Postagem do dia 28.03.2013



“Arrumadinhos mantêm prefeito de
Canindé”, diz o deputado Ely Aguiar

 
Deputado Ely Aguiar
Prefeito Crisóstomo
         

          Tempo quente na sessão de terça-feira, 26, da Assembléia Legislativa com o deputado Ely Aguiar (PSDC) denunciando manobras no Tribunal de Contas dos Municípios para o cumprimento de decisões judiciais que impediriam o prefeito de Canindé, Francisco Celso Crisóstomo (PT), de continuar no cargo. “As manobras de ações protelatórias, os chamados “Arrumadinhos”, estão mantendo no cargo um cidadão que acumula irregularidades comprovadas pela Justiça Eleitoral”, afirmou.
          O deputado Ely Aguiar, contestado pelo seu colega Dedé Teixeira (PT),  apresentou documentos oriundos do Ministério Público Federal e da Procuradoria Regional Eleitoral se manifestando contra a diplomação do prefeito Crisóstomo, sob o amparo da Lei da Ficha Limpa, pelos vários processos que tramitam na Justiça contra ele.
Alagoas abre espaço para ser
destino preferencial de turismo

          Em minha passagem por Maceió, durante o jantar que o governador Teotônio Vilela Filho ofereceu  aos jornalistas da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo-ABRAJET,  que lá estiveram reunidos, eu conversei com a Secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis:
 
Danielle Novis
JR - Quais são as ações programadas para o turismo de Alagoas?

Sec. Danielle - Alagoas é um estado que vem crescendo muito no seu fluxo de turistas  nos últimos anos em função de um planejamento estratégico que a gente tem feito ao longo dos últimos sete anos na gestão do governador Teotônio Vilela Filho. Nós inauguramos nos últimos três anos 18 novos hotéis, na realidade somos um dos mais novos e  importantes parques hoteleiros do Nordeste, acredito que do Brasil também.
À medida que  cresce  a  oferta, com a duplicação do número de turistas,  cresce também o nosso compromisso com a melhoria da  infra-estrutura necessária para que esse destino seja sustentado  ao longo dos próximos anos e  para que a atividade se mantenha de forma equilibrada. Existem projetos para dotar o estado de mais saneamento básico e melhor acesso aos principais destinos turísticos;  estamos entregando proximamente o Plano Estadual de Turismo com uma visão  até 2023, criando políticas públicas  para garantir a continuidade desse trabalho.
Temos projetos para qualificação de mão-de-obra até mesmo em função da Copa das Confederações e Copa do Mundo. No primeiro catálogo da Fifa lançado em 2012 Maceió aparece como um dos 3 centros de treinamento no Nordeste, sendo 2 na Bahia, que é sede, e um em Maceió. Trabalhamos projeto em sinergia com a Secretaria de Infra-Estrutura no sentido de arrumar o Estado em função desse crescimento de oferta; enfim estamos realizando todo um trabalho no sentido de captação de novos investimentos no sentido de fazer  crescer a quantidade de leitos ofertados.
A gente tem uma preocupação muito grande com malha aérea, no sentido do seu fortalecimento, não apenas regular,  mas também com fretamentos internacionais para suprir essa deficiência. Outra preocupação  é com a  promoção e divulgação não só de Maceió, mas do Estado como um todo, posicionando Alagoas como um dos destinos preferenciais no Brasil.

JR - Alagoas está se inovando em termos de turismo. Essa rede hoteleira é praticamente toda nacional e internacional, não é?

Sec. Danielle - Nós  temos algumas bandeiras nacionais e internacionais, mas um  aspecto interessante é que desses 18 hotéis inaugurados existe um aporte muito grande do empresariado local, alguns que já têm hotéis instalados e outros que acreditam nesse bom momento que vive o Estado  economicamente. Eles apostam na construção de novos hotéis. Outra coisa interessante é que hoje nos temos  uma sedimentação de alguns segmentos, o que nos possibilita atrair turistas de todas as faixas etárias e em todas as zonas de interesse.
Praia do Francês, em Marechal Deodoro, vista da piscina do Hotel Ponta Verde.

Por exemplo, temos o Litoral Norte, a Rota Ecológica com 15 pousadas de charme em áreas paradisíacas; temos Maceió com esse novo parque hoteleiro; temos o Litoral Norte, a  praia de Maragogi; Praia do Francês, que acaba de inaugurar novo empreendimento; a notável Barra de São Miguel, com seus muitos hotéis e pousadas,  e também a região do São Francisco, que é um produto extremamente singular, que vale a pena conhecer.

JR - E a questão da segurança, Secretária?

Sec. Danielle - Na verdade nós não temos problema com segurança em relação ao turista. Por exemplo,  somos o segundo destino no Nordeste que recebe a maior quantidade de cruzeiros, na última temporada  recebemos quase 400 mil turistas  e não tivemos nenhuma ocorrência de insegurança. Segurança é um problema que aflige o Brasil como um todo. Nós temos outros problemas de segurança, mas no turismo especificamente   não temos   problema”.


A Páscoa do Senhor nosso Deus
         

           É feriado, folga na praia, sertão e até mesmo na cidade. Agora não se esqueçam de dedicar algumas horas para reflexão e orações, pois mundo católico, evangélico e espírita comemora a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, o homem que veio o mundo e deu a sua vida para nos salvar. Que todos nestes dias da Semana Santa não esqueçam de rezar um Pai Nosso e uma Ave Maria para agradecer tudo de bom que nosso Pai Celestial nos oferece ao longo de nossas vidas.
          Para todos uma Feliz Páscoa e muita esperança. Que os Anjos acompanhem cada um de todos nós.
Semana Santa na Catedral  de Fortaleza
 

           Com cerimônias litúrgicas celebradas pelo Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, a Catedral Metropolitana preparou a seguinte programação para esta Semana Santa, que começa hoje:
 Dia 28 – Quinta-Feira Santa, às 8 horas, Missa da Unidade e Bênção dos Santos Óleos. Ás 18h30min, Missa da Ceia do Senhor – Lava-Pés, presidida por Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza.
Dia 29  – Sexta-Feira Santa, às 9 horas, Celebração das Horas. Às 15 horas Celebração da Paixão e Morte do Senhor.
Dia 30  – Sábado Santo,  às 9 horas, Celebração das Horas. Às 20 horas, Solene Vigília Pascal.
Dia 31  – Domingo da Ressurreição, às 18h30min, Missa Solene seguida de Procissão.
          Sexta-Feira  durante todo  dia haverá  confissões.

Posse  na Academia Cearense de Medicina
          O Vice-Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, foi empossado  como membro titular da Academia Cearense de Medicina – entidade criada há quase 35 anos, com o intuito de preservar a memória da Medicina do Estado e incentivar a educação médica e a ética profissional. Na solenidade de posse,  no Auditório da Reitoria da UFC, o Prof. Henry foi   saudado pela acadêmica Maria Helena da Silva Pitombeira. Na Academia, ele ocupará a cadeira 22, patroneada pelo médico José Simões de Menezes.
          Um dos profissionais mais respeitados do País na área de transplantes renais, Henry Campos possui doutorado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo e pós-doutorado pela Universidade de Paris V. Atualmente, é professor associado da Universidade Paris-Descartes e professor titular da UFC.

Jaime Aquino chega aos 89 anos
 
Jaime Aquino
         

          Na tribuna da Assembléia Legislativa, na terça-feira, 26, o deputado Hermínio Resende homenageou o empresário Jaime Aquino por sua chegada aos 89 anos de idade "sempre lúcido, trabalhando e ajudando o Ceará a crescer", completou.
          O cearense Jaime Aquino é o maior produtor de castanha de caju do mundo. O deputado Manuel Duca também deu o seu depoimento.
Cearense na SP Estampa

           A cearense Desirée Frota foi selecionada para participar da 3ª. Edição do “SP Estampa”. Ela viajará no dia 3 de abril a São Paulo para tomar parte ativa na programação do evento quando haverá também a realização da segunda edição do Simpósio SP Estampa no Museu Lasar Segall com convidados nacionais e internacionais, nos dias 6 e 7 de abril.
          O Projeto SP Estampa, que acontecerá na Belas Artes,  é um ciclo de palestras que irá refletir dentro do cenário da produção nacional e internacional os caminhos da imagem repetida.

“Os Três Mosqueteiros” em Cordel

Klévisson Viana

          O cartunista, cordelista e xilogravurista cearense Klévisson Viana revisita a obra literária mais conhecida e admirada do francês Alexandre Dumas, talhando "Os Três Mosqueteiros em Cordel". Lançamento nesta quinta (28/03), às 19h, na Livraria Feira do Livro, pelo projeto "Quintal Literário". Entrada franca.
          Em sua programação, o "Quintal Literário" promove encontros proporcionando no próprio espaço da Livraria Feira do Livro um diálogo direto com autores, estudiosos, intelectuais e leitores contemplando as áreas das obras literárias e científicas.
          Klévisson Viana Lima é cartunista, poeta popular, editor e membro da ABLC – Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Pela sua Tupynanquim Editora publicou mais de 400 obras de literatura de cordel. Dessa vez, o artista surpreende e, com uma riqueza de rimas e imagens, presenteia seus leitores com a história dos três mosqueteiros. (Livraria Feira do Livro (Rua Benjamim Carneiro Girão, 87-A – Montese).
O chá do Papa Francisco em BA

Um dos monumentos de Buenos Aires

          Se você pretende ir à Buenos Aires anote: a cidade já prepara um passeio pelos lugares freqüentados pelo Papa Francisco, entre eles, o restaurante “Obelisco”, onde o cardeal Mário tomava o seu chazinho com a simplicidade que o caracteriza. O restaurante fica na “calle” Peru, pertinho da Catedral..
30 ordens de serviço para obras
nos campi de Fortaleza e interior 
Reitor Jesualdo Farias

          Em solenidade realizada no auditório da Reitoria, o reitor Jesualdo Farias assinou   30 ordens de serviço dadas pela Universidade Federal do Ceará por meio da Superintendência de Infraestrutura, no valor total de mais de R$ 43 milhões, para a execução de obras cujos editais de licitação foram lançados em 2012.
          As obras estão se iniciando neste mês, e algumas têm conclusão prevista para agosto e outras para janeiro de 2014. Estão em processo de licitação as obras para os campi da UFC em Crateús e Russas, bem como para as primeiras obras da Universidade Federal do Cariri, tutorada pela UFC.

Fenataxi  e  “I Love Taxi”

          Nesta quinta-feira, às 8h30, no Salão Marina no Marina Park Hotel, acontece o lançamento da Feira e Encontro Nacional de Taxistas-Fenataxi e da campanha I Love Taxi, evento realizado pelo Sindicato dos Taxistas do Ceará, que convida. Um café da manhã será servido restrito à imprensa, autoridades, fornecedores e representantes de instituições.
CURTAS SOCIAIS

*A executiva Enid Câmara guarda repouso em conseqüência de cirurgia dental.
 
Des. Ronald Soares 
*Tomaram  a rota de sua casa em Miami, por uns dias, o desembargador federal do Trabalho aposentado Ronald Soares e sua Alice.

*Além da mamãe Regina, as amigas Zeneida Rangel, Ester Lins Cavalcante, Sarah  e Raquel Aragão também foram abraçar Ticiane Koblitz no almoço pela sua chegada aos 40 anos.
Caetano e seu violão

*Agora é prá valer: dia 6 de abril tem Caetano Veloso no Centro de Eventos. Elenilton Jorge, da Edem Produções, na organização.

*Ficam na fazenda às margens do rio Curu, em São Gonçalo do Amarante, Sarah e Herbert Aragão.

*Celma e Antônio José Bitar ocupam a fazenda de Paracuru neste final de semana prolongado.

*Feliz Páscoa a todos.