25.07.2014


Agricultura Familiar em feira
O Governo do Estado, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e a Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultura Familiar convidam para a VII Feira Cearense de Agricultura Familiar, de 25 a 27 próximos, no Parque de Exposições Governador César Cals. Abertura dia 25, às 18 horas.

25.07.2014

Ah, Fortaleza!!! - cadeirante à noite

Na escuridão, mal dá para ser visto


          Quase todas as noites, na hora de maior movimento de tráfego, lá está ele pedindo esmola entre os veículos na esquina da Avenida Raimundo Girão, na frente do restaurante Tia Nair, Praia de Iracema, pilotando a sua cadeira de rodas. Ainda bem que ela é branca, o que permite melhor visualização pelos motoristas.
 

Malabarismo entre a calçada e os carros

           O assunto provocou comentários de participantes do Facebook, como a desembargadora Fernanda Uchôa, que postou comentando essa minha nota que também coloquei no Face: “A esmola acaba a dignidade de qualquer ser humano. Cadeirantes não devem ficar na rua pedindo esmola, mas inseridos no mercado de trabalho. Há lei que obriga as empresas a contratá-los. Eu não dou esmola. Ajudo a pessoas e grupos adquirirem cidadania e dignidade”

Desembargadora Fernanda

          E ela disse mais: “A maioria não quer trabalhar. Quer ficar na rua bebendo, se drogando , pedindo esmola e às vezes participando de golpes.”

Já Francisco Eufrásio afirmou sobre o mesmo assunto em postagem no seu Face: “Não concordo com o pensamento da desembargadora. É um problema social, portanto, da responsabilidade do governo conforme a constituição. Por que o judiciário fica inerte?”

25.07.2014

UFC terá Instituto de chinês

Reitoria da UFC

A Universidade Federal do Ceará será a primeira universidade federal do Norte-Nordeste a abrigar um Instituto Confúcio, também chamado de Hanban, abreviatura coloquial que designa o Instituto Nacional da China para o ensino de chinês como língua estrangeira.

Reitor Jesualdo

O acordo foi assinado em Brasília, no último dia 17 de julho, pelo Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Pereira Farias, e pela Diretora Geral da sede do Instituto Confúcio em Pequim (China), Srª Xu Lin.

A assinatura do documento fez parte da cerimônia bilateral realizada no Salão Leste do Palácio do Planalto, durante a qual foram firmados cerca de 40 acordos nas áreas de ciência, tecnologia, educação e cultura entre Brasil e China, na presença da Presidenta Dilma Rousseff e do Presidente da China, Xi Jinping. Também esteve presente ao evento o Coordenador de Assuntos Internacionais, Prof. Tito Lívio Cruz Romão, que negociou, como representante da UFC, a presença de uma filial do Instituto Confúcio na Instituição.
A expectativa é que as atividades de ensino da língua e cultura chinesas na UFC tenha início em um ano. (Fonte: Prof. Tito Lívio Cruz Romão, Coordenador de Assuntos Internacionais da UFC).

25.07.2014


Congresso de escritores

          De 25 a 27 deste mês acontece o IV Congresso de Escritores, Poetas e Leitores do Ceará tendo como tema  “A participação do escritor no processo de redemocratização política do Brasil” e, como sub-tema, “A arte como instrumento de libertação do homem”.
Será no auditório Paulo Freire da APEOC, no bairro de Fátima. Auriberto Vidal Cavalcante é um dos articulador.

25.07.2014

RoboCup em João Pessoa

João Pessoa

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) está repercutindo a realização da Copa do Mundo de Robótica, que teve início na sexta-feira passada e segue até esta sexta-feira (25), no Centro de Convenções de João Pessoa. Em entrevista ao portal da Embratur, o presidente do órgão, Vicente Neto, enalteceu o evento, em especial, pela vocação que o Brasil tem para a realização de eventos internacionais e a Paraíba como um excelente destino turístico.
“A Robocup, realizada alguns dias depois da Copa do Mundo FIFA 2014, vem confirmar a vocação do Brasil como sede de grandes eventos das mais diversas áreas, seja esportivo, religioso, de negócios ou de tecnologia”, afirmou o presidente.

Jogando futebol

         Atualmente, o Brasil está entre os dez países que mais realizam eventos internacionais segundo o ranking da ICCA (Internacional Congress and Convention Association).  A RoboCup 2014 está reunindo mais de 4 mil competidores de 45 países, em várias categorias, e tem registrado a presença de mais de 12 mil pessoas por dia, a maioria estudantes das escolas das redes públicas de ensino.

25.07.2014

Cangaço em estudos e exposição

Osmar Diógenes e a expô na AL


O Grupo de Estudos do Cangaço reunir-se-á na primeira terça-feira do mês de agosto,  dia 5, às 19 horas,  no auditório da Associação Brasileira de Odontologia,  na Rua Gonçalves Lêdo, tão bem presidida por José Maria Sampaio, segundo indica o jornalista Vicente Alencar.

Aliás, no “hall” de entrada da Assembleia Legislativa está acontecendo exposição sobre a vida de Lampião, com muitas fotos e vídeo, trabalho realizado pelo Memorial do Legislativo estadual presidido pelo ex-deputado Osmar Diógenes. A exposição vale a pena ser conferida por estudantes e pelos interessados na história do cangaço.

25.07.2014


Tempos compartilhado e fracionado no Ceará

A Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil – ADIT Brasil – promove a 2ª edição do ADIT Share, de 07 a 09 de agosto deste ano, no Beach Park/CE.

Beach Park

Considerado o principal evento nacional sobre Timeshare (Tempo Compartilhado) e Fractional (Tempo Fracionado), o ADIT Share irá enfocar os empreendimentos conceituados como Propriedades Compartilhadas, detalhando o funcionamento das modalidades de turismo de lazer e segunda residência que são amplamente conhecidas nos Estados Unidos, Europa, México e Caribe. No Brasil, os novos formatos de férias e lazer são apontados como o grande filão do setor turístico-hoteleiro. (Fonte: Câmara Brasil/Portugal Ceará).

25.07.2014

CURTAS SOCIAIS

Maria Luiza, Glória e Inês


*Neste sábado as amigas comemoram no Dalla´s, no almoço, os aniversários de Inês Távora, Glória Gomes Barbosa e Teresa Borges.

*“Frontstage” de Adriano Nogueira movimenta a festa de confraternização do 1º Raid Diagonal, dia 2 de agosto, no Vila Galé, com o “show” da dupla Luís Marcelo e Gabriel.
 
*Na festa de lançamento da revista “Exotic People Gourmet”, dia 4, também será comemorado o “niver” do editor Paulo Matta.

*Na sexta-feira ganharam  abraços pelo “nat” Alberto Carapeba, Gláucia Barroso e Irineide Silveira.

*Neste sábado os cumprimentos vão para os jornalistas Jocélio Leal e Celina Paiva, Ana Juaçaba e Aloísio Ximenes Júnior.

Ageu Brasil e Rafaela

*Os aniversariantes de domingo, 26, são Rafaela Aragão Brasil,  Edmilson Rodrigues, Andrea Delfino, Raimundo Padilha, José Romcy e Erle Rodrigues.

*Por hoje contei. Tenham todos um bom final de semana.