Postagem do dia 30.11.2015

A agonia do Hospital Wálter Cantídio e dos transplantes

 

          Ana Beatriz Barreto postou no Facebook neste domingo, à noite: “Recebi de outro grupo. O Walter Cantídio quebrou. Quinta, 26,  foi um dia difícil!  Não sei como consegui trabalhar! Sai de lá às 19h. Quinta mesmo tive que suspender os transplantes renais até quarta  para tentar ganhar tempo! Porque os Diretores vão tentar alguma solução. Faltou tubos de coleta de sangue;
 
    “Eu comprei 1.500 frascos e Huygens 1000 tubos; só os transplantados poderão colher exames. Ontem acabou o kit de tacrolimus, às 16h. Chegamos no fundo do poço. Ontem trabalhei na Uece e depois fui a uma missa- ontem dia da medalha milagrosa! Desde quinta tô c dor no peito; umas pontadas e a PA subiu. Depois da missa que foi boa e serviu p me acalmar, fui dormir. Estava sem forças p falar.
 
          “Mas não há  tempo p fraquejar; vamos refazer as forças e ver o q podemos fazer. O grupo do zap do tx - o Dr Huygens já  ligou p Roberto Claudio; Socorro Martins. Eles não sabem o q fazer pq o $ não está  sendo repassado por Brasilia! Só vejo uma solucao: ir para rua; invadir o Planalto e as Assembleias Legislativas de cada Estado e tirar esta corja do poder! Alguma coisa precisa ser feita! Os transplantes de fígado, pâncreas e medula também serão suspensos.
          “Joao Brainer e demais professores peço sua ajuda para divulgar a situação  de gravidade do Hospital Universitário Walter Cantídio HUWC-UFC. A situação de extrema gravidade e caos que toma conta da nossa cidade, Estado e país. Peço licença para usar este forum. que só uso para nossos problemas específicos da UECE. Sou chefe do setor de Transplante Renal do HUWC desde 2006 e de toda Nefrologia desde nov 2014. Vou postar a seguir a nota da Superintendência e Direção do HUWC. O nosso Hospital vai agonizar assim como o HGF já está em agonia crônica agudizada.
        “Depois de 25 anos de trabalho, fora Residencia Medica e Graduaçao nesta casa chamada HUWC-UFC ; vemos nosso Hospital das Clínicas nesta situação! O Maia: 28 anos de transplante esta com rejeição por falta de Azatioprina!
          “No meu ambulatório de glomerulopatia (antes orgulho, pq aqui no Ceará éramos um dos poucos estados a fornecer micofenolato, ciclosporina. Azatioprina para os pacientes), agora o ambulatório virou choro e lamento! Já mandei oficio para SESA sem resposta! O que faço com centenas de nefrites lupicas e glomerulopatias sem remédio!!! E os 1300 pacientes já transplantados?! Como faremos com estes pacientes - compramos 1500 tubos para coleta de exames, e ontem às 16h acabaram os kits para tacrolimus!


        “Farei um oficio para Dra Isabel Porto (foto), Promotora de Saúde do Estado do Ceara. Acho que o governador  deve ser acionado judicialmente porque a situaçao é de extrema gravidade."
 
Trago este assunto porque acho que é gravíssimo  não apenas para as pessoas que precisam desses serviços médicos, mas para toda comunidade cearense de um modo geral.

30.11.2015

Fiscais do Município  deliberam sobre estado de greve
          A Associação dos Fiscais do Município de Fortaleza (AFIM)  realiza, nesta segunda-feira,30,  às 17 horas, no Clube do Cresse, assembleia geral da categoria para deliberar sobre estado de greve. Os fiscais municipais estão sem reajuste salarial desde 2012. No período, a inflação acumulada supera os 10%.
          Segundo a presidenta da entidade, Ana Lúcia Oliveira, o salário da categoria não condiz com o porte de Fortaleza, nem com as especificidades da atuação dos profissionais. “Como é que na quinta maior cidade do Brasil, os fiscais têm o pior rendimento médio do país?”, questiona. Além da questão salarial, os fiscais municipais são vítimas de violência no exercício da profissão. “Ao fecharmos bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais, sem nenhum aparato de segurança, somos constantemente vítimas de agressão”, afirma a presidenta da AFIM.
          A AFIM denuncia o desinteresse da Prefeitura de Fortaleza em negociar com a categoria, uma vez que a Mesa Setorial da Fiscalização foi instalada no fim de setembro de 2015, sem qualquer avanço. Estava agendada para sexta-feira (27/11) uma reunião, mas a Prefeitura não confirmou.
        “Queremos debater duas propostas: a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), com a consequente revisão da remuneração salarial, e a elevação do número de pontos da GFAE, que é a gratificação por desempenho”, comenta Ana Oliveira. A entidade com 30 anos de atuação, congrega 550 fiscais de atividades urbanas. Eles atuam na fiscalização de obras, posturas, meio ambiente, controle urbano, direitos do consumidor e transporte. (Assessoria de Comunicação: Andrea Oliveira  e Samira de Castro).

30.11.2015

Greve na URCA e Estado sem dinheiro
        Estou sabendo que por 53 votos a favor, 15 contra e 3 abstenções os professores da URCA (Universidade Regional do Cariri), campus de Juazeiro do Norte, na assembleia de sexta-feira, 27, aprovaram nova greve geral.
          Parece que nada que ficou acertado com o Governo do Estado, na greve passada, foi cumprido. Um amigo do governador Camilo (foto) me disse há menos de duas semanas, em Juazeiro, que ele (Camilo) lhe havia revelado que “o Estado passa por grandes  dificuldades financeiras”.

30.11.2015

Sapatos substituem manifestações pelo clima em Paris
          Em moda nos últimos dias, após os atentados do dia 13 deste mês, a Praça da República (foto), em Paris, tornou-se centro do protesto em razão da proibição da passeata prevista  à margem da reunião mundial sobre o clima que acontecerá na cidade a partir desta segunda-feira: a praça amanheceu neste domingo   coberta em sua totalidade por sapatos. Ali  podem ser vistos sapatos de crianças, botas cheias de flores, tênis, tudo acompanhado de uma palavra em favor do planeta
          “Mais de quatro toneladas de sapatos foram coletadas durante uma semana para a realização desta manifestação”, disse Emma Ruby Sachs, diretora-adjunta do Avaaz, movimento mundial de mobilização cidadã. “Este é um monumento símbolo da determinação das pessoas que querem ser ouvidas sobre as questões climáticas”, completou. (Fonte e foto Le Point, France deste domingo).
        A estátua no centro desta praça (Monumento à República)   se impôs aos parisienses como um local de reunião e memorial espontâneo após os atentados que enlutaram as famílias de Paris no dia 13 de novembro. A estátua, no alto do pedestal, é a figura de uma mulher, Marianne, que representa a república francesa.

30.11.2015


30.11.2015

Noite Chic 2015 – 50 anos de jornalismo Marcondes Viana
          A Noite CHIC 2015, que marcará os 50 anos de jornalismo de Marcondes Viana e os 10 anos da revista Chic, acontecerá no dia 10 de dezembro, no Buffet Viriato Gastronomia, das 20 hs à meia-noite, vai comemorar os 50 anos de jornalismo de Marcondes Viana, iniciados nos anos 1965 na Tribuna do Ceará e os dez anos da CHIC Automóveis & Sociedade. Os convites já estão sendo distribuídos.
        Os homenageados, entre eles o senador José Dias de Macedo, Antônio Palácio de Queiroz (Ceará Motor), Lavanery Wanderley (foto), Luiz Teixeira, Fernando Pontes, Maninho Brígido, Francisco Ribeiro, Rodrigo Carvalho, irão receber quadros assinados pelos renomados e premiados artistas plásticos José Maria Machado e Mario Sanders.
        O cerimonial é de Eva Mendes, a decoração de Érika Martins (foto) e o “show” da banda Locomotiva. Os convidados vão se deliciar com o excelente serviço do Viriato, o Whisky Chivas 12 anos, o espumante Maria de Codorníu, os chocolates de Isabel Leitão e uma exclusiva mesa de pães e queijos.
Valéria Maia, Juliana Amaral,
Marcondes Viana e Ana Oliveira
 
          Para os presentes sorteio de mimos do restaurante Marcel, Dudalina, Dom Pedro Laguna, American News, RR Perfumes, Shallaka e quadros de artistas plásticos.
          Vai ser uma noite e tanto.

30.11.2015

Esmero e bom gosto  na festa de Lívia e Lucas 
          A bela festa de casamento de Lívia e Lucas na quinta-feira, 26, fechou a temporada casamenteira deste ano. Tudo preparado com muito esmero, nos mínimos detalhes, pelas mães dos noivos, Mônica Almeida e Karla Nogueira.
Lívia é filha de Mônica e Sílvio Rui Almeida (foto acima)  e Lucas é  herdeiro de Karla Nogueira (na foto abaixo Karla e o filho Lucas) e Francisco Martins de Lima Filho.
         Emocionante quando a noiva fez questão de entregar um buquê de flores à sua mamãe (foto abaixo) antes de jogar seu buquê de noiva para as amigas.
          Noventa por cento do público presente eram jovens, amigos dos noivos,  os 10 restantes “mais coroas”, amigos dos pais dos noivos. Tanto assim que um “DJ” incrementou o som noite adentro. (foto abaixo).
 
          A banda de Paulo Benevides, com ele e sua bela voz à frente, animou os primeiros momentos da festa como o fez durante a cerimônia religiosa na capela de Nossa Senhora do Líbano.
        Logo na entrada do salão de festas do Hotel Gran Marquise enormes mesas de doces fizeram a alegria dos mais chegados a essas guloseimas. A gente via os olhinhos das pessoas brilharem quando passavam nesse espaço.
 
        No salão da festa mesas de vários tamanhos foram dispostas para abrigar confortavelmente os convidados. Serviço gastronômico volante e o jantar diversificado e abundante. A categoria de sempre do Gran Marquise.
As avós do noivo Lucas – Marly e Valeria – muito cumprimentadas na ocasião.
          Não vou citar  nomes dos presentes para não incorrer em esquecimento, digo apenas que o empresário Jacob Barata (foto), líder nacional em frotas de ônibus e dono de várias empresas, amigo dos pais da noiva, veio  participar da festa onde encontrou o amigo Júlio Santiago.
          Foi uma noite de elegância e  gente bonita predominando.

30.11.2015

Ônibus para transportar doentes
                              
           Nem é preciso se pensar muito para a gente  saber por que os hospitais públicos de Fortaleza estão sempre muito lotados. Vejam aí: antes os doentes do interior do Estado vinham em ambulâncias, agora eles são transportados em ônibus como neste caso que eu fraguei na manhã desta segunda-feira, 30.
          Ônibus da Prefeitura de Limoeiro do Norte, Secretaria da Saúde, que diz: "Transportar pacientes de Limoeiro do Norte para os hospitais em Fortaleza". É preciso dizer mais?

30.11.2015

Relacionamento amoroso e seu desenvolvimento no teatro
          A peça “Beija-me Como nos Livros” veio à Fortaleza para duas apresentações no palco principal do Theatro José de Alencar (TJA), ontem, domingo (29), e nesta  segunda-feira, (30),  às 19h. O espetáculo  da companhia carioca “Os Dezequilibrados”, que tem apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), procura retratar o relacionamento amoroso e seu desenvolvimento ao longo dos tempos, analisando o amor como uma invenção do ser humano. 
         Os ingressos estão à venda na bilheteria do TJA, custando R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia). Classificação indicativa: 14 anos.
            As pesquisas realizadas para preparação do espetáculo foram baseadas, inicialmente, na pré-história, período em que a palavra amor ainda nem existia, mas já se observavam comportamentos amorosos entre os seres humanos.
          As questões e traições de dois casais contemporâneos alternam-se com cenas de mitos amorosos como “Tristão e Isolda”, “Romeu e Julieta”, “Dom Juan” e “Werther”, evidenciando o fato de que o nosso modo de amar é uma construção cultural e demonstrando o quanto seguimos repetindo padrões pré-estabelecidos. “Beija-me Como nos Livros”  tem no elenco  Claudia Mele, Ângela Câmara, Julio Adrião e José Karini. A direção é de Ivan Sugahara.

30.11.2015

Homenagem à Associação dos Cegos
        Por iniciativa da deputada Rachel Marques (PT) a Assembleia Legislativa realiza às 15 horas de terça-feira, primeiro de dezembro, sessão solene em homenagem aos 30 anos de existência da Associação dos Cegos do Ceará.

30.11.2015

Voos “charters” para Pernambuco na temporada de Verão
          Pernambuco receberá 22 voos “charters”  das cidades de São Paulo e Cuiabá para a temporada de alto verão, entre os meses de dezembro de 2015 e fevereiro de 2016. O primeiro charter está com chegada prevista para o dia 23 de dezembro, saindo de Cuiabá rumo ao Recife. Os voos serão operados pelas companhias GOL e TAM e comercializado pela operadora CVC.
      A informação é da Empetur-Empresa de Turismo de Pernambuco que, segundo ela,  no  período de alto verão  são esperados cerca de quatro mil passageiros, o que representa um incremento de aproximadamente 8.994.557,60 milhões na economia, levando-se  em consideração a permanência de sete dias no estado e gastos dos turistas com hospedagem, alimentação, passeios e compras. (Fonte Empetur).

30.11.2015

CURTAS SOCIAIS
*Grupos locais já se articulando para o final  ano em Miami (foto acima) e Nova York (foto abaixo). Os casais que têm casa em Miami se programam entre amigos para a festa de “réveillon”.
*Luizinho Gentil e Carlos Alberto Farias marcam o calendário neste último dia de novembro.
*Na terça-feira, primeiro de dezembro, os abraços vão para Déborah Campos, que festeja com o marido Bernardo (foto) e a família.
*Também comemoram  idade nova José Gerardo Pontes (na foto com Patrícia), Rosaly Moura e Maria da Paz (Paizinha) Otoch.
*Quem ganhou abraços pela idade nova foi a exuberante Kaia Catunda (à direita com a amiga Elza Moreira). Por sinal ela esteve em Minas Gerais junto ao setor de roupas  para repor estoques de suas lojas.
*O médico oftalmologista e ex-deputado estadual  Hermínio Resende (foto) esteve recebendo cumprimentos da lista afetiva porque aniversariou.
*O famoso Beco do Cotovelo, em Sobral (foto), de tantas histórias hilárias, está fazendo 173 anos e, segundo eu soube, deverá merecer sessão especial da Assembleia Legislativa. Vou apurar e depois eu conto.

*Por hoje contei. Até amanhã.