Postagem do dia 31.08.2016

Deputado quer comissão para analisar entrega dos bens do Estado à iniciativa privada
           “O patrimônio do Ceará está sendo colocado à venda sem que esta Casa tenha sequer tomado conhecimento da iniciativa, o que mostra o desprezo que o governador Camilo Santana dedica ao Poder Legislativo”, disse o deputado Roberto Mesquita na sessão desta terça-feira da Assembleia. O parlamentar afirmou haver ficado estarrecido com a proposta do chefe do Executivo não à Assembleia, mas perante os empresários da Federação das Indústrias.
          Roberto Mesquita referia-se ao anúncio feito por Camilo Santana no dia 25,  na Fiec (FOTO),  sobre as Parcerias Público Privadas que pretende estabelecer, e cujo processo já está sendo iniciado, para a transferência do Centro de Eventos,  Centro de Formação Olímpica, Acquário Ceará,  Ceasa,  Arena Castelão,  Placas solares,  Sistema metroviário (incluindo VLT Sobral, VLT Cariri, Linha Sul e VLT Parangaba-Mucuripe),  Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP),
Cinturão Digital  e Terrenos (incluindo Expoece, IPPOO I, Cavalaria e o antigo Centro de Convenções de Fortaleza), entre outros que serão incluídos posteriormente, além do reuso da água,  em que toda a infraestrutura será privatizada e o Estado vai bancar os recursos.
        “Como é que pode entregar para a iniciativa privada bens preciosos do Estado, construídos ao longo de anos e de sacrifícios da população, para o empresariado?”. O parlamentar afirmou que vai pedir a constituição de uma Comissão da Assembleia para deliberar sobre este desrespeito à lei e ao Parlamento.
          O deputado Audic Mota (PMDB) afirmou também ter ficado estarrecido com esse desrespeito do Governador à Constituição estadual e que isso não pode ficar sem uma resposta à altura da Assembleia.
          Para o deputado Heitor Ferrer (PSB) “o Governador está colocando à venda o filé e deixando os ossos para a população roer”.

31.08.2016


31.08.2016

Para Heitor, ação da Justiça comprova que intuito é arrecadar
          O deputado Heitor Férrer comentou na tribuna da Assembleia, na terça-feira, 30,  a decisão da Justiça de anular as multas aplicadas pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), no período de 2006 a 2011. Segundo o parlamentar, também candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo PSB, a decisão vai ao encontro do que tem defendido quanto à redução da quantidade de fotossensores na cidade.
          “Essa anulação vai ao encontro justamente daquilo que eu defendo. Os fotossensores tem que ser reduzidos, pelo menos, em 50% e isso não trará nenhum prejuízo à população”, afirmou.
          Segundo ele, “os fotossensores são ladrões do contribuinte e se comportam como verdadeiras pegadinhas para encher os cofres da Prefeitura de Fortaleza”.
          Heitor ressaltou ainda que na ação da Justiça ficou comprovado que os equipamentos foram instalados na cidade sem nenhum estudo prévio, de forma aleatória, com o intuito de arrecadar. “Não tinha e não tem nenhum estudo técnico estabelecendo que os locais eram nevrálgicos, perigosos e que necessitariam de um fotossensor. Cai por terra quem defende esses fotossensores em Fortaleza”, disse. (Fonte jornalista Regina Paz – Ascom/Heitor).

31.08.2016

Conselho  de Ética da AL analisa entrevero entre deputados
           O Plenário da Assembleia Legislativa elegeu, durante votação na sessão plenária desta terça-feira (30/08), a nova composição do Conselho de Ética Parlamentar da Casa, integrada por nove parlamentares. O deputado Audic Mota (PMDB) foi eleito presidente; Roberto Mesquita (PSD), vice, e José Sarto (PDT), ouvidor.
          Os demais titulares são os deputados Antônio Granja (PDT), Lucílvio Girão (PP), Carlomano Marques (PMDB), Evandro Leitão (PDT), Leonardo Pinheiro (PP) e Robério Monteiro (PDT).
          O deputado Audic Mota agradeceu pela votação unânime na escolha dele como presidente do colegiado. “O Conselho de Ética é um instrumento de grande importância. Vamos desempenhar ações educativas, auxiliar a Casa, fiscalizar e prevenir através do diálogo”, afirmou.

PROCESSO
 
          Ao final da manhã de terça-feira, a Mesa Diretora decidiu, em reunião, solicitar ao Conselho de Ética Parlamentar a abertura de processo disciplinar envolvendo os deputados Osmar Baquit (PSD), Agenor Neto (PMDB) e Tomaz Holanda (PMDB). A medida foi motivada por discussão ocorrida em plenário entre os três parlamentares no último dia 24.

31.08.2016


31.08.2016

Comércio lidera cortes de empregos no Ceará
 


         Foram 10.551 postos de trabalho a menos nos últimos sete primeiros meses do ano no Estado. Apesar do resultado, Ceará apresentou segunda menor queda em 12 meses no Nordeste. O comércio cearense lidera o corte de empregos nos sete primeiros meses deste ano com 10.551 vagas a menos. A perda é mais forte em 2016, do que nos últimos 12 meses, encerrados em julho último, quando foram fechados 5.773 postos de trabalho.
Segundo o economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Fabio Bentes, que fez análise sobre os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), esse resultado contrasta com a abertura líquida de 9.845 vagas no mesmo período do ano passado. Acrescenta que o fechamento de 5.773 vagas no Ceará correspondeu a uma retração de 2,6% no número de trabalhadores formais no varejo do Estado nos últimos 12 meses. “Esse foi o segundo menor recuo no Nordeste”. 
 O coordenador de Estudos e Análise de Mercado do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Erle Mesquita, diz que as mais de quatro mil vagas a menos deste ano, na comparação com 2015, refletem o agravamento da crise econômica este ano. “Os resultados até julho são piores por causa do cenário desfavorável com inflação, aumento das taxa de desemprego, endividamento e medo de perder o emprego e de consumir”, avalia. (Fonte: Fecomercio).

31.08.2016

Servidores do IFCE promovem debate sobre  ameaças  à carreira e à educação pública
          Preocupados com os rumos e perspectivas para sua carreira, os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) promovem na sexta-feira, 2/9, um encontro para debater o tema  no Campus Fortaleza do IFCE, com atividades nos turnos da manhã e da tarde. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos servidores, por e-mail, telefone ou de forma presencial, na sede do Sindicato dos Servidores do IFCE (SINDSIFCE), em frente ao Campus Fortaleza.
          O encontro reunirá servidores dos campi do IFCE em todo o Estado, para debater e encaminhar ações contra as diversas propostas que tramitam no Congresso e no Senado e que, caso aprovadas, terão efeitos devastadores sobre diversas categorias de trabalhadoras e trabalhadores, além de sucatear ainda mais serviços públicos essenciais à população.
        Para avaliar esse cenário, a professora do IF de Santa Catarina Elenira Villela, e o assistente em administração do Colégio Pedro II, William Carvalho, realizaram palestras durante o encontro. (Informações: Prof. Venício Soares, Integrante da nova Diretoria do Sindicato - 98699-6524  e  Dalwton Moura - Assessor de Comunicação).

31.08.2016

Direitos Humanos e a ocupação das escolas públicas
          Reconhecendo a importância dos movimentos de ocupação das escolas públicas estaduais pelos estudantes secundaristas em vários municípios no Ceará, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos - CEDDH, chamando a atenção para o ato educativo dessas experiências de ação coletiva como exercício crítico de aprendizagem de luta pela afirmação e promoção direitos,  posiciona-se contra todas as tentativas de criminalização dos adolescentes e jovens protagonistas que fizeram a defesa de melhores escolas, com qualidade estrutural, merenda escolar digna e ensino de qualidade.
          “Este Conselho tem entendimento de que as situações conflituosas nas ações protagonizadas pelos estudantes são casos de EDUCAÇÃO e não de polícia. Logo, são necessárias mediadas para apuração de responsabilidades cuja ética seja de cuidado, não de repressão”, diz a nota. 

31.08.2016


31.08.2016

Campi de Sobral e Russas fazem concurso de professor efetivo

           Estão abertas  até 28 de setembro  as inscrições para concurso público de professor efetivo (adjunto-A) para os campi da Universidade Federal do Ceará em Sobral e Russas. As três vagas ofertadas pelo Edital nº 193/2016 (http://goo.gl/3h0KOC) exigem dos aprovados o cumprimento de uma jornada semanal de trabalho de 40 horas, com dedicação exclusiva.
          Em Sobral, a oportunidade é para o Curso de Engenharia Elétrica, no setor de estudo "Matemática para Engenharia". Em Russas, há uma vaga na área de Matemática, setor de estudo "Álgebra Linear e Cálculo", e outra para a área de Engenharia Civil, no setor de estudo "Expressão Gráfica, Topografia e Geoprocessamento".
          Para concorrer às vagas, os candidatos devem possuir título de doutor na área do concurso. Mais informações podem ser acessadas no edital citado, disponível no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas: http://goo.gl/3h0KOC.

31.08.2016

Comitê de campanha
         O vereador Guilherme Sampaio convida para a  inauguração  nesta quinta-feira, às 18h30, do seu Comitê de Campanha na Casa Vermelha (Av. da Universidade, 2197, Benfica).Lá será entregue aos amigos e correligionários todo material de campanha. Mais informações: (85) 3181. 9747 – (85) 98835.1812 – (85) 99861.3234.

31.08.2016

Humor no horário do almoço
                                     Fotos de Aline Furtado
          Depois do sucesso da estreia no último dia 19, no Parque das Crianças, as personagens Leide Daiana (Cleudo Barbosa), Zuleica (Dudé Torres), Barbie Girl (Júnior Torres) e Rosinete Cunha (Eduardo Marinho), continuam levando riso, humor e muita alegria para o horário do almoço no Centro de Fortaleza, com o projeto “Leide Daiana e Convidados - Humor ao Meio-Dia”. Desta vez, o espetáculo acontece nesta quinta-feira, 01 de setembro, às 12h, no Centro Cultural Banco do Nordeste. No sábado, 03 de setembro, no mesmo horário, o público do Mercado São Sebastião irá conferir de perto a graça e o talento das respectivas personagens. A programação é totalmente gratuita. 
        No “show”, as quatro personagens interagem entre si e com o público relatando com muito humor, as histórias do cotidiano do Centro de Fortaleza, suas figuras peculiares, as situações e cenas que todos nós passamos, seja nas agências bancárias, nos coletivos, nas feirinhas, nas bancas de camelô, nas lanchonetes, nas paradas de ônibus... Enfim, em todos os locais do Centro por onde passam pessoas. 
           “A intenção é poder levar para a população alegria e diversão, para que as pessoas que circulam pelo Centro de Fortaleza, possam ter a oportunidade de ver um show de humor gratuito.  Sem apelação, com bastante interação com a plateia, piadas, músicas, e animação para todos os gostos” destaca Cleudo Barbosa, organizador do projeto.

31.08.2016


31.08.2016

CURTAS SOCIAIS
 
*Foram curtir novo restô francês da cidade, na terça-feira,  na hora do jantar, Gabriela Castro, Lenilza Campos, Zeneida Rangel (na foto com Teresa Borges), Ivana Maia e Teresa Borges.
*O jornalista Egídio Serpa faz aniversário na data e ganha o abraço da lista afetiva.
*Amanhã, dia primeiro de setembro, eu cumprimento à querida amiga e ex-companheira  da Tv Diário, Jeanne Magalhães.

*O Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (Geeon) programa a realização do 16º Curso Básico de Oncologia. Público alvo: acadêmicos e profissionais da saúde.
*Nesta quarta-feira, 31, além do cardápio Viagem Gastronômica, o restaurante L´Ô apresenta programação musical com a cantora Ludmila Amaral Band.
*A promotora de eventos Stelinha Frota Salles organiza festa em torno do colunista Flávio Torres (foto abaixo). Será no Ideal Clube no dia 9 de setembro.
*Também no Ideal acontece na quinta-feira o almoço semanal do Rotary Clube Fortaleza, agora comandado pela presidente Terezinha Oliveira.
*Na terça-feira, 30, a Academia Cearense de Letras e a Editora da UFC lançaram o livro “O Silêncio da Penteadeira”, de Ângela Gutiérrez, no Palácio da Luz, sede da ACL.
*Por hoje contei. Até amanhã.