Postagem do dia 25.01.2016

Abav-Ceará e Sindetur acionama justiça contra Qualitybrasil
          Em  Assembleia Geral Extraordinária, a ABAV/Ceará decidiu, juntamente com o Sindetur, ajuizar uma ação jurídica conjunta, civil e criminal, contra a Operadora Qualitybrasil, que fechou suas portas “sem um breve comunicado aos agentes de viagens”. O prejuízo aos lesados chega a mais de 300 mil reais.
         O fato, segundo o presidente da Abav e do Sindetur, Colombo Cialdini (foto),  gerou “enormes prejuízos   às agências de viagens associadas às entidades.” Ele ressalta que os procedimentos jurídicos serão adotados apenas para as agências de viagens associadas e dos sócios afiliados.

25.01.2016

Muita torcida na escolha dos “soberanos” do carnaval 2016
          Sábado, à noite, no Náutico Atlético Cearense, aconteceu a eleição dos novos “soberanos” do carnaval cearense, o Rei, a Rainha e a Princesa da Corte do Carnaval que serão coroados durante a festa Carnaval da Saudade, dia 30, no clube.
A escolha recaiu em Gilberto Félix, como o Rei da Folia; A Rainha eleita foi Castha Kaline e Princesa Clarice Maria. os eleitos irão comandar a folia cearense em 2016.
 
                                       Rainha Castha

25.01.2016

Coelce oferece 48 vagas para estágio remunerado
Informa a  Companhia Energética do Ceará (Coelce) que está com inscrições abertas, até o dia 30 de janeiro, em seu  Programa de Estágio. São 48 oportunidades para estudantes de níveis médio, técnico ou superior, em Fortaleza e cidades do interior do Ceará. Os interessados podem se inscrever pelo sítio da empresa.

          Para participar do processo seletivo de nível superior, o candidato deve estar matriculado nos cursos de Administração, Comunicação (Habilitação em Jornalismo), Economia, Engenharias (Elétrica e de Produção) ou Serviço Social, além de ter cursado metade da graduação. Há vagas também para o nível técnico, nas áreas de eletrotécnica e mecatrônica, e para o médio.
          O início das atividades de estágio está previsto para fevereiro deste ano. Segundo a Coelce, os estagiários recebem benefícios compatíveis com o mercado e têm chances de efetivação

25.01.2016

Está bem filho baleado  de Ciro Gomes
          Cirinho (foto), filho do ex-governador  Ciro Gomes e da conselheira do Tribunal de Contas do Estado,  Patrícia Saboya, foi baleado numa tentativa de assalto na Praia de Iracema, por volta das 21 horas  de sábado. O tiro atingiu-lhe a perna e ele está bem, conforme anunciei no Facebook uma hora depois do sucedido.
        Na mesma noite, mais tarde, Ciro Gomes e Patrícia Saboya distribuíram nota na qual comunicavam o acontecido. Neste domingo à tarde eles, em outro comunicado, disseram que “nosso filho passa bem, está em um quarto de hospital e deve ter alta até esta segunda-feira, 25.”

25.01.2016

Ministério Público explica porque interditou a rodoviária e proibiu os gastos com  o carnaval de Aracati
          Sobre a interdição do Terminal  Rodoviário de Aracati (foto) e a proibição do município patrocinar festa carnavalesca, o Ministério Público do Ceará  informou: desde março de 2015,  quando houve desabamento de uma das colunas de sustentação do Terminal,  que a Prefeitura foi avisada sobre os problemas estruturais que comprometiam a segurança das pessoas que transitavam no local, e nada foi feito, daí a decisão da interdição em janeiro deste ano para evitar danos maiores.
        Quando ao carnaval (foto), o MPCE esclareceu  que o município de Aracati vem passando por sérias dificuldades financeiras, “consequência do atual descalabro administrativo, somado à crise econômica, o que é presenciado por todos nos munícipes, comprometendo gravemente os serviços públicos essenciais e o próprio funcionamento da máquina administrativa, sendo registrados atrasos salariais; o não repasse dos valores devidos a titulo de empréstimo consignado; falta de recursos para aparelhar o conselho tutelar; ausência de pagamento de empresas terceirizadas; rescisão de contratados sob o argumento de crise financeira, entre outros diversos problemas”.
          Por isso, o MP considerou não ser justo a realização do carnaval, com a contratação de bandas de axé e trios elétricos, cujo montante gira em torno de 2 milhões e 400 mil reais mais a compra de 13 mil refeições para o pessoal de apoio do carnaval popular. A comarca de Aracati defende a realização de investimentos no carnaval cultural, folclórico e tradicional daquele município. 

25.01.2016

Matando a pauta jornalística
          O nosso Sindicato dos Jornalistas, através de sua agremiação etílico-cultural-carnavalesca "Matou a Pau…ta,"  convocou os foliões para a sua 11ª edição pré-carnavalesca, que aconteceu  sábado, 23,  e vai ao próximo  30 de janeiro, com concentração a partir das 17h30, na Praça Murilo Borges (antiga pracinha do BNB), no Centro da cidade. O jornalista homenageado deste ano é  Antônio Carlos Vieira de Souza (Tuno Vieira), aclamado editor do bloco de pré-carnaval dos jornalistas.
 
          Classificado no Edital do Ciclo Carnavalesco 2016 da Prefeitura de Fortaleza, o "Matou a Pau…ta" reúne jornalistas, radialistas, publicitários, gráficos, familiares e simpatizantes, desde 2005.
          "O bloco dos bonecos gigantes, como é conhecido do público que brinca o pré-Carnaval no Centro da cidade, caracteriza-se pela homenagem aos profissionais do Jornalismo, escolhidos “editores” da agremiação a cada ano", diz a jornalista-presidente do Sindjorce Samira de Castro (na foto quando de outros carnavais que tinha Paulo Tadeu como homenageado).

25.01.2016

Prefeita Patrícia festeja “sangria”  do Trici

          A prefeita Patrícia Aguiar (foto) está eufórica com sangria da Barragem do Trici ocorrida na manhã deste domingo, 24, em Tauá. “É um milagre porque no início desse mês ela estava totalmente seca.
          Somente a providência divina para modificar o cenário que era de muita preocupação”, comemorou a Prefeita, que visitou o reservatório na tarde da última sexta-feira, 21, e conversou com muitas pessoas que foram acompanhar de perto a evolução do volume hídrico da barragem.
          A prefeita lembrou que “esses últimos anos foram muito difíceis porque todos os nossos açudes secaram, mesmo assim não deixamos a cidade entrar em colapso. Com a ajuda dos governadores Cid Gomes e Camilo Santana, Presidente Dilma e os deputados Domingos Neto e Odilon Aguiar, além do ex-vice-governador Domingos Filho, construímos 3 adutoras em Tauá, ligando poços profundos no rio Trici, Açudes, Favelas e Arneiroz II para não deixar faltar agua. (Fonte: Blog do Wilrismar Holanda, que também fez as fotos).

25.01.2016

Setur inicia promoção do Ceará em
feiras de turismo internacionais
           O Ceará  participou da Feira Internacional de Turismo (Fitur), que teve início na quarta-feira (20) e terminou neste  domingo (24), em Madri. O evento marca o início do calendário de feiras do setor em 2016. Nesta feira, a Secretaria do Turismo do Ceará integrou  o estande do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur-foto).
        A edição 2016 da Fitur  registrou um novo recorde de participação, com 9.500 empresas de 165 países e regiões. Isso representa um aumento de 3% no número de expositores diretos. O  número de visitantes deve  superar  os 222.551 da edição anterior.
          A Setur começou a ampliar a presença nos eventos do trade turístico em 2015, fortalecendo a promoção do destino, tanto no mercado nacional, como no internacional. “Estamos trabalhando fortemente nas feiras e também apoiando as operadoras e investindo em publicidade. A campanha Descubra Ceará tem sido veiculada nas principais mídias”, destaca o secretário Arialdo Pinho (foto).
          Outra aposta da Setur para divulgar o Ceará é fazer ações em aeroportos e shoppings nacionais e internacionais. “Uma das saídas do País é o turismo, esse setor tem respostas rápidas às ações que são realizadas”, acrescenta o titular da Setur. Por isso, para 2016, o Governo do Ceará deverá investir US$ 10 milhões na promoção nacional e outros US$ 10 milhões na internacional. 
          Dentro do calendário internacional deste ano, o Ceará deve participar de cerca de 20 feiras em países como Espanha, Portugal, Itália, Colômbia, Estados Unidos, Alemanha, Peru, México, França, Japão e Argentina. Pelo Brasil, serão outros 11 eventos do tipo em estados como São Paulo, Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. (Fonte: Jornalista Yanna Guimarães–Setur/CE).

25.01.2016

O nevoeiro de “Guara”
          Foi assim que registrei esta imagem no meu Facebook. Guaramiranga esteve assim durante todo   dia de sexta-feira coberta por nevoeiro. Recebi esta bela foto pelo WhatsApp, mas não ficou claro quem enviou. Por isso deixo de dar o crédito.

25.01.2016

280 vagas em cursos de moda e vestuário 
          O Senai  Parangaba (foto), em Fortaleza, está ofertando 281 vagas em cursos profissionalizantes de moda e vestuário nos primeiros três meses de 2016. As qualificações são pagas. 
          Os interessados (pessoas físicas e jurídicas) já podem reservar suas vagas nos cursos pelo telefone (85) 4009.6300 ou pelo endereço eletrônico http://www.senai-ce.org.br no link Cursos para Você, ou ir a unidade da Parangaba com a seguinte documentação: xerox e original do RG, CPF; comprovante de endereço atualizado; comprovante de escolaridade; e se o curso for de aperfeiçoamento é necessário comprovar os conhecimentos necessários, através de certificados e/ou declaração da empresa.
        Os valores de um curso no Senai/Ceará  variam de acordo com a área escolhida e a carga horária. O Senai  concede 10% de desconto para quem se inscrever nas turmas manhã ou tarde, com pagamento facilitado nos cartões de crédito. As qualificações são na área de moda e vestuário.

25.01.2016

Recital de piano no “foyer” do TJA
          O Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, recebe na programação do projeto Sala de Concerto, a pianista Joana Holanda, na terça-feira (26/1), às 15h, no “foyer” do teatro.
          No repertório do recital estão músicas de J.S.Bach, Beethoven, Tchaikovsky, Liszt e Debussy.
         Pesquisadora e intérprete da música contemporânea brasileira, a pianista lançou o seu primeiro CD, "Piano Presente",  todo dedicado à música de compositores brasileiros da atualidade.  Joana Holanda (foto) atua como pianista e camerista no Brasil e no exterior.

25.01.2016

Aeroporto do Recife já respira Carnaval
          O turista que chegar ao Aeroporto Internacional do Recife  não vai precisar se deslocar para o Recife Antigo, Olinda, Bezerros ou mesmo participar de alguma prévia carnavalesca para entrar no clima do Carnaval. Isso porque, desde que descer do avião, ele já estará ‘respirando’ o maior Carnaval de rua do Brasil.
          A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empresa de Turismo–Empetur, promoveu a decoração de todo o desembarque do aeroporto. Tudo feito com a preocupação de receber da melhor forma o turista que chega para curtir os dias de Momo no Estado.
          A decoração começa nos dez “fingers”. O local recebeu mais de 3 mil sombrinhas de frevo e foi todo adesivado com a campanha oficial do Carnaval de Pernambuco e informações que podem auxiliar o turista durante a sua estadia na cidade.   
          “Queremos receber muito bem todos os turistas que chegam para o Carnaval. A decoração do aeroporto já vai deixar todos no clima da maior e mais democrática folia do Brasil. Nosso objetivo é criar uma relação entre os nossos destinos e os visitantes, para que eles possam retornar e influenciar a vinda de amigos e familiares”, comentou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras. (Fonte: Empetur -Fotos Peu Hatz).

25.01.2016

"Awake": Filme que conta a vida
de Yogananda,  estreia em Fortaleza
          Na terça-feira, 26,  às 19h, entra em cartaz no Cineteatro São Luiz (foto), o filme “Awake”, que conta a vida de Yogananda (que morreu em 1952), autor do clássico "Autobiografia de Iogue", título que vendeu  milhões de cópias em todo o mundo e é, até hoje, um livro primordial para filósofos, simpatizantes e praticantes da Yoga.
          O filme, premiado em festivais como o Illuminate, Maui e Seattle International, estreia em Fortaleza, após ficar em cartaz por mais de 6 semanas consecutivas em diversas salas de exibição nas cidades de Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.
          O longa explora a vida e os ensinamentos de Paramahansa Yogananda, swami indiano, que trouxe a Yoga e a Meditação para o Ocidente, em 1920. Gravado ao longo de três anos, com cenas captadas em 30 países, o filme examina o universo da Yoga, moderna e antiga, no Oriente e no Ocidente.

25.01.2016

“Nat” de amiga com lista afetiva
        Aniversário de Beni Maia (na foto com Ester Lins Cavalcante),  já acontecido,  comemorado pela lista afetiva durante almoço realizado no L´Escale, sábado.
Sarah, Beni e Herbert Aragão
Teresa Borges e Beni
Beni e Lenilza Campos
Zeneida Rangel e Beni
        Levaram o seu abraço Ester Lins Cavalcante, Gabriela  Castro, Lenilza Campos, Zeneida Rangel, Teresa Borges, Sarah e Herbert Aragão, Inês Távora, Regina Koblitz, Maria Luiza Caminha, Teresa Lima, Ivonilde Sousa e Bárbara Busghait.

25.01.2016

CURTAS SOCIAIS

*Caio Vilela Mororó é o aniversariante desta segunda-feira, 25. Deve ter chegado aos 88, segundo os meus cálculos.
*Quem também faz aniversário na data é a sra. Rosimar Gurgel (viúva do empresário Fernando Gurgel, na foto com a filha Sílvia).
*A data também assinala os natalícios de Cláudio Aguiar (na foto com a sua Andrea),
 
Theresa Vasconcelos (na foto com Leopoldo)  e Marcos Albuquerque.
*A sociedade ainda muito pesarosa com a morte do desembargador do Trabalho aposentado Antônio Chaves Antero (foto), sepultado na semana passada.

*Por hoje contei. Até amanhã.