Postagem do dia 21.11.2014

40 milhões de reais por ano para esportes
   A Assembleia Legislativa aprovou no início da tarde desta quinta-feira, 20, mensagem oriunda do Executivo destinando meio por cento do ICMS arrecadado no Estado (algo em torno de 40 milhões de reais por ano) para entidades e atividades esportivas em todas as suas modalidades. É o maior apoio que o setor já conseguiu em todos os tempos.
 
 

A mensagem do Executivo dizia o seguinte: “Dispõe sobre a concessão de incentivo fiscal para fomentar projetos de caráter desportivoe para despoportivo, mediante patrocínio ou doação de contribuintes do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) e dá outras providências”. 
          Antes da votação, o deputado Mauro Benevides Filho (foto), para evitar surpresa com o adiamento da votação, saiu cochichando com alguns deputados da oposição, como João Jaime (DEM), Roberto Mesquita (PV), Lula Morais (PC do B) e Fernanda Pessoa (PR).

21.11.2014

Mil reais por dia para pouco trabalho

           Olho vivo!!! Onze horas da manhã desta quinta-feira, pleno dia de trabalho, apenas 8 dos 44 deputados no plenário da Assembleia: um presidindo a sessão, um na tribuna e seis nas bancadas. 
 Do seu gabinete o presidente em exercício Tin Gomes (PHS) disparava telefonemas aos deputados faltosos chamando-os ao trabalho uma vez que, mais tarde, haveria votação de matérias (é só uma vez por semana que isso acontece). Na hora da votação pouco mais de 20 presenças.
           E olhe que era uma quinta-feira, não é mais época de eleição e eles, deputados, ganham, no bruto, cerca de 1.000 reais por dia para algumas horas de trabalho. Portanto, Olho vivo.

21.11.2014

Simpósio Internacional sobre padre Cícero termina com homenagens
          Com as palestras  “Padre Cícero e o Cariri”,   “Roteiro da Fé como Patrimônio imaterial global”, esta  do professor e vice-reitor da URCA, José Patrício Mello;  “Padre Cícero e o contexto social espacial do Cariri”, “Religiosidade e patrimônio cultural do Cariri” e “Religião, Turismo Religioso e a devoção ao Padre Cícero em Juazeiro”  termina nesta sexta-feira, 21,  a programação científica do IV Simpósio Internacional sobre Padre Cícero realizado pela Universidade Regional do Cariri no campus Crajubar, em Juazeiro do Norte, iniciado na segunda-feira, 17.
À tarde haverá  uma fanfarra de confraternização e, às 19 horas, no Cariri Garden Shopping, a Universidade Regional do Cariri manifesta a sua gratidão a vários colaboradores e amigos da instituição  tributando-lhes uma homenagem que será conduzida pela reitora Antônia Otonide Cortez de Oliveira. Como disse a reitora Otonite na sua saudação de abertura do evento  “desejamos que esteja o Padre Cícero a abençoar todos os que fazem a URCA, as pessoas que vivem, trabalham, oram e amam nessa cidade e nessa região”.
 Homenageados

JR e um dos baluartes da imprensa e da cidadania

 caririense, Geraldo Menezes Barbosa.

          Na relação de agraciados estão Abraão Bezerra Batista, Anchieta Martinez de Mont´Alverne, Antônio Pereira da Silva (Antônio Cariry), Antônio Renato Casimiro Soares, Antônio Vicelmo do Nascimento,  Candace Slater, Daniel Walker Almeida Marques, Elói Teles (in memorian), Francisco Humberto Esmeraldo Cabral, Francisco Régis Lopes Ramos, Francisco Renato Sousa Dantas, Francisco Roserlândio de Souza, Generosa Ferreira Alencar (in memorian), Geraldo Menezes Barbosa, Irmã Ana Tereza, Irmã Annette Dumoulin, Jeová Sobreira, João Hilário Coelho Correia, João Tavares Calixto Júnior, José Bendimar de Lima, José Boaventura de Sousa (in memorian), José Lourenço Gonzaga, José Mauro Castelo Branco Sampaio, José Murilo Sousa de Siqueira, José Stênio Silva Diniz, Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros, Luiz Palmeira, Manoel Salviano Sobrinho,  Marcelo Ayres Camurça Lima, Maria Assunção Gonçalves (in memorian), Maria de Fátima Menezes Borges, Maria do Carmo Pagan Forti, Maria do Rosário Lustosa Cruz, Monsenhor Francisco Murilo de Sá Barreto (in memorian), Napoleão Tavares Neves, Padre João Carlos Perine, Padre José Alves de Oliveira, Paulo de Tarso Gondim Machado, Pe. José Venturelli, Prof. José Teodoro Soares, Raimundo Rodrigues Araújo,  Renata Marinho Paz, Rosalba da Conceição Lima e Rosilene Alves Melo.

Mestre de Cerimônia João Holário, Glória

Ribeiro, Enid Câmara e um baluarte da Urca

          Trabalho primoroso de Assessoria Organizacional para o êxito desse simpósio foi desenvolvido pela Prática Eventos através de suas Diretoras Enid Câmara  e Glória Ribeiro, de Ana Cristina e Carlos, que se desdobraram para fazer tudo funcionar na pauta absolutamente precisa. Do lado da URCA, além da Reitora Antônia Otonite, foi muito precisa a participação da jovem  pró-reitora Sandra Nancy.

21.11.2014

PSB fica na “oposição moderada” a Dilma

          Depois que deixar a Assembleia, uma vez que não se candidatou para concorrer às eleições para Governador, a deputada Eliane Novais (foto) irá ocupar cargo na Direção da Fundação João Mangabeira do PSB. Ela me disse que este mês ainda sairá resolução definindo a posição do partido em relação ao próximo Governo Dilma: “será de oposição moderada”, garantiu.
E o partido poderá integrar a base governista na Câmara e Senado? Perguntei: “Não”, me disse.

21.11.2014

Muito bom para a Corea
            “Sei não, essa siderúrgica do Pecém será totalmente automatizada, isto é, vai empregar pouca gente, os laminados preparados aqui vão diretamente para a Coreia do Sul para ser transformados lá em produtos acabados e disponibilizados para o mercado internacional, dando empregos ao pessoal de lá.. Por que os coreanos não instalam uma de suas indústrias aqui?

Paulo Facó

          Foi a reflexão que o deputado Paulo Facó fez em aparte ao discurso do deputado Sérgio Aguiar que tecia loas à siderúrgica e aos seus benefícios, na sessão desta quinta-feira.

Sérgio Aguiar


21.11.2014

Laboratório de Estudos da Violência promove seminário internacional sobre conflitos sociais
          Celebrando 20 anos de atividades, o Laboratório de Estudos da Violência (LEV), vinculado ao curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará, promove, de 2 a 5 de dezembro, o Seminário Internacional Violência e Conflitos Sociais, que discute o tema "Territorialidades e negociações". Na quarta edição, o evento traz, em sua programação, conferências e mesas-redondas que serão realizadas no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e no Departamento de Ciências Sociais da UFC (Av. da Universidade, 2995, Benfica).
 
          Na solenidade de abertura, a presença do professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) José de Souza Martins. O pesquisador falará sobre "A violência reversa do linchamento", no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, às 18h30min.
          O Seminário tem, ainda, como destaque em suas atividades a presença de pesquisadores de renome na área de violência e conflito, como: o professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e líder do Coletivo de Estudos sobre violência e sociabilidade, Luiz Antônio Machado; o professor do Departamento de Sociologia e fundador do Núcleo de Estudos em Cidadania, Conflito e Violência Urbana, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Michel Misse, além dos pesquisadores de instituições de ensino estrangeiras Myriam Jimeno (UNAL-Bogotá/ Colômbia) e Daniel dos Santos (University of Otawa–Canadá).Fonte: Suiany Silva, da Produção Cultural do IV Seminário Internacional Violência e Conflitos Sociais: Territorialidades e Negociações – fone: 85 3366 7425.

21.11.2014

Endividamento do Consumidor tem redução em novembro
          Neste mês de Novembro a Pesquisa sobre Endividamento do Consumidor de Fortaleza, divulgada pela Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), mostra que 58,4% dos consumidores da capital cearense possuem algum tipo de dívida. O resultado revela uma redução de 5,5 pontos percentuais no índice geral de endividamento com relação ao último mês de outubro, mas o aumento no percentual da renda comprometida como pagamento de dívidas sugere que o consumidor está tendo dificuldades de controlar o orçamento doméstico. A proporção dos consumidores com contas ou dívidas em atraso teve expressiva redução de 4,9 pontos percentuais, indo para 14,4% neste mês.

Os problemas financeiros afetam mais as mulheres (18,0% afirmam possuir contas em atraso), o grupo etário com mais de 35 anos (15,3%) e com renda familiar inferior a cinco salários mínimos (15,2%). O tempo médio de atraso é de 68 dias e a principal justificativa para o atraso é o desequilíbrio financeiro - a diferença entre a renda e os gastos correntes – citado por 67,9% dos consumidores. O segundo motivo mais citado é o adiamento por conta do uso dos recursos em outras finalidades, com 20,5%, seguindo pela contestação da dívida (12,6%).

Comprometimento de Renda

          Em Fortaleza 58,4% dos consumidores possuem algum tipo de dívida. Os instrumentos de crédito mais utilizados pelos consumidores são: (a) cartões de crédito, citados por 81,6% dos entrevistados; (b) o financiamento bancário (veículos, imóveis etc.), com 15,6%; (c) os carnês e crediários, com 7,3%; e (d) os empréstimos pessoais, com 7,3% das respostas.
O consumidor utilizou o crédito para a compra de: Itens de alimentação (39,3% das respostas); Eletroeletrônicos (36,7%);  Artigos de vestuário (35,7%) e Realização de despesas de educação e saúde (16,5%).
O valor médio das dívidas é estimado em R$ 1.238 e prazo médio de sete meses, comprometendo 31,6% da renda familiar dos consumidores com o seu pagamento. O percentual de comprometimento da renda atingiu, neste mês, o patamar mais elevado desde que a pesquisa começou a ser realizada, em março de 2005.
          Mensalmente, cerca de mil consumidores da região metropolitana de Fortaleza são entrevistados pelo IPDC para a realização desta pesquisa. 

 

Até amanhã.