Postagem do dia 15.06.2015

700 empregados da Sameac ameaçados de demissão

           Olho vivo!!! Audiências públicas na Assembleia e intensa movimentação de lideranças sindicais e de pessoas envolvidas estão subindo  o tom nos últimos dias de que, segundo  informações,   700 empregados da SAMEAC (Sociedade de Assistência à Maternidade Escola Assis Chateaubriand)  estariam para ser dispensados, conforme  determinação do Ministério da Educação. A SAMEAC é a entidade responsável pela gestão da Maternidade Escola Assis Chateaubriand e Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Ceará.
          O deputado Renato Roseno  (Psol-foto)) tem tratado desse assunto com as lideranças sindicais. Isso estaria para acontecer com a  instalação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) no Complexo Universitário. Vou acompanhar essa questão e depois conto mais. Portanto, olho vivo!

15.06.2015

Posse, convocação de suplente e efetivação
          Na sessão desta terça-feira na Assembleia Legislativa deverá tomar posse como deputado estadual o médico e ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana (foto), do PT, com a licença maternidade da deputada Laís Nunes (foto), que deverá ficar afastada por seis meses.  
     Também nesta terça a Assembleia deverá declarar efetivado o atual primeiro suplente da coligação PSD/PT/PROS/PHS, 
 Leonardo Pinheiro (foto acima), na vaga de Wellington Landim e será imediatamente convocado o suplente Sineval Roque (PROS-foto abaixo). 
 
Anotem para conferir depois.

15.06.2015

Compromisso com a segurança hídrica
          O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros-foto), destacou, na sexta-feira (12), o projeto de lei de sua autoria que denomina de José Welington Landim o Cinturão das Águas do Ceará.
            O deputado Welington Landim (Pros-foto) faleceu na última terça-feira (09/06) em virtude de uma meningite bacteriana. Segundo Zezinho Albuquerque, a homenagem reconhece a trajetória do parlamentar na luta pela segurança hídrica no Estado.
 
          Landim foi uma das primeiras vozes a defender o projeto de Transposição das Águas do rio São Francisco, atualmente em andamento.
                         
Além do projeto de Zezinho Albuquerque, outra proposta, de autoria do deputado Fernando Hugo (SD-foto), denomina de deputado Welington Landim (Foto) o trecho do canal da transposição do rio São Francisco localizado em solo cearense.
 

15.06.2015

Cearense como Desembargador no TRF
           Nesta segunda-feira, o advogado cearense Cid Marconi toma posse como Desembargador Federal no Tribunal Regional Federal, em Recife. Daqui vários amigos já começam a se deslocar para abraçá-lo. Jovem e brilhante, Cid tem pautado sua trajetória profissional com atuação irrepreensível, sobretudo na área do Direito Eleitoral. Ele já exerceu convocação do TRE do Ceará como juiz eleitoral. Parabéns e sucesso, amigo.

15.06.2015

Perigo com buracos na BR-116
        Quem trafega na BR-116 (também chamada de Rodovia Santos Dumont) , na área da ponte de Chorozinho, precisa ficar atento com os buracos que há dias começaram a aparecer na pista; tem também buracos entre os kms 12 e 15, sobretudo na pista de ultrapassagem à esquerda.
Ah, a Avenida Raul Barbosa, entre a Murilo Borges e o viaduto da referida BR, também já tem os seus buracos. E cadê o DNIT?

15.06.2015

Pecnordeste 2015 começa nesta terça-feira
         Às 9 horas da manhã desta terça-feira, 16, será a abertura do Seminário Pecnordeste, o maior evento da pecuária nordestino, realização da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará, entidade presidida por Flávio Saboya (foto).
       O Pecnordeste tem a coordenação geral do vice-presidente da FAEC, Paulo Hélder Braga. (Foto)
 O Centro de Eventos será o palco desse importante evento.

          Na edição deste serão homenageados com o Troféu Prisco Bezerra, na Categoria Política, o governador Camilo Santana (foto); Categoria Classista, João Martins, presidente da Confederação Nacional da Agricultura e presidente da Federação da Agricultura da Bahia e, na Categoria Técnico, Gerardo Angelim que, com sua competência, tem emprestado excelente colaboração à FAEC.
        Durante três dias acontecerão palestras técnico-científicas com mesas-redondas, oficinas de capacitação, minicursos e painéis; Feira de produtos e serviços agropecuários, Feira Pet, Pecleite e apresentação da Galeria dos Garanhões.
       Entre os temas; Apicultura, Aquicultura e Pesca, Artesanato, Avicultura, Bovinocultura, Caprinocultura, Equinocultura, Suinocultura, Turismo Rural, Encontro de Secretários Municipais de Agricultura, Seminário Sebrae: Alternativas para convivência com o semi-árico e Exposição especializada de bovinos e caprinos leiteiros.

15.06.2015

Convention convoca Conselho Curador
         O Fortaleza Convention & Visitors Bureau realiza no dia 23, às 8 horas, em primeira convocação, reunião do Conselho Curador para apreciar a prestação de contas de 2014, o resultado da Room Tax (a taxa cobrada dos hóspedes que os hotéis transferem para o Convention) e outros assuntos. O presidente Régis Medeiros (foto) comanda.

15.06.2015

Barbaridade inominável
           O “Estado Islâmico leiloa meninas cristãs para satisfação sexual dos homens. Vale ressaltar que, após se satisfazerem sexualmente, eles  têm o direito de fazer o que quiser com elas, até mesmo decapitá-las!  E SE FOSSE SUA FILHA?”
          É o que pergunta Ferdinando Soares nesta postagem que o blog repercute alertando a todos para essa facção criminosa que está disseminando  o terror sobretudo no Iraque e na Síria.

15.06.2015

V Festival de Jericoacoara Cinema Digital
          Com o tema “Cinema Popular e Cinema Político”, a quinta edição do festival reconhecido no calendário nacional do cinema independente começa nesta segunda-feira, 15/6, reunindo grandes nomes e novos realizadores do audiovisual brasileiro. Ao todo, 30 curtas-metragens, de cineastas de 11 estados, foram selecionados para participar da mostra competitiva.
          Neste ano o festival, que acontece no Polo de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Jericoacoara, realizará exibição especial do filme “Aos ventos que virão”, do cineasta cearense, radicado em São Paulo, Hermano Penna, e promoverá debate sobre a atual crise do futebol mundial, com a exibição do filme “Os Subterrâneos do Futebol”, de Maurice Capovilla, e um debate com os ex-jogadores Afonsinho (foto abaixo) e Sérgio Redes. Haverá ainda homenagem ao ator cearense Sidney Souto.
Futebol na tela e em debate

          O festival  também tem entre suas atrações um debate sobre a atual crise do futebol mundial, com a exibição do filme “Os Subterrâneos do Futebol”, de 1965, dirigido por Maurice Capovilla, (foto)
e a presença dos ex-jogadores Afonsinho, colunista da revista Carta Capital e personagem da história do esporte brasileiro ao se tornar o primeiro jogador a conquistar o passe livre, e Sérgio Redes, ídolo do futebol no Rio de Janeiro e no Ceará, aplaudido comentarista esportivo, autor de crônicas elencadas no livro “Nem tudo é futebol” e poemas como os reunidos no livro “O Raio do Futebol”, lançado em parceria com o artista visual Sérgio Pinheiro e com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

O Festival irá até o dia 21 de junho.

15.06.2015

Dos campos para o palco: rivalidade entre Ceará e Fortaleza é tema da peça “Clássico Rei”
          Não é só em estádios que se decide um Clássico Rei. Prova disso é o espetáculo de autoria do cearense Jorge Ritchie, dirigido por Marcelo Costa,  apresentado sábado e domingo, no Theatro José de Alencar, e que voltará a ser encenado nos dias 21 e 21 próximos, às 19 horas, no mesmo local.  Agradando alvinegros e tricolores, o “Clássico Rei”, da Cia Dionisyos, conta a história de duas famílias, vizinhas, que torcem pelos maiores rivais do futebol cearense. Uma defende, apaixonadamente, o time do Fortaleza, e a outra veste a camisa do Ceará.
          Na peça, a princípio, quando não se sabe das preferências futebolísticas de ninguém, as famílias se relacionam amistosamente. Mas, quando descobrem que são rivais, o clima de harmonia se desfaz e as famílias passam a travar verdadeiros embates. A convivência deles passa a ser bem difícil. E o que era ruim se complica mais ainda quando surge a suspeita de que os filhos de cada casal foram trocados na maternidade.
          A peça é dirigida por  Marcelo Farias Costa (foto). Elenco: Geovana Martan, Jorge Cesar, Emidio Tavares, Fernanda Celi, Pedro Ulisses, Pedro Manoel, Raquel Damali, Aurélio Lima, Stand by: Webster Macedo e Deugiolino Lucas. Sonoplastia: Carlinhos Crisóstomo. Iluminação: Alexandre Santos. Cenário: Marcelo Costa. (Informações: 3101.2596. Fonte: Ascom-Secult).

15.06.2015

CURTAS SOCIAIS

*Foram espairecer em Miami as manas Gabriela Castro (foto acima), Lula Pinto (foto abaixo com a amiga Margô Gonçalves) e Mazinha Santiago. Ninguém é de ferro!
*No domingo de paz, ontem, Eleni Liberato (na foto com o seu Édison) comemorou sua idade nova cercada pelo carinho do Édison, da família e da lista afetiva. Parabéns, saúde e paz.

*Também foi o aniversário da empreendedora Guilarneide Façanha (Gui) com sua loja de moda, cujas peças, muitas delas, ela mesma desenha e produz.

*Ah o dia 14 assinalou ainda a idade nova de Dinah Paiva.

*Hoje, 15, marca o calendário Vera Valente.

*Por hoje contei. Até amanhã.