Notícias do dia 18.03.2013

“Pessoas morrem esperando na fila”, diz Lucílvio

Deputado Lucílvio Girão
 “A saúde pública deste país está um caos, os hospitais demoram muito a atender e as pessoas morrem esperando na fila”. Foi o desabafo do médico-deputado Lucílvio Girão na tribuna da Assembléia relatando caso recentemente,  acontecido em Maranguape,  de  uma pessoa que foi a óbito devido a falta de vaga em hospital para a realização de uma simples cirurgia. Ele também disse que isso acontece no Ceará e nos demais estados brasileiros.
          Aí o deputado Ferreira Aragão completou: “O Governo atende às exigências da FIFA, mas não atende aos clamores da saúde pública. É preciso que se exija do Governo Federal que o Ministério Público fiscalize e acompanhe a aplicação dos recursos na saúde”, falou.

Bandido bom é...
Deputado Fernando Hugo

          No calor das discussões sobre deficiência na segurança pública do Estado, na Assembléia Legislativa, o deputado Fernando Hugo, conhecido por suas intervenções às vezes jocosas, disse: “Bandido bom é aquele que come capim pela raiz, isto é, morto”.
Amigos do blog

“Rangel,
Seu blog é ótimo. De forma objetiva nos dá ciência de assuntos relevantes que movimentam a cidade e o país.
O que me chamou atenção foram 03 tópicos que falam, em especial, sobre atividades ligadas ao meio rural: os carros-pipa para 180 municípios, a campanha em prol do camarão argentino (absurdo!) e o comentário do Deputado Eudes Xavier.
Um país tão grande e tão belo precisa de ação e de atenção para com o seu povo. Menos palavras bonitas e mais ações edificantes que envolvam a família e o seu local de moradia. Iniciativas que valorizem o trabalhador, mas que façam com que ele se sinta responsável pelo local onde mora, onde busca entretenimento e onde trabalha. Direitos e deveres são para todos: na serra, na praia, no sertão, no serrado.
Bjs., NZ”
Norma Zélia Andrade, Chefe do Cerimonial da Prefeitura de Fortaleza.
120 dias de licença 

          O deputado Mário Hélio pediu licença de 120 dias na Assembléia para tratar de interesses particulares. Assumiu o suplente Tomaz Holanda.


Divaldo Franco em agosto


Vem a Fortaleza no dia 16 de agosto o pregador Divaldo Franco. Ele participará do seminário A Conquista da Saúde Integral no Centro de Eventos, às 19 horas.
Criado núcleo de Juízes para a Democracia
          A Associação Juízes para a Democracia (AJD) instalou seu núcleo no Ceará, em sessão solene  no Complexo das Comissões Temáticas da Assembleia Legislativa do Ceará. O evento foi realizado  pelas Comissões de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal de Fortaleza, presididas, respectivamente, pela deputada estadual Eliane Novais e pelo vereador João Alfredo.

          Na ocasião houve uma palestra do juiz José Henrique Torres, presidente do Conselho de Administração nacional da entidade.  José Henrique defendeu  o controle social e a democratização do poder judiciário. Segundo ele, falta à Justiça uma atuação voltada para a garantia dos direitos humanos, com olhar voltado aos segmentos sociais mais necessitados. (Fonte deputada Eliane Novais).
V. Castro chega aos 100 anos no Ceará

Sílvio de Castro entre a filha Silvinha e a esposa Vera Sílvia

          A família Castro está comemorando os 100 anos de criação de sua empresa V. Castro & Cia. Ltda., marco importante no desenvolvimento do Ceará com o seu serviço de embarque dos produtos cearenses (sobretudo cera de carnaúba, peles silvestres e couros, oiticica, mamona e  algodão,  no século passado, e mais mais recentemente com castanha de caju) para os portos dos Estados Unidos e Europa. Criada pelo patriarca Bené de Castro e hoje comandada por Sílvio de Castro, a V. Castro tem uma história longa de participação na economia do Ceará.
Leonildo troca Ocara por Agropolos

Leonildo Peixoto
O médico e ex-prefeito do município de Ocara Leonildo Peixoto Farias assume a presidência do Instituto Agropolos. A indicação do nome foi acatada por unanimidade pelo Conselho de Administração do Instituto, que esteve reunido sob a presidência do Secretário de Desenvolvimento Agrário deputado Nelson Martins. Leonildo Peixoto vai exercer o cargo por dois anos, podendo ter seu mandato renovado por mais dois.

     De acordo com o novo presidente será um desafio gerir a instituição que tem um papel importante no apoio ao crescimento do homem e da mulher do campo, a partir dos serviços de assistência técnica prestados em todo o Estado pela Instituição.



Camarão não é bem visto pelo BNB

Robert Smith
     Falando ao programa de Egídio Serpa na Tv Diário, o presidente da Adece, Robert Smith, que já foi presidente do Banco do Nordeste, lamentou a falta de apoio da atual gestão do banco ao setor produtor de camarão em cativeiro na região. “Não se pode desconhecer a potencialidade econômica deste segmento, o que ele representa em termos de emprego e geração de renda para a população. Os problemas existentes são perfeitamente contornáveis”, afirmou.
     Minha opinião: Robert Smith não disse, mas eu estou sabendo que essa atitude do BNB faz parte das recomendações do Planalto (leia-se Presidência da República) relacionadas às questões ambientais. Portanto, olho vivo.





Fotógrafos sociais criam associação
Criada a Associação dos Fotógrafos Sociais que pretende reunir os profissionais do setor, dando-lhes unidade no trabalho, orientando-os quanto ao comportamento no exercício da atividade e no trato com as pessoas a terem suas imagens registradas. O almoço durante o qual a entidade foi criada aconteceu na Whiskeria do Parque Recreio e teve entre seus articuladores Iratuã Freitas e Fernando Cavalcanti.
Iratuã Freitas e Fernando
Cavalcanti, articuladores.
Roberta Macedo e Ricardo Alencar prestigiaram o almoço

André de Lima, Paulo Máximo e Davi Magalhães
Aniversários em dose dupla

Mazé e Coelho
    Super concorrido o jantar de adesão pelos aniversários de Mazé e Francisco Coelho (ela, 12, ele 13) realizado na sexta-feira, 15, na churrascaria Sal e Brasa. Além dos filhos, genros e nora deles, levaram seu abraço os casais desembargadores Antônio Marques Cavalcante e José Cláudio Carneiro, Eymard Freire, Herbert Aragão, Olavo Moreira, Dorico Marques, Maurílio Moreira, José Rangel, João Luiz Ramalho e Roberto Brian, Seridião Montenegro e Luiziane Esteves, Ester Lins Cavalcante, Criseuda Rocha, Irene Mota, Tetê Lima, Maria Luiza e Margareth Gonçalves para citar somente alguns.
CURTAS SOCIAIS
Sérgio retrato compondo decor 
em um dos seus "nats" 
*Sérgio Carvalho convidando para a sua festa de aniversário, dia 6 de abril, a partir das 21 horas, em seu “Buffet”, na Cidade dos Funcionários. Traje passeio completo. Não quer mimos pessoais, mas cestas básicas para distribuição com entidades assistenciais.


*No restô Geppos, sábado à hora do almoço, em mesas separadas, Byron Queiroz com familiares, em outra Maslova e Gil Vicente Bezerra.

Cláudio e o amigo José

*Cumprimentados nesta segunda-feira, 18, pela idade nova, o colunista Cláudio Cabral e a sra. Teresa Cirino Gurgel.





*Programa uns dias em Paris, em abril, Moacir Soares, ex-Secretário de Turismo de Fortaleza. Leva a esposa. Afinal, ninguém é de ferro.

*Dia 21, às 19 horas, coquetel de inauguração da loja “Eu Amo Animais”, complexo “pet” com clínica veterinária e loja.


*Por hoje contei, até amanhã.