Postagem do dia 01.09.2013


A vez da Previdência Complementar

Plenário da Assembleia

Nesta  semana o clima vai estar quente na Assembleia Legislativa por conta da votação,  quinta-feira, 5, da mensagem sobre a Previdência Complementar do Estado. O tema foi retirado de pauta na última quinta-feira, 29, exatamente por conta das constantes manifestações das galerias e porque alguns deputados não haviam participado de reunião da Comissão de Saúde que aprecia o assunto. Faixas de manifestantes colocadas nas galerias já diziam "Previdência complementar, não".

E outros setores que têm reivindicações  com o Governo do Estado aderiram ao movimento, como fizeram os  funcionários do Detran com a faixa “Governo sério cumpre acordos” e o pessoal da Polícia Militar e da Polícia Civil. Os deputados vão precisar falar alto se quiserem ser ouvidos.

Estaremos lá acompanhando tudo e contando aqui.

01.09.2013


Previdência e polêmica dos médicos

Deputado José Albuquerque


Explicando a retirada da pauta do projeto da Previdência complementar, disse o deputado José Albuquerque, presidente da Assembleia, aos jornalistas que o procuraram:

“Diversos deputados disseram que não receberam a convocação para participar da Comissão de Saúde, para não deixar qualquer dúvida com a seriedade deste parlamento, desta presidência e dos deputados que fazem esta Casa, a presidência adiou  a votação para a próxima quinta-feira e ao mesmo tempo suspendeu a sessão, já convocou todos os deputados para irem para as comissões, para que não haja qualquer dúvida numa matéria tão importante, mas que não prejudica nenhum cearense”.

Sobre a polêmica relacionada aos médicos, afirmou: “Eu acho que estamos precisando de médicos, nós que somos deputados, que andamos pelo interior, sabemos dessa necessidade; a maneira de contratação como está sendo feita  eu acho que está normal. O governador Cid Gomes tem feito as Policlínicas, tem feito os hospitais do interior, o Hospital da Região Metropolitana estão sendo feitas  as plantar, o hospital de Quixeramobim já foi iniciado, nós precisamos de médicos; não adianta fazer hospitais se não tivermos médicos. Agora se o médico tem capacidade ou não é com o Ministério da Saúde”, disse aos jornalistas.

01.09.2013


Países do “Brics” virão a Fortaleza 

Bloco de economia emergente

 

Fortaleza vai receber em março de 2014, o encontro de cúpula do Brics, o grupo econômico de países em desenvolvimento composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.  Para tanto, uma visita técnica foi realizada ao Centro de Eventos, coordenada pelo secretário adjunto do Turismo, Marcos Pompeu. Estiveram presentes o Embaixador e Coordenador da cúpula, ministro Rodrigo Azeredo; o Chefe de Cerimonial do Palácio do Itamaraty, diplomata Guilherme Gondim; a Sub-chefe de Cerimonial da Presidência da República, Fátima do Carmo, e a Assessora para Assuntos Internacionais do Governo do Ceará, Aline Teles.

O gigante dos eventos

            O grupo conheceu os espaços e apresentou as demandas para a equipe do Centro de Eventos e da Secretaria do Turismo do Estado do Ceará (Setur CE), tais como a disposição dos auditórios, dos escritórios para as chancelarias e os chefes de Estado, entre outros.

Bismarck Maia
 
            De acordo com o secretário do Turismo, Bismarck Maia, “a realização da cúpula no Centro de Eventos é uma conquista pessoal do governador Cid Gomes junto à presidenta Dilma, que assim decidiu  por ser o equipamento mais moderno do gênero no Brasil.”  Na última edição, em Durban (África do Sul), mais de mil jornalistas estiveram na cidade para cobrir o evento.

            Durante dois dias, cerca de 800 participantes, entre chefes de Estado, ministros, gestores públicos e diretores de instituições financeiras e empresários do mundo inteiro com interesse nos cinco países do Brics vão debater assuntos estratégicos das nações componentes do bloco.

            Também fazem parte da programação, rodadas de negócios e debates sobre acordos e legislação comercial, incentivos fiscais, captação de investimentos e incentivos fiscais com as maiores empresas do Brics. (Fonte: Secretaria de Turismo do Ceará-Setur).

 

01.09.2013


Curso de champanhe e espumante

Multimarcas

Devido o  crescimento no consumo de champanhe e vinhos espumantes no Brasil,   o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará – Senac/CE promove, entre os dias 02 e 06 de setembro, às 15 horas,  em sua  sede  no Centro, o curso Champagne e Espumante: Degustação de Rótulos Nacionais e Internacionais, que tem como objetivo proporcionar aos participantes a compreensão dos fatores que favorecem melhor consumo e conhecimento dessas bebidas. 

Local do encontro


Ministrado pela sommelier Germana Cruxên, formada pelo Senac São Paulo, pelo Wine Trust Intermediate e pela Université du Vin, na França, o curso abordará a história da criação das bebidas, sua metodologia de fabricação, os aspectos culturais envolvidos na produção, os tipos de uva, as regiões produtoras, e outros assuntos.

As inscrições para o curso, que ao todo oferta 20 vagas, podem ser feitas no Senac Centro. Informações: (85) 3270.5400.  

01.09.2013


 Filatelia dos Correios “é ouro”

Correio filatélico


Os Correios tem um sistema de avaliação da qualidade do atendimento e do nível organizacional e gerencial das suas agências. Todo ano as agências são avaliadas e classificadas como ouro, prata, bronze e não certificada. A avaliação da Agência Filatélica de Fortaleza  foi realizada no dia 30/08/2013 e obteve  o resultado 95,65%, sendo qualificada  como Agência Ouro.

“Gostaria de compartilhar mais essa conquista da Filatélica de Fortaleza com todos. Desde já muito obrigado pela atenção”, diz Leonardi de Oliveira, gerente da unidade, na mensagem que enviou aos filatelistas cearenses.

 

01.09.2013


Selo do Papa para colecionadores


Visita do Papa Francisco ao Brasil mereceu a edição de um primoroso selo pela Empresa Brasileiro de Correios e que está fazendo a alegria dos filatelistas temáticos, sobretudo tudo os que colecionam Papas, Vaticano e temas religiosos.

01.09.2013


 
Concurso para servidor técnico-administrativo da UFC

              A Universidade Federal do Ceará ampliou de 60 para 65 o número de vagas para concurso de cargos técnico-administrativos. As vagas são para os níveis superior e médio nos campi de Fortaleza, Sobral, Crateús e Russas.  As inscrições  prosseguem até o dia 8 de setembro, exclusivamente pela Internet, através do site da Coordenadoria de Concursos da UFC (
www.ccv.ufc.br). As provas serão aplicadas no próximo dia 6 de outubro.

              Com as mudanças, os editais dos concursos passam a incluir uma vaga de bibliotecário documentarista e uma de secretário-executivo para o campus de Crateús, com os mesmos cargos e quantidades para o Campus de Russas.  Outras informações sobre o processo seletivo estão detalhadas nos editais nº 262/2013 e 263/2013, publicados no site da CCV (
www.ccv.ufc.br).  Fonte: Coordenadoria de Concursos da UFC – fone: 85 3366 9522.

01.09.2013


CURTAS SOCIAIS

Jeanne Guerreiro

 *Na minha agenda, neste dia primeiro de setembro, o aniversário da querida Jeanne Guerreiro, bela amiga sempre presente no Face. Também Paulo Carvalho (o Paulinho canário) é o aniversariante deste domingo.

 *Ganharam abraços na semana porque marcaram o calendário Felipe Bezerra e Salim Bayde (29) e Inez Villaventura (30).

*Também no domingo  os abraços vão para Luiz Carlos Aguiar Filho e o deputado Mário Feitoza.

 *João Paulo Accioly assumiu a presidência do Rotary Fortaleza para o biênio 2013/2014, que estava sob o comando de Otaviano Alencar Araripe.



Tarcísio Porto com a família no México

 *Por sinal, no próximo ano o clube fará 80 anos de fundação. Aliás, um dos membros mais ativos da entidade ultimamente é o empresário da área imobiliária Tarcísio Porto.

 *Domingo, a partir das 9h30, feirinha dos filatelistas e colecionadores no Parque Cidade da Criança, no centro de Fortaleza.

 *Tenham todos um bom domingo e boa semana.