Postagem do dia 05.03.2015

Cinco  novos cursos de Medicina no Ceará
          Depois de anunciar a autorização dada pelo Ministério da Educação para a abertura de seis novos cursos de Medicina, o presidente da Assembleia, deputado José Albuquerque (Pros-Foto) disse que “o MEC  e o nosso ministro da Educação, Cid Gomes, aprovaram a autorização para a abertura de cursos de Medicina nos municípios de Crateús, Iguatu, Itapipoca, Quixeramobim e Russas. É uma grande conquista para o nosso ensino superior”, avaliou, parabenizando os municípios contemplados.
O deputado Ely Aguiar (PSDC-Foto) disse que a medida é uma evolução para o ensino do Estado, mas lamentou a ausência do município do Crato entre as cidades beneficiadas. “Para liberação de um curso desse nível deve haver exigências e acredito que o prefeito do Crato não tenha preparado a documentação em tempo hábil”, comentou.
A deputada Mirian Sobreira (Pros-Foto) comemorou o fato de Iguatu ter sido agraciado com a aprovação. A parlamantar também avaliou que há tempo para o município do Crato se preparar para receber, posteriormente, o curso de Medicina.
Já o deputado Professor Teodoro (PSD-Foto) recordou o quanto era difícil no passado trazer o curso de Medicina para o Ceará.
Na sessão desta quarta-feira, 4, o deputado Wálter Cavalcante (PMDB-Foto) disse que, na terça-feira tratou em Brasília com o senador Eunício Oliveira de emenda parlamentar para ampliação do “campus” universitário de Crateús para receber o novo curso.

05.03.2015

Fatalidade anunciada e esclarecida


 
Sobre o triste episódio do desabamento da varanda deste prédio, fato que eu registrei neste blog, Victor da Frota Pinto (foto), presidente do CREA-Ceará, me mandou esta mensagem que reproduzo o texto completo:
“Caro amigo José Rangel com relação ao assunto esclareço que não é tristeza para a Engenharia! Tristeza é a falta de adequada engenharia de manutenção predial! O edifício sem manutenção preventiva apresenta infiltrações e corrosões nas armaduras do concreto . Após sinais de rachaduras foi chamado um engenheiro neste fim de semana que apresentou um Laudo recomendando escorar e uma vistoria técnica em todos os apartamentos! Infelizmente foi chamada a engenharia muito tarde!!!
          “O Crea-Ce juntamente com o Senge-Ce batalhou muito por uma Lei de Inspeção Predial preventiva. A lei 9913 de 12 de julho de 2012. Falta no entanto até hoje a regulamentação por parte do Prefeito Municipal de Fortaleza. Outras capitais já existe em plena aplicabilidade a mencionada Lei. Toda edificação necessita de manutenção preventiva. Acontece por questão cultural sob o manto da economia financeira não é realizada uma adequada manutenção preventiva por parte dos condomínios! Desde 2012 faço este alerta ! Persistindo tal pratica ,sinistro desta natureza se repetirá em outros edifícios! Infelizmente esta é a realidade!

“Existe muita desinformação: este edifício tem mais de 30 anos de construído e apresenta indicativo de patologia em sua estrutura notadamente nas varandas ! Uma edificação pode ter uma longa existência, desde que realizada uma permanente e adequada manutenção!.”

05.03.2015

Turismo em Fortaleza e subversão de valores
          O Sindieventos (Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins do Estado do Ceará), presidido por Circe Jane Teles (foto), vai movimentar reunião ordinária –  Café com Negócios – com seus associados e convidados especiais no dia 11, a partir das 8 horas da manhã, no Hotel Luzeiros.
Na ocasião o Secretário de Turismo de Fortaleza, Elpídio Nogueira (foto), falará sobre os projetos da Setfor para Fortaleza neste ano.
E o advogado Valdetário Monteiro (foto), presidente da OAB/Ceará, palestrará sobre “A subversão de valores de nossa sociedade e o impacto desta em nossas atividades profissionais.”

05.03.2015

Paulo Quezado fala no CIC sobre “delação premiada”
 
            O presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), José Dias de Vasconcelos Filho, recebe o ex-presidente da OAB-CE e ex-conselheiro federal da Ordem,advogado Paulo Quezado (foto),  para almoço-palestra  nesta quinta-feira, 5. Na oportunidade, industriais e empresários vão ter a oportunidade de debater a importância da deleção premiada, tema da palestra de Quezado.

          De acordo com José Dias (foto), o assunto é de fundamental importância nestemomento em que denunciados na Operação Lava Jato, que apura denúncias de corrupção na Petrobras, têm feito acordos com o Ministério Público deredução da pena em troca de informações privilegiadas. A palestra ocorrerá às12h, Sala VIP (cobertura) da Casa da Indústria  (Fonte: Jornalista Suzete Nocrato).

05.03.2015

Agito nas redes sociais derrubou passagens graciosas

          Nem precisou o povo ir para as ruas em passeata, bastou as articulações nas redes sociais e as críticas  da imprensa para que o presidente da Câmara Federal recuasse na concessão de passagens aéreas para mulheres e maridos de parlamentares.
          Esse é o caminho para se consertar algumas das principais mazelas do Brasil: agitar nas redes sociais.

05.03.2015

Indústria e varejo preveem prejuízo com energia cara
          O consumidor deve sentir no bolso os efeitos, mas também pode se beneficiar com mercado mais competitivo. Duas opiniões:
          Jurandir Picanço, coordenador do Grupo de Energias da Fiec: “Vai desequilibrar muitas empresas que vão ter que repassar os custos ao consumidor”;
          Severino Neto (foto), presidente da CDL/Fortaleza: “Ninguém quer vender mais caro. Essa é a vantagem do consumidor”.
          Se o cearense já está sentindo no bolso o aumento do valor da energia, as mudanças devem pesar mais ainda em médio prazo, quando as indústrias e comércio devem sofrer os impactos, repassando custos ao consumidor final. Já está  valendo  o segundo reajuste do preço de energia do ano. No Ceará, cuja distribuidora é a Coelce, o aumento médio é de 10,3%. Enquanto o reajuste para os consumidores de baixa tensão será de 9,05%, para os clientes de alta tensão e média tensão, o índice será em média de 12,9%.
          Para o coordenador do Núcleo de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Jurandir Picanço (foto), os aumentos vão contribuir para recessão no setor industrial. "Esses valores são completamente acima de qualquer expectativa de aumento de energia. O ideal seria próximo ou um pouco acima da inflação. Com certeza vai desequilibrar muitas empresas que vão ter que repassar os custos ao consumidor e, muitas vezes, não poderá repassá-los por causa da competição com as empresas de fora", lamenta.
(Fonte: Cláudia Brilhante, Assessora Institucional da Fecomercio).

05.03.2015

Ceará como exemplo de equilíbrio fiscal

"Fiscalização: equilíbrio fiscal sem aumentar tributos". Esse é o tema principal do Sefaz Debate, evento realizado pelo Sindicato dos Técnicos Tributários da Receita Estadual do Rio Grande do Sul, que no próximo dia 19  chega à sua 15ª edição. As ações tomadas pelo Governo do Ceará serão exemplo da forma correta de promover a arrecadação de impostos, sem aumentos de tributação.
O presidente do Afocefe, Carlos De Martini Duarte (foto), em visita à sede do TCE Ceará, destacou que “no Brasil, quando se quer aumentar a arrecadação, aumenta-se a carga tributária e não a fiscalização. No Ceará foi o oposto. Montaram um cinturão onde a mercadoria é acompanhada desde a origem até o destino.” (Fonte: TCE – Jornalista Kelly de Castro).

05.03.2015

Novo coordenador da 2ª. CREDE, em Itapipoca
              O Governo do Estado,  através da SEDUC , deu posse nesta  quarta-feira, 4,  ao novo coordenador da 2ª CREDE- Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação em Itapipoca, professor Lucas Alvino.
        A solenidade aconteceu às 10 horas no CSI com a presença de diversas autoridades administrativas e políticas  da região. (Joalano Tavares especial para o blog).

05.03.2015

Catalão com exposição e homenagem
          Nesta quinta-feira, 5, abertura da exposição "Obrigado, Ceará", individual do artista catalão   Pablo Manyé, marcando os 40 anos da Uece-Universidade Estadual do Ceará. Na ocasião, o artista  receberá do Conselho Universitário o título Notório Saber em Artes. A solenidade de outorga acontece no auditório Paulo Petrola e a exposição no “hall” da Reitoria.
Manyé, que é também professor de Artes Visuais na Universidade de Fortaleza, fundador e presidente da fundação espanhola Art and Life, primeira ONG dedicada à promoção de arte-educação para crianças em todo mundo e que mobiliza o apoio de quase 500 artistas em 35 países nesta reinvenção da humanidade de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.

Pintura sobre papel

Foi premiado em projetos pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Caixa Cultural e Universidade de Fortaleza (UNIFOR), onde é professor de Artes Visuais.

05.03.2015

Troféu Portal de Jericoacoara
Autoridades administrativas, deputados, prefeitos e personalidades da iniciativa privada receberão neste sábado, 7, o Troféu Portal de Jericoacoara numa iniciativa da revista “Eles & Elas nos Municípios” e da SAPI-Serviço de Assistência aos Prefeitos do Interior. A iniciativa é do repórter Carlos Alberto (na foto com o genro Serginho)..
A solenidade acontece em Jijoca de Jericoacoara onde os convidados participarão, após a solenidade no Teatro Municipal de Jijoca, de um jantar de confraternização e, no dia seguinte, os que quiserem ainda serão beneficiados com um passeio pela praia de Jericoacoara.

05.03.2015


CURTAS SOCIAIS
*Panta Cavalcante Neto chama os amigos para o “Fazendo as Bases”, sábado, 7, a partir das 15 no Dallas, “com muito samba, pagode e gente bonita”, diz ele.
*Na sexta-feira, 6, a partir das 16 horas, Fátima German (na foto com o colunista Flávio Torres) receberá as amigas e amigos pelo seu “Nat”. Como cenário a loja do Center Um.
*Nesta quinta-feira, 5, Marcus Café estará com o espetáculo Humberto Centenário no Teatro Sesc Emiliano Queiroz, às 20h30, em Fortaleza. Informações: 3452.9000.
*Na sexta-feira, 6, o Sindimóveis e a Priscila Eventos movimentarão a partir das 17h30, na sede da entidade  comemoração pelo Dia Internacional da Mulher Corretora de Imóveis com palestra da cirurgiã plástica Audrey Katherine Worthington sobre a “visão da mulher no século XXI diante da cirurgia plástica”. Haverá também aulas de dicas sobre maquiagem.
*Ganharam abraços porque marcaram o calendário, ontem, Rita (sra. Cabeto Martins Rodrigues; na foto com o marido e Beatriz Philomeno),  Dirceu Vasconcelos e Hélio Rocha Lima.
*Hoje eu cumprimento à poetisa Fernanda Benevides (na foto com os filhos), Murilo Belchior e Cláudio Régis Rangel.

*Por hoje contei. Até amanhã.