Postagem do dia 23.10.2017

Ceará
Um homicídio de LGBTs a cada 23 horas

Olho vivo! Sobre o aumento dos casos de violência homofóbica no Ceará e no País, o vereador Iraguassú Filho (PDT) fez uso da tribuna da Câmara de Vereadores  para apresentar estatísticas de denúncias coletadas pela Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual da Prefeitura Municipal Fortaleza, através do Centro de Referência LGBT Janaína Dutra, demonstrando o que não se pode esconder: Aqui e em todo o País, diariamente,  pessoas são violentadas unicamente devido a sua orientação sexual. 
 Ele detalhou os casos de assassinatos de LGBT no Estado em 2017. Conforme levantamento do Centro Janaína Dutra, até setembro desse ano, já ocorreram vinte homicídios de LGBTs, todos com motivações homofóbicas.
 Ano passado, os levantamentos mostravam um homicídio a cada 25 horas. Agora,  no final de setembro, já se contabiliza um homicídio a cada 23 horas”, destacou.
“O último relatório, realizado antes de Temer extinguir  o  Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, publicado em 2016, mas com dados de 2012, dava conta de que no Ceará as denúncias notificadas (143) haviam acrescido 126%. Comparando-se aos números atuais (303 assassinatos), esse aumento já representa, no mínimo, cerca de 600%”,disse o vereador.Portanto, olho vivo!

23.10.2017


23.10.2017

Cidades com maior número de mortes
           Postaram no Facebook este quadro e mandaram para mim, mas os dados são de 2016, segundo o Mapa da Violência no Brasil. Vou ver se consigo os números do primeiro semestre deste ano (2017) em Fortaleza e depois publico...

23.10.2017

“A crise vai se abrandar”, diz Eunício
          Na sexta-feira, 20, no lançamento do livro sobre a saga do jornal O Estado, de Fortaleza, conversei com o senador Eunício Oliveira.
          Ele me disse acreditar que, passada a votação da segunda denúncia contra o presidente Temer na Câmara Federal, e o retorno da economia à normalidade, “a crise no Brasil vai se abrandar”.

23.10.2017

Ações para prevenir câncer de mama na Assembleia
          A Assembleia Legislativa realiza, por intermédio da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres e da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Assalce), nesta terça-feira (24/10), ações que promovem a importância da prevenção ao câncer de mama, em alusão à campanha Outubro Rosa.
  As servidoras da Casa poderão participar da “Ação Rosa” e ter acesso à informação de prevenção e combate à doença, a partir das 8h. Em seguida, às 11h, o segundo expediente da sessão plenária vai homenagear entidades e profissionais que estão na luta contra o câncer de mama;  Durante a tarde, a partir das 14h, no Complexo de Comissões Técnicas da Casa, uma audiência pública vai debater, na Comissão de Seguridade Social e Saúde, o acesso ao atendimento na saúde e a realização de exames na rede pública do Estado. Novas terapias de prevenção e diagnóstico também serão discutidas no evento.
 A deputada Fernanda Pessoa (PR), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher salientou que todo ano a Assembleia promove ações de conscientização a prevenção à doença. 
  O presidente da Assalce, Luis Edson Correia, ressaltou a iniciativa da Assembleia em participar dessas ações e enfatizou a campanha “Doe Lenços” da União Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). “Essa campanha recebe doação de lenços nas casas legislativas até o dia 27 de outubro.  Os lenços arrecadados serão entregues a instituições de apoio a mulheres vítimas do câncer”, enfatizou.

23.10.2017


23.10.2017

A saga do jornal O Estado em livro e entre amigos
           Muitos amigos da imprensa, das letras, das artes, do empresariado e da política lotaram a livraria Cultura (e olhem que o espaço da casa é enorme) na noite de sexta-feira, 20, para o lançamento do livro “Intimorata – A Saga do jornal O Estado, de Martins Rodrigues à Venelouis Xavier Pereira”, trabalho de pesquisa e redação do jornalista Luís Sérgio Santos.
 
         São mais de 700 páginas. Autor e o professor Roberto Martins Rodrigues, filho do criador do jornal, dividiram a apresentação do primoroso trabalho: Luís Sérgio falando sobre a pesquisa, as fontes, os depoimentos.
Roberto enfocando os primeiros tempos do jornal, seus pais, Martins e dona Zilda, criadora da Cidade da Criança, uma escola onde a visita à biblioteca e a leitura eram obrigatórias para a participação nas brincadeiras nos recreios.
  O presidente do jornal, Ricardo Palhano também falou contando as dificuldades de encontrar uma pessoa para escrever o livro, que objetiva homenagear a história do jornal e de seu pai e continuador da publicação, Venelouis Xavier Pereira, e sua mãe, Vanda Palhano, responsáveis por fazerem o jornal chegar agora aos 81 anos de fundação. Na foto abaixo, Solange Palhano, Ricardo, Eunício, Roberto Martins e Luís Sérgio.




          Ricardo, em tom de brincadeira, lembrou ao senador Eunício Oliveira (presente) que pela redação do Estado passaram, como colaboradores, 4 ex-governadores: Paulo Sarasate, Parsifal Barroso, Cid Gomes e Fernando César Mesquita (em Fernando Noronha) e que poderia dar um quinto governador (risos de Eunício).
            Eunício subiu ao palco e elogiou o trabalho de condução da equipe do jornal.
          Luís Sérgio autografou o livro para os presentes, inclusive para o amigo José, um dos citados na obra..

23.10.2017

Protesto contra retirada de água 
          Segundo postagem no Grupo Radialistas do Ceará no WhatsApp, que recebo, a comunidade do Coqueiro, em Caucaia, realiza na manhã desta segunda-feira, 23, protesto contra o projeto de retirada da água do Lagamar do Cauipe pelo Governo do Estado, através da Cogerh, para beneficiar as empresas do porto do Pecém.         
         A comunidade diz que está organizada e que vai lutar contra essa agressão ao meio-ambiente. Os representantes pedem a presença da imprensa. O local é o Km 26 da CE 085. O caso atinge também a Lagoa do Banana.
 Área de Proteção Ambiental, criada pelo Estado em 1998, segundo a justificativa do decreto governamental, “o Lagamar do Cauípe e suas comunidades são considerados pontos estratégicos e prioritários, devendo ter seu desenvolvimento criteriosamente planejado, principalmente no que se refere aos cuidados com o meio ambiente, para que não venham a ocorrer degradações que possam comprometer os ecossistemas que ali se desenvolvem”.
         Agora não quer respeitar!

23.10.2017

Temer deve ganhar, mas com muito desgaste
         Quarta-feira, 25, teremos a decisão da Câmara Federal sobre a segunda denúncia da Procuradoria Geral da República contra o presidente Temer. Ele vai ganhar, mas com menos votos do que na primeira denúncia, e prestígio muito abalado.
Todo apoio comprado a custa do dinheiro público, concessões extraordinárias que prejudicam o erário e o povo, significando menos dinheiro para investimento. Vamos anotar os nomes dos deputados federais cearenses que votarem a favor e contra ou não compareceram.

23.10.2017


23.10.2017

Juazeiro do Padre Cícero molhado
Chuvinha em Juazeiro, no Cariri cearense, sábado, 21, e de tempo promissor para a região, conforme registro dos companheiros do Grupo Radialistas do Ceará no WhatsApp. O sertanejo diz que se chove no Cariri e no Piauí nesta época, o nosso inverno no ano seguinte pode ser de boas chuvas. Não sei se já choveu no Piauí. Amém!

23.10.2017

Aécio, o grande escândalo

                                       Por Juremir Machado da Silva - Jornalista
          “Eu acreditei piamente que as pessoas batiam panelas e se vestiam de verde-amarelo, enchendo parques e avenidas, contra a corrupção. Acreditei ingenuamente que estavam acima de partidos e ideologias em luta pela justiça, pela transparência e pela punição aos saqueadores da nação”.
Eu acreditei francamente que seriam coerentes e fariam o mesmo cada vez que uma situação equivalente se apresentasse. As decepções não tardaram.  Apareceram denúncias pesadas contra o presidente Michel Temer. Nenhuma panela bateu. Surgiu a mais impressionante série de provas gravada contra um senador, Aécio Neves. Silêncio absoluto. Nenhuma camiseta da CBF nas ruas. Tudo vazio.
 Dilma Rousseff foi derrubada pelos eleitores de Aécio Neves. Por que panelas não bateram e não batem agora que a máscara do tucano caiu? Por que panelas não ecoam agora que Michel Temer será julgado, e salvo, pela segunda vez  na Câmara dos Deputados sob graves acusações de corrupção? 
Foto: Deputado Bruno Araújo, PSDB/PE,  batendo panela na tribuna da Câmara Federal. Vale lembrar que Dilma não foi derrubada  sob acusação direta de qualquer ato de corrupção, mas pelas pedaladas fiscais. O que é mais grave: pagar compromissos governamentais com adiantamentos de bancos públicos sempre reembolsados ou receber propina de empresários? 
  Os senadores que salvaram Aécio são os mesmos que afundaram Dilma em nome da moral. Por que as panelas não batem agora? Onde andam os jovens líderes de movimentos ditos apartidários em defesa de um Brasil limpo, novo, livre do cancro de políticos ladrões?
Eu acreditei realmente que a classe média brasileira não se deixaria novamente manipular, como acontecera em 1964, e que trataria todos da mesma maneira, com o mesmo rigor e a mesma convicção. O que tem feito Temer para merecer leniência? Tentou liberar uma reserva na Amazônia para a exploração total de minérios. 
 Resolveu proteger o trabalho escravo. Não cobra uma dívida de 29 bilhões de ITR de ruralistas. Aprovou uma reforma trabalhista que precariza a vida da plebe. Vai insistir numa reforma da Previdência que levará muitos a morrer sem se aposentar. Corta verbas da pesquisa e da educação. Temer é o presidente dos sonhos do mercado. Que interessa a corrupção?
O STF prendeu Delcídio Amaral e afastou Eduardo Cunha sem consultar o parlamento. Primeiro deixou Cunha derrubar Dilma. Era útil. Quando chegou no queridinho Aécio, devolveu a decisão para o Senado, que tratou de salvar o parceiro tornando-se definitivamente a instituição mais desmoralizada do país e talvez do mundo. O STF provou que nossa justiça tem lado, classe e ideologia. Quando interessa, respeita a Constituição. Quando convém, atropela a Carta Magna sem o menor constrangimento em nome de algum entendimento alternativo.
 O caso Aécio é o maior escândalo da história da justiça e do parlamento brasileiros. O caso Temer vem a seguir. Sem contar o impeachment de Dilma, uma armação que levou ao poder um grupo crivado de comprometimentos judiciais. Vários do ministério inicial já estão na cadeia. A farra continua.
As panelas cozinham. A fúria moral passou”.

23.10.2017

Skal Miami anfitrionará o congresso mundial de  2019 
          Recebo  comunicado de David Ross, Secretário Executivo e Tesoureiro do Skal Internacional de Miami, informando que na Assembleia Geral da entidade, realizada na Índia,  o seu clube foi escolhido para sediar o congresso mundial de 2019 e que, o evento, será realizado no navio Symphony of  the Seas, em um cruzeiro de sete noites. votação da assembleia foi unânime. 
  Ele agora está apresentando o evento e pedindo que skalegas mundiais marquem o “save the vdate” do congresso. “Estamos na expectativa de oferecer um ótimo cruzeiro no navio da Royal Caribbean Internacional naquela data. 

 Apesar deste ter sido um ano difícil para o sul da Flórida, México e o Caribe, estamos confiantes de que ofereceremos um ótimo programa a todos os skalegas”, disse Mr. Ross.
 Holly Powers, a presidente do Skal Internacional dos Estados  Unidos, comentou que “o Royal Caribbean internacional Oásis Class, Symphony of the Seas, pode abrigar confortavelmente 1500 delegados congressistas do Skal e seus acompanhantes”.
O Skal Internacional de Miami foi fundado em 1950 e nunca havia anfitrionado um congresso internacional da organização. Para mais informações contatar David Ross – skalmiami@yahoo.com.

23.10.2017


23.10.2017

CURTAS SOCIAIS
*Nesta segunda-feira, 23, às 16 horas, cerimônia militar alusiva ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, no pátio do Comando da Base Aérea de Fortaleza.
*As manas Mazé e Lenilza Campos iniciaram por Lisboa e Porto excursão com o seu Grupo de Oração pelos santuários marianos da Europa.
*Grupo de empreendedoras de Fortaleza, entre elas a cerimonialista Norma Zélia Andrade e Ethel Whitehurst, à frente de movimento pela valorização das rendas e bordados cearenses. Haverá uma exposição no Estoril da Praia de Iracema. Depois conto mais.
*Faz aniversário na data a sra. Consuelo Dias Branco (viúva do saudoso Ivens).
 *O empresário do transporte executivo  Pedro Manuel Brandão  é também   aniversariante de hoje. À direita na foto abaixo com os amigos Darlan Leite e Jurandir Gurgel.
*Nesta terça-feira, 24, ganham abraços a querida Eridan Mendonça (na foto com o seu João Mendonça),  
 Solange Benevides,
Ronei Farias de Paiva e 
Paulo Sérgio SantaCruz, na foto acima com amigos.
*O  Mercado Central com elevado número de turistas no final de semana, segundo registrou o dinâmico lojista de lá Jocildo Luz.

*Por hoje contei. Até amanhã.