Postagem do dia 15.03.2018

AL aprova revisão salarial nos três poderes
Na sessão desta quinta-feira, 15, a Assembleia Legislativa limpou a pauta das mensagens de aumento proposto pelos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo para seus funcionários. Todas foram aprovadas sem restrição.
          A do Tribunal de Justiça promove a revisão geral da remuneração dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas.                                       
          O Tribunal de Contas do Estado também acompanhou o movimento e fez a revisão geral salarial dos cargos efetivos, representações e gratificações, cargos em comissão e dos proventos e pensões de seu pessoal.                                     
        Idem o Ministério Público que também promoveu revisão salarial para seu pessoal.                                      
        Iniciativa da Mesa Diretora (foto), a Assembleia Legislativa aprovou a revisão da representação dos cargos de Diretor-Geral, Diretores Adjuntos, Chefe de Gabinete da Presidência, Procurador, Assessor Jurídico e de Relações Institucionais da Presidência, Auditor Interno da Controladoria e Diretor do Núcleo de Televisão. Também estão incluídos os titulares de Cargos em Comissão e Funções de Confiança.
        Ah também foram beneficiados com o aumento o Governador e a Vice-Governadora.

15.03.2018


15.03.2018

“Estamos com medo de que?” pergunta deputado sobre a não instalação da CPI do narcotráfico
          “O Ceará está tomado pelo narcotráfico. Há dois anos foram colhidas assinaturas e apresentada proposta aprovada para a instalação da CPI do narcotráfico e, até hoje, esta comissão não saiu do papel, o que é uma vergonha para nós, deputados, e para esta Casa”, disse na tribuna na sessão desta quinta-feira, 15, o deputado Roberto Mesquita. “Estamos com medo de que?”, perguntou. “Fico triste em participar de um colegiado que foge de suas responsabilidades”, acrescentou o parlamentar.
         Mesquita afirmou ainda que “vivemos num Estado onde a violência aumenta todos os dias, as mortes se multiplicam, as famílias estão desprotegidas, mas a segurança do Governador é enorme, ele e seus auxiliares andam em carros blindados e o povo é que paga. O governador se cuida e deixa o povo à mercê dos marginais. Ao redor de 200 metros de onde ele está tem segurança armada", afirmou.
        O vice-presidente da Assembleia, Tim Gomes, que presidia a sessão, respondeu a Roberto Mesquita dizendo que “a CPI só não foi instalada porque perdeu o sentido com as providências que o Estado está colocando em prática em relação à segurança”.

15.03.2018


15.03.2018


Memorial da cultura

O presidente da Academia de Letras do Ceará, Ubiratan Aguiar, está reformando o subsolo do Palácio da Luz,
 sede da academia, para instalar um Memorial contando a história do sodalício, que tem  131 anos,   o mais antigo do Brasil, e da cultura cearense.

15.03.2018


15.03.2018


Treinamento e pela paz

O “buque” mexicano, o navio-escola Cuauhtemac, deixou o  Mucuripe e foi para o Rio de Janeiro  onde participará de uma regata mundial de veleiros de sua categoria. Foi o que disse o comandante da embarcação Rafael Antônio Lagunes Arteaga,   que está com 112 jovens aspirantes a oficiais  em viagem de treinamento “e de desejos pela paz mundial”.
No coquetel a bordo na noite de segunda-feira  predominaram a comida e as bebidas típicas do México, inclusive com muita pimenta. O evento foi conduzido pelo Consul Honorário João Soares Neto ao lado de sua desembargadora Iracema do Vale.
Entre os presentes a secretária Socorro França, o secretário de Turismo de Fortaleza Alexandre Pereira e seu subsecretário Erick Vasconcelos, ministro Ubiratan Aguiar, educador  Oto Sá Cavalcante, a imprensa representada pelo jornalista José Rangel; ex-secretário Raimundo Viana; cirurgião do coração Arnóbio Lavor, Pedro Henrique Saraiva Leão, Virgílio Maia, Priscila e Epitácio Vasconcelos, representantes da Marinha e do Exército.

15.03.2018


Resultado positivo nas fronteiras

Recebo do coronel Luiz Benício essas informações. Com o aumento da fiscalização nas fronteiras terrestres do Brasil (são 17 mil quilômetros), os  números de prisões e apreensões registraram  recordes em 2017. Foram feitos um total de 38.339 prisões pela PRF (6.303 a mais que no ano anterior), a maioria por  tráfico de drogas e contrabando.  Mais de 2 mil armas de grosso calibre foram apreendidas. Os principais destinos eram Rio e São Paulo.
As operações conjuntas Exército, Receita Federal e Polícia Rodoviária Federal, em 2017, registraram 3.181 operações de vigilância e repressão, com aplicação de multas de R$ 281 milhões de reais, montante 223,5% superior ao de 2016, quando as penalidades chegaram a 86,8 milhões de reais.

Os produtos com maior aumento nas apreensões foram medicamentos (381,47%), calçados (340,02%), videogames (174,00%) e mídias não gravadas (123,48%). Ao todo, 221 milhões de maços de cigarro contrabandeados foram apreendidos, acréscimo de  11,16% em relação a 2016.
Com efetivo de 30 mil militares nas fronteiras, o Exército diz ter intensificado o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras desde o início do ano passado tentando reprimir o tráfico nas divisas.  O que já motivou 95 prisões e apreensão de 17 mil toneladas de drogas e 66 armas.

15.03.2018


Leilão de arte em massa falida

Na terça-feira, 13, às 18h30, houve   leilão de obras de arte da massa falida Oboé, reunindo um rico acervo de artistas cearenses, peças que foram juntadas, pacientemente, ao longo de anos pelo empresário das finanças Newton Freitas. O evento aconteceu na  sala de cinema do Shopping Del Paseo.
Este VII Leilão foi  composto por 115 lotes, com 203 pinturas, desenhos, gravuras e esculturas, de 59 artistas, dentre os quais Antônio Bandeira, Vicente Leite, Inimá de Paula, Jean Pierre Chabloz, Chico da Silva, Otto Cavalcanti, Floriano Teixeira, Aldemir Martins e Barrica. Os valores variaram  de 300,00 a 40.000,00 reais. Outros pregões ainda irão acontecer.

15.03.2018


15.03.2018


Opinião pessoal em livro

O ex-Reitor da UFC, René Barreira,  lançará seu livro “A Universidade que Vivi”, em 22 próximo, às 19 horas, no Salão Nobre da UFC. O trabalho tem a colaboração do jornalista Ítalo Gurgel.
Autor & obra serão apresentados pelo Reitor Henry Campos.

15.03.2018

Na Academia de Eventos do Ceará

A executiva Enid Câmara, diretora geral da Prática Eventos, foi escolhida  diretora da Academia Brasileira de Eventos e Turismo do Estado do Ceará para 2018/2020.

          A eleição deu-se dia 12, no auditório da Ubraf– União Brasileira dos Promotores de Feiras, em São Paulo

15.03.2018


“A Paixão” pelo Shalom
A Comunidade Católica Shalom apresentará em exibição única dia 28 de março, o espetáculo "A Paixão", no ginásio Paulo Sarasate, às 19h, com entrada gratuita. É a maior encenação da história da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo na capital cearense, realizada com a participação de 300 voluntários, entre artistas, figurantes e produção.
De quinta, 29, a domingo, 1º de abril, o Shalom oferece o tradicional Retiro de Semana Santa, também no Paulo Sarasate, com entrada gratuita. A programação acontece em sintonia com as celebrações litúrgicas na Catedral Metropolitana de Fortaleza.

15.03.2018


15.03.2018


CURTAS SOCIAIS

*Nesta  quinta-feira, 15, os amigos cantam parabéns para o juiz Geraldo Biserra (na foto da Balada Inn com o amigo conselheiro Artur Silva), que estará reunido com sua turma “diarista” em um restaurante da cidade.
*Stelinha Frota  Salles (na foto com o amigo colunista Luciano Rocha) comemorou  sua mudança de idade na quarta-feira, 14,  reunindo seu grupo Mulheres In Foco e entregando o Troféu Mulher Empreendedora.

*Ladeada pela família, Dóia Cavalcante brindou o seu aniversário  com almoço ao lado da lista afetiva. O resto  Cabaña Del Primo como cenário. 
*Também  Fátima Sanford (na foto com o marido Haroldo Sanford) reuniu o  grupo da ACF (Associação Cristã Feminina)  para a comemoração da data internacional da mulher.
*Lenilza Campos retornando de sua nova circulada paulista para rever filha, netas e genro.
*Dia 21, Murilo Pascoal, diretor-geral do grupo Beach Park Entretenimento (está no cargo há 13 anos), junta  seu time de engenheiros para detalhar  mais um lançamento do parque aquático. Depois conta detalhes.
*Regine Limaverde mudou de idade na quarta-feira, 14.
*Neste dia 15 os abraços vão para Patrícia Aguiar (na foto com o marido Domingos Aguiar), que comanda a FINEP no Ceará, 

e o advogado Fernando Ferrer.
*Na sexta-feia,16, eu cumprimento o amigo radialista e apresentador de Tv Paulo Oliveira.


*Por hoje contei. Até amanhã.