Postagem do dia 05.10.2016

“Dinheiro a rodo na campanha das elites”, diz deputado
        Poucos deputados voltaram ao trabalho na terça-feira, 4, após  as eleições na Assembleia Legislativa. Muitos ficaram ainda em seus municípios festejando vitórias ou lamentando derrotas. É a vida.
          Mas, usando a tribuna, o deputado Renato Roseno (PSol) disse que “uma onda violenta de conservadorismo e de retrocesso tomou conta do Brasil nestas eleições  devido o pouco espaço que os partidos de esquerda tiveram na televisão”. No Ceará, ele criticou a exclusão de seu partido e de outras agremiações de esquerda do debate na televisão  entre os candidatos a prefeito. “Isso não é democrático”, sentenciou.
         O deputado ressaltou que a influência do dinheiro foi um fator marcante e decisivo para a vitória das elites no Brasil. “Apesar da proibição de doações de dinheiro pelas empresas, os  CPFs dos grandes  empresários estão presentes nas escandalosas doações, o que colocou o Ceará em terceiro lugar entre as campanhas mais caras do Brasil”. Renato Roseno defende uma mudança completa na legislação eleitoral do país.

05.10.2016


05.10.2016

Baixaria e jogo sujo no início do segundo turno
           “Começa o segundo turno  e, para variar, já está em andamento a baixaria e o jogo sujo de algumas figuras bem carimbadas”, afirma num “post” no Facebook o radialista Cláudio Teran (foto). E prossegue: “Não é que eu me surpreenda,  o chato é ter de aturar gente (?) que nivela todos por  baixo e em sua ânsia de empulhar desrespeita na cara dura a inteligência alheia.
          “Campanhas assim naufragam sempre... Lula é somente viral. O PT estadual é RC há muito tempo, e quanto ao PT nacional deu somente uma declaração de apoio e mais nada, vai ficar somente nisso. O que sobrou do PT não tem saida, tem que se apoiar em quem o apoiou aqui para chegar ao governo do Estado. É básico.”

05.10.2016

Origem conhecida
          Esse desabafo  do Teran relaciona-se às publicações realizadas ontem, com insistência, no Facebook , a partir de declarações de fonte do PT de que o partido, no Ceará, iria votar no segundo turno em Roberto Cláudio. Nada mais natural quando se sabe que o governador Camilo Santana é do PT. E RC é apoiado por ele.
          O fato foi logo aproveitado pelos inimigos do partido e simpatizantes da candidatura do Capitão Wagner para fazer esse estardalhaço.

05.10.2016


05.10.2016

10,5 milhões de reais no
Edital Escolas da Cultura
          A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) lança nesta quarta-feira, 5/10, às 9h, na Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (Rua Francisco Sá, 1801, Jacarecanga), o 1º. Edital de Escolas da Cultura - Escolas Livres de Formação Artística e Cultural. O edital faz parte de uma política de formação cultural mais ampla, por meio da criação do Programa Escolas da Cultura, uma das metas prioritárias do Governo do Estado, na gestão do governador Camilo Santana.
          O Edital de Escolas Livres de Formação Artística e Cultural é uma iniciativa da Secretaria para apoiar instituições da sociedade civil que executam ações de formação e contam com pelo menos cinco anos de atividades no Ceará. Através do edital, que terá investimento de R$ 10,5 milhões do Governo do Estado, por meio da Secult, o trabalho dessas instituições será reconhecido pela administração estadual e passará a contar com apoio financeiro pelos próximos três anos, garantindo a continuidade, a sustentabilidade e a abrangência das ações formativas que beneficiam diretamente a população. (Fonte: Ascom/Secult – 3101.6761).

05.10.2016

Ivo Gomes faz reunião do Comitê de Homicídios
          Sexta-feira será realizado o o último encontro do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência sob a presidência do deputado Ivo Gomes (PDT), agora eleito Prefeito de Sobral e que até o final do ano terá de renunciar ao mandato.
        O Comitê discute  a cultura do medo, programas policiais,  impunidade e tudo o mais relacionado ao assunto. Na sequência, antes de deixar a Assembleia, o deputado irá  elaborar o relatório final das  atividades do órgão “esperando, com isso, contribuir para que menos jovens cearenses morram ou matem”.

05.10.2016

Cursos sobre Diabetes, Informática em Saúde, Telessaúde e Telemedicina
O Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (Nuteds) da Universidade Federal do Ceará está com inscrições abertas para quatro cursos ofertados em parceria com o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes. O público-alvo são os profissionais de saúde, embora, em alguns casos, outros interessados nos temas também possam participar.
       São 8 mil vagas abertas para todo o Brasil, sendo 2 mil para cada um dos cursos. As inscrições vão até março de 2017. Interessados devem preencher o formulário de inscrição especificado para cada curso. As informações de acesso serão enviadas em até 48 horas após o preenchimento do formulário.
 Todos os cursos são gratuitos e autoinstrucionais, ou seja, podem ser realizados no ritmo de cada cursista e não há mediação de professores tutores nem interação com colegas. Para receber o certificado, é necessário realizar a avaliação institucional.
         São esses os cursos: Capacitação sobre Diabetes Mellitus, Contexto atual da Telessaúde e da Telemedicina no Brasil,  Introdução à Informática em Saúde e Capacitação para Profissionais de saúde em Telessaúde. (Fonte: Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da UFC – fone: 85 3366 8055).

05.10.2016


05.10.2016

Tão novo e já tão abandonado
           Neila Cysne publicou hoje, 04/10,  no Face: “Atenção prefeito Roberto Claudio, fui agora no Mercado dos Peixes, ponto de visita e gastronômico dos turistas que aqui chegam, constatei o seu abandono, com tão pouco tempo. Os banheiros femininos já estão com todas as portas arrancadas. Se forem fazer suas necessidades, estão sendo em público. Não tem papel e nem sabão para lavar as mãos. Tem que ter uma cuidadora, que passe o dia e outra a noite, dentro do local. Só assim ficará digno para os habitantes e visitantes. Uma vergonha!”

05.10.2016

Festuris de Gramado com lançamento oficial em Porto Alegre
          Nesta quinta-feira, 6,  ocorre o lançamento da 28ª. Edição do Festuris Gramado- Ferra Internacional de Gramado,  no Hotel Laghetto Viverone Moinhos, em Porto Alegre. A um mês do início do evento, os diretores da feira irão apresentar para a imprensa e para o “trade”  as principais novidades do evento.
Este ano, a principal inovação é a criação do Espaço Luxury, um “lound” fechado dentro da feira de negócios, aos moldes de algumas feiras da Europa, onde serão comercializadas marcas e destinos que trabalham exclusivamente o Turismo de Luxo. Este espaço será acessado apenas por “buyers”  trazidos do Brasil e do exterior pela organização. O Festuris promove nesta edição a vinda de Hosted Buyers, focados no segmento luxo, provenientes de São Paulo, dos três estados do Sul do Brasil, além de Peru e Colômbia .
          Outro foco, conforme a diretoria do Festuris,  será o fortalecimento do Espaço Mice que, mais uma vez, conta com o apoio da ABEOC Brasil. Trata-se de   um espaço baseado nas importantes feiras internacionais onde o principal objetivo é aproximar expositores com compradores e onde ocorre a geração de negócios através de agendamento. O espaço promove atividades de capacitação relacionadas ao mercado MICE (Meetings, Incentives, Conferencing, Exhibitions).     
        Estas e as novidades sobre os demais espaços da feira, que é segmentada, e do Congresso, serão apresentadas pelos diretores  Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi. Mais informações e inscrições no site: www.festurisgramado.com. (Fonte: Flávio Prestes, Assessor de Imprensa).

05.10.2016

Olha o que a politica faz...
         Aliados do prefeito de Icó, após as eleições  naquele município, confundem público com privado e colocam na sede da prefeitura uma  bandeira preta, em sinal de luto pela derrota do prefeito Jaime Júnior. O registro é do jornalista Macário Batista.
        Aliás, Icó  está mesmo em festa com a eleição da deputada Laís Nunes como prefeita do município.

05.10.2016

“Show” de revistas especializadas  cearenses
          Duas publicações de altíssima qualidade chegam às minhas mãos: as revistas Ambientes Noivas e Ambientes Ceará. As duas com editoriais super bem produzidos sob o comando do Conselho Editorial de  Jorge Latif, Sofia Linhares (foto) e Tiago Muniz. Vale a pena conferir as revistas.
          Ambientes Noivas traz as matérias  3 estilos românticos para brilhar no grande dia; Agenda da Noiva, um guia completo para organizar o casamento e as novidades em moda, beleza, joias, acessórios, cabeça, “carering” e locais para realizar a festa. Acompanha a agenda Nosso Casamento.
          Na revista Ambientes Ceará estão expostos diversos projetos de arquitetos cearenses famosos, a Elegância Cozy, projetos sensitivos que expressam a essência do Lar doce lar”, a Eurocucina com as tendências e as novas tecnologias para o centro do convívio familiar.
E acompanhando a revista publicação em separado sobre Susana Clark Fiúza.

05.10.2016


05.10.2016

CURTAS SOCIAIS
*A Galeria Contemporarte recebe a imprensa nesta quinta-feira, 6,  às 9h, para apresentar a Exposição Estrutural, de Marco Ribeiro, que será aberta ao público dia 10 de dezembro. 
*Nesta quarta-feira, Circe Jane Teles comanda com o  Sindieventos a palestra “Marketing digital para atrair eventos.”
*Será proferida por  Marcus Vinicius Saraiva (foto) a partir das 8h30 na L´Ecole Brasil reunindo a a´rea de eventos e o “trade” do turismo.
*Os colunistas sociais Fábio Telles (Teresina) e Pergentino Holanda (São Luís) na festa de 70 anos da colega Elvira Raulino, em Teresina.
*Mônica, sra. Senador Eunício Oliveira, é a aniversariante de hoje. O brinde acontece em Brasília.
*Amanhã, 6, eu cumprimento o ministro aposentado do STJ, Cláudio Santos, que faz aniversário.
*Em maio de 2017 acontece em Fortaleza o congresso da Associação Brasileira de Clubes da Melhor Idade do Ceará, um  encontro luso-brasileiro, que vai reunir centenas de participantes, segundo a coordenadora Tânia Gurgel do Amaral. Depois eu conto mais.
 
*Por hoje é só. Até amanhã.