Postagem do dia 08.08.2016

Massapê assume o Governo do Estado
          Com a viagem do governador Camilo Santana à Holanda neste início de semana,  e a ausência da vice-governadora Izolda Cela do Estado,
o deputado  José Albuquerque (nascido na cidade de Massapê), presidente da Assembleia Legislativa,  assume a chefia do Executivo durante alguns dias.
Camilo vai com o Secretário da Infraestrutura André Facó e o presidente da Cia. Ceará Portos (Pecém) visitar os principais serviços de  “containers” do porto de Roterdã, o maior do mundo, e manter contatos com os administradores da referida área.

08.08.2016


08.08.2016

Bom para eles, bom para a polícia
        Além dos quatro marginais assaltantes encarcerados, a Polícia apreendeu com eles celulares, relógios, drogas, revólveres, balas "y otras cositas mas", tudo fruto das atividades desse grupo em menos de 24 horas em Fortaleza.
         A policia força agora para saber deles quem são os receptadores que, normalmente, também são os financiadores dessas atividades criminosas, que sempre rendem bastante para os receptadores, menos para os assaltantes e também são boas para a polícia quando consegue colocar as mãos na gangue. A primeira foto é do grupo Radialistas do Ceará no WhatsApp.

08.08.2016

“Beco da Poeira” como atrativo turístico de Fortaleza
         A Prefeitura de Fortaleza tornou oficialmente, como o mais novo atrativo turístico da Capital, o Centro de Pequenos Negócios, popularmente conhecido como “Beco da Poeira”, no Centro da cidade. O espaço foi totalmente requalificado pela Prefeitura, por meio da Regional Centro, com o investimento de R$ 1,2 milhão.
           O Beco da Poeira, que atualmente abriga 2.100 boxes, é um espaço de importante valor econômico e histórico. De acordo com o secretário de Turismo de Fortaleza, Erick Vasconcelos (foto abaixo), a ideia da Prefeitura é consolidar o Centro de Pequenos Negócios como "parada obrigatória" no roteiro de compras dos turistas.
         “Com o aumento na movimentação de pessoas no local, o Beco da Poeira deve intensificar o fluxo de vendas, fomentando a economia dos empreendedores. 

08.08.2016


08.08.2016

Dr. Ivo, Paris e eu
          Ao fazer este registro no meu Facebook na noite de sábado sobre a morte do Dr. Ivo Potangui  mais de uma centena de comentários foram agregados à nota sobre a personalidade, o espírito humanitário, a simplicidade, a universalidade do Dr. Ivo Pitangui, uma unanimidade. Com a morte dele, o Brasil perdeu a sua referência mundial em cirurgia plástica.
          Disse na nota: “Conheci Ivo Pitangui no fim dos anos 60 em Paris. Ele já famoso, eu estudante de jornalismo. Fomos apresentado por Mlle. Dubois, que dirigia o escritório da Varig da Av. Montaigne. Ivo e Marilu se hospedavam no vizinho Hotel Plaza Athénée. Conversa vai, conversa vem, ele me convidou para um drinque na suíte  deles. Depois nos encontramos outras vezes em Paris, no Rio de Janeiro e em Fortaleza. Mas isso é outra conversa. Pintangui foi orientador de vários cirurgiões plásticos cearenses. A morte dele enluta a cirurgia plástica mundial”.
          Ah complementando a minha primeira conversa com o Dr. Pitangui. Na suíte do hotel dele, em Paris,  após me servir um Chivas Regal, ele perguntou: Quantos anos você tem, José? Eu, 25. Ele: com sua idade o Henmingway  também fazia jornalismo nesta cidade, que é o centro do mundo. Já leu “Paris é uma Festa”?  E eu disse não”.
        No dia seguinte quando voltei à Varig para ler os jornais brasileiros  recebi um exemplar de “Paris est une fête”, do Ernest Hemingway, com uma dedicatória... “Paris vai lhe acompanhar para o resto dos seus dias, Ivo.”

08.08.2016

Deputados e seus projetos
          Carlos Felipe (PC do B) – Dispõe sobre a implantação do serviço de telerradiologia nos hospitais polos, policlínicas e nas Unidades de Pronto Atendimento (Upas 24 horas) do Ceará.
          Naumi Amorim (PMB) – Determina a instalação obrigatória de biodigestores nas áreas do Estado, com financiamento de instituições financeiras públicas.
          Fernanda Pessoa (PR) – Institui e inclui no Calendário Oficial do Estado o mês de agosto como o mês de Conscientização da Atrofia Muscular Espinhal-AME.
          David Duran (PRB) – Cria do Programa Estadual de Assistência Especial a mulheres vítimas de violência doméstica, na forma que indica.

08.08.2016

Explicando o Brasil que somos
          O professor e secretário Artur Bruno faz palestra nesta segunda-feira, 8, de 9 às 11 horas,  na Faculdade  FA7 no  Curso de Atualização “Como explicar o Brasil que somos? O pensamento dos principais intérpretes da história brasileira.” O curso faz parte do projeto de extensão Universidade Viva.
        Serão abordados: As raízes do Brasil, A formação do Estado brasileiro, A tragédia da escravidão, Patrimonialismo das elites, O coronelismo na política, A formação econômica do Brasil, A revolução burguesa, O jeitinho brasileiro e As perspectivas do Brasil no século XXI.

08.08.2016


08.08.2016

Edital para organizar o X Encontro dos Mestres do Mundo
          A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará  lança o Edital de Seleção do X Encontro Mestres do Mundo 2016, que tem como objetivo selecionar uma entidade de direito privado sem fins lucrativos para organizar o evento realizado na cidade de Limoeiro do Norte, entre 24 e 27 de novembro de 2016.     
          Com aporte financeiro no valor total de R$ 650 mil, oriundos do Fundo Estadual de Cultura, o edital tem inscrições gratuitas, que estão abertas no período de 05 a 24 de agosto. O edital está disponível para consulta no site da Secult: www.secult.ce.gov.br.
          Podem se inscrever no edital somente Pessoas Jurídicas de Direito Privado Sem Fins Lucrativos, com sede ou domiciliada no Ceará, com no mínimo 3 (três) anos de funcionamento regular e atuação comprovada na área cultural.


Encontro dos Mestres
         Encontro Mestres do Mundo é um evento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, realizado desde 2006. Em nove edições anuais, esse evento foi acolhido pelas cidades de Limoeiro e Crato, caracterizando-se como uma ação de democratização do acesso a bens e serviços culturais que tem por objetivo atender a necessidade de criar espaços para a transmissão de saberes, que instituiu o programa “Tesouros Vivos do Ceará”.
       Desde 2003, foram diplomados 79 Mestres da Cultura, reconhecidos como detentores dos saberes da cultura popular de tradição, patrimônio imaterial do Estado do Ceará. (Fonte: Ascom/Secult).

08.08.2016

“A Mulher na Sociedade Contemporânea”
          A Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) realiza nesta  terça-feira (09/08), o Simpósio Luso-Brasileiro, com o tema “A mulher na sociedade contemporânea”. O evento, uma parceria com o Instituto Luso-Brasileiro de Relações Internacionais (Ibrain) e a Faculdade Farias Brito (FFB), será no Auditório Murilo Aguiar, das 8h30 às 11h. As inscrições gratuitas são abertas ao público,  e podem ser feitas no dia do simpósio.
          A convidada para o debate é a doutora em Ciências Sociais, com especialidade em Antropologia, Cláudia Vaz Póvoa. Ela é professora auxiliar do  Instituto Superior de Ciência Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa e coordenadora do Ser Mulher em Português.

08.08.2016

Os girassóis de Estevão  no Teatro Universitário
           Estreou  sexta-feira, 5, no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, o espetáculo Os girassóis de Estevão, peça do Grupo Azwaka, formado por acadêmicos do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Ceará. A apresentação  seguirá em cartaz no mesmo horário e local  por todas as sextas-feiras de agosto.
          Os girassóis de Estevão, conforme o grupo, "pretende discutir a temática da morte como um elemento essencial para a renovação, buscando estabelecer o ponto de vista “dos que ficam”. A história se passa na imaginária aldeia de pescadores Coral das Almas, "que pode tanto estar no mar do Caribe como nos 'verdes mares bravios' de José de Alencar".
          O enredo é uma livre interpretação do conto "O afogado mais bonito do mundo", do escritor colombiano Gabriel García Márquez. (Fonte: Teatro Universitário).

08.08.2016

Bahia se reposiciona no turismo de eventos
          Um fato muito auspicioso para o turismo da Bahia. Raimundo Peres (foto) tomou posse em Salvador como executivo do Turismo MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), ou seja, a indústria de eventos na acepção integral do termo,
compreendendo congressos, exposições, feiras e afins, o segmento que mais cresce no turismo em todo mundo.
Gaudenzi e Peres
Peres volta a formar dupla com Paulo Gaudenzi, outra força do turismo brasileiro. Agora, com certeza, a Bahia volta a se reposicionar em lugar de destaque no turismo brasileiro, e carro chefe no Nordeste.
         Quando Moacir Soares (na foto à esquerda com Peres) era Secretário de Turismo em Fortaleza, a Setfor preparou com Peres e Gaudenzi diversos eventos que deram à capital cearense  extraordinária visibilidade nacional no contexto “Mice”, início de uma série de conquistas de eventos de grandes portes ao lado do antigo Convention & Visitors Bureau, hoje simplesmente “Visite Ceará”. Mas a parceria não teve continuidade quando mudou o Governo.

08.08.2016


08.08.2016

CURTAS SOCIAIS
*Faleceu a sra. Senador José Pimentel, Dona  Luzinete, competente assistente social, que, como disse o deputado federal Mauro Benevides “partícipe constante das lutas do seu marido, chefiando o respectivo escritório político-partidário e divulgando a proficiente ação parlamentar de um líder dedicado , abnegadamente, as causas populares”. O sepultamento foi na cidade de Paracuru.
*O radialista e ex-deputado estadual Narcélio Limaverde é o aniversariante do dia ganhando o abraço de sua extensa lista afetiva.
*Também são aniversariantes na data o empresário e empreendedor José Dias de Macedo (foto), José Antunes Mota e César Cals Neto.

 *Na terça-feira, 9, eu cumprimento ao querido amigo Sérgio Marques Cavalcante.
*Na sexta-feira o blog errou ao anunciar como atração do Ideal Clube, no sábado, Geraldo Vandré quando seria Geraldo Azevedo, mas eu corrigi a tempo no Face e pedi desculpas. “Désolé.”
*Teresa Borges aderiu à moda Pokemon... e anda à caça do bichinho.
*Sábado, Mazé e Francisco Coelho (foto abaixo) e o casal Alfredo Bachá passando pelo L´Escale para encontrar amigos  vindo de outro  restaurante.
 
*Por hoje contei. Até amanhã.