30.05.2016

Jornalistas de turismo fazem congresso em Santos com visita às cidades da Costa da Mata Atlântica
        De 30 deste a 2 de junho acontece na Costa da Mata Atlântica, em Santos, o maior evento de jornalistas especializados em turismo da América Latina, o XXXIII Congresso Brasileiro da Abrajet (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo), organizado pelas Abrajet de São Paulo e nacional.
        O evento terá como cenário o Mendes Convention, em Santos, e vai discutir relevantes assuntos ligados à profissão e ao turismo brasileiro. Entre os assuntos o  congresso inclui o tema  “O Futuro do Jornalismo de Turismo”  e como será seu papel dentro da indústria que mais cresce no mundo. Haverá ainda  Assembleia Geral e eleições para a Diretoria Nacional. 
          Aí está o cerne de algumas desavenças entre os abrajeteanos por conta das duas chapas que irão disputar a eleição para a diretoria nacional. A chapa da oposição é  encabeçada pelo tocantinense Luís Pires (foto acima).
E a da situação com a atual presidente Miriam Petrone (foto)  disputando a recondução. Isso gerou um “racha” na unidade da associação. O embate será nesta quarta-feira, dia primeiro. Os dois lados estão certos da vitória.
        Depois da Assembleia, os Famtur serão distribuídos entre as nove cidades que compõem a região, visitando desde as belas paisagens da Mata Atlântica e também lugares que fazem parte da história do Brasil, como a cidade de São Vicente (foto), a mais antiga do país, fundada em 1532.

Apoios fundamentais
        As parcerias formadas ao longo do tempo foram fundamentais para a realização do Congresso, entre elas, deve se destacar a do  Santos e Região Convention & Visitors Bureau,  que não mediu esforços em sensibilizar a rede hoteleira, destinos turísticos e autoridades para a importância do evento na região da Costa da Mata Atlântica.
          Criado em 8 de abril de 2002, o Santos e Região Convention & Visitors Bureau é uma entidade  formada a partir da união da iniciativa privada, poder público e entidades de classe e sua área de atuação abrange nove cidades: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, região que hoje é denominada como Costa da Mata Atlântica.
          A empresa aérea Avianca está subsidiando o transporte dos jornalistas oriundos de outros estados com tarifas que permitem seu deslocamento até a cidade de São Paulo. A Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo  será responsável pelos transfers, através de seu programa Roda São Paulo.

Conhecer para divulgar
        “A realização de um Congresso de Jornalistas de Turismo é importante porque são eles que vão levar de forma profissional as principais informações sobre o destino visitado. E,  neste caso, a região da Costa da Mata Atlântica que está repleta de opções para todos os estilos de turismo. Formada por uma faixa de litoral, contornada pela Serra do Mar, as nove cidades que a compõe  oferecem desde praias paradisíacas à mata fechada com cachoeiras, ou história do Brasil com a primeira cidade do país ou a vida de Anchieta. Os passeios por esta região sempre trarão aventura, cultura e prazer infindáveis”, afirmam  os organizadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário