Postagem do dia 16.05.2016

Luta de muitos anos pelo curso de Medicina em  Iguatu
          “Lutou-se muito para se conseguir um Curso de Medicina para Iguatu e agora ele chega por decreto presidencial”, disse o deputado Agenor Neto na Assembleia referindo-se ao decreto da então presidente Dilma criando sete novos cursos de Medicina no Ceará: Itapipoca, Crato, Iguatu, Quixadá, Quixeramobim, Crateús e Russas. “Só demagogia”, completou o deputado.

        Em sua página em uma rede social, o governador Camilo Santana anunciou a novidade, enumerou as cidades selecionadas e apontou que esta é uma grande conquista para os moradores dessas regiões. Anúncio acontece após cortes em vários projetos da Educação em âmbito nacional.
          “Estou muito feliz. Essa foi uma grande conquista para o Ceará. São sete municípios que, agora, estão aptos a receber faculdades de Medicina. Será muito importante para a interiorização do ensino superior em nosso Estado”, destacou Camilo.

        Em 2015 o Ministério da Educação (MEC) divulgou cortes no orçamento da educação do país. Ficou decidido no ano passado que seriam cortados 50% das verbas destinadas ao orçamento das instituições federais de ensino superior.
        O deputado Agenor disse que vai continuar acompanhando a questão e cobrando a promessa.

16.05.2016

“Muito arrocho salarial”
        A deputada Rachel Marques (PT) disse na tribuna da Assembleia: “Aguardem o que vem por aí: muito arrocho salarial, mas nós vamos lutar e ficar atentos para que não haja retrocesso nem cortes nos programas sociais".

16.05.2016


16.05.2016

Dia Nacional da Luta Antimanicomial
 
           O Dia Nacional da Luta Antimanicomial, 18 de maio, será celebrado com uma programação especial no Cineteatro São Luiz e Theatro José de Alencar. Realizadas em parceria com o Fórum Cearense da Luta Antimanicomial e demais apoiadores do movimento, as atividades começam na terça-feira, 17/5, com exibição do filme "Nise - O Coração da Loucura" (2015), de Roberto Berliner, com Glória Pires, no São Luiz. O longa-metragem conta a história da doutora Nise da Silveira, que propõe uma nova forma de tratamento, a partir da arte, aos pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia. Toda a programação terá entrada franca. 
    Na quarta-feira, dia 18/5, o TJA recebe dois espetáculos de teatro: o monólogo "Diário de um Louco", de Paulo Ess, às 14h, no palco principal; e a peça ­ "Amarga Ceia: Por que mataram Jesus?", às 15h, no jardim do TJA, com os Grupos Eloins Fractais,  Loucos Por Poesia, GTO Sociedade CAPS e Grupo de Experimentação e Socialização em Teatro do Oprimido (GESTO). A peça "Diário de um Louco" volta a ser apresentada no dia 24/5, às 9h, no Cineteatro São Luiz. 
          Fazendo parte da programação, até o fim de maio, o Fórum Cearense da Luta Antimanicomial,  está com a exposição coletiva "Olhares Diversos na Luta Antimanicomial" em cartaz no TJA, trazendo as obras de J W Crispim, J C Bandeira, Marina Rodrigues, Sandra Barros e José Edmar. 
   Com curadoria de Raimundo Lima, "Olhares Diversos na Luta Antimanicomial" é uma exposição de pinturas e objetos de artistas que vivenciam o limite da existência. Horários de Visitação: de terça a sexta, de 9h às 18h, e de sábado a domingo, de 14h às 18h.

16.05.2016

90 anos de muita história
          Os manos gêmeos Adauto e Humberto Bezerra, duas das maiores lideranças políticas e econômicas do Ceará, vão festejar 90 anos de idade e para esse grande evento estão convidando “para celebrar uma trajetória de vida e muita história para contar”.
          Será no dia 3 de junho, às 20 horas, no La Maison Buffet. Como nas festas dos 60, 70 e 80 que participei haverá surpresas em termos de atrações. Aviso aos que gostam de ir a festas especiais sem convite: pede-se confirmação e há cartão especial para acesso.

16.05.2016

Rolezinho pela ZPE
           A sempre bem informada colunista Sônia Pinheiro (na foto com o cantor Levi Castelo Branco)  registrou: “A direção da ZPE Ceará vai mostrar a jornalistas os investimentos consolidados na área, assim como a expansão da sua poligonal, que ficará com 6.182,44 hectares.
      A ampliação do espaço foi garantida pela presidente Dilma Rousseff na semana passada e deve criar um ambiente diferenciado para exportadores.
     O “press trip” será na próxima  quarta-feira e incluirá visitas às obras da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), aos dois novos berços de atracação do Porto do Pecém e a termelétrica Pecém”.

16.05.2016


16.05.2016

Um novo estilo de Vando
      O artista plástico Vando Figueiredo (foto) criou este belo “tableau” da editora da revista “Life Stylo”, Hilma Braga.
         Ela mesma disse no Face: “É um trabalho muito bonito que foi feito a partir de uma foto minha (bem antiga), todo com colagens da revista Life Estilo, superexclusivo!!! Tem muita gente que já saiu na revista e agora está eternizada no meu quadro. Amei, vai ficar na minha sala”.

16.05.2016

Semana Nacional de Museus: MIS inaugura espaço, exposições no Museu do Ceará, Sobrado José Lourenço, Museu Sacro. Tudo grátis 
          De 16 a 22 deste mês  acontece a 14ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com apoio do Sistema Estadual de Museus do Ceará, para comemorar o Dia Internacional de Museus (18/5).
          Durante a semana, a Secretaria da Cultura do Estado (Secult) anuncia  a inauguração do Pátio MIS, no Museu da Imagem do Som.
          O novo espaço abrigará, em sua inauguração, a exposição “Orson Welles entre os povos do mar", com 25 fotos de Chico Albuquerque, entre outras atividades.
          "A Semana Nacional de Museus é um convite às pessoas da mais diversas regiões do Ceará a visitarem os museus e conhecerem um pouco de sua cultura e história", destaca Carla Vieira,  diretora do Museu do Ceará e do Sistema Estadual de Museus.
        Durante a semana, Sobrado Dr. José Lourenço (foto) receberá um programação com exibição de filmes, palestra e oficina, de 17 a 21/5. A exposição "Fimerzas - Resistência Poética", com peças do MiniMuseu Firmeza, estará aberta para visitação e a exposição "Poema das Águas" terá abertura no dia 21/5, às 10h.
        Já o Museu do Ceará recebe, nos dias 19 e 20/5, a XII Semana Paulo Freire, com mesas redondas e lançamentos de livros para debater o tema "Capitalismo, Civilização e Trocas Culturais no Ceará". 
          De 14 a 22/5, os Núcleos de Ação Educativa dos museus do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura realizam exposição, exibição de filmes, seminários e encontros sobre a Semana Nacional de Museus. No dia 20/5, os museus do CDMAC convidam pesquisadores para discussão do tema paisagem cultural e urbanidade em Fortaleza, às 19h.
         O Museu Sacro São José de Ribamar, em Aquiraz, realiza, no dia 18/5, às 10h,  a abertura da exposição "Influência Indígena - Comunidade Jenipapo-kanindé - Cidade de Aquiraz – Museu Sacro". A exposição é composta por fotografias e objetos Indígenas  que mostram a influência da cidade no cotidiano  da comunidade indígena e a sua relação com o Museu Sacro. (Fonte: Ascom/Secult).

16.05.2016

Curso para voluntário da Cruz Vermelha
                           
          A filial Ceará da Cruz Vermelha abre inscrições nesta segunda-feira (16/05) para o Curso Básico de Formação Institucional, para voluntários interessados em prestar auxílio a quem se encontra em situação vulnerável, que acontecerá no  dia 28 próximo,  de 8h às 17h, na Assembleia Legislativa.
          No curso, os participantes recebem informações sobre a história e os princípios da instituição, para compreender melhor o seu funcionamento.
          Após essa capacitação, os voluntários da Cruz Vermelha são alocados a partir de suas aptidões, interesses e disponibilidade. A inscrição custa R$100,00 e permanecerá aberta até as 50 vagas serem ocupadas. Informações e contato com Allan Damasceno, Diretor Executivo, (85) 9 8891.5799.

16.05.2016


16.05.2016

Festa  de Pentecoste em Boa Viagem
        Domingo, 15,  a Paróquia de Nossa Senhora de Boa Viagem celebrou a festa de Pentecoste no município. Este foi  o terceiro ano consecutivo de celebrações.
          Evento religioso de grande importância para os moradores do município e que reúne grande público, o evento teve lugar no Estádio Serjão, começando às  17h, sob a coordenação do padre Erineudo.

16.05.2016

Feira de Negócios e Camarão em Camboriú
    A BNT Mercosul realiza nos dias 20 e 21 de maio em Itajaí, Balneário Camboriú, e Beto Carrero, a 22ª edição de sua tradicional Feira de Negócios Turísticos. Durante o evento, na sala de imprensa, ocorre o lançamento da 4ª edição do Festival do Camarão de Porto Belo.
         O “Petit Comité” está marcado para às 17h, nos dois dias de feira. Trata-se de um momento exclusivo para a imprensa. O Festival ocorre entre os dias 13 e 16 de outubro de 2016, em Porto Belo, cidade do Litoral Catarinense que fica a 50 km de Florianópolis. (Fonte: Jornalista Jefferson Severino).

16.05.2016

Primeiro aninho com tema marítimo
         Num belo cenário infantil tendo  por tema o fundo do mar, Balila (nascida Felício)  e Sérgio Nottingham  movimentaram a festa de primeiro aniversário do herdeirinho Gabriel.
          Toda a ambientação, arranjos e lembrancinhas preparadas pela prendada mamãe do aniversariante,  que teve os seus parabéns cantados entre os familiares  e muitos amigos, além do bolo e da tradicional velinha, claro.
        Avós, tios, tias, primos, familiares e amigos das duas famílias (os Felícios e os Nottingan)  presentes participando dessa alegria dos queridos papais.
Avós maternos Heloise e Oberdan Felício.

16.05.2016


Para as notas CURTAS SOCIAIS clique  em Postagens mais Antigas.

16.05.2016

CURTAS SOCIAIS
*Neste domingo o prefeito Roberto Cláudio (foto) reinaugurou a Praça do Hospital Militar, na Desembargador Moreira,  ex-Praça das Flores, agora nomeada Praça Dr. Carlos Alberto Studart.
*A partir desta semana, o almoço-reunião do Rotary Fortaleza, que acontecia às quintas-feiras no Ideal Clube, passa a se realizar às sextas-feiras no mesmo local. Decisão sacramentada pelo presidente Tarcísio Porto (foto abaixo).
*Amanhã, terça-feira, será oficialmente aberta a exposição “Os 8 de Maio” na Galeria Benfica Arte do Shopping Benfica.
*Marta Cambraia (foto) teve seu “nat” festejado pela turma de ex-alunas do Colégio da Imaculada em grupo convocado por Emilse Barros de Oliveira.
*O ex-deputado estadual e empresário da área imobiliária  Manoel Castro Neto (foto) foi cumprimentado no sábado, 15, porque marcou o calendário.
*Muda de idade nessa segunda-feira, 16, o escritor e “imortal” de várias academias de letras Seridião Montenegro (foto) e também o ex-governador  Lúcio Alcântara.

*É igualmente dia de cumprimentar Antônio Cardoso Linhares pelo mesmo motivo. Na foto abaixo com os amigos Euler Pontes e João Araújo Sobrinho.
*E, na terça-feira 17, os abraços vão para os  empresários Fernando Cirino (foto abaixo) e Luiz Cidrão. É também a idade nova de Norma Guimarães e Esther Barbosa.

*Por hoje contei. Até amanhã.