30.11.2015

Sapatos substituem manifestações pelo clima em Paris
          Em moda nos últimos dias, após os atentados do dia 13 deste mês, a Praça da República (foto), em Paris, tornou-se centro do protesto em razão da proibição da passeata prevista  à margem da reunião mundial sobre o clima que acontecerá na cidade a partir desta segunda-feira: a praça amanheceu neste domingo   coberta em sua totalidade por sapatos. Ali  podem ser vistos sapatos de crianças, botas cheias de flores, tênis, tudo acompanhado de uma palavra em favor do planeta
          “Mais de quatro toneladas de sapatos foram coletadas durante uma semana para a realização desta manifestação”, disse Emma Ruby Sachs, diretora-adjunta do Avaaz, movimento mundial de mobilização cidadã. “Este é um monumento símbolo da determinação das pessoas que querem ser ouvidas sobre as questões climáticas”, completou. (Fonte e foto Le Point, France deste domingo).
        A estátua no centro desta praça (Monumento à República)   se impôs aos parisienses como um local de reunião e memorial espontâneo após os atentados que enlutaram as famílias de Paris no dia 13 de novembro. A estátua, no alto do pedestal, é a figura de uma mulher, Marianne, que representa a república francesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário