14.11.2016

Água o São Francisco tem muita                                 
O professor Otomar de Carvalho manda dizer que há oito anos a vazão da Cachoeira Casca D'anta na Serra da Canastra, em São Roque de Minas, não era tão intensa como a que foi registrada na quarta-feira, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).
          As chuvas frequentes de uma semana inteira elevaram o nível do Rio São Francisco em quatro metros. O volume é de 200% a mais que em 2014 e 2015, quando o rio enfrentou seca drástica da nascente histórica.
  
          O trecho de um vídeo enviado por um morador mostra que não é possível chegar próximo da cachoeira. O ICMbio informou que não há proibição de tráfego de turistas no local, contudo, a orientação é não se aproximar da cachoeira por conta do chamado "spray de água" lançado pela cachoeira. Também não é aconselhável nadar pelos riscos de tromba d'água.
         O professor Otomar continua: “Estive nos dias 11 a 13 deste mês de novembro em Campina Grande, PB. Participei da solenidade de lançamento da 2a. Edição do meu livro "Desenvolvimento Regional, um Problema Político", publicado pela UEPB e realizada na manhã do dia 12.11, no Auditório do Departamento de Psicologia da Universidade.
Cidoval Souza, Diretor da EDUEPB dirigiu os trabalhos. O Coordenador do Mestrado em Desenvolvimento Regional, Luciano Barbosa, fez uma precisa apreciação sobre o livro. Na sequência, falei a respeito do processo de construção do livro, para os alunos do Mestrado em Desenvolvimento Regional”.

Um comentário:

  1. Prezado José Rangel: agradeço os dois registros efetuados em seu Blog. Grande abraço!

    ResponderExcluir