Alagoas abre espaço para ser
destino preferencial de turismo

          Em minha passagem por Maceió, durante o jantar que o governador Teotônio Vilela Filho ofereceu  aos jornalistas da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo-ABRAJET,  que lá estiveram reunidos, eu conversei com a Secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis:
 
Danielle Novis
JR - Quais são as ações programadas para o turismo de Alagoas?

Sec. Danielle - Alagoas é um estado que vem crescendo muito no seu fluxo de turistas  nos últimos anos em função de um planejamento estratégico que a gente tem feito ao longo dos últimos sete anos na gestão do governador Teotônio Vilela Filho. Nós inauguramos nos últimos três anos 18 novos hotéis, na realidade somos um dos mais novos e  importantes parques hoteleiros do Nordeste, acredito que do Brasil também.
À medida que  cresce  a  oferta, com a duplicação do número de turistas,  cresce também o nosso compromisso com a melhoria da  infra-estrutura necessária para que esse destino seja sustentado  ao longo dos próximos anos e  para que a atividade se mantenha de forma equilibrada. Existem projetos para dotar o estado de mais saneamento básico e melhor acesso aos principais destinos turísticos;  estamos entregando proximamente o Plano Estadual de Turismo com uma visão  até 2023, criando políticas públicas  para garantir a continuidade desse trabalho.
Temos projetos para qualificação de mão-de-obra até mesmo em função da Copa das Confederações e Copa do Mundo. No primeiro catálogo da Fifa lançado em 2012 Maceió aparece como um dos 3 centros de treinamento no Nordeste, sendo 2 na Bahia, que é sede, e um em Maceió. Trabalhamos projeto em sinergia com a Secretaria de Infra-Estrutura no sentido de arrumar o Estado em função desse crescimento de oferta; enfim estamos realizando todo um trabalho no sentido de captação de novos investimentos no sentido de fazer  crescer a quantidade de leitos ofertados.
A gente tem uma preocupação muito grande com malha aérea, no sentido do seu fortalecimento, não apenas regular,  mas também com fretamentos internacionais para suprir essa deficiência. Outra preocupação  é com a  promoção e divulgação não só de Maceió, mas do Estado como um todo, posicionando Alagoas como um dos destinos preferenciais no Brasil.

JR - Alagoas está se inovando em termos de turismo. Essa rede hoteleira é praticamente toda nacional e internacional, não é?

Sec. Danielle - Nós  temos algumas bandeiras nacionais e internacionais, mas um  aspecto interessante é que desses 18 hotéis inaugurados existe um aporte muito grande do empresariado local, alguns que já têm hotéis instalados e outros que acreditam nesse bom momento que vive o Estado  economicamente. Eles apostam na construção de novos hotéis. Outra coisa interessante é que hoje nos temos  uma sedimentação de alguns segmentos, o que nos possibilita atrair turistas de todas as faixas etárias e em todas as zonas de interesse.
Praia do Francês, em Marechal Deodoro, vista da piscina do Hotel Ponta Verde.

Por exemplo, temos o Litoral Norte, a Rota Ecológica com 15 pousadas de charme em áreas paradisíacas; temos Maceió com esse novo parque hoteleiro; temos o Litoral Norte, a  praia de Maragogi; Praia do Francês, que acaba de inaugurar novo empreendimento; a notável Barra de São Miguel, com seus muitos hotéis e pousadas,  e também a região do São Francisco, que é um produto extremamente singular, que vale a pena conhecer.

JR - E a questão da segurança, Secretária?

Sec. Danielle - Na verdade nós não temos problema com segurança em relação ao turista. Por exemplo,  somos o segundo destino no Nordeste que recebe a maior quantidade de cruzeiros, na última temporada  recebemos quase 400 mil turistas  e não tivemos nenhuma ocorrência de insegurança. Segurança é um problema que aflige o Brasil como um todo. Nós temos outros problemas de segurança, mas no turismo especificamente   não temos   problema”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário