto, Raul, filho da herdeira brasiliense Lina.
*Por hoje contei. Até amanhã.