Postagem do dia 03.03.2018

Palestra sobre drogas junta estudantes de Itapajé
Mais de dois mil estudantes compareceram à Escola de Ensino Médio Monsenhor Catão Porfírio Sampaio, no município de Itapajé – situado na microrregião de Uruburetama – para participar da 23ª edição da Campanha Ceará sem Drogas, realizada na manhã de sexta-feira (02/03).
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), idealizador da iniciativa, ressaltou que o objetivo da campanha é alertar os jovens sobre os perigos da dependência química e, com o apoio de todos os cearenses, reduzir os indicadores de violência no Estado.
O comentarista esportivo e ex-jogador de futebol Walter Casagrande relatou que sua experiência com os entorpecentes teve início aos 14 anos de idade. Ele contou todos os problemas que teve com o uso de drogas. “Mas agora, graças a Deus, estou limpo”, disse.

03.03.2018


03.03.2018

Estréia com críticas
          O deputado Nestor Bezerra (Psol) estreou na quinta-feira, 1o de março, na tribuna da Assembleia na vaga de Renato Roseno, que tirou licença, considerando "ridículo e irrisório" o aumento de 3% que o governador Camilo Santana deu ao funcionalismo estadual "quando nesses últimos 4 anos o custo de vida aumentou mais de 20% e as taxas cobradas pelo Estado quintuplicaram."

03.03.2018


03.03.2018

Queijos da França em Fortaleza
Jean-Philippe Pérol (com o microfone e ao lado de Laurent Damiens, à esquerda, e Charles Duque), um dos diretores  responsáveis pela divulgação do turismo francês na América do Sul, veio  a Fortaleza para participar,  sexta-feira, 2, do almoço degustação de queijos e vinhos franceses harmonizados com a culinária cearense que aconteceu  para convidados especiais no Hotel Gran Marquise. Gente da mídia  e renomados "chefs" estavam presentes.
O evento foi  uma realização do Centro Nacional Interprofissional da Economia Leiteira da França (CNIEL) e apresentou alguns dos queijos mais representativos da produção do velho mundo ao público de Fortaleza.
 O Centro foi criado em 1973 pelos produtores e processadores de leite com o objetivo de facilitar as relações entre produtores, vendedores e consumidores dos produtos lácteos franceses.
O “quadrilingue” Charles Duque, que fala quatro línguas (espanhol,  francês, inglês e português) e representa o CNIEL em Nova York, fez um panorama da produção francesa de queijos e detalhou cada um dos produtos colocados para degustação. Também presentes  Laurent Damiens e  Oliver Picot, diretores do CNIEL,  que vieram de Paris para o evento. 
Entre os queijos colocados para degustação Camambert, Brie, Comté, Emmental, Roquefort, Pont l´Éveque, Mimolette, Coulommiers  e outros.
“Chef”  Edilson Araújo (apresentado à plateia por Phillippe Godefroid,  Gerente Geral do hotel do Hotel Gran Marquise), harmonizou os queijos com os pratos servidos no almoço: Amuse Bouche – carolinas recheadas com Emmental; Para começar a apreciar – Mimolette grelhado com favo de mel do sertão central em cama de endívias; 
Para Degustar – camarão salteado com creme de Brie e crosta de amêndoas laminadas;  Lombo de badejo assado em crosta de castanha de caju acompanhada de legumes; Carré de cordeiro de Quixadá com Coulommiers em cama de purê de mandioca e geleia de jabuticaba. E para finalizar: meia pera bêbada com queijo azul (Roquefort) e sabayon.
Os vinhos eram: espumantes Chadon Brut e Chadon Rosé; vinhos – Petit Chablis/La Chablisienne, Bourgogne 2015, Chateau Laujac Cru  Bourgeois, Bordeaux 2012 (tinto),Abel Pinchard, Beaujolais Villages 2014 (tinto).    
Em sua fala, além de agradecer a presença de todos, Charles Duque (sentado à mesa com o presidente Olivier Picot e  francófilo José Rangel) disse que o brasileiro está a cada dia se acostumando mais a comer queijos franceses e que, em futuro próximo, a questão dos preços deverá melhorar com a assinatura entre a Comunidade Europeia e o Mercosul de um acordo para a derrubada da barreira alfandegária, inclusive para os queijos.

03.03.2018


03.03.2018

Setor de eventos cearense sob o comando feminino
Duas mulheres competentes  estão do comando das duas mais importantes entidades  que coordenam o setor de eventos do Ceará.  
 A executiva da Prática Eventos, Enid Câmara, que a assumiu a presidência da Abeoc/Ceará (Associação Brasileira das Empresas Organizadores de Congressos e Eventos, Ceará) e Circe Jane Teles, reeleita para a presidência do Sindieventos, o sindicato da categoria. As duas tiveram na quinta-feira momentos de festa com a posse que foi sup prestigiada por autoridades do turismo, membros das entidades e convidados especiais.
          Antes da solenidade, as duas entidades receberam os seus convidados para um lanche regado a sucos de frutas e um “consumé” quentinho. Nada mal para quem saiu direto do trabalho.
Fechando a cerimônia palestra do presidente da União Brasileira dos Promotores de Feiras, Armando Mello,  abalizado especialista nacional sobre o assunto. Ele abriu sua palestra focando os humoristas cearenses como um dos pontos positivos das atrações cearenses  e  sobre “Tendências de Eventos no Brasil” fazendo uma retrospectiva do setor de feiras e eventos no Brasil, a atualidade, sazonalidade e que “o Ceará, com o equipamento que tem – o Centro de Eventos -, a proximidade com os mercados europeus e norte-americanos, e sobretudo as condições excepcionais para o turismo, poderá muito bem vislumbrar uma enorme oportunidade para a conquista de feiras e congressos internacionais, Agora é preciso trabalhar muito e investir em promoções no exterior”.
Uma recomendação que fez: “É preciso levar os jovens a participarem das feiras dos seus segmentos para que tomem gosto pelo que fazem e interajam com os seus competidores. Todas as feiras oferecem momentos de entretenimento agradáveis para a realização de negócios e novos contatos”.

03.03.2018

Laguna Blu na Rota das Falésias
          O Diretor José Wahnon incluiu o charmoso Hotel Laguna Blu da Praínha, em Aquiraz, no roteiro turístico Rota das Falésias, que abrange também as praias de Morro Branco, Caponga e Praia das Fontes.                                    

03.03.2018

Tábua de pirulito
            A amiga  leitora Kélia Cunha chama a atenção das autoridades para a situação da estrada que liga Parnaíba, no Piauí, ao Ceará. Ela pede no seu Facebook:
          Kelia Kunha “ Jose vc que é o homem forte da imprensa divulgue que a estrada que liga PARNAIBA ao CEARÁ ,  tem mais buracos que uma tabua de pirulito.  Muitos acidentes na altura de GRANJA. HORRIVEL!”

03.03.2018

Ovo de Páscoa a mais de 51 reais
          Gente onde já se viu um ovo de Páscoa de 100 gramas custar mais de 50 reais (nestes 51 e picos) como estes que vi num supermercado?. Mais de 15 dólares, mais de 12 euros, quase 10% da cesta básica do trabalhador brasileiro!

03.03.2018


03.03.2018

Cineteatro São Luiz abre programação dos 60 anos
Na sexta-feira (02 de março), às 19h, o Cineteatro São Luiz dá iniciou  a programação alusiva ao seu aniversário de 60 anos. O evento trouxe  a aula-espetáculo “Luiz, Câmera, Ação”, com o ator, diretor e dramaturgo Ricardo Guilherme. No palco, seis décadas de história do São Luiz, suas memórias e aspectos históricos que permearam a vida social de Fortaleza. 
          Exibições de 45 exibições de clássicos do cinema entram em cartaz apenas no mês de março. Entre as obras escolhidas estão: “Gilda”, “Cidadão Kane”, “...E o Vento Levou”, “Ghost – do Outro Lado da Vida”, “O Rei Leão”, “Tubarão”, “Apocalypse Now”, “Avatar”, “Titanic”, “A Noviça Rebelde”, “Amadeus”, “Rocky, um Lutador”, “Toy Story - um Mundo de Aventuras”, “Edward Mãos de Tesoura”, “Superman”, “De Volta para o Futuro”, “Forrest Gump”, “Assim Caminha a Humanidade”, “Pinóquio”, “Gandhi”, “Sete Homens e um Destino”, “O Expresso da meia-noite”, “Mágico de Oz”, entre outros títulos.
         Nos dias 11 e 12 de março, às 18h, o Cineteatro,  em parceria com o projeto “Giro das Artes,” recebe a peça teatral “Hamlet”, trabalho do diretor suíço Boris Nikitinm, um dos principais nomes do teatro contemporâneo.
 No dia 12, às 14h, o diretor fará uma demonstração técnica e um bate-papo sobre seu trabalho com artistas convidados.
          Na programação haverá ainda “show” com Ivan Lins. E neste sábado (03/03), às 19h, Pingo de Fortaleza (violão), Tony Maranhão (teclado e violão), Ricardo Pinheiro (percussão) e mais de 20 convidadas apresentam “Solo Feminino”. A entrada é 1kg de alimento não perecível para o Instituto Cristo Rei.

03.03.2018


“Gilda” para José Augusto Lopes
          Domingo, 4,  às 16h30, antes da exibição do clássico “Gilda”, o jornalista e comentarista da sétima arte “José Augusto Lopes” comemora seus 50 anos de carreira. A data com a exibição do clássico que eternizou a personagem vivida por Rita Hayworth não é por acaso. O filme, para José Augusto Lopes, consagra Hayworth como um personagem que marcou a sensibilidade e a memória de toda uma geração de cinéfilos.
          O evento celebra a carreira do jornalista, mas é também uma homenagem do Cineteatro São Luiz ao público que frequentou sua programação ao longo de sua história.

03.03.2018


03.03.2018

CURTAS SOCIAIS
*Dono do terreno onde está localizado a churrascaria Dallas, na Av. Dom Luís, dividiu a área em dois pedaços e alugou (este local da foto) o outro para a Drogasil, que instala mais uma farmácia em Fortaleza.                               
*Aniversário de Sílvia Macedo (na foto à direita com Otílio Ferreira e Margarida Macedo) comemorado neste sábado pela família e lista afetiva com um almoço. Gabriela Castro compareceu com seu abraço.              
                                                   
*O companheiro Hélio Rocha Lima, integrante da Abrajet/Ceará, é o aniversariante desta data. Na foto à esquerda com Rogério Almeida, JR e Carlos Casaes.                              
*Também ganha cumprimentos a querida Cristina Leal Aragão (sra. Chiquinho Aragão) na foto da Ballada Inn,
                                 
Eliane Bonfim (sra. José Maria Bonfim), em noite de "black-tie")
e Gladys Barreira (sra. Wagner Barreira Filho, foto abaixo).
*Iate Clube programa para hoje no seu Por do Sol mais algumas atrações.
*Por hoje contei. Bom final de semana.