16.05.2016

Semana Nacional de Museus: MIS inaugura espaço, exposições no Museu do Ceará, Sobrado José Lourenço, Museu Sacro. Tudo grátis 
          De 16 a 22 deste mês  acontece a 14ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com apoio do Sistema Estadual de Museus do Ceará, para comemorar o Dia Internacional de Museus (18/5).
          Durante a semana, a Secretaria da Cultura do Estado (Secult) anuncia  a inauguração do Pátio MIS, no Museu da Imagem do Som.
          O novo espaço abrigará, em sua inauguração, a exposição “Orson Welles entre os povos do mar", com 25 fotos de Chico Albuquerque, entre outras atividades.
          "A Semana Nacional de Museus é um convite às pessoas da mais diversas regiões do Ceará a visitarem os museus e conhecerem um pouco de sua cultura e história", destaca Carla Vieira,  diretora do Museu do Ceará e do Sistema Estadual de Museus.
        Durante a semana, Sobrado Dr. José Lourenço (foto) receberá um programação com exibição de filmes, palestra e oficina, de 17 a 21/5. A exposição "Fimerzas - Resistência Poética", com peças do MiniMuseu Firmeza, estará aberta para visitação e a exposição "Poema das Águas" terá abertura no dia 21/5, às 10h.
        Já o Museu do Ceará recebe, nos dias 19 e 20/5, a XII Semana Paulo Freire, com mesas redondas e lançamentos de livros para debater o tema "Capitalismo, Civilização e Trocas Culturais no Ceará". 
          De 14 a 22/5, os Núcleos de Ação Educativa dos museus do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura realizam exposição, exibição de filmes, seminários e encontros sobre a Semana Nacional de Museus. No dia 20/5, os museus do CDMAC convidam pesquisadores para discussão do tema paisagem cultural e urbanidade em Fortaleza, às 19h.
         O Museu Sacro São José de Ribamar, em Aquiraz, realiza, no dia 18/5, às 10h,  a abertura da exposição "Influência Indígena - Comunidade Jenipapo-kanindé - Cidade de Aquiraz – Museu Sacro". A exposição é composta por fotografias e objetos Indígenas  que mostram a influência da cidade no cotidiano  da comunidade indígena e a sua relação com o Museu Sacro. (Fonte: Ascom/Secult).

Nenhum comentário:

Postar um comentário