Postagem do dia 16.12.2016

Governo “força a barra” para extinguir TCM

         Foi apertada a votação para a aprovação do pedido de regime de urgência para a votação da emenda constitucional proposta pelo deputado Heitor Ferrer (PSB), e encampada  pelo Governo do Estado,  agora para a extinção (antes era fusão) do Tribunal de Contas dos  Municípios: 17 votos a 16. O assunto foi discutido nesta sexta-feira à tarde durante audiência pública.
        Deputados, conselheiros e personalidades administrativas do TCM, juristas, funcionários e diversas outras lideranças estiveram presentes à audiência. Na ocasião, o deputado Odilon Aguiar leu nota de repúdio à extinção do órgão assinada por todas as entidades representativas das categorias envolvidas com os procedimentos de auditagem e controle de contas públicas.
        A audiência foi convocada pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia e, segundo o deputado Roberto Mesquita, a iniciativa da extinção é inconstitucional.
        Também na ocasião o deputado Carlos Matos (PSDB) disse que “nunca vi tanto interesse dos faraós em ditar normas e comportamentos para esta Casa. Os deputados governistas estão a cada dia mais submissos”.

        NDR: faraós que ele se refere são os Ferreira Gomes (Cid e Ciro).

16.12.2016


16.12.2016

Protesto contra a fusão de órgãos do Estado
           As galerias da Assembleia Legislativas nestes dois últimos dias, e hoje, 16, estiveram ocupadas por funcionários do Tribunal de Contas dos Municípios e por servidores da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas que protestam contra a fusão dos órgãos “e as maldades contidas nos projetos enviados pelo Executivo para votação pelo Legislativo”, disseram aos jornalistas.
          Familiares de policiais também marcaram presença com faixas "O narcotráfico está nos matando. Tome uma atitude, Governador", entre elas.

16.12.2016

Personalidade Turística 2016
  Eliseu Barros conduz com sua diretoria nesta sexta-feira a confraternização de fim de ano da ABIH|-Associação Brasileira da Indústria de Hotéis/Ceará reunindo associados e convidados especiais quando entrega o Troféu Habib Ary – Personalidade Turística de 2016. 
         O agraciado do ano é o chanceler da Unifor, Airton Queiroz (foto do arquivo), por relevantes serviços prestados pelas empresas do grupo de comunicação que preside (o Sistema Verdes Mares) ao turismo cearense. O evento tem como cenário o Hotel Gran Marquise.

16.12.2016


16.12.2016

APEOC repudia aumento no valor da Previdência do Estado
            O Sindicato APEOC distribuiu nota com os deputados repudiando “a proposta do Governo em aumentar o valor da contribuição paga pelos servidores ao sistema de Previdência. Os professores, servidores e todos os trabalhadores brasileiros têm o direito de desfrutar de uma aposentadoria digna”.
         
E adiante: “Não aceitamos ser utilizados como moeda de troca pelo governo do estado para recebimento de recursos federais. Não seremos o laboratório da reforma proposta por Temer e aplicada à risca pelo governador Camilo Santa”. Assina a nota Aluizio Melo, da Direção do sindicato

16.12.2016

Caminho quase sem saída

       
Vejam aí, qual o futuro dessas crianças já envolvidas em pequenos furtos e assaltos apreendidas pela Polícia? Quando enveredam pelo crime muito dificilmente conseguem sair. Não há projetos para eles. O menorzinho já sabe até qual a postura diante da polícia: mãos para trás.
       
Apenas em Fortaleza muitos bairros habitados por gente pobre, por falta de política social adequada, estão se transformando em verdadeiras fábricas de jovens marginalizados, a porta de entrada para o crime e drogas e todas as consequências que conhecemos.

16.12.2016

Colégio da Polícia no Cariri diploma primeira turma
         “Fiz questão de vir prestigiar os concludentes do colégio militar, que, inclusive, são premiados e já conquistaram resultados importantes na vida pessoal. Não tenho dúvidas de que essa unidade será referência para a Região e isso nos enche de felicidade. Ainda mais porque, em 2017, vamos fazer uma grande reforma para melhorar as instalações do colégio".
        As palavras são do governador Camilo Santana, que na noite desta quinta-feira (15) participou da formatura de 92 alunos da primeira turma do Colégio da Polícia Militar do Cariri, em Juazeiro do Norte. O ensino militar foi incorporado na unidade, a partir do decreto Nº 31.869, de 30 de dezembro de 2015. O segundo Colégio da Polícia Militar do Ceará, o primeiro do interior do Estado, conta, atualmente, com 1.000 alunos do 8º ao 3º ano, distribuídos em 29 turmas, nos períodos da manhã e tarde.
         Em apenas 11 meses de existência, a instituição já coleciona 48 medalhas, sendo 23 de ouro e as demais de prata e bronze, premiadas em competições como a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, Mostra Brasileira de Foguetes, Olimpíada Internacional de Matemática, Olimpíada Nacional de Geografia e com trabalhos credenciados na Feira de Ciências no Estado do Pará – com classificação para nova etapa em Minas Gerais –, entre outras conquistas. (Fonte: Comunicação/Abolição).

16.12.2016


16.12.2016

A cada dia mais caras
          E as maçãs, hein? Vejam a que preço chegou o quilo num supermercado de Fortaleza na quinta-feira, 15 de dezembro: 13 reais e 98 centavos.
        E também as tangerinas, hein? Tão pequenas e tão caras... 11,98 reais o quilo no dia 15 de dezembro 2916... valor de quase 3 quilos de arroz comum. Assim a economia fica mesmo descompensada!

16.12.2016

Programação especial gratuita no Theatro José de Alencar
          A cada dia 17  o Theatro José de Alencar promove uma programação especial com entrada franca, em alusão à data de seu aniversário. Neste sábado, o TJA traz ao público cearense, a partir de 14h, uma programação que começa com a visita guiada, seguida do Concerto Natalino de músicas líricas e em jazz e blues, às 15h, no Foyer. A Orquestra Jovem Meu Bem Querer se apresenta no palco principal do equipamento, às 16h.
        A peça de Teatro "Experimento Nº 4", do CPBT, com direção de Joca Andrade, será encenada  às 16h e às 19h, na Sala de Teatro Nadir Sabóia, gratuitamente, e com classificação indicativa de 12 anos. Às 17h, o TJA recebe o Pastoril Nossa Senhora de Fátima, no Jardim de Burle Marx, seguido do Concerto de Natal, às 17h30, no Foyer. 
        O Coral Cherry Boys se apresenta na calçada do Theatro, às 18h. A programação de aniversário do TJA se encerra às 19h, com a Orquestra Filarmônica do Ceará e o Coral no Palco Principal, apresentando o Concerto de Natal.

16.12.2016

Senado suspende cobrança para despachar bagagem
          À noite passada, o Senado aprovou proposição que proíbe à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) de autorizar às companhias aéreas  cobrarem  por despacho de bagagens nos voo domésticos e internacionais.
        Agora a propositura será votada pela Câmara Federal que manterá ou derrubará a medida, que ainda poderá ser vetada pelo Presidente da República. A ANAC alega que a medida “visa melhorar a prestação  de serviços da aviação brasileira.

16.12.2016


16.12.2016

CURTAS SOCIAIS

*Pesar na sociedade com a morte de Ciano Cunha, irmão de Tatiana Lins, sepultado nesta sexta-feira. Minhas solidariedades à família.
*A turma que se reúne aos sábados para almoço no L´Escale faz amanhã a sua confraternização natalina juntando donativos para o natal das crianças com câncer.
*Nesta sexta-feira, 16, foram cumprimentados porque marcaram o calendário o jornalista Paulo Karam (foto abaixo) e Ana dos Santos (sra. Antônio dos Santos).
*Neste sábado os abraços vão para Romeu Cysne Prado (na foto abaixo, à direita, com Vicente Alencar) notável expoente dos meios universitários e rotários e uma querida figura da sociedade.
 *É também o aniversário de Heloisa (sra. Firmo de Castro, foto abaixo). 
*A Unifor fecha seu campus até o final de janeiro para manutenção.
 
*Mas vão ficar funcionando nos finais de semana a exposição da Coleção Airton Queiroz, que foi prorrogada, o Café das Artes e as corridas na pista de atletismo.
*Bel e Osler Machado movimentam confraternização da lista afetiva.
*Os fotógrafos com atuação nas colunas sociais também programaram reunião de confraternização natalina. Geovanne Jenkins (na foto abaixo o último à direita) na coordenação.

*Por hoje contei. Tenham todos um bom final de semana.