Postagem do dia 09.03.2017

Mulheres do Brasil contra a reforma previdenciária
        Sobre a questão da aposentadoria na reforma previdenciária que está sendo articulada, disse aos jornalistas na Assembleia o deputado Elmano de Freitas (PT): “O certo é a idade, o tempo de contribuição, se aposenta um pouco depois, e não essa forma do presidente Temer que quer que uma pessoa fique 49 anos contribuindo para a Previdência e tenha no mínimo 65 anos de idade para se aposentar.
"Assim ele  ataca diretamente professores e professoras, trabalhadores rurais e todos os trabalhadores de um modo geral;  as pessoas não ficam 49 anos empregadas permanentemente, exigir isso é significar que as pessoas vão morrer antes de se aposentar”, afirmou.
        O deputado também disse que a partir de agora   vai  ter mobilização em todo Brasil “com  todas as mulheres dos movimentos sindicais  parando para  se manifestar contra a reforma previdenciária do Michel Temer”. Os primeiros exemplos foram os diversos protestos acontecidos no dia 8. 

09.03.2017


09.03.2017

Mais pressão pela água do São Francisco
        Preocupados com o colapso de água no Ceará. e em Fortaleza em particular, dirigentes da Federação das Indústrias vão iniciar movimento no sentido de que as obras de transposição do rio São Francisco, no Eixo Norte, sejam concluídas ainda este ano e não apenas em 2018 como tudo leva a crer.
Eles querem que o empresariado industrial vá até o presidente Michel Temer para alertá-lo da “necessidade premente do reinício das obras imediatamente a fim de que se evite esse colapso anunciado”, dizem. Toda bancada cearense no Congresso deverá “marchar unida” com esse objetivo.

09.03.2017

Deputadas apontam desafios da sociedade contemporânea
        No Dia Internacional da Mulher - 8 de março, ontem, a Assembleia Legislativa realizou sessão especial pela manhã presidida pela a autora do requerimento deputada Fernanda Pessoa. Durante o dia   as deputadas cearenses destacam os desafios enfrentados pela mulher na sociedade contemporânea.  Independente das conquistas obtidas, seja na garantia de direitos ou na inserção em espaços antes ocupados quase exclusivamente pelos homens, as parlamentares acreditam que ainda há muito o  que ser conquistado.
        A deputada Bethrose (PMB) aponta a inserção da mulher no mundo político como um dos grandes desafios na atualidade. “Precisamos garantir cada vez mais mulheres na vida pública. É preciso incentivar a sua participação nas disputas políticas e uma representação no Parlamento e no Executivo cada vez maior do público feminino, até como forma de pautarmos questões hoje fundamentais para a sociedade, como políticas públicas para crianças e adolescentes,  idosos e para as próprias mulheres, colaborando assim na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, enfatiza.
          Já a deputada Fernanda Pessoa (PR) aponta “o empoderamento no mercado de trabalho” como um dos principais desafios da mulher moderna. “Um dos objetivos determinados pela ONU Mulheres é a inserção da mulher no mercado. Estaremos inclusive nos mobilizando através de encontros, debates e na aplicação efetiva de políticas públicas para esse objetivo”, afirma.
        A deputada Dra. Silvana (PMDB) critica a reforma da previdência em tramitação na Câmara Federal, por igualar o tempo de aposentadoria dos homens e mulheres. “É grave. Querem acabar com anos de conquistas trabalhistas das mulheres. Nós, mulheres, temos funções redobradas, triplicadas. Não é justo que precisemos nos aposentar tardiamente”, argumenta. (Fonte: Agência AL).

09.03.2017

Setfor manifesta apoio às barracas
        A Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza (Setfor) se manifesta a favor da permanência das barracas e estabelecimentos comerciais, que desde a década de 60 vem se instalando e contribuindo para o desenvolvimento local e da cidade, como lazer e atrativo turístico na Praia do Futuro.
        “A Setfor entende o  propósito da ação ajuizada, pelos autores do Ministério Público Federal (MPF-CE) e Patrimônio da União no controle urbanístico e ambiental, e se condescende da necessidade de ordenamento e fiscalização na área, contudo, reconhece a ação como radical, uma vez que os empreendimentos já se tornaram produto de prestação de serviços à população de Fortaleza e aos turistas que visitam a capital.
        “Trata-se, também, de um grande polo de geração de emprego e renda, que segundo a Associação dos Barraqueiros da Praia do Futuro motivam cerca de 7 mil empregos diretos, mais de 20 mil indiretos e geram na receita turística do Estado R$ 139,9 milhões ao ano.
        “A Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza reforça ainda o atrativo como, um grande diferencial mercadológico, único do gênero no litoral nordestino, inserido na cultura da cidade e consolidado em suas quintas-feiras do caranguejo, shows de humor e turismo esportivo”.
        A nota foi divulgada na tarde de terça-feira, 7,  pela Setfor. A questão deverá ser julgada pelo Tribunal Regional Federal, em Recife, no próximo dia 15.

09.03.2017


09.03.2017

Por que tanta preocupação?
        Não sei porque, com tanta praia no Ceará, espaços enormes do Icapuí a Barroquinha, e o Dr. Procurador Federal Alessander Sales foi se preocupar logo com esse pedacinho da Praia do Futuro, local de entretenimento dos fortalezenses e turistas e de "ganha pão" de milhares de trabalhadores.
        Ele poderia até mesmo dizer: "Pronto, vou manter as atuais, mas ninguém instala mais nenhuma barraca  em praia cearense". De acordo.

09.03.2017

Fortur e Comtur apoiam barracas
        Nesta quinta-feira, 9, de 14 às 17 horas, reúnem-se o Fórum de Turismo do Ceará e o Conselho Municipal de Turismo de Fortaleza para, em reunião conjunta, colocarem em pauta dois assuntos. O local será o Complexo de Comissões da Assembleia Legislativa.
        O primeiro é uma Agenda positiva com o Secretário da Regional II, Ferruccio Feitosa; o segundo a situação das barracas da Praia do Futuro em Fortaleza que, segundo os dirigentes das entidades fazem parte da  cultura e  do lazer  do cearense e dos visitantes, bem como geram milhares de empregos).

09.03.2017

Reunião para melhorar segurança
Os titulares municipais da Secretaria de Turismo, Alexandre Pereira, Secretaria Regional II, Ferruccio Feitosa,  e Secretaria Municipal da Segurança Cidadã, Azevedo Vieira,  participaram  de reunião com integrantes da Secretária da Segurança Pública do Estado do Ceará para planejar ações integradas de segurança e ordenamento da orla de Fortaleza.
         Participaram ainda   o coordenador de Planejamento Operacional da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) Fernando Menezes,  comandante da Polícia Militar, coronel Ronaldo Viana,  e o  delegado geral da Polícia Civil, Everardo Lima  para definir  ações imediatas para reforçar o policiamento na orla dos bairros Praia de Iracema
e Meireles, além de planejar a expansão deste reforço policial para outras áreas.         

09.03.2017


09.03.2017

Amigas Azuis em almoço
          A médica cardiologista Glaura Ferrer foi a anfitriã do almoço do seu grupo de amigas As Azuis na quarta-feira, 8,  no apartamento da nora Marciane Ferrer.
         Na foto: em pé, Márcia Medeiros, Mana Holanda, Leda Maria, Marciane Ferrer, Wilma Patrício e Maria Vital. Sentadas: Nadja Parente, Maria Vanda Sá, Tane Albuquerque e Glaura Ferrer.

09.03.2017

Leite em pauta
        O Sistema FAEC / SENAR convidando   para a palestra Mercado do Leite a ser proferida pelo Engenheiro Agrônomo Antônio Carlos,  Mestre em Agronegócio, especialista na cadeia de lácteos e instrutor de  Metodologia da Assistência Técnica e Gerencial do SENAR.
        O evento   ocorre às 17h00 desta quinta-feira,  9,  no auditório do Sistema FAEC / SENAR na Avenida Eduardo Girão, 317, Jardim América, em  Fortaleza. O presidente Flávio Saboya abre a nova sede da Federação para uma série de ações voltadas para o produtor rural.

09.03.2017

Cedro pegando água
        Como eu já havia mostrado no Facebook, o famoso açude Cedro, em Quixadá, Ceará,  construído na época do Império, em dois momentos: no mês de fevereiro de 2017 totalmente  seco, com o seu solo rachado, e agora, no início de março, com uma tênue lâmina de água em razão das chuvas na região. Deus seja louvado! As fotos são do grupo Radialistas do Ceará no WhatsApp.

09.03.2017

Filatelia em São Paulo
         A Filatelia brasileira mostrando vitalidade neste início de 2017 já  programou a realização do  19º Encontro Internacional de Filatelia e Numismática em São Paulo, no Novotel Jaraguá, nos próximos dias 17 e 18 do corrente mês.

09.03.2017

 
OBS: Para ver CURTAS SOCIAIS clique em Postagens mais antigas, por favor.

09.03.2017

CURTAS SOCIAIS
*Marca o calendário nesta  quinta-feira  George Assunção. Na foto George está com a sua Martinha e os filhos Thiago e Paulinha que faziam 15 anos.
*Hoje, 9, os cumprimentos vão para o secretário Mauro Benevides Filho.
*Nelson Montenegro (na foto à esquerda com o amigo Dão Cabral) escreve livro sobre meditação que pretende lançar até o final do ano no  Ideal Clube.
*As mulheres deputadas participaram na manhã desta quarta-feira de uma série de manifestações na Assembleia em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Na foto, a partir da esquerda: Augusta Brito, Mirian Sobreira, pastora Dra. Silvana, Rachel Marques, Fernanda Pessoa, Aderlânia Noronha e Bethrose.
 
*Por hoje contei. Até amanhã.