Postagem do dia 07.08.2017

Trio político da corrupção
          Diz a revista Veja que Polícia Federal encaminhou para o Supremo Tribunal Federal (STF) conversas mantidas por mensagens de texto entre os então deputados Eduardo Cunha e Henrique Alves, ambos do PMDB, em período próximo às eleições de 2012. 

          Os diálogos citam o então vice-presidente Michel Temer e, segundo a PF, podem tratar, de maneira cifrada, de propina do Grupo JBS ao partido. Alvos da Operação Lava Jato, Cunha e Alves estão presos preventivamente. O relatório se baseia em mensagens dos celulares de ambos.
           De acordo com o relatório, em uma das conversas Henrique Alves (foto) narra que teria acertado com Joesley Batista que, de três “convites”, um seria destinado ao Rio Grande do Norte, reduto eleitoral de Alves. 
           Cunha reage afirmando que “isso vai dar m… com Michel”. Para a PF, “a utilização do termo ‘convites’ pode ser uma tentativa de mascarar uma atividade de remessa financeira ilegal”.

07.08.2017


07.08.2017

Passeio desastrado na praia
           O que dá querer se mostrar na praia com carro bonito. Aconteceu em uma praia do litoral Leste porque, quem me mandou a foto não identificou o local com precisão, com essa Amarok. Foi preciso trator potente para retirá-la antes que a maré subisse. Passear de carro em praia com banhistas é proibido por lei.

07.08.2017

Academia de Cinema do Ceará empossa primeira diretoria
          Tomaram posse sábado, 5, pela manhã, os 40 membros da Academia de Cinema do Ceará durante cerimônia na Academia Cearense de Letras. O primeiro presidente da diretoria é o professor de Direito, escritor e crítico cinematográfico Régis Frota. A cadeira número 1 do novo sodalício homenageia o pioneiro Darcy Costa que, em 1948, criou o Clube de Cinema de Fortaleza.Na ocasião os acadêmicos receberam suas medalhas e diplomas.
                                      
O presidente da Academia Cearense de Letras, ministro aposentado do TCU e escritor Ubiratan Aguiar, fez a abertura da cerimônia e instalou a novel entidade.
          Ele discorreu sobre a cultura e os movimentos cinematográficos e literários cearenses rendendo homenagem a alguns deles. “Não se pode ter um povo culto sem apoio ao ensino básico”, falou sobre a necessidade de permanentes investimentos na educação. Sobre a questão de ética, disse Ubiratan Aguiar: “Não se pode falar em ética se você não a pratica.”
 “O Ceará é um notável celeiro de bons profissionais do cinema, amadores e profissionais, dedicados e pesquisadores, analistas e críticos, o que justifica a criação desta academia”, afirmou Régis Frota. Também discorreu sobre a história do movimento cinematográfico cearense destacando a figura do pioneiro, Darcy Costa, criando em 1948 o primeiro clube de cinema de Fortaleza. “Os sonhos, como o cinema, não envelhecem. Por isso mesmo temos que colocar nossos sonhos na construção de uma sociedade mais justa”, disse, após o que passou a nominar e chamar cada um dos 40 acadêmicos citando os padrinhos de suas cadeiras. A ACC irá se reunir na sede da ACL.
          Comparecendo informalmente para levar o meu abraço a vários amigos novos acadêmicos de cinema, aproveitei para conversar com o desembargador aposentado José Cláudio Carneiro (foto abaixo)
e com o cineasta Francis Vale, que já está estruturando o Festival de Cinema Digital de Jericoacoara de 2018.                                       

07.08.2017


07.08.2017

180 anos de nascimento do brigadeiro Tibúrcio, herói nacional
          Na quarta-feira, dia 9, a Décima Região Militar inicia as comemorações pelos 180 anos de nascimento do brigadeiro Tibúrcio – Antônio Tibúrcio Ferreira de Souza, nascido em Viçosa, no Ceará, um herói nacional.
         Haverá palestra e exposição sobre a vida dele, e solenidade militar no Comando da 10ª. Região, sob o comando do general Estevam Theophilo Gaspar de Oliveira.
          No dia seguinte, 10, haverá homenagem no monumento dele, na Praça que leva o seu nome, no centro da cidade. No dia 11, sexta-feira, a homenagem será em Viçosa do Ceará, na serra da Ibiapaba, sua terra natal.

07.08.2017

Turismo em Audiência na Assembleia
        A Comissão de Indústria, Comércio, Turismo e Serviço da Assembleia Legislativa realiza nesta  segunda-feira (07/08), audiência pública para discutir o potencial de turismo e os reflexos dele na economia do Estado. O debate ocorre a partir das 15h e atende a requerimento do deputado Evandro Leitão (PDT).
            Segundo o parlamentar, “o turismo é uma das principais vocações econômicas do estado do Ceará e impacta diretamente no setor de serviço, que corresponde a mais de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. ”Para o deputado, o Estado precisa “encontrar maneiras de alavancar o turismo receptivo para não somente ampliar o número de visitantes, como também diversificar as opções de destinos.”
          A estimativa da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) é de que 378 mil turistas tenham visitado o Ceará em julho deste ano e gerado uma receita de  R$ 907 milhões no Estado, 10,6% a mais que o registrado em julho de 2016.

07.08.2017

Investimentos estrangeiros em discussão

          Quinta-feira, 10, a partir das 8h30, na FIEC, será realizado o fórum “Ceará Global”, evento promovido pela Câmara Temática Estadual de Comércio Exterior e Investimentos Estrangeiros no Auditório Luiz Esteves.
Quatro temas na agenda: 01) Investimentos estrangeiros no Ceará; 02) Programa do BID Connect Americas; 03) Agenda da Indústria CNI/Fiec; 04) O papel da Apex na promoção do IED.

07.08.2017

Continua sendo assim mesmo
          Mandaram para mim esta charge do Vasca P, 2017, sobre o plano de Austeridade do Governo Temer, que favorece os políticos e penaliza toda sociedade. Na frente vai o Meireles fechando o cofre, atrás o Temer distribuindo dinheiro público com os deputados federais que, por enquanto, o salvaram da investigação.

07.08.2017


07.08.2017

Pode ser...Quem sabe?
          A coluna Radar da revista Veja está dizendo agora que empresários (paulistas, digo eu) querem convencer o ministro do STF aposentado, Joaquim Barbosa, a concorrer à Presidência da República nas eleições de 2018.

07.08.2017

98 anos das Bandeirantes no Ceará
          O Movimento Bandeirantes vai completar no próximo dia 13, 98 anos de atividades no Brasil.
                                                
          Em todo o País, a data será lembrada com programação especial. Em Fortaleza, uma semana de eventos variados será aberta às 17 horas desta segunda-feira, no Círculo Militar.
  Na programação, segunda-feira, 07, às 17 horas, no Círculo Militar (foto), Chá da Amizade; dias 8, 10 e 11, Divulgando o MB em colégios e instituições sociais e educacionais de Fortaleza; dia 9, Praticando uma Boa Ação (B.A) visita aos idosos da Casa de São Vicente; dia 12, Atividade: Recreando na Praça Luiza Távora (CEART);
No encerramento, dia 13, Jogos bandeirantes, às 15 horas, na Praça das Flores, e participação na Santa Missa dominical, às 17 horas, na Capela de Nossa Senhora das Graças, Hospital Militar. Informações: Secretária – Núcleo Bandeirante Fortaleza (85) 9 9955-9047.

07.08.2017


Transporte irregular
          Transporte de podas de árvores assim, sem cobertura, que proteja de acidentes contra terceiros, é proibido por lei, mas continua acontecendo em Fortaleza, como neste caso na manhã de sábado, 5, bem próximo à Av. Dom Manuel. Nas imediações havia uma viatura da AMC...e o caminhão foi em frente.
  E se esta carga cai sobre um veículo, quem paga o prejuízo? Certamente não será o dono de um velho caminhão que, nem sei se pelo Código de Trânsito ainda poderia estar rodando em ruas de uma cidade.

07.08.2017


07.08.2017

CURTAS SOCIAIS
*O cirurgião plástico Ageu Brasil esteve no Rio de Janeiro participando de congresso de sua especialidade. Depois conto mais.
*Amanhã, às 19 horas, no plenário da Assembleia Legislativa, acontece o lançamento da segunda edição do livro “O Cearense”, de autoria do ex-governador Parsifal Barroso, que foi lançado em Fortaleza nos anos 60. O prefácio é do neto dele, Igor Queiroz Barroso.
*A morte do Dr. Euler Pontes consternou seus familiares, a lista afetiva, seus companheiros do Rotary Fortaleza e os muitos amigos da torcida do Ceará Sporting Clube. Na foto com a sua querida Terezinha.
*Narcélio Limaverde (foto abaixo), veterano e querido radialista cearense, é o aniversariante de terça-feira, 8. Ele também sabe muitos das “estórias” de Fortaleza.
*Também mudam de idade nessa data José Antunes Mota, José Dias de Macedo e César Cals Neto (foto abaixo).
*Nesta segunda-feira, 7, eu cumprimento o secretário Ferruccio Feitosa (foto abaixo),
Morgana Dias Branco (sra. Ivens Dias Branco Júnior), Emília Patrício e Socorro Barreira (sra. René Barreira, foto abaixo), que fazem aniversário.
*Quinta-feira, às 19 horas, missa pelos dois anos de falecimento do querido Humberto Cavalcante. A família manda celebrar na igreja Paróquia da Paz.
*Por hoje contei. Amanhã tem mais.