Postagem do dia 14.11.2016

Refinaria negociada na China
          O governador Camilo Santana assinou nesta segunda-feira (14), em Guangzhou, na China, um Memorando de Entendimento  com a multinacional de petróleo Guangdong Zhenrong Energy para realização de estudo sobre o projeto da refinaria do Ceará. O empreendimento no estado está incluído dentro de um acordo Brasil-China, assinado no ano passado, e deverá ser financiado por bancos chineses.
          "Esse é um passo importante para viabilizarmos a refinaria em nosso estado. O empreendimento, que estará dentro da nossa Zona de Processamento de Exportação, deverá gerar pelo menos 10 mil empregos na fase de construção e 8 mil postos permanentes entre diretos e indiretos", citou o governador Camilo Santana, que está na China acompanhado dos secretários Antônio Balhmann (Assuntos Internacionais) e André Facó (Infraestrutura).
          A assinatura do memorando de entendimento contou, ainda, com a participação da empresa petroquímica Qingdao Xinyutian Petroquímical, fechando a cadeia produtiva de combustíveis e produtos químicos derivados do petróleo. Se concretizada, a previsão é de que a unidade de refino produza até 300.000 barris/dia, com investimento de 4 bilhões de dólares.
         Nesta terça-feira, o governador Camilo Santana visitará uma empresa automotiva na província de Fujian, na China. Na quarta e quinta-feira, as agendas serão em Incheon e Seul, na Coreia do Sul, onde a comitiva cearense visitará empresas principalmente do setor de gás. (Fonte: Thiago Cafardo, Porta Voz do Governador).

14.11.2016


14.11.2016

Funcionários da Funceme ganham plano de cargos
        Depois de uma luta de vários anos, os funcionários da FUNCEME-Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos conseguiram finalmente o seu Plano de Cargos e Carreiras do Grupo Ocupacional Atividades de Pesquisa e Estudo em Meteorologia, Recursos Hídricos e Ambientais, proposta do governador Camilo Santana aprovada pela Assembleia.
Várias outras categorias também buscam plano semelhante.

14.11.2016

Governador interino, presidente da AL recebe categorias e vai ao interior
          Durante esta semana o Governador interino, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), que assumiu na sexta-feira (11/11) o Governo do Estado do Ceará, cumprirá uma agenda cheia de compromissos, inclusive recebendo categorias funcionais. Ele também irá a vários municípios do interior.
         O presidente da Assembleia Legislativa permanecerá como governador em exercício até o próximo fim de semana (dias 19 e 20 de novembro), período em que está previsto o retorno do governador Camilo Santana (PT), que viajou para a Ásia com objetivo de prospectar novos negócios para fortalecer nossa economia.

        Zezinho Albuquerque assumiu interinamente a função já que a vice-governadora Izolda Cela (PDT) está em período de férias.

14.11.2016

Água o São Francisco tem muita                                 
O professor Otomar de Carvalho manda dizer que há oito anos a vazão da Cachoeira Casca D'anta na Serra da Canastra, em São Roque de Minas, não era tão intensa como a que foi registrada na quarta-feira, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).
          As chuvas frequentes de uma semana inteira elevaram o nível do Rio São Francisco em quatro metros. O volume é de 200% a mais que em 2014 e 2015, quando o rio enfrentou seca drástica da nascente histórica.
  
          O trecho de um vídeo enviado por um morador mostra que não é possível chegar próximo da cachoeira. O ICMbio informou que não há proibição de tráfego de turistas no local, contudo, a orientação é não se aproximar da cachoeira por conta do chamado "spray de água" lançado pela cachoeira. Também não é aconselhável nadar pelos riscos de tromba d'água.
         O professor Otomar continua: “Estive nos dias 11 a 13 deste mês de novembro em Campina Grande, PB. Participei da solenidade de lançamento da 2a. Edição do meu livro "Desenvolvimento Regional, um Problema Político", publicado pela UEPB e realizada na manhã do dia 12.11, no Auditório do Departamento de Psicologia da Universidade.
Cidoval Souza, Diretor da EDUEPB dirigiu os trabalhos. O Coordenador do Mestrado em Desenvolvimento Regional, Luciano Barbosa, fez uma precisa apreciação sobre o livro. Na sequência, falei a respeito do processo de construção do livro, para os alunos do Mestrado em Desenvolvimento Regional”.

14.11.2016

“Querem acabar com os partidos pequenos”, diz deputado
          Na tribuna da Assembleia o deputado Osmar Baquit (PSD) defendeu a necessidade de uma de uma “reforma partidária que respeite a existência dos pequenos partidos. É conhecida a vontade dos grandes partidos em acabarem como os pequenos para dominarem a vida política sem o contra peso dos pequenos”.
          O deputado disse ainda que está vendo “uma série de manobras para alijar da vida pública as agremiações menores, mas isso não pode acontecer, não podemos ficar calados sem apresentar sugestões”, acrescentou.

14.11.2016


14.11.2016

Desrespeito ao Mercado Central
       Denuncia Jocildo Luz: “A feira na José Avelino é duas vezes na semana à noite, aqui em frente ao Mercado Central é todos os dias e toda hora, numa total falta de respeito a nós comerciantes estabelecidos que pagamos impostos e também a prefeitura”. Esse é um problema sério que a municipalidade não está resolvendo.
         Sobre este assunto, a jornalista  Edgony Bezerra também se expressou: “É falta de competência e de autoridade. O espaço público precisa ser respeitado. Perde o Mercado Central e perde o turista, que não encontra acolhida num empreendimento de valor expressivo para o turismo cearense.”

14.11.2016

Mérito Skal para Benfica
          Dia 16, a partir do meio-dia, o Skal Fortaleza, sob o comando do presidente Epitácio Vasconcelos, realiza almoço festivo para entrega do Troféu Turismo Mundo Afora-Mérito Skal ao Shopping Benfica “pelos 17 anos de fundação e pelas ações sociais que abrangem a cultura, o lazer e a diversão”.
        A distinção será entregue ao empresário e empreendedor  João Soares Neto e o evento terá como cenário a Praça de Alimentar do shopping, restaurante Cozinha Mágica. Associados e membros do “trade” do turismo vão estar presentes.

14.11.2016

Fortaleza na literatura cearense
          A Academia Cearense de Letras (ACL) realiza a partir de quarta-feira, 16/11, seguindo até o dia 25, o Ciclo de Conferências 2016. Trata-se da nova edição do evento realizado anualmente pela entidade, há 15 anos, desta vez com o tema "A Cidade de Fortaleza na Literatura".
          A inscrição é gratuita e pode ser feita na própria sede da ACL, o Palácio da Luz, na Rua do Rosário, 1, no Centro de Fortaleza, ou pelos fones (85) 3253-4275 e (85) 3226-0326.  A realização é da ACL, presidida por José Augusto Bezerra, e conta com coordenação da acadêmica Angela Gutiérrez e apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).
          Entre os convidados  estão  Ana Miranda, Nirez, José Borzacchiello da Silva, Oswald Barroso, Élder Vidal e as acadêmicas Angela Gutiérrez (foto) e Lourdinha Leite Barbosa realizarão conferências. O evento tem inscrição gratuita e acontece no Palácio da Luz, sede da ACL, destacando a reforma que garantiu diversas melhorias para o espaço, agora  um centro cultural, educativo e artístico integrado, de referência nacional. A realização é da ACL, presidida por José Augusto Bezerra, com coordenação da acadêmica Angela Gutiérrez e apoio da Secult.

14.11.2016


14.11.2016

Jazz do festival no Pagliuca
           Um dos “shows” mais aplaudidos do festival Ceará Jazz Series será reapresentado, atendendo a muitos pedidos do público e marcando a despedida de uma cantora norte-americana que ao longo de 2016 arrebatou o público de Fortaleza.
          Nesta quinta-feira, 17/11, às 20h,  Priscilla Odinmah sobe ao palco do Café Pagliuca, na Rua Barbosa de Freitas, 1035, para reapresentar o aclamado espetáculo "Carmem Sings Monk - Tributo a Thelonious Monk e Carmem McRae", com o guitarrista cearense Hermano Faltz nos arranjos e na direção musical, ao lado de outros  nomes da nova cena da música instrumental cearense: Thiago Almeida (piano), Iury Batista (contrabaixo acústico) e André Benedecti (bateria).
        O “show” é um tributo à obra e ao legado de Thelonious Monk (1917-1982), pianista, compositor, arranjador e um dos mais inventivos e ousados músicos de todos os tempos.

14.11.2016

Treinamento para pedido de subsídios
        A Represe Fortaleza do Rotary fará uma treinamento sobre  projetos para pedido de subsídios distritais e globais ministrado pelo ex-Governador do Distrito Júlio Lóssio e coordenado por Vera Machado.
          Será no dia 26 deste mês, de 8 às 14 horas, com intervalo para lanche, no Salão Escuna do Marina Park Hotel.

14.11.2016

A exigência tem que ser para todos
        Não é para andar com os faróis acesos nas rodovias? E quem multa a polícia? A foto é do grupo Radialistas do Ceará no WhatsApp. Várias pessoas se manifestaram criticando a atitude dos policiais dessa viatura.

14.11.2016


OBS: Para acessar as CURTAS SOCIAIS clique em Postagens mais Antigas.

14.11.2016

CURTAS SOCIAIS
*Animação e folia em Fortaleza: dia 18, o Baile da Santa no Colosso Lake Lounge com a Banda do Tigrão;
*Dia 19, Daniela Mercury no Sunrise e no dia 12 de dezembro o VillaMix Fortaleza.
*No Terraço Cultural do Ideal Clube, dia  29, a jornalista Silvana Frota lança seu livro “40 anos de Jornalismo” com apresentação do deputado Sérgio Aguiar. Será em parceria com a Alfe-Associação de Líderes e Lojistas Femininas.
*O colunista Flávio Torres e a benemérita Eridan Mendonça convidam para a tradicional Noite dos Destaques 2016 quando serão homenageados com o Troféu Regina Marshall as senhoras Beatriz Philomeno, Consuelo Dias Branco, Eridan Mendonça, Margarida Borges, Regina Pires do Rio e o Sr. Pádua Lopes. Será no dia 17, às 19 horas, no Full Time Buffet.
*Nesta segunda-feira, 14, os abraços vão para o cirurgião plástico Carlos Juaçaba.
*É também o aniversário da jornalista Neila Fontenele e da sra. Branca de Castro. Na foto abaixo com o marido Josué.
*No feriado do dia 15 eu cumprimento aos amigos Marcus Vinicius Soares, Julinha Philomeno Gurjão, Leônidas Azevedo e Tereza Maria Távora Ximenes. Na foto abaixo com o construtor Rui Castelo Branco.
*Por hoje contei. Até amanhã.