19.08.2016

Ceará se despede do educador-deputado Prof. Teodoro
         Depois de ser velado na Assembleia Legislativa na quinta-feira, 18, durante o dia e, à noite, na Universidade Vale do Acaraú, em Sobral, o corpo do deputado Professor Teodoro Soares (PSD) foi sepultado hoje, 19, pela manhã, em sua terra natal, Reriutaba, na zona norte do Ceará.
          Durante a quinta-feira muitos amigos estiveram no velório na Assembleia apresentando suas despedidas.
         O presidente do Legislativo estadual, deputado José Albuquerque, manifestou-se... “Recebo com muita tristeza a notícia do falecimento do deputado estadual José Teodoro Soares – o nosso querido Professor Teodoro. O Ceará perde hoje um grande educador e notável homem público.  Sua atuação em diversas instituições de ensino superior e sua grande produção literária o tornaram referência na área de Ciências Sociais. Nesta Casa, durante três mandatos, deu uma grande contribuição aos cearenses, seja como deputado, seja como presidente da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace). Fica a nossa mensagem de solidariedade aos familiares, amigos e conterrâneos deste grande filho da Região Norte do nosso Ceará”.     
          A deputada Fernanda Pessoa (PR) disse: " É com muito pesar que recebo a notícia de falecimento do nosso companheiro e amigo professor Teodoro Soares. Me solidarizo com toda a família neste momento de tristeza. O seu falecimento causa uma grande comoção no meio político. Um homem que lutou incansavelmente pela educação da nossa gente. Seu compromisso com a educação deixou grandes marcas e ressalto a reestruturação da Universidade Estadual do Vale do Acaraú, a UVA, um de seus grandes feitos. Seu legado de dedicação à vida pública, à educação, à família e amigos já deixa uma profunda saudade." 

Quem era
O mais importante educador do Ceará moderno
O jornal Costa Oeste publicou
em maio este relato
          José Teodoro Soares foi eleito deputado pela primeira vez em 2006, pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Nas eleições de 2010, ficou com uma vaga na suplência, assumindo o mandato em 2011 e se efetivando no final de 2012. Em 2014, voltou a ocupar a suplência, assumindo o mandato em 2015 pelo Partido Social Democrático (PSD).
         O Professor Teodoro era membro das academias Cearense de Ciências Sociais; Sobralense de Letras; e de Letras dos Municípios do Ceará. Também foi reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), entre 1990 e 2006, e da Universidade Regional do Cariri (Urca), de 1987 a 1990.
        O parlamentar foi ainda presidente do Conselho de Reitores do Ceará, vice-presidente do Conselho de Educação do Ceará e secretário geral adjunto do Ministério da Educação e Cultura. Ao longo da vida, publicou 32 livros.
         Professor Teodoro foi casado por 36 anos com a professora e escritora Maria Norma Maia Soares, que morreu em julho de 2014. Ela foi presidente do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense entre 2008 e 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário