Postagem do dia 26.03.2013

Turismo em Alagoas ganha expressão
          Jornalistas brasileiros de turismo, representando 15 dos 23 estados nacionais, através de suas organizações seccionais da ABRAJET-Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo,  estiveram reunidos em Alagoas discutindo questões internas da categoria, ouvindo autoridades locais sobre ações que estão sendo desenvolvidas para melhorar a qualidade de vida da população do Estado e o turismo  regional.
José Rangel e o governador Teotônio Vilela Filho

          Na noite de quinta-feira, 21, o Governador do Estado, Teotônio Vilela Filho, recepcionou os convidados e falou sobre o que está sendo feito em Alagoas em termos de saneamento básico, educação, apoio ao setor do turismo e captação de novos empreendimentos hoteleiros. A Secretária de Turismo Danielle Novis também esteve presente e revelou informações detalhadas (que contarei em outra matéria). O local do encontro foi o antigo Palácio do Governo, hoje sede do Museu estadual e da Secretaria de Cultura do Estado e onde estão localizados os preciosos memoriais dedicados a Aurélio Buarque de Holanda e ao escritor Ledo Ivo.
          No dia seguinte foi a vez do prefeito de Maceió, Rui Palmeira, encontrar-se com esses profissionais. Em outras  matérias, oportunamente,   revelarei detalhes das ações adotadas pela capital alagoana que, como as demais do Brasil, tem lá os seus problemas muitos dos quais com soluções difíceis. Maceió, no entanto, está investindo firme em projetos visando ser um destino agradável ao turismo nas próximas décadas.
Hélcio Estrela, Flávio Gomes de Barros, anfitrião, e José Rangel, presidente da Abrajet/Ceará.

          Nos seus encontros de trabalho os conselheiros nacionais e presidentes seccionais da ABRAJET, conduzidos pelo presidente nacional Hélcio Estrela (São Paulo)  discutiram sobre questões de ética no exercício da profissão, punição por desvio de conduta a um dos membros associados,  congresso nacional da entidade, em junho, em Palmas, Tocantins, reforço e apoio às ações das seccionais na divulgação do turismo em seus Estados e diversos outros assuntos internos.
          Nessa maratona de três dias de trabalho os profissionais de turismo fizeram ainda visita técnica a equipamentos turísticos no município de Marechal Deodoro (Praia do Francês) e no município de Barra de São Miguel, onde mantiveram contato com o prefeito José Medeiros Nicolau (Zezeco), de 24 anos, o mais  jovem do Brasil. Toda ótima e eficiente programação da reunião em Alagoas foi montada pelo  presidente da Abrajet/AL Flávio Gomes de Barros.
          Nesse encontro estiveram presentes representantes da imprensa de turismo dos Estados do Amazonas, Maranhão, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Tocantins,  Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
          Depois  contarei mais detalhes.
Congresso do Skal  aceitará profissionais do “trade”
          O Congresso Nacional do Skal Internacional do Brasil, que será realizado em maio em Fortaleza e Beberibe, com pré-congresso em Jericoacoara, e cujas inscrições já estão sendo recebidas, decidiu que aceitará inscrição de profissionais do “trade”, mesmo que não pertençam à entidade, mediante acréscimo da taxa de 100 reais no valor do pacote, segundo informa a presidente do Skal  Enid Câmara de Vasconcelos.
        Para mais informações: Skal/Fortaleza (85) 3433.7684 – (85) 3433.7685 – skalfortaleza1@hotmail.com
Convidada do  III Villa Fornelli Invita

 
Matu Macedo
          A “chef”  e professora de gastronomia Matu Macêdo, uma das referências da gastronomia local, é a convidada de  Daniel Mendes e Ivan Melo para a terceira edição do Villa Fornelli Invita. O encontro  será realizado amanhã, 27,  a partir das 20 horas, e tem como desafio repetir o mesmo sucesso das edições anteriores e, ainda, consagrar a casa como preferida pelo público que busca experiências gastronômicas exclusivas na capital cearense.
          Para participar do III Villa Fornelli Invita é preciso fazer reservas.  São 40 lugares e o valor por pessoa é de R$ 145,00. Restaurante Villa Fornelli – Rua João Brigido, 1831, Aldeota. Reservas: (85) 3044.0001.

Biblioteca Unimédicos de Escritores
Pedro Henrique S. Leão

          A Bilblioteca BLUME - Biblioteca Unimédicos Escritores -  será inaugurada na segunda-feira, dia 01 de abril, às 18:00 horas, na  sede da Unimed Fortaleza, segundo informa o médico-escritor Pedro Henrique Saraiva Leão, Coordenador da Célula de Cultura da Universidade Unimed.
Espetáculo dramatiza cultura afro-cearense
O Maracatu na rua

          Dia 26 (terça) apresentação gratuita do espetáculo teatral "Loa", com texto de Ricardo Guilherme e direção de Ghil Brandão. Inspirado nas personas do cortejo do maracatu, o espetáculo dramatiza de forma épica, poética e musical uma narrativa com foco na cultura afro-cearense. Confira!
Câmara de Eventos ouve sobre ações
do BNB no turismo
         Nesta quarta-feira, às 8h30,  17ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Eventos do Estado do Ceará no auditório da   Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará – ADECE. Na pauta:
1.  Palestra sobre as Políticas de Desenvolvimento do Banco do Nordeste no setor de Turismo no Ceará por  João Robério,  Superintendente Estadual do BNB;
2. Proposta de parceria entre o setor de flores com eventos e turismo no Ceará;
3. Outros assuntos - Grupos Temáticos. Circe Jane preside a entidade.

"Tristeza era para ter fim..."
Casal João Otávio

Desabafa João Otávio Lôbo Neto, idealizador e uma das “locomotivas” do Grupo Padaria Digital que  funciona no Facebook: “Fui o idealizador dessa confraria, juntamente com mais 23 amigos fundamos, cumpri o primeiro mandato e paralelamente fui preparando o meu sucessor, quanto completei um ano passei a função. Vamos para décima nona “fornada ordinária” sem contar as várias “extraordinárias”, viajo sempre, quando volto entro na Padaria Digital e encontro uma infinidade de postagens inócuas, fúteis e desagregadoras, com comentários de alguns “gatos pingados”, que não tem nada compatível com os objetivos da Padaria Digital e muito menos com o primoroso Manifesto do Padeiro José Mesquita. Vou confessar, fico triste, muito triste. No Facebook existem milhares de grupos, faço a pergunta, por que estes padeiros que ainda não entenderam ou não assimilaram a “alma” da Padaria Digital não se calam ou se mudam para os grupos que são compatíveis com seus atos?”

Fórum para discutir desigualdades regionais

Circe Jane (Sindieventos), Luiz Gastão (Fecomércio), Nicolle Barbosa (Cic), Stefânia Pinheiro (Assopeças) e Fátima Duarte (Alfe).

          Com o objetivo de unir o setor produtivo e discutir questões que influenciem a vida dos nordestinos e dos brasileiros foi criado o Fórum Permanente de Entidades Empresariais do Estado do Ceará. O propósito é reunir soluções que sirvam como instrumento para a mobilização  social e a negociação política capazes de viabilizar redução das disparidades regionais no País, traçando caminho contínuo de crescimento como peça fundamental ao desenvolvimento do Brasil.
          “Há no Brasil uma integração viciosa onde o Nordeste financia o Sudeste” – disse a presidente do CIC Nicolle Barbosa. O Fórum se reunirá periodicamente para promover ações de desenvolvimento.