Postagem do dia 31.03.2014

Violação de direitos em cruzeiros internacionais


Nesta segunda-feira, 31,  a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará  irá debater a existência de violação de Direitos Humanos (violência, escravidão, prisões e morte) dentro de cruzeiros internacionais.  A discussão atende a requerimento da deputada estadual  Eliane Novais (PSB/CE).

Deputada Eliane Novais

            Já foram realizadas duas audiência públicas sobre a temática, uma em Brasília e outra em Porto Alegre. Na justificativa do requerimento alguns depoimentos colhidos nas citadas audiências são colocados como provas da necessidade de se debater violação de Direitos Humanos dentro de cruzeiros internacionais.


O garçom Marcelo Martins denunciou que foi contratado como tripulante e, já em alto mar lhe  foi informado de que o salário era um terço do combinado. Ao deslocar o ombro por uma queda e ficar impedido de trabalhar, ficou confinado no navio. Chegando no Brasil, foi encaminhado a um médico indicado pelo próprio Grupo Costa e não teve seus direitos trabalhistas reconhecidos, nem mesmo pela Justiça. Outro exemplo citado é do  garçom Pedro Henrique, que narrou que teve que voltar com recursos próprios de Veneza, após sete dias, ao ser negligenciado pelo Grupo Costa. “Do meu grupo (de formação) ninguém cumpriu o contrato”, segundo consta na justificativa do requerimento da deputada Eliane.

31.03.2014

Há 50 anos começava o período militar

 
Castelo e os generais

O Brasil relembra hoje os 50 anos do movimento militar de 1964 que derrubou o presidente eleito João Goulart e implantou uma sucessão de presidentes (!) militares, eleitos indiretamente por um congresso com quase nenhuma representatividade democrática. Época difícil, de perseguição e medo, de denuncismo oportunista.


Época também de Transamazônica nunca concluída, de ponte Rio-Niteroi, de ampliação telefônica, Embratel, do “milagre brasileiro” de Médici, do “Brasil ameo-o ou deixe-o” e, finalmente, 21 anos depois as Diretas Já e depois a Constituição de 1988 fechando completamente o ciclo.
          É sempre preferível uma Democracia mesmo que  imperfeita do que uma ditadura, seja de que matiz for.

31.03.2014

PT discute sucessão e nome para o Senado



O Encontro de Tática do PT Ceará confirmou, sábado, que a maioria petista defende a indicação do nome do deputado federal José Nobre Guimarães ao Senado em 2014.  A decisão surge em cenário cada vez mais indefinido para a aliança com PMDB e Pros. Grupos antes antagonistas, como o da ex-prefeita Luizianne Lins e do próprio Guimarães se aproximam em nome do fortalecimento do PT.

Deputado José Guimarães

            Cinco teses foram apresentas por diferentes correntes do PT. Apesar de quatro delas indicarem preferência por candidatura própria ao Governo do Estado, venceu a indicação ao Senado, com ampla maioria. O discurso de defesa do cargo legislativo, feito pelo deputado José Guimarães, foi o que mais inflamou os ânimos do público, com aplausos e gritos de “senador, senador”.

 
            As últimas movimentações do jogo político, que incluem a possível renúncia do governador Cid Gomes (Pros) para indicar o irmão Ciro Gomes ao Senado, e a confirmação de Eunício Oliveira (PMDB) a Cid de que disputará o Governo, agitaram as articulações internas no PT.

Mudança de cenário

Deputado Dedé Teixeira

          Já durante  sessão plenária da Assembleia,  o deputado Dedé Teixeira disse que  no encontro seria  apresentada resolução defendendo, entre outros pontos, a unificação da base aliada no Ceará. O petista afirmou  acreditar  que a maioria do partido  aprovará  a resolução em favor do “fortalecimento do palanque para reeleição da presidente Dilma;  manutenção da aliança com o Pros e os demais partidos; além de reivindicar a vaga no Senado. “Essa é a nossa posição”, disse.


          Dedé Teixeira ressaltou que, a partir do dia 4 de abril, prazo de desincompatibilização para os candidatos às eleições, com a saída ou não do governador Cid Gomes, “muda o cenário político do Estado e, como os outros, o partido se moldará para a formação de suas chapas para deputado federal, estadual e a participação na chapa majoritária”.

31.03.2014

Centro de Turismo da Emcetur faz 41 anos

Antiga cadeia de Fortaleza
            O primeiro equipamento turístico do Estado, o Centro de Turismo (antiga Emcetur),  completa  41 anos de fundação nesta  segunda-feira, 31. Para comemorar a data,  a associação dos lojistas organizou sábado, 29, uma recepção especial para os clientes com  bolo e refrigerante, às 9h, e apresentação de músicos tocando MPB, das 11 às 15 horas.
As selas viraram lojas
            Criado pela Empresa Cearense de Turismo – Emcetur, em um prédio de 1866, tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual e que serviu como cadeia pública até o século XX, o espaço sempre abrigou lojas que comercializam o melhor do artesanato e da gastronomia cearenses, oferecidos sempre com o peculiar jeito cearense de receber.

31.03.2014

Encontro regional da Abrasel em 2015

Fortaleza irá sediar o Encontro Regional da Abrasel 2015.  A captação deste evento foi durante a reunião dos presidentes e executivos da entidade  ocorrida dia 20 de março no Hotel Radisson,  em Maceió.  A defesa de Fortaleza   foi feita  pelo Fortaleza Convention Bureau  com apresentação de vídeo e  entrega de kits.  Fortaleza foi aclamada vencedora e irá sediar este importante evento que deverá reunir cerca de 500 participantes.

 

31.03.2014

Nova edição da CHIC começa a circular



          A nova edição da revista CHIC Automóveis & Sociedade, a de nº 30, inicia sua circulada pelos lugares VIPS da cidade neste final de março. A revista continua com suas matérias internacionais vindas da Alemanha, assinadas pela correspondente Wilgen Arone que,  para esta edição, elaborou uma matéria sobre as mais belas grutas do mundo.

           Mara Adeodato, editora de Turismo, dá dicas para curtir Londres com toda intensidade. Andrea Foroni, editora de moda, afirma que a cor orquídea radiante é o grande “must”  do ano.
Marcondes, Eymard Freire e JR
 
          Um editorial, em 10 páginas, mostra o Top Nigth 2014, com modelos Mercedes-Benz, em fotos assinadas pelo renomado fotógrafo Luiz Tripolli.
          Também descreve o novo Audi A3 Sedan, no qual a Volkswagen aposta todas as fichas, o Mercedes-Benz CLA, o novo Corolla 2015 e a Van J8, da Jack. O editor Marcondes Viana está super feliz com o sucesso da revista.

31.03.2014


Abrajet volta ao Piauí


            O presidente da Abrajet/nacional, Hélcio Estrella (foto), confirmou a instalação em Teresina, no último dia 21,  da nova seccional do Piauí da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, presidida pelo jornalista Márcio Felipe da Rocha e Silva, já empossado. “Alguns anos fora de nosso convívio, a ABRAJET Piauí  retorna com toda força , com um quadro social de 40 jornalistas, cuja presença vai aumentar nossa força junto ao “trade”.  
          “Gostaríamos de ressaltar que a instalação da nova unidade associativa eleva para 23 o número de seccionais instaladas nos Estados brasileiros. E que essa nova conquista se deve também ao esforço de nossa colega Suzana Barros, Secretária Geral da ABRAJET-TO, que não mediu esforços para sua concretização”, assegurou o presidente Hélcio.

31.03.2014


Escolha do reitor do IFCE está na justiça

 
 

          Denuncia o professor José Valdeci de Lima que o último processo de escolha do reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), sucedâneo do CEFET, foi fraudado.  “Ao tomar conhecimento e de posse das provas, impetramos uma representação junto ao Ministério Público Federal (MPF) e, paralelamente, entramos com uma ação anulatória na Justiça Federal (JF). No MPF o processo está com o procurador federal Oscar Costa Filho e na JF na 3a. Vara com a dra. Germana Moraes.

          “Lamentamos a dinâmica do poder judiciário, considerando que as provas são robustas e comprovam as fraudes cometidas durante o processo eleitoral, porém a magistrada somente agendou a primeira audiência após mais de uma ano da data de entrada da petição inicial (em regime de urgência). Isto porque o CNJ foi acionado. Caso seja do interesse de V.Sa. fazer uma matéria acerca do ocorrido, colocamo-nos à inteira disposição”, afirma o professor José Valdeci de Lima.

31.03.2014


“Ceará Sem Drogas” retornou  ao Clássico-Rei


Pela segunda vez, a Campanha “Ceará Sem Drogas”, desenvolvida pela Assembleia Legislativa do Estado, mobilizou os presentes na Arena Castelão,  durante o “Clássico-Rei”, domingo (30/03). Os jogadores dos times Ceará e Fortaleza entraram em campo com faixas da campanha que alerta sobre os perigos do uso de entorpecentes e clamando pela paz nos estádios.
          No dia 9 de março, também ocorreu uma ação da campanha "Ceará Sem Drogas", durante o jogo entre os principais times do Estado. Liderada pelo presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque, a campanha já desenvolveu atividades em Fortaleza, Crato e Limoeiro do Norte.

          Todos os encontros contaram com a palestra do ex-jogador de futebol e atual comentarista de esportes Walter Casagrande, que fez relatos sobre como se tornou um dependente e o posterior processo de recuperação da dependência química. A campanha foi lançada dia 31 de janeiro, no plenário da Assembleia. 

31.03.2014


CURTAS SOCIAIS

Costa e Verinha

*Vera e Antônio Costa (Costinha) brindaram no domingo aniversário de casamento.
*O relançamento do livro “O Espelho”, de Vanda Palhano, acontece nesta segunda-feira, às 18 horas, na Gelateria Venetoni. Toda renda do livro será revistida em benefício da Casa do Jeremias.
 

*A 1ª. Corrida Gran Marquise será realizada no próximo dia 6 oferecendo ao primeiro lugar prêmio de 800 reais; ao segundo, 2 diárias no hotel e, ao terceiro, uma feijoada no restaurante do Hotel Gran Marquise. Informações: (85) 4006.5000.
*Ganharam cumprimentos sexta-feira, 28, porque marcaram o calendário o deputado Roberto Mesquita, Josias Alves e Cristine Feitosa. Foi também o de Ruy do ceará, Bel Machado e Margrit Castro Alves.

Roberto Moreira
*No domingo, 30, festejaram idade nova o jornalista Roberto Moreira, Rossana Raia e Wálder Ary. Sarah e Herbert Aragão brindaram na data aniversário de casamento.
*Hoje, 31, eu cumprimento o cirurgião plástico Ageu Brasil e Alfredo Bachá.

*Por hoje contei. Até amanhã.