31.08.2016

Comércio lidera cortes de empregos no Ceará
 


         Foram 10.551 postos de trabalho a menos nos últimos sete primeiros meses do ano no Estado. Apesar do resultado, Ceará apresentou segunda menor queda em 12 meses no Nordeste. O comércio cearense lidera o corte de empregos nos sete primeiros meses deste ano com 10.551 vagas a menos. A perda é mais forte em 2016, do que nos últimos 12 meses, encerrados em julho último, quando foram fechados 5.773 postos de trabalho.
Segundo o economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Fabio Bentes, que fez análise sobre os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), esse resultado contrasta com a abertura líquida de 9.845 vagas no mesmo período do ano passado. Acrescenta que o fechamento de 5.773 vagas no Ceará correspondeu a uma retração de 2,6% no número de trabalhadores formais no varejo do Estado nos últimos 12 meses. “Esse foi o segundo menor recuo no Nordeste”. 
 O coordenador de Estudos e Análise de Mercado do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Erle Mesquita, diz que as mais de quatro mil vagas a menos deste ano, na comparação com 2015, refletem o agravamento da crise econômica este ano. “Os resultados até julho são piores por causa do cenário desfavorável com inflação, aumento das taxa de desemprego, endividamento e medo de perder o emprego e de consumir”, avalia. (Fonte: Fecomercio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário