Postagem do dia 02.11.2013


“Esse cidadão quer é aparecer”, diz João Jaime

Deputado João Jaime
 

Sobre as ações  com pedidos de perda de mandato por desfiliação partidária  protocoladas no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará  pelo suplente de deputado estadual pelo PSDB, Carlos Aurélio Oliveira Gonçalves, o deputado João Jaime (DEM)  me disse: “Esse cidadão nem do PSDB é mais. Ele quer é aparecer e eu não vou lhe dar essa oportunidade. Por isso não comento”.

           Além de João Jaime, Carlos Aurélio acusa também de infidelidade o deputado Teo Menezes que, juntamente com João Jaime, trocou o PSDB pelo DEM. Até o dia 5 de novembro, os partidos podem propor ações de perda de mandato  se sentirem ter havido infidelidade da parte daqueles que se elegeram por suas legendas.  Os processos foram distribuídos  ao juiz Cid Marconi, o qual será o relator.

02.11.2013


 “A Logística começa a entrar nos eixos”, diz Rodrigo
Ximenes na abertura do “Café com Logística”

                                                                                     Fotos de Joaquim Saldanha
Mesa que dirigiu os trabalhos

 
         Duas palestras super interessantes no Café com Logística: a visão oficial, apresentada Luiz Carlos Rodrigues Ribeiro, coordenador geral de Planejamento da Secretaria de Política Nacional de Transporte, e José Geraldo Franco Júnior, executivo da Júlio Simões Logística, de São Paulo, a maior transportadora do Brasil, mostrando a visão do setor privado. O GEL-Grupo de Estudos de Logística promoveu, sob a coordenação de Rodrigo Ximenes, e a Prática Eventos estruturou. Sucesso total. Foi no Salão Iracema do Marina Park Hotel durante o evento denominado Café com Logística. Rodrigo Ximenes, presidente da GEL, coordenou.

Rodrigo Ximenes, coordenador

          O evento foi aberto por Rodrigo Ximenes, que apresentou seus colegas de Diretoria do GEL, Assis Neto e Gustavo, falou sobre a importância da iniciativa por colocar frente a frente, em discussão, os setores públicos e privados e destacou que eventos dessa natureza são fundamentais para se resolver o problema crucial da Logística brasileira. A participação dos empresários presentes nos debates teve muita significação.
Luiz Carlos Ribeiro
 


          Os palestrantes deram um recado objetivo. Luiz Carlos Rodrigues Ribeiro disse: “Os problemas ligados à logística e a insuficiência de investidos no setor, em todo Brasil, não geraram apenas ônus para o setor produtivo no passado, mas também causam prejuízos à atuação do poder público, a exemplo de gastos adicionais em intervenções e obras que não são concretizadas conforme o planejado”.
José Geraldo
 

          O segundo palestrante, José Geraldo Santana Franco Júnior declarou: “Nos últimos anos, o Nordeste foi a região brasileira que apresentou maior crescimento proporcional do Produto Interno Bruto, tendo atraído uma série de investimentos, que estão encontrando deficiência na mão de obra e na infraestrutura como um todo.”

02.11.2013


Desfile de Lino termina com beijo entre mulheres

 
Beijão na passarela
O desfile da coleção de Inverno 2014 do estilista cearense Lino Villaventura  levou drama e encenação para a passarela do São Paulo Fashion Week,  na capital paulista.

 

Lino

Modelos com tinta colorida escorrendo pela cabeça abriram o espetáculo se contorcendo em cadeiras assinadas por Lino e os designers Sergio e Jack Fahrer. “Os modelos estavam encenando o momento em que você desperta para uma idéia,  quando a roupa começa a ser montada”, contou Lino  logo após a apresentação.

Para o Inverno 2014, Lino multiplicou imagens e criou figuras mutantes. “Depois da inquietação inicial, o primeiro vestido surge com pedaços de tecidos. Só no segundo look os mesmos tecidos dão forma precisa à roupa”. Segundo ele, a moda surge dessas delirantes imagens.

No encerramento do espetáculo duas modelos se beijaram na boca. “Eu sempre digo para as modelos: enlouqueçam na passarela. Foi isso que elas fizeram!”, disse Lino. (Informações da jornalista Paula Lima).

 

02.11.2013


AL reconduz Defensora Pública-Chefe
 
Plenário da Assembléia



          Em votação secreta, por 28 votos a favor e 1 contra, a Assembleia Legislativa aprovou na sessão de quinta-feira, 30, a indicação da Defensora Pública Andréa Maria Alves Coelho para exercer, em recondução, o cargo de Defensora Pública-Geral do Ceará. Ela, acompanhada de outros Defensores, esteve presente na hora da votação.
Defensora-Chefe Andréa Coelho





          Eu conversei com ela: “A Defensoria Pública, em nosso segundo mandato, pretende continuar com o plano de expansão dos serviços de acesso à Justiça do cidadão cearense modernizando a gestão cada vez mais, implantando uma valorização do Defensor Público para que a gente possa prestar um serviço cada vez mais com qualidade e eficiência e o povo cearense saiba que pode contar com uma instituição que foi criada para dar acesso à Justiça ao cidadão”, disse.

        Os serviços de Defensoria continuam muito deficientes no Ceará, Dra. Andrea? - perguntei:

          “A gente tem melhorado muito os nossos serviços, aqui em Fortaleza a implantação da Defensoria Pública é crescente, no Estado ela é deficiente, mas esperamos ter concurso no próximo biênio para que a gente possa chegar às comarcas que ainda não têm defensoria Pública”, ressaltou.

02.11.2013


Festival de Biografias vai debater
questão da autorização prévia



Em meio a polêmicas envolvendo o pedido de autorização prévia para escrever biografias, Fortaleza realiza entre os dias 14 e 17 de novembro Festival de Biografias. A data ocorre quatro dias antes de o Supremo Tribunal Federal julgar se será necessário ou não o pedido prévio ao biografado. Segundo a agência Quitanda das Artes, que organiza o evento, a data próximo foi apenas uma “coincidência”.


Caetano, envolvido na polêmica

O caso gerou polêmica e debates envolvendo nomes como Caetano Veloso e Chico Buarque, além de biógrafos. As opiniões a favor e contra a publicação de biografias são baseadas no Código Civil e na Constituição Federal. Para uma parte, não há na lei uma proibição clara de publicação de biografias sem autorização do biografado. Para outra, o código prevê essa figura, que vem sendo utilizada por artistas ou suas famílias para recolher obras, mas também criticada sob a alcunha de "censura prévia".

02.11.2013


FestOrquídeas de Fortaleza

 
           Novembro traz as orquídeas de volta à Casa de José de Alencar. A Associação Cearense de Orquidófilos-ACEO está convidando para o 7º FestOrquídeas de Fortaleza. É um belo espetáculo dessas flores. Italo Gurgel é o presidente da entidade.


02.11.2013


Vacinação contra febre aftosa

 
Vacinação nas fazendas cearenses
O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e sua vinculada Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (ADAGRI), realizou   quinta-feira (31), o  lançamento oficial da segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa 2013 no Estado. A solenidade aconteceu  na Fazenda Mumbaba no município de Massapê, localizado a 252 km da capital cearense e contou  com a presença do governador Cid Gomes e do secretário Nelson Martins.

O Ceará já foi reconhecido nacionalmente com zona livre de febre aftosa com vacinação e busca agora o reconhecimento internacional, em maio de 2014, como afirma o Secretário do Desenvolvimento Agrário Nelson Martins. “Nossa meta é ser reconhecido internacionalmente, e para que o status de zona livre de aftosa com vacinação os produtores precisam continuar vacinado o rebanho”, afirma.

02.11.2013


Milton Dias em livro inédito

 
Ideal Clube
          A Academia Cearense de Letras e o Ideal Clube convidando para o lançamento do romance inédito do escritor Milton Dias - A SENHORA DA SEXTA-FEIRA -, a realizar-se no Ideal Clube, no dia 7 de novembro, quinta-feira, às 19 horas.
Saudoso Milton

          “Há compromisso firmado pelos promotores do evento para que não haja discurso que, entre amigos e pessoas inteligentes, essa forma arcaica de verbalização é perfeitamente dispensável, por ser manifestação infringente à paciência e à boa educação. Ademais, tratando-se de Mílton Dias, nada mais haveria a dizer ou comentar em público que o melhor a dizer-se pode ser feito nas rodas dos que lá estiverem. A qualquer manifestação, impulso suspeito de alguém pretendendo usar da palavra, a segurança deve ser alertada para que entre em campo a tempo de evitar o pior”, escreve o ex-reitor da Universidade Federal do Ceará, Paulo Elpídio de Menezes Neto, articulador da iniciativa.
 
Paulo Elpídio
 

02.11.2013

Concurso de professor efetivo para o Labomar


              Estarão abertas  até o dia 21 de novembro  as inscrições para concurso público de Professor Adjunto-A (efetivo, com doutorado) do Instituto de Ciências do Mar da UFC (Labomar), em Fortaleza. O Edital  oferta uma vaga para o setor de estudo "Gerenciamento Ambiental". O candidato deve possuir graduação em Ciências Ambientais, Gestão Ambiental ou Saneamento Ambiental e título de doutor na área de Gerenciamento Ambiental.

             O regime de trabalho é de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva. A taxa de inscrição é de R$ 201,00, que deverá ser paga no Banco do Brasil. Mais informações sobre o processo seletivo está no  disponível no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (
http://is.gd/I7WpPI).

02.11.2013


Gilmar de Carvalho doa acervo

 
Professor Gilmar
Em solenidade  no Auditório José Albano do Centro de Humanidades  da UFC, em Fortaleza, o professor, pesquisador e escritor Gilmar de Carvalho  fez a doação oficial de sua obra, documentos pessoais, material jornalístico, publicitário e fotos para o Acervo do Escritor Cearense, que tem a curadoria da Profª Neuma Cavalcante. O Acervo é mantido no segundo andar da Biblioteca de Ciências Humanas, no mesmo endereço do CH-I. No hall da Biblioteca, ficará exposta parte do acervo doado. O evento faz parte da programação dos Encontros Literários Moreira Campos.


             A Profª Neuma Cavalcante destaca a importância da doação pelo fato de Gilmar de Carvalho ser um grande estudioso da cultura brasileira e nordestina, em particular. Como jornalista, publicitário, professor e escritor, tem ligação com diversas áreas, demonstra “interesse por tudo, conhece os intelectuais cearenses e os artistas populares”, ressalta.   “É reconhecido nacional e internacionalmente pela dedicação à pesquisa e valorização da cultura popular”, acrescenta a curadora.

02.11.2013


Bela voz, alegria  e amizade


A ótima cantora Goretti Almeida comemora em novembro   30 anos de canto, musica, carreira, histórias musicais, amigos construídos com a musica que,  até hoje, a  acompanham, “seguindo, envolvendo-me com carinhos, amor e graças”, diz ela.
             Ela começa esse novo roteiro apresentando-se no dia 06 de novembro  no Bar do Papai cantando músicas de Cartola.E convido todos os amigos que estão e fazem parte dessa minha vida feliz”, afirma.

02.11.2013


CURTAS SOCIAIS

 *No Rio de Janeiro, para um compromisso social, decolou Lenilza Campos.

Enid Câmara entre amigos no escritório

 *A idade nova de Enid Câmara brindada por funcionários de sua Prática Eventos, familiares  e a lista afetiva na quinta-feira no escritório. Flores, telefonemas, abraços, champã e uma ótima comidinha fizeram parte do fim de tarde.

 *A Defensora Pública Angélica Mendes Bezerra acompanhando  a Defensora-Chefe Andréa Coelho na visita à Assembleia na quinta-feira.

 *Quem mudou de idade foi Roberta Campos, desportista e instrutora de Pilates.

 *Aniversariante do dia 31, o médico otorrino Valdélio Leite recebeu muitos telefonemas de abraços da lista afetiva. Mas optou pelo final de semana no Porto das Dunas com a namorada.

 *O dia primeiro de novembro marca os aniversários do conselheiro Ernesto Saboya e dos empresários José Liberato Barrozo e Pio Rodrigues Neto.

 *Por hoje é só. Tenham todos um bom final de semana.