Postagem do dia 29.04.2013

Seca ameaça festa de São Francisco em Canindé

Multidão de romeiros na festa de São Francisco

            A tradicional Festa de São Francisco, em Canindé (início de outubro), está ameaçada de não realização nas proporções anuais como acontece por causa da falta de água. O açude que abastece a cidade está secando e não existe outra fonte  na região capaz de prover o abastecimento para os milhares de romeiros que todos os anos acorrem à cidade.
           Com o calor intenso da época teme-se que não haja água suficiente para a higiene pessoal dos  romeiros.


Maguary em busca de um novo
título de Miss Ceará em 2013




           Ajara Rodrigues, eleita Miss Maguary 2013, é a herdeira e sucessora de Princesas anteriores, entre elas as Misses Maguary 1955 (Emília) e 1973 (Roseli), ambas eleitas ‘Miss Ceará’, sendo que a primeira foi também eleita Miss Brasil e a segunda Miss Simpatia Brasil.
          “Quem sabe não possamos repetir tais vitórias elegendo Ajara como Miss Ceará 2013”, é o que manda me dizer o Aguiar Júnior, um dos eternos apaixonados pelo saudoso Maguary, clube que marcou a vida social de Fortaleza nos anos 50 e 60.
BNB amplia horário para renegociação


O Banco do Nordeste ampliará seu horário de atendimento ao público em duas horas diárias, com o objetivo de contratar propostas de crédito no âmbito do Programa FNE Estiagem e receber termos de adesão para renegociações de dívidas.
A força-tarefa prevê a abertura de todas as agências duas horas antes do atendimento bancário convencional. A iniciativa terá início nesta  segunda-feira, 29, e se estenderá até o dia 10 de maio. Segundo a Diretoria do Banco do Nordeste, o intuito é agilizar o atendimento aos produtores rurais afetados pela seca, que poderão contratar financiamentos ou renegociar suas dívidas em condições especiais, de acordo com o enquadramento da operação de crédito.

Renegociação de dívidas rurais
é um nó que não desata nunca

O que está restando da pecuária nordestina: carcaças

 de animais mortos pela fome.


Especialista nessa questão tendo realizado vários trabalhos para a Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará e a Confederação Nacional da Agricultura, o técnico Edvaldo Brito fez esta observação para dirigentes de entidades, deputados federais e senadores e produtores rurais:

Fortaleza- CE, 25 de abril de 2013.

Aos Presidentes de Federações, Sindicatos de Produtores Rurais situados na  área de abrangência da SUDENE e demais interessados.
Assunto: Comentário técnico sobre as resolução n°, 4210 de 18 de abril de 2013.
Resolução n° 4210  altera a Resolução nº 4.147, de 25 de outubro de 2012, que instituiu linha de crédito rural, com recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Norte (FNO), para liquidação de operações de crédito rural de custeio e de investimento.

Essa resolução disciplina o artigo 5° da lei 12.716 de 21 de setembro de 2012 que trata de dividas dos produtores rurais nordestinos, cujo o somatório dos valores financiados não ultrapasse a R$ 100.000,00 (cem mil reais).
Vale ressaltar  que a lei supracitada, é o pior  diploma legal já conquistados referente a  negociações  de dividas dos produtores rurais localizados na área de atuação da SUDENE, pois ele é apenas uma medida procrastinatória, adiando o problema para o futuro,onde o Banco pensa que vai receber e o produtor se ilude achando que vai poder pagar, com certeza o mutuário que for negociar com base nessa lei, ira ficar novamente inadimplente com o agente financeiro, já que ele não terá capacidade de pagamento para honrar o compromisso assumido.  
Edvaldo Brito – Assessor Técnico da FAEC/CNA
Milho distribuído a pequenos agricultores do
Nordeste reduz sofrimento com a seca 26/04 
Luciene Cruz e Danilo Macedo

         

Cadê o milho da Conab

“Na tentativa de minimizar os efeitos da seca prolongoda, o governo federal tem enviado milho aos agricultores a ser usado para alimentação dos animais. A estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é que um total de 340 mil toneladas do grão seja entregue na região até o fim de maio. O volume é capaz de atender aos pequenos produtores atingidos do Semiárido por dois meses”. (Agência Brasil, órgão oficial de informação do Governo Federal).

“Só vou acreditar quando ver um bovino
comendo milho da Conab”, diz produtor

“Colegas,
Bom dia
A Agência Brasil certamente não anda no Ceará e em Pernambuco, pois a compra do milho foi mais uma vez adiada, o que mostra ser unicamente uma noticia plantada pelo  Governo. Só vou acreditar agora  quando  ver uma foto de um jornal  local mostrando um bovino comendo o milho da CONAB.
Abraços
J.B.Ponte.”
 Produtor rural do Ceará
Senador Pompeu recebe 6 milhões de
reais para complexo turístico do Patu

O Patu quando transborda


          O municipio de Senador Pompeu foi contemplado pelo  Ministério do Turismo com recursos de seis milhões de reais que serão investidos na construção do complexo turístico da barragem do Patu.
 Estão previstas a construção de  um pólo de laser com piscinas, quadra de esporte entre outros  equipamentos  recreativos.
          O objetivo é impulsionar  o turismo do município, inclusive  o turismo religioso. (Radialista Joalano Tavares especial para o blog).
Leilão numismático e de peças colecionáveis

Colecionadores sempre atentos  às novidades


          Recebi do coordenador dos leilões da Sociedade Numismática e Filatélica Cearense, Roberto Moreira, o seguinte: “Comunico aos sócios da SNFC e os costumeiros participantes de nossos “leilões” mensais que realizaremos no dia 5 de maio, domingo, nossa venda sob oferta, com 60 lotes de peças colecionáveis, entre eles moedas, cédulas, selos postais, revistas, literatura numismática etc. A reunião, é bom lembrar, como de costume realizar-se-á a partir das 9h30 horas. Roberto Moreira.”
Beleza Nordeste traz cursos e demonstrações
 

Cursos e demonstrações em pauta

            A Expo Beleza Nordeste 2013 acontece de 18 a 20 de maio, no Centro de Negócios do  Sebrae,  em Fortaleza. O evento já está com inscrições abertas para uma série de cursos, workshops e palestras de especialistas nos campos dos negócios, novidades em produtos, serviços e conhecimentos sobre Beleza, Estética, Cosmética, entre outros assuntos relacionados.
           Marly Minatti, dona do maior salão de beleza do mundo (em Curitiba), vem mostrar “segredos e como fazer negócios com empresários do Ceará”, e o autor do livro “Coiffeur Manager – Como ter um salão de sucesso” versará sobre o tema da publicação e sobre administração.  A referencial escola paulista EFAC vem com três  cursos, que vão das novas formas de cortes e cores aos penteados em cabelos presos, com ondas, movimentos, tranças, trançados até sobre uso de cílios postiços e maquiagem.
Vagas na UFC em Fortaleza e Sobral


UFC em Sobral

          Estão abertas até 21 de maio de 2013 as  inscrições para concursos públicos para professor efetivo, classe Auxiliar, nos campi da Universidade Federal do Ceará em Fortaleza e em Sobral.
          Na Capital, as oportunidades estão nos seguintes departamentos e setores de estudo: Departamento de Engenharia de Pesca, setor de estudo “Desenho técnico e topografia aplicada a Ciências Agrárias”; Departamento de Farmácia, setor de estudo “Integração à prática farmacêutica (Deontologia, Metodologia Científica, História da Farmácia e Bioética)”; Departamento de Fundamentos da Educação, setor de estudo “Fundamentos da Educação”; e Departamento de Engenharia de Teleinformática, setores de estudo “Engenharia de Computação” e “Sistemas de Computação”. Em todas as cinco vagas, o regime de trabalho é de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva.
          Já em Sobral, a única vaga é para o Curso de Medicina, no setor de estudo “Clínica Médica / Semiologia / Dermatologia / Internato”, com regime de trabalho de 20 horas semanais. Mais informações sobre os processos seletivos podem ser obtidas nos editais nº 123/2013 e nº 121/2013, disponíveis no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (
www.progep.ufc.br) da UFC.
Dia da Arte com ações sobre o Renascimento

A mais criativa fase da arte mundial


            Para marcar o Dia da Arte, 4 de maio, a Organização Filosófica Internacional Nova Acrópole vai realizar um dia de atividades em Fortaleza que promete aguçar todos os sentidos. Na programação, exposição, música, gastronomia e poesia renascentistas.
            A data será festejada em todas as sedes na Nova Acrópole no país com o mesmo tema: o Renascimento. A programação é variada e começa já na sexta, 3 de maio, na sede da Nova Acrópole Fortaleza com  cerca de 200 estudantes do ensino médio de quatro escolas públicas estaduais que  vão participar de visitas guiadas a uma exposição didática sobre o Renascimento.  Os estudantes  terão  a oportunidade de viajar pelo universo renascentista, em geral só conhecido através dos livros. A visita será iniciada com uma mini palestra sobre o Renascimento.
CURTAS SOCIAIS
 

Milton Dias

*Se vivo fosse, o querido escritor Milton Dias estaria comemorando nesta data, 29 de abril, os seus 94 anos de idade. Ele morreu em 22 de março de 1983 e continua sendo lembrado pelos amigos.
 

Chiquinho e Tane

*Tane e Francisco de Mattos Brito (Chiquinho) compraram apartamento em Miami e vão passar por lá alguns meses. Para ocupar o tempo farão curso de inglês.

*Aliás, Chiquinho se aposenta no Laboratório Clementino Fraga onde, por várias décadas, exerceu notável trabalho na coordenação do atendimento à clientela matinal. Agora é aproveitar a vida, amigo.

Meu bar em Paris: não fecha nunca.

*Casais Antônio José Bitar, Eliseu Batista e João Mota ontem no “Le Départ”, em Paris, restaurante/café/bar que não fecha nunca, curtindo o dom da vida.
 

*Dia 10 de maio, às 20 horas, no Atlântico Hall do Marina Park Hotel, padre Airton Freire estará lançando seu livro “Um Minuto com Você”.

*Curso de Cerimonial Público e Protocolo acontecerá em Fortaleza de 21 a 23 de maio, no Hotel Sonata de Iracema, em Fortaleza, coordenado por Alessandra Aragão. Virão Marcílio Reinaux, presidente da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo e Ivone Almeida, presidente do Colégio Brasileiro de Cerimonial.

*Monsenhor Joaquim Dourado (Igreja Nossa Senhora de Lourdes) é o aniversariante deste dia 29. Também faz aniversário na data Valman Miranda.

*Por hoje contei, amanhã eu volto.


Monsenhor Dourado