31.03.2014

PT discute sucessão e nome para o Senado



O Encontro de Tática do PT Ceará confirmou, sábado, que a maioria petista defende a indicação do nome do deputado federal José Nobre Guimarães ao Senado em 2014.  A decisão surge em cenário cada vez mais indefinido para a aliança com PMDB e Pros. Grupos antes antagonistas, como o da ex-prefeita Luizianne Lins e do próprio Guimarães se aproximam em nome do fortalecimento do PT.

Deputado José Guimarães

            Cinco teses foram apresentas por diferentes correntes do PT. Apesar de quatro delas indicarem preferência por candidatura própria ao Governo do Estado, venceu a indicação ao Senado, com ampla maioria. O discurso de defesa do cargo legislativo, feito pelo deputado José Guimarães, foi o que mais inflamou os ânimos do público, com aplausos e gritos de “senador, senador”.

 
            As últimas movimentações do jogo político, que incluem a possível renúncia do governador Cid Gomes (Pros) para indicar o irmão Ciro Gomes ao Senado, e a confirmação de Eunício Oliveira (PMDB) a Cid de que disputará o Governo, agitaram as articulações internas no PT.

Mudança de cenário

Deputado Dedé Teixeira

          Já durante  sessão plenária da Assembleia,  o deputado Dedé Teixeira disse que  no encontro seria  apresentada resolução defendendo, entre outros pontos, a unificação da base aliada no Ceará. O petista afirmou  acreditar  que a maioria do partido  aprovará  a resolução em favor do “fortalecimento do palanque para reeleição da presidente Dilma;  manutenção da aliança com o Pros e os demais partidos; além de reivindicar a vaga no Senado. “Essa é a nossa posição”, disse.


          Dedé Teixeira ressaltou que, a partir do dia 4 de abril, prazo de desincompatibilização para os candidatos às eleições, com a saída ou não do governador Cid Gomes, “muda o cenário político do Estado e, como os outros, o partido se moldará para a formação de suas chapas para deputado federal, estadual e a participação na chapa majoritária”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário