Postagem do dia 03.06.2013

O que pode e o que não pode nas franquias da Copa

Dep. Sérgio Aguiar


Sec. Domingos Neto

O Fórum de Turismo do Ceará, o Conselho Municipal de Turismo  e Sindieventos farão  reunião conjunta  no dia 5,  das 14  às 17h30, na  Assembléia Legislativa, quando o  Juiz Federal  Leonardo Resende Martins,  do Ministério da Justiça;  o 1º Secretário da Assembleia, deputado Sérgio Aguiar, o Secretário Especial da Copa de Fortaleza, deputado Domingos Aguiar Neto;  o  Presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Emprego e Renda da Câmara dos Vereadores de Fortaleza, vereador Gelson Ferraz, irão  esclarecer aos empresários, empreendedores e a sociedade em geral sobre as restrições, permissões, autorizações, licenciamentos e aquisição de franquias para copa, bem como as áreas bloqueadas com comercialização restrita, além das oportunidades de negócio existentes.
Empresários homenageados no Dia da Indústria

Roberto Macedo, preside


A Federação da Indústria do Ceará prestará homenagem a várias personalidades, dia 6, durante solenidade comemorativa ao Dia da Indústria. Quatro empresários  que contribuíram significativamente com o desenvolvimento do segmento industrial cearense receberão homenagem na  festa programada para acontecer no La Maison Dunas.

Fernando Cirino, comenda da CNI

O primeiro deles é  Fernando Cirino Gurgel, industrial do ramo metal-mecânico, ex-presidente da FIEC, que receberá a comenda Ordem do Mérito Industrial, concedida pela CNI.

Waldyr Diogo

    A Medalha do Mérito Industrial, uma iniciativa da FIEC, será concedida a Ana Lúcia Bastos Mota, presidente da Cerbras-Cerâmicas do Brasil e ex-presidente da Associação das Empresas dos Distritos Industrial do Estado do Ceará; Waldyr Diogo de Siqueira Filho, da área da construção civil, que participou por vários anos da diretoria da FIEC e, “in memoriam”,  Flávio Barreto Parente,  representante da atividade salineira que integrou a diretoria do Sindicato das Indústrias da Extração de Sal do Estado do Ceará (Sindsal) por várias décadas.
Horizonte dá mau exemplo

A fumaça tóxica se espalha em grande área


Uma das seis cidades mais importantes economicamente do Ceará, Horizonte dá destinação final ao seu lixo doméstico queimando-o num lixão às margens da BR-116. Este blog flagrou o fogaréu  no final da tarde de sábado, dia 1º. de junho. As autoridades do meio-ambiente sabem, mas não fazem nada. Essa é a triste realidade do Ceará.
Se um município da importância econômica e populacional de Horizonte faz isso, vocês podem imaginar o que acontece nos demais, de menor importância, que não têm um plano para o descarte do seu lixo, colocando-o em buracos a céu aberto, poluindo o meio-ambiente, os riachos e lagoas, servindo de “pasto” para animais que serão consumidos pela população. Portanto, olho vivo.
Guiomar Marinho encerra atividades

Guiomar Marinho e sua consogra Cibele Pontes


              No mês de junho Guiomar Marinho está recebendo as amizades  com um champagne geladinho e descontos especiais de despedida  porque está encerrando as atividades de sua  "Guiomar Marinho Tapetes, decoração e arte." Segundo ela,   “é apenas um ciclo que se completa para que outro inicie”. Os tapetes  de Guiomar estão no chão e nas paredes de muitas casas e apartamentos em todo Brasil.

Os tapetes de Guiomar



Médica mineira torna-se Cidadã Cearense

Deputada Rachel Marques


A Assembleia Legislativa do Ceará concede nesta  segunda-feira (03/06), o Título de Cidadão Cearense à professora doutora Raquel Maria Rigotto. A homenagem foi proposta pela deputa Rachel Marques (PT) e acontecerá às 17 horas, no Plenário 13 de Maio.
Nascida em Minas Gerais, ela é graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde também se tornou mestre em Educação. Possui título de Especialista em Medicina do Trabalho pela Fundacentro e de Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará.
Raquel Maria Rigotto reside em Fortaleza desde 1994, onde é professora adjunta do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da UFC. Lá desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Saúde Coletiva com ênfase nos temas desenvolvimento, saúde ambiental e saúde do trabalhador.
Possibilidades de comércio com a África

Livro  com estudo inédito que aborda as possibilidades do nordeste entrar no  movimento para atravessar o Atlântico em busca de comércio e investimentos   será lançado na Fiec em 24 de junho,  às 18 horas.  Intitulado de  “Relações Comerciais Brasil-África: o papel do Nordeste”, o novo trabalho  põe o Ceará na ponta das oportunidades que se abrem neste  momento. O livro demonstra que a presença do Nordeste na brecha da internacionalização crescente e necessária da economia brasileira ainda é discreta.
O estudo observa a experiência de países isolados que demonstram grande atividade no desenvolvimento da África, com destaque para a China. O trabalho será apresentado por Roberto Macedo, presidente da FIEC.
Congresso de Gastronomia e Ciência de Alimentos

              Da mais tradicional cozinha regional nordestina às novidades da gastronomia molecular, da teoria à prática, isso fará parte do Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de Alimentos, que a Universidade Federal do Ceará promove de hoje ao dia  5, no Marina Park Hotel, em Fortaleza. Entre os chefes nacionais e internacionais com presença confirmada estão Tereza Paim, Neide Rigo, Yoshi Matsumoto, Leo Gondim e Ivan Prado. Sob a presidência do Prof. Paulo Henrique Machado de Sousa, Coordenador do Curso de Gastronomia da UFC, o congresso vai reunir estudantes, pesquisadores e profissionais das diversas áreas relacionadas à gastronomia e ciência de alimentos.
              Nas palestras e mesas-redondas serão abordados temas como: gastronomia molecular, ciência que estuda os processos químicos e físicos relacionados à culinária; potencialidades das matérias-primas regionais na gastronomia nacional; alimentos com restrições; identidade cultural a partir da alimentação; pesquisa de ingredientes no Brasil e no mundo; e comida Japonesa: tradição e hibridismo culinário. O evento é aberto ao público.
(Fonte: Paulo Henrique Machado de Sousa, coordenador do evento e Coordenador do Curso de Gastronomia da UFC – fone: 85 3366 9222).
Gestão de negócios em turismo

Em parceria com a Universidade Estadual do Ceará, a Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) realiza, nesta  segunda-feira, às 19 horas, a palestra “A Viagem: Caminho e Cultura” no Auditório Deputado João Frederico”, no anexo ll da Assembleia Legislativa.
De acordo com a diretora de Gestão e Ensino da Unipace, Lindomar Soares, a palestra representa a aula inaugural da segunda turma de mestrado em Gestão de Negócios em Turismo e tem o objetivo de discutir questões ligadas ao desenvolvimento do setor turístico no Brasil.

Luiz Trigo

“Falaremos sobre o progresso do Brasil e do Ceará no setor. Nesse contexto, citaremos as atuais perspectivas com a Copa das Confederações e com a Copa do Mundo. É importante frisar que a palestra é de nível internacional”, destacou a diretora.
             O evento será aberto ao público e terá como palestrante o professor da Universidade de São Paulo e mestre em Estudos Culturais, Luiz Gonzaga Godói Trigo.
CURTAS SOCIAIS

 

Tibério Burlamaqui, Chico

Martins e Laerte C. Alves



*A vida social cearense fica menor com a morte de Francisco Martins de Lima, Comodoro “ad perpetum” do Iate Clube de Fortaleza, escolhido por unanimidade de sua diretoria depois de muitos anos, e em várias oportunidades exercendo a Comodoria do clube. Ele morreu domingo pela manhã.

*Retorna de São Paulo depois de uma semana visitando familiares Lenilza Campos.

*O L´Ô Restaurante fará noite especial no dia 12 próximo pelo Dia dos Namorados com Ludmila Amaral e banda fazendo o fundo musical. Cecília Seligmann coordena.


Rebeca e Raul Martins




*Já estão de volta à Croácia com passagem em Portugal Rebeca e Raul Martins.

*No dia primeiro de junho fez 8 anos da morte de Francimar Pereira, o cearense de Paris. E, no dia 2, teria sido o aniversário dele. O amigo que deixou muitas saudades.

*Aliás, a irmã de Francimar, Valdízia Costa, está em Paris relembrando os caminhos do irmão querido.

*Os manos gêmeos Adauto e Humberto Bezerra fazem aniversário neste dia 3. Também são folhinhas na data Ana Cristina Soares,  Leônidas Cristino e Liane Braide.
 

Adauto e Humberto Bezerra

*Ontem, em Brasília, ganhou abraços pelo aniversário Marcelo Campelo Feitosa, hoje um dos principais assessores (além de amigo) do Ministro Presidente do TST.
 

Andréa e Marcelo Feitosa

*A Novaes Engenharia promove café da manhã nesta quarta-feira, 5, para apresentar seu novo empreendimento, o Plaza de Aníbal, na avenida Heráclito Graça com Barão de Aracati. Priscila Eventos na articulação.  

*Por hoje contei, amanhã eu volto.