Postagem do dia 18.01.2016

UFC: mais de 160 mil inscrições no Sisu 2016; Administração (noturno) foi o curso mais procurado
          O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016 encerrou, na noite de quinta-feira (14), com 160.474 inscrições para a Universidade Federal do Ceará (UFC). Desse total, 54,2% são relativas a cotas. Os dados foram levantados pela Coordenação do Sisu na UFC nesta sexta-feira (15). Os números consolidados, com o ranking das universidades mais procuradas, ainda serão apresentados pelo Ministério da Educação (MEC) nos próximos dias. 
          O curso mais procurado na UFC foi Administração (noturno), com 6.196 inscritos. Na sequência, aparecem Medicina (Fortaleza), com 5.536 inscritos; Direito (noturno), com 4.438 inscritos; Enfermagem, com 4.333 inscritos e Psicologia (Fortaleza), com 4.213 inscritos.  Nesta edição do Sisu, a UFC ofertou 6.288 vagas em 108 cursos de graduação presencial em seus campi em Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús. Na média geral, a concorrência chega a 25,5 candidatos por vaga na Instituição.
          O número de inscrições foi menor do que em 2015, quando a Universidade recebeu mais de 187 mil inscrições. A redução ocorrida este ano ainda será analisada pela Coordenação do Sisu na UFC, a partir dos dados consolidados a serem apresentados pelo MEC.
          O MEC divulgará o resultado da chamada regular do Sisu nesta  segunda-feira (18). Os candidatos aprovados deverão solicitar matrícula em suas instituições nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Os estudantes não selecionados poderão se inscrever em Lista de Espera para sua primeira opção de curso, no site do Sisu (http://sisu.mec.gov.br/), de 18 a 29 de janeiro. (Fonte: Coordenação do Sisu na UFC – ingresso-sisu@prograd.ufc.br).

18.01.2016

Cachaça cearense entre as 10 melhores do Brasil
          A Cúpula da Cachaça divulgou os 50 rótulos de cachaça que estão sendo degustados para posterior raqueamento. Entre as 10 primeiras está uma cearense. Ao longo de quatro meses, uma lista com mais de mil cachaças   foi reduzida para 50 que, neste mês de janeiro,  serão raqueadas na segunda edição do “ranking” das cachaças brasileiras.
          Segundo matéria publicada no blog do jornal “O Estado de São Paulo” diversas cachaças que figuraram na primeira edição não somaram pontos para permanecerem entre as melhores nesta edição. Em nono lugar, entre as 10 melhores, está a cearense “Cedro do Líbano”, produzida pelo empresário Antônio José Bitar. A primeira colocada é a “Anísio Santiago”. Depois eu conto mais.

18.01.2016

Novo comando na Capitania dos Portos
        O Capitão dos Portos interino, Capitão-de-Fragata Eugênio Albuquerque Marques (foto),   convida para a  solenidade militar  de passagem de Comando ao Capitão-de-Mar-e-Guerra Leonardo  Salema Garção Ribeiro Cabral.
O local da cerimônia é a Capitania dos Portos e pede-se traje Passeio Completo (paletó e gravata) para os civis e, para os militares, o uniforme 5.3 ou correspondente.

18.01.2016

Educadores ambientais farão congresso em Fortaleza
                          
          O V Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial será sediado na Universidade Federal do Ceará, Departamento de Geografia, campus do Pici em Fortaleza, de 8 a 11 de junho deste ano. O objetivo é  promover debates e trocas de experiências acadêmicas a nível nacional, buscando contribuir com a difusão de ideias e trabalhos que buscam a construção de uma sociedade mais sustentável.
           Este evento envolve parcerias entre a Universidade Federal do Ceará - UFC (Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGe e Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA), 15 universidades públicas brasileiras e uma estrangeira (Cuba), incluindo seus respectivos programas de graduação e pós-graduação, além de diferentes grupos de pesquisa.

18.01.2016

Turismo LGBT do Festuris na Fitur de Madri
         Através de seu diretor, Eduardo Zorzanello (na foto com a sócia Marta Rossi), o Festuris foi convidado a palestrar na Fitur (Feira Internacional de Turismo), que ocorre em Madri, de 20 a 24 de janeiro, abordando o turismo LGBT e seu impacto no mercado.  O convite se deve ao  pioneirismo na abordagem do segmento em feiras, já que há oito anos o Festuris, de Gramado,  foi a primeira feira de turismo a abordar o segmento LGBT em uma feira de negócios, uma tendência que tem se solidificado com um crescimento de 10,3% ao ano, segundo dados da World Travel EC1 Tourism Council.
 
          Segundo Zorzanello, “é uma grande honra ter sido convidado a apresentar um case na Fitur, uma das mais importantes feiras de turismo do mundo, representando o Brasil e sendo um agente difusor de Gramado. A Fitur  é uma grande oportunidade de captar novos negócios no mercado internacional, estabelecer novos relacionamentos e fortalecer parcerias existentes”, reforça Eduardo, que ainda destaca a importância do Festuris em marcar presença com estande próprio durante os dias de realização da feira.
         Além da feira, Zorzanello  estará participando de outras atividades como a reunião da OMT, quando a Organização Mundial de Turismo debaterá com seus associados o plano de ação para 2016. Participará também da entrega do Prêmio Especial Silvia Zorzanello in memoriam, promovido pelo Grupo Excelências, que premia personalidades que se destacam no turismo.

18.01.2016

França elege Miss Prestige National
          A França elegeu no ultimo sábado  uma estudante de 23 anos, natural  da região da Picardia, Émile Secret (foto), como Miss Prestige National. O cenário foi a casa noturna “Soultzmatt”, em Haut-Rhin. Criado em 2010  devido a litígio entre os organizadores do concurso Miss France, o concurso era conduzido por “la dame au chapeau”, Geneviève de Fontenay, 83 anos, que compareceu para se despedir do público que lhe foi fiel ao longo de todos esses anos.
        “É uma página da  minha vida que é virada, provavelmente a última”, disse ele. “Nesta sociedade que  leva uma vida desenfreada, eu não me sinto mais em meu  ambiente”, ajuntou, deixando uma mensagem aos jovens que “procurem aproveitar todos os momentos da vida reservando tempo para apreciar um belo pôr de sol”. “Ela continuará sendo um ícone da moda fazendo  a cabeça dos franceses”, disse o diretor da casa de espetáculos Christophe Gonnet.
        Candidatas de quase todas as regiões francesas participaram do concurso, que foi transmitido por uma quinzena de canais de televisão regionais a cabo e Internet. (Fonte: Revista Le Point).

18.01.2016

Secult tem R$ 1,12 milhão para projetos carnavalescos
          O Edital Carnaval do Ceará 2016 disponibiliza um total de R$ 1.127.600,00, para apoio a projetos de todo o Estado. que podem ser inscritos em duas categorias  "Programação Carnavalesca" e "Agremiações Carnavalescas".  O valor do edital é o mesmo de 2015, quando a Secult realizou reajuste de 6% em relação ao investimento na edição anterior do edital.
          O secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio (foto), destaca que a Secult trabalhou para lançar o edital com antecedência, abrindo inscrições ainda em 2015, para beneficiar os proponentes e facilitar o trabalho de preparação e execução dos projetos, destinados a fomentar as manifestações carnavalescas em sua vertente mais popular e tradicional, contemplando iniciativas de todo o Estado.

        Com o feriado de Carnaval acontecendo de 6 a 9 de fevereiro de 2016, o objetivo é garantir a continuidade da iniciativa e o correto cumprimento dos prazos para pagamento e execução das ações em tempo hábil para a folia.

18.01.2016

Acessibilidade em ambientes culturais
          Estão abertas até 15/02 as inscrições para o Curso de Extensão em Acessibilidade em Ambientes Culturais, promovido de forma on-line (EAD) pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC) do Ministério da Cultura (MinC). O curso tem parceria com a UFRJ e a UFRGS. Email para contato: acessibilidadeculturalead@gmail.com.
        Detalhes no “Pensart – Gestão e Produção Cultural”, segundo  Tatyana Soares.

18.01.2016

39 anos  em benefício do setor de eventos 
          A Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC Brasil fez aniversário de fundação na sexta-feira, 15, completando 39 anos de atuação em defesa das empresas organizadoras e prestadoras de serviços para eventos, buscando que estas atividades sejam cada vez mais reconhecidas, valorizadas e respeitadas perante o mercado e as entidades institucionais e órgãos públicos.
          “São quase quatro décadas de trabalho para o fortalecimento e profissionalização do mercado de eventos, buscando  melhorias para todos que atuam no setor e, nesta data especial temos que agradecer a todos que já atuaram pela ABEOC, aos associados pela confiança e a todo o mercado e instituições públicas e privadas pela credibilidade e confiança que faz da ABEOC uma das mais respeitadas entidades do turismo e eventos do país”, afirma a presidente da ABEOC Brasil, Ana Cláudia Bitencourt (foto acima).
          Atualmente a entidade  possui cerca de 500 empresas associadas e ABEOCs estaduais regulamentadas em 11 Estados: Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além de representações no Distrito Federal e no Rio Grande do Norte.

18.01.2016

Índice de Confiança do comércio
          A Fecomércio, através do seu IPDC – Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento do Comércio, está consultando o empresariado na primeira pesquisa Índice de Confiança dos empresários do  Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Ceará em 2016, que deverá ser revelada nas próximas horas.

18.01.2016

CURTAS SOCIAIS
*Ricardo Palhano e sua mamãe Wanda (na foto com Solange Palhano e Angélica Bezerra)  são os aniversariantes desta segunda-feira, 18. Também marcam o calendário Firmo de Castro e Ana Moraes.
José Guedes
Trajano Almeida
*Em mesas separadas, sexta-feira à hora do almoço num restô em voga, com amigos, o artista plástico José Guedes e o médico Trajano Almeida.
*Esteve sendo festejado na sexta-feira porque marcava o calendário o querido fotógrafo Iratuã Freitas (na foto com Tereza Mindello).
*Segundo Macário Batista, os Ferreira Gomes – Cid, Ciro e Ivo,  mais o prefeito Veveu Gomes, se reuniram domingo  na Meruoca para traçar os rumos da campanha para prefeito de Sobral em 2016.
 
*Por hoje contei. Até amanhã.