Postagem do dia 10.10.2016

Limite de gastos públicos, mas o Presidente fica  com 30% livres  para gastar como quiser
         Olho vivo!! Nesta segunda-feira, 10, o plenário da Câmara Federal votará a proposta da PEC que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos. Para fortalecer a presença dos deputados, o presidente Temer marcou um jantar com todos eles, sem distinção de legendas, para  domingo, 9.  A Comissão especial da Câmara dos Deputados já havia aprovado  na quinta-feira, (6), por 23 votos a 7, essa  proposta de emenda à Constituição (PEC 241/16) que trata de limites para os gastos públicos pelos próximos 20 anos.
          Mas, para deixar o Presidente livre para gastar, o relator, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS, foto) decidiu suprimir a ampliação da vigência da Desvinculação de Receitas da União (DRU) até 2036. Com isso, este mecanismo, que permite ao governo gastar livremente 30% da arrecadação com determinadas contribuições, permanece com a validade atual, até 2023.
        O substitutivo de Perondi segue agora para análise do Plenário. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (foto), confirmou para esta  segunda-feira (10) a votação em primeiro turno da proposta.
          Com essa PEC, que não diferencia despesas e investimentos, muito do agrado do empresariado da educação (escolas e faculdades particulares)  e da saúde (plano de saúde,  clínicas e consultórios de atendimento  a preço reduzido), reduz-se os recursos para esses dois setores públicos  vitais para a população brasileira menos favorecida. Portanto, olho vivo!!

 

10.10.2016


10.10.2016

Reclamações não atendidas

          A Multiplay começou a semana com um péssimo serviço de atendimento telefônico  a seus usuários tanto na área de tv como de Internet e até mesmo no comercial. Poucas  pessoa conseguiram ser atendidas.
          Foram feitas ligações para lá dezenas de vezes e o telefone sempre  ocupado quando atendia  ficava  rodando a mensagem “aguarde um momento num instante iremos lhe atender” e tome minutos de espera. E não se consegue fazer a reclamação.

10.10.2016

863 vagas para  transferência  e graduados na UFC
          A Universidade Federal do Ceará disponibiliza 863 vagas para transferência de outras instituições e admissão de graduados para o semestre letivo 2017.1. As inscrições serão de 17 a 21 de outubro, exclusivamente pela Internet, no site da Pró-Reitoria de Graduação (www.prograd.ufc.br).
          Do total de 863 vagas ofertadas para o próximo semestre, 762 são para transferência de outras instituições de ensino (IES) e 101 vagas para admissão de graduados em cursos de graduação da UFC. O quantitativo de vagas por curso, sede e turno está especificado no Edital nº 27/2016 (https://goo.gl/bwAeDV).

10.10.2016


10.10.2016

Pastor derrotado anuncia apoio a RC
           O pastor Ronaldo Martins (PRB, na foto segurando o microfone), candidato derrotado no primeiro turno a Prefeito de Fortaleza, anunciou o seu apoio no segundo turno ao candidato Roberto Cláudio, que vai incorporar a seu plano administrativo algumas propostas de Ronaldo, como a sinalização horizontal de fotossensores e a criação de alas especiais para idosos nos hospitais municipais.

10.10.2016

PDT do Ceará reforça o projeto Ciro 2018
          Aos jornalistas na Assembleia o deputado Júlio César Filho (PDT), candidato derrotado a prefeito de Maracanaú, disse que “o PDT saiu vitorioso da eleição, é o partido que fez mais prefeituras no Ceará. Agora é concentrar no projeto 2018.
           “Nós temos aí uma pré-candidatura do Ciro Gomes a Presidente da República e o Ceará dará uma grande força a este projeto tendo em vista que o PDT e outros partidos aliados, como o PSD, também fizeram expressivo número de prefeito. Vamos continuar e fortalecer o projeto Ciro 2018, que é abraçado pelo PDT nacional,” completou o parlamentar.

10.10.2016

“Costurando” acordos e ações nos bairros          Os dois candidatos a Prefeito de Fortaleza que vão ao segundo turno estão dedicando basicamente o seu tempo nesta reta final a “costurar” acordo com os partidos e candidatos derrotados no primeiro turno e a ações nos bairros.
         Nesta segunda-feira, 10, por exemplo, o capitão Wagner (PR e coligações) começa o dia visitando a feira do Bom Jardim, grava programa eleitoral e, à tarde e noite, fazendo caminhada nos bairros Colônia e Comunidade 7 Prédios na Barra do Ceará.
          Roberto Cláudio (PDT e coligações) pela manhã grava programa eleitoral, à tarde tem encontro no comitê com apoiadores e terceiros e, à noite, participa de encontro com a juventude dos bairros da área no Polo de Lazer da Av. Sargento Hermínio.

10.10.2016

Miss Teenager  Mundial é cearense
           Luana Passos, 15 anos, representando a cidade de Maracanaú,   Miss Teen Ceará 2015,   foi eleita sob aplausos  Miss Teenager  Universal 2016 e Miss Teenager World 2016 na cidade do Panamá.  Na foto,  ela com seu traje típico e tiara lembrando os diamantes e as preciosidades do Brasil.

10.10.2016


10.10.2016

Uma estreia com o romance “Safira”
Jornalista, advogado, escritor e diretor-superintendente do jornal Diário do Nordeste, Pádua Lopes estreia em romance literário com “Safira não é Flor” com a ação se passando no século XX quando a Internet começava sua expansão pelo mundo. “Safira, uma mulher bonita, de meia idade, mas entediada e com ambígua rejeição ao marido”, explica o autor.
Pádua Lopes (na foto à esquerda com Wilson Ibiapina) começou precocemente na imprensa de Fortaleza como revisor e repórter do vespertino “Correio do Ceará”. Foi colunista político do jornal “Unitário”, redator do “Diário do Nordeste” antes de assumir a superintendência do dito jornal. No início de nossas carreiras cobrimos os assuntos da política  cearense. O romance “Safira” complementa “uma vida dedicada ao ofício de escrever”. O autor ainda não programou o lançamento da obra.

10.10.2016

Os Rolling Stone cantam  Beatles pela  primeira vez
          Eles têm entre 69 e 75 anos e por milhares de vezes cantaram os seus
clássicos. Mas, desta vez, foi diferente. Os Rolling Stones, o maior grupo de rock da atualidade,  subiram ao palco neste final de semana  do “Desert Trip Festival”, na Califórnia, Estados Unidos, para interpretar o espírito dos anos 60.    
        E  cantaram uma música do maior grupo de rock do mundo – “Come Togheder”, dos Beatles. A primeira vez desde 1964. 
         Paul McCartney, Bob Dylan e Neil Young Também presentes no festival. (Fonte: Revista Le Point, França).
Vida de Belchior em performance solo
          O projeto Belchior Sete Zero, criado pelo escritor Ricardo Kelmer, tem o objetivo de celebrar, durante o mês de outubro, o aniversário do cantor e compositor Belchior, que nasceu em Sobral e completará 70 anos em 26 de outubro.
          Além dos espetáculos musicais em andamento, a peça solo  "De Olhos Abertos lhe Direi", de Ricardo Guilherme, circulará com entrada franca, por meio do projeto, em equipamentos culturais como o CEARC, em Guaiúba, o Centro Cultural Banco do Nordeste e os Cucas (Jangurussu, Barra e Mondubim), em Fortaleza, conforme a programação. 
Cuca da Barra do Ceará iniciou
          Na peça, um homem  percorre de um lugar a outro, com sua bagagem à mão. E ao completar a sua travessia, se despoja dessa bagagem, plena de referências históricas sobre o seu pensamento e sua ação na inserção social,.
Com 50 min e classificação de 14 anos, a peça irá circular nos seguintes dias, horários e equipamentos culturais:  14/10, às 19h, no CEARC (Guaiúba); 15/10, às 18h30, no Cuca Jangurussu  (Fortaleza); 20/10, às 17h, no CCBNB (Fortaleza); 21/10, às 18h CCBNB (Fortaleza); e 22/10, às 19h, no Cuca Mondubim (Fortaleza). Fonte: Ascom/Secretaria de Cultura.

10.10.2016


10.10.2016

CURTAS SOCIAIS
*Estamos todos super tristes e chocados com a morte de Ana Cavalcanti, viúva de Tonzito Cavalcanti (falecido no ano passado), ocorrida na manhã de sábado, 8, em sua casa na Lagoa do Banana. Segundo soube, ela teve um aneurisma e caiu da escada da casa tendo afundamento craniano.
*O cirurgião plástico Edmar Maciel (na foto à direita com o amigo Ageu Brasil) comemorou seu aniversário, sábado, cercado pela família e a lista afetiva. Entre eles, seu colega Ageu Brasil e Rafaela.
*Sábado, 15, às 9 horas, na CETA, o evento de Fabíola Alencar “Oratória e Desinibição”. Maria Gilvanete Silva articula.
*No domingo, 9, ganhou abraços pela idade Jean-Philippe Pérol, responsável pelo turismo francês na América do Sul e de muita afinidade com os cearenses. 
*Nesta segunda-feira os cumprimentos vão para muita gente querida, como o engenheiro sanitarista Adolfo Marinho, o bom e competente prefeito que não tivemos.                                                 
*A querida colunista Sônia Pinheiro, pessoa da maior bem-querença dos cearenses e uma flor de pessoa.
*E a amiga Lenilza Campos, que já foi festejada sábado, mas depois eu conto. Também fazem aniversário na data a conselheira do TCE Patrícia Saboya e Nadja Parente (sra. Jorge Parente).
*Amanhã é dia de cumprimentar a querida apresentadora de Tv Bianca Monteiro (foto abaixo).
*Eu também cumprimento nessa data Solange Almeida (sra. Germano Almeida, foto), Roberto Albuquerque e Mavi Borba (sra. Aécio de Borba).
*Por hoje contei. Até amanhã.