Postagem do dia 19.08.2016

Ceará embarca primeiras placas de aço produzidas no Pecém
          O governador Camilo Santana está convidando para o evento que marca os novos avanços e conquistas do Complexo Portuário do Pecém com a inauguração do descarregador de minério de ferro, acionamento da correia transportadora, dos dois STP (Ship to shore)  containeres  gigantes e do embarque das primeiras placas de aço produzida pela Companhia Siderúrgica do Pecém. Será segunda-feira, 22, às 9h30, no Porto do Pecém.
        Acrescenta no convite o Chefe do Executivo cearense: “Depois de tantos anos, um grande sonho do Ceará torna-se realidade. Venha celebrar o início de uma nova era de desenvolvimento e de transformação para o Estado”.

19.08.2016


19.08.2016

“Mais de 1 bilhão de reais jogados fora”,
diz ex-Secretário de Turismo Allain Aguiar

          Sobre nota do blog, repercutindo opiniões dele e de José Sales, a respeito de “elefantes brancos” nos investimentos do centro olímpico, Aquário, aeroportos, estação de passageiros do porto, disse o ex-Secretário de Turismo dp Governo Lúcio Alcântara, Allain Aguiar:
        “De fato. Nessa década de decadência do Turismo nunca se incinerou tanto dinheiro público em obras e esqueletos de infraestruturas  que em nada contribuíram para a atração de um único turista novo para o Estado. Mais de 1 Bilhão de reais em aeroportos, Porto do Mucuripe, esqueleto de aquário, CFO, esqueleto de Metrô e VLT etc. etc. Até mesmo o novo e importante CEC, inaugurado há 4 anos, não originou incrementos no fluxo de turistas de negócios e eventos.
Aeroporto de Aracati
Pista do Aeroporto de Jeri
       “Jamais  mais um avião com turistas pousará no Aeroporto Regional do Aracati e Jeri. Dois mamutes fantasmas. Governantes perdulários e provincianos que achavam que apoiar o Turismo era construir essas aberrações. Gastaram uma fortuna no hardware e quase nada no Software. Preferiram entregar a SETUR e SETFOR para "cumpades" e tesoureiros de campanha eleitoral”.

19.08.2016

Mentira tem pernas curtas
Nadadores baderneiros dos EUA  desmascarados
Chegando à Vila Olímpica após o assalto
inventado
          O Brasil deu uma demonstração de maturidade e não subserviência aos Estados Unidos e ao Comitê Olímpico Internacional ao levar até o fim e desmascarar os baderneiros nadadores norte-americanos na questão da mentira criada e por eles espalhadas para o mundo de que haviam sido assaltados no Rio de Janeiro.
Os dois retirados do avião
          Ainda bem que a polícia desconfiou, foi atrás e a Juíza determinou a detenção deles e a retenção dos passaportes para averiguações. O autor da mentira já havia fugido, mas a imprensa do seu país acreditou e difundiu manchetes escandalosas, agora tudo desmentido, lá mesmo, pelos seus colegas e pela televisão. Valeu a eficiência da polícia, da Justiça brasileiras e da Rede Globo no restabelecimento da verdade.

19.08.2016


19.08.2016

Ceará se despede do educador-deputado Prof. Teodoro
         Depois de ser velado na Assembleia Legislativa na quinta-feira, 18, durante o dia e, à noite, na Universidade Vale do Acaraú, em Sobral, o corpo do deputado Professor Teodoro Soares (PSD) foi sepultado hoje, 19, pela manhã, em sua terra natal, Reriutaba, na zona norte do Ceará.
          Durante a quinta-feira muitos amigos estiveram no velório na Assembleia apresentando suas despedidas.
         O presidente do Legislativo estadual, deputado José Albuquerque, manifestou-se... “Recebo com muita tristeza a notícia do falecimento do deputado estadual José Teodoro Soares – o nosso querido Professor Teodoro. O Ceará perde hoje um grande educador e notável homem público.  Sua atuação em diversas instituições de ensino superior e sua grande produção literária o tornaram referência na área de Ciências Sociais. Nesta Casa, durante três mandatos, deu uma grande contribuição aos cearenses, seja como deputado, seja como presidente da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace). Fica a nossa mensagem de solidariedade aos familiares, amigos e conterrâneos deste grande filho da Região Norte do nosso Ceará”.     
          A deputada Fernanda Pessoa (PR) disse: " É com muito pesar que recebo a notícia de falecimento do nosso companheiro e amigo professor Teodoro Soares. Me solidarizo com toda a família neste momento de tristeza. O seu falecimento causa uma grande comoção no meio político. Um homem que lutou incansavelmente pela educação da nossa gente. Seu compromisso com a educação deixou grandes marcas e ressalto a reestruturação da Universidade Estadual do Vale do Acaraú, a UVA, um de seus grandes feitos. Seu legado de dedicação à vida pública, à educação, à família e amigos já deixa uma profunda saudade." 

Quem era
O mais importante educador do Ceará moderno
O jornal Costa Oeste publicou
em maio este relato
          José Teodoro Soares foi eleito deputado pela primeira vez em 2006, pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Nas eleições de 2010, ficou com uma vaga na suplência, assumindo o mandato em 2011 e se efetivando no final de 2012. Em 2014, voltou a ocupar a suplência, assumindo o mandato em 2015 pelo Partido Social Democrático (PSD).
         O Professor Teodoro era membro das academias Cearense de Ciências Sociais; Sobralense de Letras; e de Letras dos Municípios do Ceará. Também foi reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), entre 1990 e 2006, e da Universidade Regional do Cariri (Urca), de 1987 a 1990.
        O parlamentar foi ainda presidente do Conselho de Reitores do Ceará, vice-presidente do Conselho de Educação do Ceará e secretário geral adjunto do Ministério da Educação e Cultura. Ao longo da vida, publicou 32 livros.
         Professor Teodoro foi casado por 36 anos com a professora e escritora Maria Norma Maia Soares, que morreu em julho de 2014. Ela foi presidente do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense entre 2008 e 2014.

19.08.2016

Projeto “Viva o Centro Fortaleza” em  maratona cultural
          A valorização do Centro sob o aspecto cultural, promovendo uma melhor qualificação do uso e preservação de seus espaços públicos e privados, é objetivo do projeto "Viva o Centro Fortaleza", que chega à sua 11ª edição nesta sexta-feira e sábado, dias 19 e 20/8, das 8h às 21h.
          Com ele, uma maratona de atividades culturais e artísticas acontece em diversos equipamentos públicos e privados, com entrada franca ou ingressos populares para quase todas as atrações, em um grande convite para a população vivenciar o Centro por meio da arte.
          Com atividades concentradas em dois dias, resultantes de um trabalho coletivo para garantir maior visibilidade e presença de público à programação cultural no Centro de Fortaleza, a ação ocorre de forma integrada entre espaços, entidades e equipamentos culturais da sociedade civil, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), além de coletivos culturais e vários outros participantes. (Para saber mais: (85) 98699-6524 - Dalwton Moura; (85) 98824-0994 - Lucas Benedecti;  (85) 99149-4987 - Paula Candice; 98767-9807 - Paulo Probo - Presidente da AGIR).

19.08.2016

Deputados e seus projetos
          Júlio César Filho (PDT) – Institui o Dia Estadual da Sukyo Mahikari, já com parecer favorável.
Nota da Redação: Sukyo Mahikari  é um novo  movimento religioso japonês   onde seus membros acreditam ser esta uma arte espiritualista que tem por objetivo a renovação espiritual de toda a humanidade. Segundo eles, esta renovação é fundamentada por revelações divinas que Deus (o Deus Supremo, criador do céu e da Terra) teria revelado para seu fundador Yoshikazu Okada.
          David Duran (PRB)  e Mirian Sobreira – Ficam isentas do ICMS as empresas que contratarem em seus quadros funcionários ex-egressos do sistema penitenciário.
        Capitão Wagner (PR) – Institui o Fundo Penitenciário Estadual (Funpes) e dá outras providências.

19.08.2016


19.08.2016

Orquestra dos Brinquedos de Lisboa neste domingo  no Cineteatro São Luiz
          Dando início a sua turnê pelo Brasil no mês de agosto, a Orquestra dos Brinquedos de Lisboa se apresenta em Fortaleza, no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), neste domingo, 21/8, às 17h. Constituído por 18 artistas e professores de Expressão Musical, o grupo português promove um espetáculo colorido e divertido que vem encantando os mais diferentes públicos e conquistando a crítica especializada. Os ingressos para o espetáculo já estão à venda na bilheteria do São Luiz e no site Ingresso Rápido (www.ingressorapido.com.br), ao preço de R$30,00 e R$15,00 (meia). 
 
           O concerto apresentado no Cineteatro São Luiz será dividido em duas partes. Na primeira parte, são exploradas as fontes sonoras não convencionais e que, como qualquer objeto, fazem som quando postos em vibração, seja por concussão, raspagem, fricção, agitação ou deslocamento de ar. Já a segunda parte do programa traz um espetáculo satírico onde o repertório orquestral é interpretado em instrumento de plástico e outros brinquedos numa viagem pela música tonal. E, assim, num concerto cheio de cores, sons e alegria, os músicos com seus peculiares instrumentos executam obras do compositor português Jorge Salgueiro, além de outros como Tchaikovsky, Beethoven, Mozart, Bach e Monteverdi, sob a direção de Miguel Pernes, maestro e diretor artístico e pedagógico do grupo.
 
        A Orquestra dos Brinquedos de Lisboa é uma orquestra portuguesa sui generis, que fez a sua estreia em maio de 2014 onde lotou três concertos seguidos no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, tocando os grandes clássicos da música erudita. O grupo toca com tudo, menos com os instrumentos de uma orquestra convencional, o que já lhe garante, pelo menos, uma sonoridade peculiar. (Fonte: Ascom/Secult).

19.08.2016

RS e Argentina se unem pela Rota dos
Jesuítas que será formalizada durante o Festuris
Legenda:

Governador José Ivo Sartori e o secretário estadual da Cultura e interino do Turismo, Victor Hugo, participaram, nesta quarta-feira (17), de audiência com o Ministro do Turismo da Argentina, Gustavo Santos. Em pauta, a integração na área turística, no intuito de desburocratizar e integrar o trade sulamericano. O ministro Santos vem  ao Brasil esta semana. Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini).
 
          O ministro argentino do Turismo, Gustavo Santos, confirmou que irá ao Rio Grande do Sul, participar do Festival do Turismo de Gramado, que ocorre entre os dias 3 e 6 de novembro. A confirmação foi feita na manhã de quarta-feira (17), durante encontro com do governador do Rio Grande do Sul José Ivo Sartori.
          O secretário da Cultura e interino de Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo, afirmou a intenção de trabalhar de forma integrada com a Argentina o turismo na Rota dos Jesuítas, partindo do patrimônio cultural das Missões. "A ideia é trabalhar em conjunto para formatar e vender o produto para o mercado internacional, agregando valor e renda aos países", afirmou Victor Hugo. A parceria deve ser apresentada oficialmente durante a realização da feira em Gramado.

FESTURIS GRAMADO
 
                                                                             Dirigentes
          A Feira Internacional de Turismo  é organizado pela empresa gramadense Rossi & Zorzanello (detentora da marca)  e terá sua 28ª edição de 3 a 6 de novembro de 2016, em Gramado no Serra Park. O evento é considerado pelo “trade”  a mais importante e rentável feira de negócios turísticos da América Latina e a melhor plataforma de negócios  para o mercado brasileiro e sul-americano.
        O Festuris, que engloba a feira, congresso e eventos paralelos, reúne anualmente mais de 14 mil profissionais do setor de viagens e turismo, empresários e executivos com poder de decisão em negócios. Em sua última edição, o evento teve um impacto econômico de 212 milhões de reais em geração de negócios, segundo dados do Observatório do Turismo da Universidade Federal Fluminense. Mais informações no site: www.festurisgramado.com. (Fonte: Flávio Prates/Ascom Festuris).

19.08.2016


19.08.2016

CURTAS SOCIAIS
*Andrea e Marcelo Feitosa Campelo com a sua primeira herdeirinha, Marcela, nascida em São Paulo. 
*O casal comemora os dois meses da neném, mas  ainda fica na pauliceia mais algum tempo.
*O editor/colunista  Marcondes Viana recebe neste sábado seus muitos amigos para comemorar durante feijoada a 39ª. Edição de sua revista Chic,

como sempre recheada de matérias interessantes sobre automóveis, gastronomia, comportamento, turismo e sociedade.
*O cenário do evento é o Hotel Dom Pedro Laguna, no Iguape, local super deslumbrante dentro do projeto Riviera.
 
 *Neste sábado os amigos cantam parabéns para Sarah Aragão, Inês Távora e Ivonilde  Soares, aniversários já acontecidos. Vai ser  durante almoço no Geppo´s.
*Nesta sexta-feira, 19, os cumprimentos foram para o empreendedor e colecionador de carros antigos Ednúbio Vasconcelos, que festejou em família.
*Também recebem  cumprimentos na data Natércia Medina, Edézio Rolim, Luiz Gastão Bittencourt e Marcelo Freitas.
*Amanhã, 20, os abraços vão para a querida jornalista Mara Cristina e para Mirian Holanda (na foto com o seu João Batista).
*No domingo é dia de cumprimentar pelos “nats”  Silvinha Ribeiro, Ana Lúcia Canamary (na foto com o seu Aristótelis) e Tarquílio Pimentel.
*Ideal Clube agita nesta sexta-feira “happy hour no Terraço da Cultura e, sábado, movimenta feijoada e um Curso para Motociclista no Salão Macambira coordenado pelo Dr. Perez.
 
*Por hoje contei. Tenham todos um bom final de semana.