Postagem do dia 27.10.2014

Cid e Camilo pregam a união dos cearenses

Cid Gomes

          Não foi fácil, não. O terceiro mandato do grupo que comanda o Ceará há oito anos foi conquistado de forma diferente das eleições anteriores, nas quais Cid Gomes (Pros) foi vitorioso. 

          O primeiro governador eleito no Ceará pelo PT precisou passar por um segundo turno - só realizado antes uma vez na esfera estadual, em 2002. Camilo (foto) recebeu 53,35% dos votos, contra 46,65% do senador Eunício Oliveira (PMDB). A diferença foi de 303,7 mil votos. 

 53,35% Foi o percentual de votos válidos do candidato Camilo Santana (PT), o que representa 2.417.668 eleitores.

46,65% Foi o percentual de votos válidos do candidato Eunício Oliveira (PMDB), o que representa 2.113.940 eleitores.

Senador Eunício

          Em termos de governança, Camilo encontra rachada a base de apoio que garantiu a tranquilidade para Cid governar. Um dos fortes aliados de Cid quando chegou ao Abolição, o PMDB, está na oposição e parcela importante do próprio PT não apoia Camilo. Os analistas não estão prevendo grandes dificuldades para o novo Governador sobretudo pela sua já demonstrada capacidade de conciliação. Como disse Cid Gomes após votar em Sobral “A grande tarefa do Camilo agora é procurar unir o povo cearense. O governador não é só de uma banda, de um conjunto, de uma coligação. Campanha passou, vamos procurar dialogar. Vamos aguardar, vamos aguardar”.
          De volta a Fortaleza após votar em Juazeiro do Norte, Camilo reforçou as afirmações de campanha de que irá “garantir tudo de bom que conquistamos, corrigir o que não está bom, e apresentar novos projetos”. Acha que os maiores desafios são : “Segurança e saúde, dois segmentos que vêm preocupando o cearense".

 
        Após um breve período de repouso, Camilo instalará no próprio Palácio da Abolição sua equipe que vai montar o projeto do novo Governo cearense. (Informações com O Povo).

27.10.2014

Ganhou a democracia brasileira
          Foi uma demonstração democrática memorável a eleição presidencial de domingo, a mais acirrada e virulenta da história da República, porém a mais alvissareira de todas pois abre perspectivas para uma ampla reforma política, como reconheceu a presidente Dilma em seu discurso de saudação e agradecimento à nação. E a promessa dela é que essas ações de mudanças serão estabelecidas ainda neste Governo.
É preciso saber ganhar e perder, o que parece que não está acontecendo entre os partidários de Dilma e Aécio, que continuam se enfrentando e se descompondo sobretudo através das redes sociais utilizadas desmedidamente pelos dois lados, o que as tornam altamente positivas em termos de comunicação mas ao mesmo preocupante pela sua ampla ferramenta de disseminar boatos e mentiras.
Em todo esse processo ganhou a democracia brasileira.

27.10.2014

FM Assembleia precisa na cobertura das eleições

Presidente Zezinho falando no programa Narcélio


          Nestas eleições merece ressalva o trabalho jornalístico de cobertura da Rádio Assembleia FM, precisa durante todo dia do processo eleitoral com informações de vários pontos do Estado e de Brasília, comentários, opiniões de profissionais abalizados e orientação aos eleitores. A equipe, sob o comando da jornalista Fátima Abreu, desenvolveu um extraordinário trabalho, o que mostra que o rádio ainda é um grande veículo de comunicação.

27.10.2014

Vacinação contra febre aftosa
         A segunda etapa da imunização contra a febre aftosa começa no próximo sábado (01/11) e segue até o dia 30 de novembro. Nesta etapa, a vacinação é obrigatória em bovinos e bubalinos de todas as idades.
       A vacinação acontecerá em todas as propriedades rurais cearenses que detenham esses tipos de animais.

27.10.2014

Revista 'Veja' queria  eleger Aécio e reconquistar sua influência política, diz jornalista
         Para Renato Rovai, a publicação ignora a Justiça e joga as últimas fichas na tentativa de recuperar influência na sociedade. Por Rodrigo Gomes, da RBA, publicado 26/10/2014 - Rede Brasil Atual.
Rovai usa tabuleiro War, que simula guerra de conquista por controle do mundo, para exemplificar ação da Veja.
São Paulo – O editor da revistaFórum e professor de jornalismo digital na Universidade Cásper Líbero, Renato Rovai, avalia que as últimas ações da revista Veja – publicação semanal da Editora Abril –, que divulgou denúncias não comprovadas e desrespeita o direito de resposta concedido à campanha da presidenta e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT), são uma cartada final na tentativa de recuperar a influência política na sociedade. "É uma das campanhas mais sórdidas da história", definiu.

Rovai utilizou o jogo de tabuleiro War, que simula uma guerra de conquista pelo controle do mundo, para exemplificar a ação da publicação. "Eles tinham influência no território todo. Se depois disso tudo, o Aécio ganhar, eles recuperam", explicou. Para ele, no entanto, se Dilma vencer, estará decretado o fim da credibilidade da publicação. 
      A denúncia de que Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT, 2003-2010) tinham conhecimento dos desvios na estatal Petrobras foi publicada na Veja, na última sexta-feira (24). o que representa um adiantamento na distribuição, já que a publicação vai às bancas, normalmente, aos domingos. Sem apresentar provas, a revista apenas divulga um suposto trecho do depoimento do doleiro Alberto Yousseff, preso na operação Lava Jato da Polícia Federal, afirmando que ambos "sabiam de tudo".
   A denúncia foi amplamente utilizada pela campanha de Aécio Neves, candidato tucano, em programa eleitoral na TV e no rádio, e, inclusive, no último debate, realizado na TV Globo na noite de sexta. Ontem (25), a própria rede Globo publicou reportagens repercutindo a "denúncia" nos jornais da tarde (jornal Hoje) e da noite (Jornal Nacional), na mesma linha, ou seja, sem apresentar provas. 
       A Globo, inclusive, ignorou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia concedido direito de reposta para a campanha de Dilma contra a Veja, na manhã de ontem, alegando que não havia provas da denúncia publicada e que a Abril não poderia fazer propagandas da edição, pois isso caracterizaria propaganda política, o que é vedado para veículos de comunicação. A TV somente informou da decisão ao final na reportagem exibida.
         A própria revista não publicou o direito de resposta no site como manda a lei: em igual tamanho, com mesmo tipo de letra e com o mesmo destaque. No caso, são duas ações. A primeira é a publicação no site da revista, no mesmo espaço que era ocupado pela denúncia. Além disso, a edição impressa teria de publicar o direito de resposta destacado na página, além de conteúdo interno de igual tamanho e destaque.
       "A capa criminosa continua no site e o direito de resposta está sem destaque. Veja cobra o rigor da lei contra o partido. Aqueles que foram considerados culpados no mensalão estão detidos. Já a revista não respeita uma decisão judicial", afirmou Rovai. O texto da campanha de Dilma diz, na nota, que “setores tentam influenciar o processo eleitoral por meio de denúncias vazias, que não encontram qualquer respaldo na realidade”.
      Para Rovai, também demonstra o desrespeito de Veja pela Justiça o fato de um colunista da revista ter publicado dois textos criticando a decisão do juiz. "Não basta não acatar a decisão, é preciso desmoralizar o magistrado que a tomou", criticou”. (Fonte: Rede Brasil Atual).

27.10.2014

Centro de Tecnologia quer convênio com o ITA
          Na cerimônia que deu início à IX Semana de Tecnologia  da UFC, o diretor do Centro de Tecnologia, Prof. José de Paula Barros Neto, entregou ao Reitor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Prof. Carlos Américo Pacheco, documento que detalha a proposta de cooperação entre a UFC e o Instituto.
          Há cerca de um ano, professores das duas instituições elaboram a parceria que prevê intercâmbio de alunos e professores, reformulação no ensino de Engenharia, com foco em empreendedorismo, e aplicação prática do conhecimento para desenvolver tecnologias por meio da aproximação com o setor privado.
       Também é listado na proposta o apoio e a orientação do ITA na criação do Centro de Estudos em Ciência e Engenharia Aeroespacial da UFC (Ceceae), que vai contar com professores e laboratórios do Centro de Tecnologia, do Centro de Ciências e do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) na formação de recursos humanos para o setor. O documento será agora analisado pelos professores do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, em São Paulo.

27.10.2014

Casa Cor abre com homenagens a Beto e Nirez
          Neste dia 29, quarta-feira, a Casa Cor Ceará 2014 abre os seus espaços com exposição em homenagem ao empresário  Beto Studart (Jorge Alberto Vieira Studart Gomes) e ao museólogo Nirez (Miguel Ângelo de Azevedo).
           O   comando é de Neuma Figueiredo, a grande articuladora desse que é o maior evento cearense na área de arquitetura, decoração e paisagismo.

Neuma Figueiredo

          A solenidade acontece às 20 horas, na Avenida Barão de Studart, 598, em frente ao Palácio da Abolição. Além das homenagens haverá apresentação musical com Gustavo Serpa.
          A direção do evento confirma a presença de manobristas mas sugere, para melhor comodidade, o uso de serviço de taxi.

27.10.2014

Ceará discute o campo
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), através da Federação da Agricultura do Ceará (Faec), promove nos dias 27 e 28 deste mês, encontro com lideranças do setor, governo e outras entidades ligadas ao agronegócio, bem como sindicatos rurais.
        O objetivo é definir uma agenda estratégica para o agronegócio do Nordeste. A notícia é do presidente da Faec, Flávio Saboya-foto. (Lida na coluna do Macário Batista, em 26.10.2014).

27.10.2014


Câmara de Eventos fará reunião com alentada pauta

A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Eventos realiza a sua 29ª Reunião Ordinária, que acontecerá neste dia 29, quarta-feira, às 08:30 horas, na Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará – ADECE - com a seguinte pauta:
1. Leitura e aprovação da ata da reunião anterior (28ª reunião ordinária);
2. Balanço da gestão anterior - Circe Jane;
3. Apresentação do projeto selo verde - solicitação do FCVB;
4. Planejamento estratégico da nova gestão - definir data
5. Informes: dimensionamento do setor de eventos - lançado em São Paulo; evento ABEOC Brasil dias 7 e 8 dezembro de 2014 e sugestão de pauta para próxima reunião que se realizará dia 01 de dezembro de 2014.


Estruturadora de grandes eventos empresariais

          Enid Câmara é a presidente e Thaís Mesquita, Diretora de Desenvolvimento Setorial.

27.10.2014

CURTAS SOCIAIS
*A mania por casas em Orlando (foto), nos Estados Unidos,  voltou a ser modismo entre  algumas pessoas da classe média alta de Fortaleza. Cerca de 20 unidades já foram adquiridas recentemente. Isso fora os que lá já estão há muitos anos.
*Tarcísio Aguiar Filho (foto)  praticamente trocou sua Catavento Turismo pela venda desses imóveis na região de Orlando.
 
*Olga Miranda é a aniversariante deste dia 27.
 
*A paixão política causou desentendimentos entre duas amigas que estavam em lado presidenciais opostos. O que que é isso, meninas!!!

Maria Vanda e Valdélio Leite

*Folhinha do último dia do mês, o médico otorrino Valdélio Leite comemora a data com Maria Vanda e alguns amigos num restaurante da cidade nesta quinta-feira. Depois eu conto mais.
 
*A BS Participações apresenta o edifício BS Design Corporate Tower, seu novo empreendimento, no dia 31, às 7h30 durante café da manhã numa sala de cinema do Iguatemi tendo como anfitriões Daniel Arruda, Marcos Novais e Benedito Abdub. Priscila (Eventos) Cavalcanti na coordenação.

*Por sinal, Priscila Cavalcanti estará apresentando nesta terça-feira a partir das 17 horas sua coleção de bonecas Barbie no Center Um. Depois eu conto mais.
 
*Por hoje contei. Até amanhã.