Postagem do dia 17.05.2017

Manifestantes ocupam Mausoléu do Castelo
 
     Integrantes do Movimento por Moradias em Fortaleza, que há vários meses realizam manifestação e estão acampados no Conjunto José Walter, transferiram o seu acampamento base para o Palácio da Abolição, principalmente o Mausoléu Castelo Branco e a área sombreada adjacente.
 Uma das lideranças me disse na manhã de terça-feira, 16, que eles só sairão de lá depois que conseguirem uma audiência com o Governador. E este mandou dizer que só conversa quando eles deixarem o local.

17.05.2017


17.05.2017

Barracas e feirantes
        Na manhã desta quinta-feira, 18, o Fórum de Turismo do Ceará, sob o comando de seu presidente Pedro Carlos da Fonseca, realiza reunião, a partir das 9h30, no Complexo de Comissões da Assembleia, para debater as propostas que serão apresentadas ao Ministério Público Federal relacionadas às barracas da Praia do Futuro e agora também a retirada da Feira da Rua José Avelino. No mesmo dia à tarde deverá acontecer uma nova reunião com o Procurador Alessander Sales.
        No caso das barracas, o MPF continua na firme disposição de cobrar o que foi decidido pelo Tribunal Regional Federal da 5ª. Região (em Recife), ou seja, a retirada de todas as barracas que não estão incluídas nos antigos acordos formalizados com o Patrimônio da União de Fortaleza. Quanto aos feirantes, as autoridades judiciais estão propensas a conceder mais tempo para a saída deles.
  Que o prefeito Roberto Cláudio faz questão que seja agora. Aliás, RC está coberto de razão: a cidade não pode ficar entregue à vontade de meia dúzia de feirantes que ocuparam e querem privatizar um espaço público.

17.05.2017

Avenidas e ruas com vídeo-monitoramento
        Aqui estão os cruzamentos em vias da cidade que já estão sendo monitoradas pela AMC com o novo tipo de câmera e multando por vídeo-monitoramento: Avenida Carlos Jereissati que leva ao Aeroporto Pinto Martins em vários trechos;
         E... Av. 13 de Maio com Senador Pompeu e 13 de Maio com Av. da Universidade; Av. Américo Barreira com Carneiro de Mendonça; Av. Barão de Studart com Pontes Vieira, com Antônio Sales e com Heráclito Graças; ; Av. Bernardo Manuel com Silas Munguba; Av. Bezerra de Menezes com rua Olavo Bilac e com Pe. Ibiapina; Av. Borges de Melo com Luciano Carneiro; Av. Domingos Olímpio com Aguanambi e com Av. Imperador;
 Av. Francisco Sá com rua Padre Anchieta; Av. João Pessoa com Carneiro de Mendonça; Av. Silas Munguba com Germano Frank; Av. José Bastos com Gomes Brasil; Av. Santos Dumont com rua Idelfonso Albano; Av. Dom Manuel com Heráclito Graça e Av. da Abolição com Desembargador Moreira.
        Por enquanto são estas. Depois virão mais.

17.05.2017


17.05.2017

Metrô agora do centro à Pacatuba
Um novo caminho do Metrô de Fortaleza foi inaugurado na segunda-feira (15) pelo  governador Camilo Santana, que  formalizou o início de funcionamento da estação Juscelino Kubitschek, localizada na Avenida João Pessoa, no encontro com rua Alagoas, no bairro Damas. Esta é a 19ª estação da Linha Sul.
     Acompanhado por lideranças políticas e imprensa, o chefe do Executivo realizou o trajeto de metrô partindo da Estação José de Alencar, no Centro, até a Estação Juscelino Kubitschek, onde participou da solenidade de inauguração do equipamento.
          Para Camilo Santana, o desenvolvimento do meio de transporte na Capital traz uma opção mais moderna, segura e capaz de otimizar o cotidiano da população de Fortaleza e da Região Metropolitana. Ele afirmou ainda que o trabalho do governo - por meio de ações da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) - será cada vez mais de trazer novos mecanismos e logísticas ao metrô. (Fonte e fotos: Ascom/Abolição).

17.05.2017

Saúde em Iguatu é tema de inimigos políticos
        Na manhã desta terça-feira, 16, na Assembleia, os deputados Agenor Neto (PMDB) e Mirian Sobreira (PDT) andaram trocando farpas da tribuna. Tudo por causa da política partidária de Iguatu. O deputado, que é da oposição, disse que "agora, para qualquer consulta em hospital ou posto de saúde, o paciente tem que ir à Secretaria de Saúde pedir autorização ao marido da deputada. Isso até mesmo para o retorno após um pós-operatório."
A deputada Mirian afirmou em aparte "Vossa excelência, como sempre, está muito por fora das questões de saúde de Iguatu. São muitos os problemas deixados pela gestão anterior” Em outro dia, ela deverá usar a mesma tribuna para rebater a fala de Agenor Neto.

17.05.2017

Campanha “Família Afetiva” no Dia do Defensor
           A solidariedade é o tema da Campanha Nacional dos Defensores Públicos, que será lançada em Fortaleza no dia 19 de maio, durante  mutirão de atendimento, das 8h às 12h, na Praça do Ferreira. Com o mote Família Afetiva, a ideia é mostrar à sociedade que a Defensoria Pública garante o direito ao reconhecimento da instituição familiar e defende a aplicação de todos os dispositivos previstos no Direito de Família a qualquer tipo de relação.
  Na ocasião, além de distribuição de cartilhas, os defensores públicos prestarão orientação jurídica e esclarecimento de dúvidas dos cidadãos sobre o tema. Os atendimentos contemplam questões como adoção, guarda compartilhada, união estável, reconhecimento de paternidade, direito de convivência, tutela (de crianças, adolescentes e/ou incapazes por motivo de doença), regularização de guarda, entre outros.
Promovida pela Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec), em parceria com a Defensoria Pública do Ceará, a campanha quer mostrar, por exemplo, que é possível incluir o sobrenome da família afetiva nos documentos oficiais, como certidão de nascimento e carteira de identidade. 
“Nossa campanha vem destacar a importância de se reconhecer a família afetiva, ou seja, quando o afeto é o elemento fundamental para a formação familiar, superando, por exemplo, o vínculo biológico", explica a presidente da Adpec, defensora Ana Carolina Gondim Ferreira Gomes (foto). (Fonte: Samira de Castro – Assessora de Comunicação da Adpec).

17.05.2017

Pacto Federativo para alunos
O Centro Acadêmico Agerson Tabosa, do Centro Universitário 7 de Setembro realiza mais uma edição do Política em Foco, destinado a estudantes de Ciências Políticas. Na  sexta-feira, 19, às 19h, no auditório de direito, o deputado federal Danilo Forte (PSB-CE) integrará a banca de convidados para falar sobre Pacto Federativo para os alunos.
 O advogado Djalma Pinto (foto abaixo) também é convidado do evento. Na oportunidade o jurista discutirá com os universitários os principais pontos acerca da Reforma Política, também em discussão em Brasília.
  De acordo com o presidente do Centro Acadêmico, Alysson de Castro, "o seminário foi pensado com a finalidade de dar aos alunos maior concretude ao conteúdo visto em sala de aula”.

15.05.2017


17.05.2017

Violência contra a mulher faz caravana e vai ao interior do Estado
            Debater igualdade de gênero, respeito a diversidade e fomentar a reflexão sobre as mais variadas formas de violência contra a mulher. Esse é o tema central que permeia a I Caravana de Combate à Violência Contra a Mulher. 
           O projeto, inédito no estado, percorrerá 20 escolas de 16 municípios cearenses, contemplando as Macrorregiões da Grande Fortaleza, Região Central de Sobral, Região da Ibiapaba, Região do Cariri e Centro Sul.
            O lançamento oficial ocorrerá nesta quarta-feira, 17, às 14h, no Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa do Ceará e contará com as presenças da senhora Maria da Penha,   
 vice-governadora Izolda Cela (PDT, foto); deputada estadual Augusta Brito (PCdoB), procuradora especial da mulher; Camila Silveira, coordenadora de Políticas para as Mulheres do Estado; David Barros, coordenador de Políticas para a Juventude do Estado; Idilvan Alencar, secretário de Educação, e demais representantes dos poderes judiciário e movimentos de mulheres. (Jornalista Salomão de Castro, AL).

17.05.2017

Cartas do semiárido
O professor Jackson Albuquerque está com novo livro na praça: “Cartas do Semiárido do Ceará.” 
 Segundo o juiz Paulo Eduardo Mendes, que faz as orelhas do livro, “cartas em forma de literatura é uma arte própria de intelectuais do porte de Jackson Albuquerque”.

17.05.2017


Arte indígena Pitaguary
                                                  
O Museu de Arte Sobrado Dr. José Lourenço, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sedia a partir deste sábado, 20/5, às 10h, a Exposição Museu Indígena Pitaguary, do artista contemporâneo Benício Pitaguary. A atividade integra a Semana Nacional de Museus e  inclui ainda uma performance do artista expositor.
“Trabalhando corpo, identidade e memória, Benício foi convidado para expor no Sobrado Dr. José Lourenço e trouxe consigo o Museu Indígena Pitaguary, coordenado por Rosa Sousa. 

A sua pesquisa a respeito das identidades indígenas através do processo criativo da pintura corporal com tinta de jenipapo nos instiga a pensar/sentir a partir de um campo expandido da arte,” 

destaca Carolina Ruoso, Curadora da exposição sobre o trabalho que compõe a nova exposição do Sobrado. (Fonte: Ascom/Secult).

17.05.2017


17.05.2017

CURTAS SOCIAIS
*Feira gastronômica para o lançamento do 12º. Festival Brasil Sabor, realização da Abrasel, acontecerá no dia  20, de 16 às 22 horas, 
 no Estoril da Praia de Iracema, primeiro evento no local onde passou a funcionar a Secretaria de Turismo de Fortaleza.
 *Estão decolando para um giro pelo México e Cuba os casais Francisco Coelho (ela, Mazé)  e Raimundo (Rai) Sales (ela, Lúcia).
*Andrea e Marcelo Feitosa Campelo (foto abaixo) vão movimentar o aniversário (2 anos) da herdeirinha Marcelinha, em junho. Depois conto mais.
 *Esta quarta-feira, 17, pontilhada de pessoas queridas que mudam de idade. Entre elas, Fernando Cirino Gurgel, empresário e líder da categoria; 
*Luiz Cidrão (na foto abaixo com a sua Helena), empresário e líder financeiro que, sozinho, é quase um banco;
*E tem também Norma Lazar Guimarães (sra. José Guimarães), Cláudia Gomes de Freitas (sra. Sério Gomes de Freitas, foto abaixo de BaladaIn) e Ester Barbosa (sra. Paulo Barbosa).
 *Na quinta-feira, 19 horas, lançamento e debate do livro “Voar é Preciso”, de autoria do jornalista Érico Firmo, 
 no Espaço de Cultura e Arte do jornal O Povo. Rosa da Fonseca articula um grupo de convidados.
  *Stélio Marinho (na foto com a amiga Fátima) lançou o “show” do Pavão do Acordeon nas homenagens pelo Dia das Mães em seu restaurante “Alpendre da Vila”, 
 onde “nas noites dos de fins de semana o salão de dança fica lotado por casais apaixonados”, segundo registra a colunista Leda Maria (foto acima).

*Por hoje contei. Até amanhã.