03.03.2018

Queijos da França em Fortaleza
Jean-Philippe Pérol (com o microfone e ao lado de Laurent Damiens, à esquerda, e Charles Duque), um dos diretores  responsáveis pela divulgação do turismo francês na América do Sul, veio  a Fortaleza para participar,  sexta-feira, 2, do almoço degustação de queijos e vinhos franceses harmonizados com a culinária cearense que aconteceu  para convidados especiais no Hotel Gran Marquise. Gente da mídia  e renomados "chefs" estavam presentes.
O evento foi  uma realização do Centro Nacional Interprofissional da Economia Leiteira da França (CNIEL) e apresentou alguns dos queijos mais representativos da produção do velho mundo ao público de Fortaleza.
 O Centro foi criado em 1973 pelos produtores e processadores de leite com o objetivo de facilitar as relações entre produtores, vendedores e consumidores dos produtos lácteos franceses.
O “quadrilingue” Charles Duque, que fala quatro línguas (espanhol,  francês, inglês e português) e representa o CNIEL em Nova York, fez um panorama da produção francesa de queijos e detalhou cada um dos produtos colocados para degustação. Também presentes  Laurent Damiens e  Oliver Picot, diretores do CNIEL,  que vieram de Paris para o evento. 
Entre os queijos colocados para degustação Camambert, Brie, Comté, Emmental, Roquefort, Pont l´Éveque, Mimolette, Coulommiers  e outros.
“Chef”  Edilson Araújo (apresentado à plateia por Phillippe Godefroid,  Gerente Geral do hotel do Hotel Gran Marquise), harmonizou os queijos com os pratos servidos no almoço: Amuse Bouche – carolinas recheadas com Emmental; Para começar a apreciar – Mimolette grelhado com favo de mel do sertão central em cama de endívias; 
Para Degustar – camarão salteado com creme de Brie e crosta de amêndoas laminadas;  Lombo de badejo assado em crosta de castanha de caju acompanhada de legumes; Carré de cordeiro de Quixadá com Coulommiers em cama de purê de mandioca e geleia de jabuticaba. E para finalizar: meia pera bêbada com queijo azul (Roquefort) e sabayon.
Os vinhos eram: espumantes Chadon Brut e Chadon Rosé; vinhos – Petit Chablis/La Chablisienne, Bourgogne 2015, Chateau Laujac Cru  Bourgeois, Bordeaux 2012 (tinto),Abel Pinchard, Beaujolais Villages 2014 (tinto).    
Em sua fala, além de agradecer a presença de todos, Charles Duque (sentado à mesa com o presidente Olivier Picot e  francófilo José Rangel) disse que o brasileiro está a cada dia se acostumando mais a comer queijos franceses e que, em futuro próximo, a questão dos preços deverá melhorar com a assinatura entre a Comunidade Europeia e o Mercosul de um acordo para a derrubada da barreira alfandegária, inclusive para os queijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário