Postagem do dia 30.05.2016

Órgãos de segurança convidados à Assembleia
          Agora pode ser que as questões relacionadas à segurança no Estado sejam esclarecidas. Por iniciativa do presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque (PDT-foto), as autoridades gestoras da área de segurança pública no Estado participarão de uma exposição-debate no Poder Legislativo, na próxima quarta-feira (01/06), a partir das 11 horas.
        Os principais expositores são os secretários estaduais da Segurança Pública, Delci Teixeira (foto acima), e da Justiça, Hélio Leitão (foto abaixo).
        Também participarão os gestores da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Os últimos acontecimentos, como mortes nos presídios, fugas, greve dos agentes penitenciários, etc. vão estar em pauta.

30.05.2016


30.05.2016

Secretário Arialdo convocado para explicar falta de renovação de convênio para Centro de Eventos de Iguatu
                                           
        A base aliada do Governo na Assembleia cochilou e  deputado Agenor Neto (foto) fez aprovar  requerimento convocando o secretário de Turismo do Estado para explicar falta de renovação de convênio.
          “A Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca da Assembleia Legislativa do Ceará aprovou a convocação do secretário de Turismo do Estado, Arialdo Pinho (foto), para prestar esclarecimentos sobre a falta de renovação de convênio do Centro de Convenções de Iguatu. Na semana passada o requerimento de Agenor Neto chegou a ser lido em plenário, e foi a voto, mas quando o placar estava de 15 a 4 em favor do parlamentar, o Governo encaminhou para que os deputados da sua base não votassem e se retirassem do plenário. Por falta de quórum a sessão foi suspensa.
          “O pedido, aprovado pelos parlamentares na quarta-feira (25/05), partiu do deputado Agenor Neto (PMDB), que vem se pronunciando no plenário da casa cobrando a renovação do aditivo de prazo do contrato, celebrado em 2010, entre a Prefeitura de Iguatu e o Estado.
          “A assinatura do aditivo, que nem dinheiro envolve, foi autorizada pelo governador do Estado, Camilo Santana (foto), mas o secretário de Turismo Arialdo Pinho se recusa a assinar, então resolvemos convocá-lo para esta casa para que ele possa dar explicações do real motivo da não assinatura da renovação desse convênio", disse Agenor Neto. (Notícia de Macário Batista).

30.05.2016

A dialética de dois profissionais da comunicação sobre tema da atualidade: Lava Jato e adjacências
O radialista Cláudio Teran postou em seu Facebook na sexta-feira, 27:
“DA SÉRIE: "QUEM FOR TOLO..."
          “É preciso ser muito ingênuo o sujeito se  acreditar que algum político ou algum partido é a favor da Lava Jato. Claro que não! Só em público, nas gravações para a imprensa, eles posam de "favoráveis". Nos bastidores o comportamento é igual ao da galera do PMDB e o PT. Sim!
          “Não podemos esquecer  de comparar as gravações de Renan; Jucá e Sarney com as de Lula-lá. Ou já esqueceram? Nas gravações de Lula o que temos: ataques a Moro;  ao STF; a Rodrigo Janot; ao Ministério Público... e muita conversa feia com maquinações para barrar as investigações. Ou seja o cardápio (e a lama) é idêntico porque  nesse podre sistema, NENHUM POLÍTICO quer que  a Lava Jato tenha sequência.
          “Tipos como Sérgio Machado são típicos da política  nacional. Fazem todo tipo de falcatrua a mando de  quem os colocou em postos chave com a certeza  de que neles nada nunca chegará. Sempre foi assim. Não é mais. Quantos outros Sérgios Machados temos nos  Estados e municípios país afora?
        “A Lava Jato tem prestado muitos serviços ao  Brasil,  e um dos mais notáveis é acuar. Sérgio Machado brandiu seu  gravador de bolso porque sentiu que um xilindró o  aguarda. Está acossado, apavorado. Quando alguém como ele teme ser preso temos  um avanço numa Nação onde o normal é  que bandido preso seja pobre;  negro e desvalido.
          “'The times day are a changin bandidões de relógios Bulowa e sapatos de cromo alemão. A Lava Jato "imparável" vai pegar vocês...”

“Quem tem rabo preso não quer que a Lava Jato funcione”
        Demétrio Andrade, jornalista, músico, respondeu no mesmo Facebook:  “Caro Cláudio Teran,  evidentemente, quem tem rabo preso - de qualquer partido - não quer que a Lava-jato funcione. Mas agora que o caldo tá entornando, colocar o PT no mesmo saco DESTA FORMA é um modo injusto de esboçar a realidade.
1) Você pode detestar o PT, a Dilma e o Lula, mas tem que reconhecer que instituições como a PF, o MPF e o PGR só funcionaram de forma independente e com o mínimo de ingerência nos governos petistas;
2) Ouça as gravações do Lula e compare. As reclamações dele contra Moro (foto) e Janot (foto abaixo) não são contra a Lava-Jato, mas contra o fato de que a Lava-Jato mirou prioritariamente o PT. Os demais corruptos de outros partidos estão soltos. E governando;
3) Você pode dizer que o PT fez alianças, em nome da governabilidade, com todo tipo de representantes da pior canalha política. E pagou pelo discurso de querer ser palmatória da humanidade. Mas hoje está mais do que evidente que o mar de corrupção que ainda existe é muito, mas muito anterior ao PT. Dizer que o processo "se aprofundou" ou "piorou" com o PT é também conversa pra boi dormir;
4) Você pode desejar ardentemente que Lula e Dilma estejam envolvidos. Mas é no mínimo esquisito que um cidadão como o Lula, que está na reta das investigações desde 1977 ainda não tenha sido enquadrado em um ilícito sequer. E que as gravações que vazam agora são unânimes em reconhecer Dilma como honesta”.

30.05.2016


30.05.2016

Jornalistas de turismo fazem congresso em Santos com visita às cidades da Costa da Mata Atlântica
        De 30 deste a 2 de junho acontece na Costa da Mata Atlântica, em Santos, o maior evento de jornalistas especializados em turismo da América Latina, o XXXIII Congresso Brasileiro da Abrajet (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo), organizado pelas Abrajet de São Paulo e nacional.
        O evento terá como cenário o Mendes Convention, em Santos, e vai discutir relevantes assuntos ligados à profissão e ao turismo brasileiro. Entre os assuntos o  congresso inclui o tema  “O Futuro do Jornalismo de Turismo”  e como será seu papel dentro da indústria que mais cresce no mundo. Haverá ainda  Assembleia Geral e eleições para a Diretoria Nacional. 
          Aí está o cerne de algumas desavenças entre os abrajeteanos por conta das duas chapas que irão disputar a eleição para a diretoria nacional. A chapa da oposição é  encabeçada pelo tocantinense Luís Pires (foto acima).
E a da situação com a atual presidente Miriam Petrone (foto)  disputando a recondução. Isso gerou um “racha” na unidade da associação. O embate será nesta quarta-feira, dia primeiro. Os dois lados estão certos da vitória.
        Depois da Assembleia, os Famtur serão distribuídos entre as nove cidades que compõem a região, visitando desde as belas paisagens da Mata Atlântica e também lugares que fazem parte da história do Brasil, como a cidade de São Vicente (foto), a mais antiga do país, fundada em 1532.

Apoios fundamentais
        As parcerias formadas ao longo do tempo foram fundamentais para a realização do Congresso, entre elas, deve se destacar a do  Santos e Região Convention & Visitors Bureau,  que não mediu esforços em sensibilizar a rede hoteleira, destinos turísticos e autoridades para a importância do evento na região da Costa da Mata Atlântica.
          Criado em 8 de abril de 2002, o Santos e Região Convention & Visitors Bureau é uma entidade  formada a partir da união da iniciativa privada, poder público e entidades de classe e sua área de atuação abrange nove cidades: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, região que hoje é denominada como Costa da Mata Atlântica.
          A empresa aérea Avianca está subsidiando o transporte dos jornalistas oriundos de outros estados com tarifas que permitem seu deslocamento até a cidade de São Paulo. A Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo  será responsável pelos transfers, através de seu programa Roda São Paulo.

Conhecer para divulgar
        “A realização de um Congresso de Jornalistas de Turismo é importante porque são eles que vão levar de forma profissional as principais informações sobre o destino visitado. E,  neste caso, a região da Costa da Mata Atlântica que está repleta de opções para todos os estilos de turismo. Formada por uma faixa de litoral, contornada pela Serra do Mar, as nove cidades que a compõe  oferecem desde praias paradisíacas à mata fechada com cachoeiras, ou história do Brasil com a primeira cidade do país ou a vida de Anchieta. Os passeios por esta região sempre trarão aventura, cultura e prazer infindáveis”, afirmam  os organizadores.

30.05.2016

Água de esgoto, mato e lixo  em bairro símbolo de Fortaleza
          Andando pelas ruas é que a gente vê as coisas. Por exemplo, os governos (estadual e municipal) dizem estar super preocupados com o Aedes e seus companheiros. Gastam um montão de dinheiro com propaganda, mas não veem isso, numa área super movimentada como a Av. Santos Dumont com a rua Rodrigues Júnior, na Aldeota. Na quinta-feira, 26, eu vi. E pela altura do mato o problema não é de hoje, não...
          Não muito distante dali, ainda na mesma Avenida Santos Dumont, próximo ao Colégio Militar, um monte de lixo de vários dias era visível para todos...

30.05.2016


30.05.2016

Jornalistas do interior terão Tv e rádio pela Internet
         Ao completar 53 anos de vida a ACEJI (Associação Cearenses dos Jornalistas do Interior) está concluindo a primeira fase do projeto-piloto em comemoração aos 53 anos da entidade “que está avançando rapidamente”, diz o jornalista João Ferreira, presidente da associação.
        Ainda segundo ele, “Em breve teremos um estúdio digno da rádio e TV Aceji online, onde nossos comunicadores poderão produzir e apresentar programas ao vivo ou gravado para transmissão pela Internet”, afirma.

30.05.2016

UFC não participa da segunda edição do Sisu 2016
          A Universidade Federal do Ceará não participa da segunda edição de 2016 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2016.2), cujas inscrições terão início nesta segunda-feira (30). A Coordenação do Sisu na UFC esclarece que, assim como aconteceu nos últimos três anos, todas as vagas da Instituição (para ambos os semestres letivos) foram ofertadas na primeira edição do Sisu (Sisu 2016.1).
          Possíveis vagas decorrentes de desistências e cancelamentos formais no segundo semestre letivo serão ocupadas por candidatos inscritos em Banco de Suplentes, por meio de eventuais convocações nos meses de agosto e setembro.
        As possíveis convocações ocuparão tanto vagas decorrentes de desistências formais quanto as que não forem confirmadas no período de Confirmação Presencial de Matrícula – que ocorrerá nos dias 8 e 9 de agosto, nas coordenações de curso. Mais informações somente pelo e-mail ingresso-sisu@prograd.ufc.br. ( Fonte: Coordenação do Sisu na UFC).

30.05.2016

Proparque e a Festa da Vida 2016

          Festa da Vida 2016, no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, acontece  das 16 às 19h, no Parque Rio Branco (foto abaixo). A festa  é um projeto de comunicação do Movimento Proparque realizado desde 1998, em conjunto com as forças sociais que promovem a vida, sob qualquer aspecto – portanto, não só o estrito ambiental.
          Neste evento as entidades divulgam o que fazem pela vida. Trazem registros de seus atos, divulgam suas campanhas, expõem e vendem seus produtos e serviços, se for o caso. Meios para isso: exposição, teatro, música, performance, manifestação, oficinas,  canto, panfletagem. Cada entidade providencia tudo o que precisar.
        Inscreva-se grátis com um e-mail para gritepelavida@gmail.com, dizendo o que pretende fazer ou expor na festa. Luísa Vaz é a Coordenadora do Movimento Proparque.

30.05.2016


30.05.2016

CURTAS SOCIAIS
*Idade nova de Adeildo Lima, o pernambucano cearense,  acontece nesta segunda-feira. Comemora em família.
*Quem também recebe abraços porque faz aniversário na data é a querida Wilma Nobre, sra. Luiz Irapuan Nobre (foto).
*Amanhã, último dia do mês, eu cumprimento a vice cônsul da França, Fernanda Carapeba (na foto com o marido Jensen), pelo  aniversário.
*Também são folhinhas na mesma data o banqueiro Jaime Pinheiro, Glauco Magalhães (foto) e Gustavo Beuttenmuller.
*Nesta segunda-feira lançamento oficial do festival gastronômico que vai ocorrer durante a Semana de Portugal em Fortaleza. Será às 19 horas no restaurante “Sobreiro” numa iniciativa da Câmara Brasil/Portugal. Depois eu conto mais.

*É isso aí, por hoje contei, até amanhã.