Postagem do dia 19.09.2016

Não podem ser presos
          A lei garante.  Até o dia da eleição  está proibida a prisão ou detenção de eleitores e candidatos, naturalmente. No entanto, há exceções em casos de flagrante delito ou sentença criminal condenatória por crime.
          A medida de proteção é garantida pelo Código Eleitoral  e serve para que autoridades policiais ou judiciais não possam cometer eventuais abusos na tentativa de interferir nas disputas pelo voto.
          Entre os casos que podem permitir a prisão em flagrante estão incluídos os crimes eleitorais, como a compra de votos. Mesmo se houver prisão ou detenção em flagrante, o candidato deve ser levado imediatamente a um juiz, para que o magistrado avalie no mesmo momento a legalidade do ato.

19.09.2016

Farinha do mesmo saco
          Ciro Gomes no seu Face em 12.09.2016, após a cassação de Eduardo Cunha: “Fez-se justiça. Um grande gângster foi punido, mas a maioria desta câmara de deputados é não só tão corrupta quanto, como covarde e traidora”.

19.09.2016


19.09.2016

O “circo” da Procuradoria da União
Jurista afirma que peça de acusação contra Lula é farsa jurídica
          O jornalista Macário Batista repercutiu artigo de Dalmo de Abreu Dallari publicado no Jornal do Brasil, que publico um trecho:
          “Simulando uma gravíssima acusação, usando terminologia jurídica misturada    com espalhafatosa terminologia, que a ilustre Professora de Direito Penal da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo Eloísa Machado de Almeida qualificou com muita felicidade de “pirotecnia”,
o Procurador Federal Deltan Dallagnol, Procurador da República no Paraná e coordenador da força tarefa do processo identificado popularmente como “Lava Jato”, fez uma exibição circense muito espalhafatosa, representando espetacularmente uma farsa jurídica. Exibindo-se ao grande público pela televisão, fazendo a projeção de slides e tendo por base uma petição de 149 páginas, o Procurador Dallagnol apresentou o ex-Presidente Lula como “comandante máximo de uma organização criminosa”, “general”, “maestro”, dizendo que agora o Ministério Público Federal chegou ao topo da hierarquia da organização criminosa.
 
            “Esse espetáculo circense poderia até ser considerado engraçado e pitoresco, um padrão original e divertido de simulação de uma investida jurídica, se não fosse usada a máscara de desempenho da Procuradoria da República, instituição respeitável e da mais alta responsabilidade, que tem sua elevada autoridade baseada num trabalho sério e juridicamente bem fundamentado em defesa dos interesses do povo brasileiro.
            “Na realidade, como foi bem observado pela eminente Professora de Direito Penal Heloisa Machado de Almeida, acima referida,  e também assinalado no noticiário do evento, no mencionado espetáculo circense foram feitas essas acusações ao ex-Presidente Lula sem apresentar um único ato do ex-Presidente que justificasse aquele enquadramento.
          “Com efeito, como bem ressaltou a ilustre mestra, durante o espetáculo divulgado pela televisão foram referidos, como denúncia, fatos diversos, entretanto “a denúncia faz um alerta, em rodapé, dizendo que parte dos fatos é “narrada para efeitos de contextualização”, não imputados como crimes na petição. Logo,  parte das acusações seria elocubrações” (cf. “O retorno do mensalão”, artigo publicado no jornal “O Estado de São Paulo”, Ed. De 15-9-16, pág.A4). Daí sua conclusão de que se tratou de mera “pirotecnia”.

19.09.2016

O fecho do ciclo olímpico
          Terminaram os Jogos Olímpicos, terminou a Paraolimpíada, os dois eventos realizados com muito sucesso de público, de cobertura da mídia nacional e internacional, ambos servindo para elevar ainda mais o nome do Brasil no exterior. Certamente foi mais positivo do que a Copa do Mundo de Futebol.
           O ciclo olímpico também serviu para mostrar o quanto  ainda estamos distantes das potências  mundiais em praticamente todas as modalidades disputadas. Certamente que temos atletas notáveis, mas,   se o Brasil quiser melhorar no “ranking”  mundial terá que investir nos esportes, com seriedade e sem roubalheira,  desde à categoria básica até às condições de vida de seus atletas.

19.09.2016

Floridos ipês roxos
             Os poucos ipês ainda existentes nas avenidas de Fortaleza estão voltando a florar em meio à poluição e à seca. Este se encontra na Av. Desembargador Moreira próximo à Abolição,
          É uma pena que os ipês existentes nas avenidas da capital cearense  estejam todos morrendo por falta de cuidados municipais e da própria coletividade.

19.09.2016


19.09.2016

Deputados e seus projetos
          Deputado David Durand (PRB): Indica a criação de banco de medicamentos doados no Estado do Ceará e dá outras providências.
          Deputado Carlos Felipe (PCdoB): Institui a bolsa preceptor para os médicos encarregados de supervisionar os residentes de Medicina nos hospitais públicos estaduais do Ceará.
          Deputado Audic Mota (PMDB): Denomina Raimundo de Araújo Cabral a Rodovia 025, do entroncamento na CE-040 à sua junção com a CE-452, no Ceará.
          Deputado Sérgio Aguiar (PDT):  Dispõe sobre a proteção do consumidor quanto ao direito a informações seguras sobre a natureza, a procedência e a qualidade dos combustíveis comercializados no Ceará.

19.09.2016

New York treme com explosão
          Uma explosão de origem “intencional” levou pânico na noite deste sábado, por volta das 20h30, a New York,  deixando 29 feridos, mas nenhum  morto. O fato aconteceu no bairro de Chelsea, próximo à ONU, na rua 23, entre a 6ª. e a 7ª. Avenidas. Cerca de 1000 policiais  estiveram  mobilizados toda noite  “por precaução”. Ainda à noite,  o Governador  de New York havia dito que  “não há ligação com o terrorismo internacional”.
          Na sexta-feira, em New Jersey, aconteceu explosão similar com uma bomba caseira  colocada numa lixeira e programada para explodir na hora da passagem de uma maratona organizada pelo US Marines. Mas a largada da maratona atrasou e a bomba explodiu sem causar vítimas nem danos.

19.09.2016

Bolsa de iniciação científica
            Por motivos de agenda, a solenidade de assinatura do termo de concessão das 759 bolsas de iniciação científica, que aconteceria nesta segunda-feira (19), foi cancelada pelo governador Camilo Santana.   
          A Casa Civil  informa que a  programação  será  remarcada para outra oportunidade.

19.09.2016


19.09.2016

Lula e Dilma com Luizianne
          A campanha do PT para a Prefeitura de Fortaleza, com Luizianne Lins à frente, ganhou expressivo reforço com a participação do ex-presidente Lula, que profere depoimento sobre a candidata e seu trabalho na capital.
        O “staff” de Luizianne também está na expectativa da participação da ex-presidente Dilma Roussef, que deverá vir a Fortaleza para participar de um dos últimos, ou o último, comício da campanha.

19.09.2016

ACI com novo comando e ideias
Nilton Almeida, Salomão, Mozarly Almeida
e o vice-presidente Wilame Moura
          O jornalista Salomão Castro tomou posse sexta-feira na presidência  da Associação Cearense de Imprensa (ACI) com proposta de revitalização da entidade. Profissionalmente, Salomão integra a Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Ceará.
        Entre as medidas anunciadas estão parceria com o Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará para maior interação entre alunos e a entidade, conquista de novos associados e maior ligação da ACI com os setores acadêmicos do Ceará e nacionais.

19.09.2019

Fórum de Turismo com mídias e intercâmbio de negócios
          O  IX FTN- Fórum de Turismo e Negócios realiza-se  em Florianópolis, dia 26 de setembro, no hotel Majestic, ocasião em que acontecerá  a reunião do IMCETUR,  instituto internacional de mídias, marketing  e publicidade que tem como propósito garantir à todas,  pequenas e média empresas de marketing, mídia e publicidade,  a equidade de participação nos negócios do Governo e de  grandes empresas privadas, além do intercâmbio de notícias e negócios.
         A entidade visa também, em um esforço conjunto, obter junto aos Ministérios, especialmente a pasta de Turismo,  e  nas diversas empresas particulares,  oportunidade de sentar à mesa de negociação e partilhar as verbas destinadas à publicidade e a mídia.
          Presidido pela jornalista e executiva  Marta Lôbo (na foto à esquerda com a jornalista Regina Lemos), o FTN nesta sua edição foca  a presença do Estado do Mato Grosso do Sul, que terá  destaque pelo crescimento no cenário internacional como um destino top para turismo de aventura, natureza e lazer.
          Também  estarão  presentes as cidades de Uberlândia, Blumenau (foto) e Joinville, destinos que encantam os turistas de todas as procedências, com seus atrativos que vão de festas consagradas ao aconchego de um pequeno hotel de charme.  Haverá  ainda  a presença de países do Cone Sul, como Argentina e Chile, e também do velho continente com destaque para Itália e Portugal. 

19.09.2016


OBS: Para acessar as CURTAS SOCIAIS clique em Postagens mais Antigas.

19.09.2016

CURTAS SOCIAIS
*Banda Caribbean Kings, agora simplesmente CKings, prepara a festa dos seus 17 anos – Uma noite no Caribe, dia 30, no Iate Clube. Ainda como atrações Franklin Dantas e Ricardo Maia.
*Flávio Melo (na foto com a esposa) no comando. Informações: 3263-1744 e 99992-2588.
*Nesta segunda-feira os abraços vão para Lula Pinto (na foto, à direita, com Maria Luiza Caminha) e Margarida Proença de Macedo.
*Na terça-feira, 20, ganham cumprimentos Betinha Sampaio, que está em Buenos Aires com o marido Porfírio;  Adriano Fiúza, Germano Belchior, Maria José Pessoa e o general Júlio Lima Verde (na foto acima, à esquerda, com o amigo José Rangel  e o almirante Aloísio Pinto).
*Também amanhã, 20, acontece leilão de arte em benefício do Iprede, conduzido pelo presidente Sulivan Mota (foto) na Casa de Moá.
*Entre as madrinhas, a primeira-dama do Estado Onélia Santana (foto), as senhoras Moema Bezerra Mota e Celina Castro Alves e a colunista Márcia Travessoni (foto abaixo).
*Mazé e Francisco Coelho articulam casais amigos para um final de semana na casa do Cumbuco.
*Será amanhã, às 15 horas, a palestra de Germano Almeida (foto abaixo com a esposa Solange) sobre a Imprensa Brasileira no Instituto do Ceará a convite do presidente Ednilo Soárez.
*A jornalista Edgony Bezerra for curtir uns dias em Camboriu, Santa Catarina, com o marido Snellius Fiúza (foto).
 
 *Por hoje contei. Até amanhã.