Postagem do dia 25.10.2013


Justiça decide 2ª. Feira sobre
ganhos de funcionários do ex-IPEC

Sessão do Pleno do Tribunal de Justiça

O Governo do Estado briga na justiça para retirar os direitos trabalhistas ganhos  há quase dois anos por cerca de 200 funcionários estaduais. A decisão da justiça está marcada para a próxima segunda, 28 de outubro.


Ex-Ipec, hoje Issec

            Esses funcionários - a maioria aposentados do antigo IPEC  (Insittuto de Previdência do Estado do Ceará)), que passou a ser ISSEC  - passaram 25 anos reivindicando ganhos salariais. Há quase dois anos, a Justiça deu causa ganha a eles, que passaram a receber os merecidos aumentos.  Mas, o governador Cid Gomes resolveu novamente contestar a decisão judicial. Muitos desses funcionários são idosos e estão abalados emocionalmente, segundo a jornalista Klycia Fontenele. 

25.10.2013


Dilma vence os 3 no primeiro turno
Dilma em Fortaleza (Arquivo)
                    A turma que faz campanha contra Dilma e o PT na Internet deve estar tremendo nas bases. Pesquisa Ibope em parceria com o Estado sobre a sucessão presidencial mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT) venceria no primeiro turno se as eleições fossem hoje e seus adversários fossem Aécio Neves, pelo PSDB, e Marina Silva ou Eduardo Campos, pelo PSB.

           Em três dos quatro cenários avaliados pelo instituto, Dilma tem entre 39% e 41% das intenções de voto, mais do que a soma das preferências pelos adversários. Em apenas um dos cenários, com Serra e Marina na disputa, a petista não supera a soma dos adversários.

            No quadro visto hoje como mais provável para 2014 – Dilma contra Aécio e Eduardo Campos – , a presidente teria 41%, o governador de Minas Gerais, 14%, e o governador de Pernambuco, 10%.

25.10.2013


Campanha pela refinaria prestigiada em Quixadá

 
Em Quixadá, Zezinho, Inácio e Rachel

Na companhia de deputados estaduais, prefeitos, vereadores, empresários, lideranças políticas e sociedade civil, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Albuquerque (Pros), retomou, na tarde desta quinta-feira (24/10), o ciclo de visitas da campanha em prol do início imediato das obras da Refinaria Premium do Ceará. Quixadá, no Sertão Central, foi a décima cidade a ser visitada. O evento ocorreu no Instituto Federal do Ceará.

José Albuquerque comemorou o sucesso de mais um evento e disse que desde o início da campanha tem visto uma participação efetiva da população. Ele enfatizou que a ideia do movimento nasceu da necessidade de buscar algo que resolvesse parte dos problemas do Estado.

De acordo com o parlamentar, antes do grande encontro que acontecerá em Fortaleza, quatro municípios ainda devem ser visitados. O concurso de redação sobre o tema, também foi destacado pelo deputado. “Confesso que até poucos dias eu não sabia o que era uma refinaria. Hoje, vocês têm a oportunidade de aprender sobre o assunto e ainda concorrer a um prêmio. Algo que no futuro irão lembrar”, complementou.

 

QUEM ESTAVA

 
Inácio Arruda
 
O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) reafirmou o compromisso de lutar pelo empreendimento em Brasília. Ele disse que a refinaria no Ceará vai descentralizar o desenvolvimento do Brasil. “São R$ 22 milhões em investimentos e empresas que vão se instalar aqui. Sugiro que possamos montar uma comitiva para irmos à maior siderúrgica do Brasil, que é a de Volta Redonda”, disse.

Os deputados Osmar Baquit (PSD), Rachel Marques (PT), Mauro Filho (Pros), Lula Morais (PCdoB), Dedé Teixeira (PT), Camilo Santana (PT) e Professor Pinheiro (PT); além dos prefeitos de Quixeramobim, Cirilo Pimenta; Caridade, Simone Fernandes; Itatira, Antônio Almir; Boa Viagem, Fernando Assef; Banabuiú, Veridiano Sales; Ibicuitinga, Edmilson Gomes; Pedra Branca, Pedro Vieira; Madalena, Zarlu Kalil Filho; Senador Pompeu, Antônio Mendes e Piquet Carneiro, Expedito Nascimento participaram do encontro.

          Já os municípios de Canindé; Santa Quitéria; Ibaretama; Milhã; Mombaça; Deputado Irapuan Pinheiro e Solonópole mandaram representações. 

25.10.2013


“Café com Logística” para  aprofundar a
discussão entre setores público e privado

 


Com o objetivo de instigar discussões e aprofundar as questões relacionadas ao programa de logística no Brasil, hoje um dos maiores problemas nacionais, o  GEL (Grupo de Estudos em Logística) promove no dia 30 o programa “Café com Logística”,  às 8 horas da manhã, no Salão Iracema do Marina Park Hotel. O credenciamento será feito 30 minutos antes

Duas palestras da maior relevância para a atualidade serão proferidas durante o evento. Primeira: Plano Nacional de Logística e Transporte - PNLT - Aspectos Conceituais, Metodologia e Resultados Práticos com Luiz Carlos Rodrigues Ribeiro, engenheiro, Coordenador Geral de Planejamento da Secretaria de Política Nacional de Transporte do Ministério dos Transportes.
            A segunda palestra terá por tema “Importância Estratégica da Logística (informações de mercado / comparativos outros mercados / modais / estratégias) com José Geraldo Santana Franco Júnior, Engenheiro Mecânico (UNIMEP), Pós Graduado em Propaganda e Marketing (PUC/SP) e Marketing de Varejo (Universidade Toledo), MBA: FIA (USP/SP) – Gestão de Negócios, Diretor Comercial de Frota Pesada da JSL

Rodrigo Ximenes, presidente do GEL.

            “O debate entre os setores público e privado visando direcionar investimentos e políticas/regras operacionais assim como metas de médio e longo prazos é indispensável para recolocarmos o Brasil na estrada do desenvolvimento sustentável, como já o fazem  países desenvolvidos e alguns países em desenvolvimento”, afirma Rodrigo Ximenes, presidente do GEL e coordenador do evento. (Mais informações: 3433.7684 e 3433.7685).

25.10.2013


Professor inglês recebe medalha da UFC

 
36 anos de transplantes
A Universidade Federal do Ceará concederá a Medalha do Mérito Científico ao Prof. John Stewart Cameron, da Universidade de Londres – King’s College (Inglaterra) –, em solenidade que será realizada nesta sexta-feira (25), às 19h, na sala do Conselho Universitário, na Reitoria.

          O Prof. Cameron fez  palestra no mesmo dia,  no Auditório Paulo Marcelo da Faculdade de Medicina, sobre “A história do transplante renal”. O cientista veio ao Ceará para participar das comemorações dos 36 anos do primeiro transplante de rim realizado no Estado, no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC).

25.10.2013


Festival das Artes

 
Continuam abertas até sábado, 26, as inscrições para o "IV ManiFesta! Festival das Artes", que acontece em Fortaleza no dia 7 de dezembro. O ManiFesta! é um festival de arte autoral cearense que engloba não só a produção musical, como também dança, teatro, performance, cinema/vídeo, artes plásticas, fotografia, instalação, poesia, literatura e outros tipos de manifestação artísticas e culturais.

              Este ano o festival apresenta novidades, o evento terá 24 horas de duração e ganha identidade de Bienal. O ManiFesta! ocupará espaços do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), Passeio Público, Estoril, Caixa Cultural, Sesc Senac Iracema, ruas e praças dos arredores na Praia de Iracema. Outra novidade é a criação de um “Bonde Festa”, ônibus-instalação-itinerante que possibilitará ao público circular livremente pelos espaços do evento. A seleção será divulgada até o dia 15 de novembro pelo site do ManiFesta! e por e-mail para os selecionados.

25.10.2013

Mostra de Bandas Universitárias

 

 
 

            Grupos musicais de estudantes saem das garagens e se apresentam na seletiva da VI Mostra de Bandas Universitárias da Universidade Federal do Ceará, que teve  início na  quarta-feira,
            O evento é uma prévia do VI Festival UFC de Cultura – Multiculturalismo e Raízes, marcado para 18 a 22 de novembro. Ao longo de três noites, na Concha Acústica da Reitoria, 15 bandas trazem repertórios autorais de gêneros diversificados, desde rock alternativo, pop rock, MPB e até stoner doom, vertente mais pesada do “heavy metal”. Cinco desses grupos serão escolhidos pelo júri especializado e pelo voto popular para integrar a programação do Festival UFC de Cultura, abrindo os shows das atrações principais do evento.
Concha acústica


          Como novidade da edição 2013, cada banda apresentará cinco composições próprias e uma música de trabalho (single) será gravada em áudio e filmada para gerar um videoclipe ao vivo e uma coletânea em CD, representativa da atual cena musical da Universidade. O acesso ao local das apresentações é gratuito e aberto à comunidade.


25.10.2013


Disseram do blog

 
Helena
Helena Menezes: “Muito bacana o seu blog, José Rangel.  Aprecio demais! Parabéns.“

Silvana

 Silvana Reis: “Que bom José Rangel, meu querido amigo. Com ele  passo estar  bem informada aqui em Portugal. Beijinhos com saudades tuas e Zeneida querida.”

Gabriela

 Gabriela Castro: “José, você como colunista e repórter é 1000. Parabéns pelo blog”.

 

25.10.2013


 

Prêmio CDL de Comunicação


Comando lojista: Freitas, CDL, e Honório, FDCL

Dia 8 de novembro a Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza fará a entrega do Prêmio CDL de Comunicação 2013, que este ano abordou o tema “O comércio na Copa do Mundo: como ganhar este jogo?”.

Na ocasião haverá a entrega do Troféu Imprensa José de Alencar ao colunista Lúcio Brasileiro. Depois confraternização.

 

25.10.2013


CURTAS SOCIAIS

Flávio Torres
*Não convidem para a mesma mesa o colunista Flávio Torres e a presidente de uma entidade de classe. Pode dar briga.

 *Maria Vanda Sá nos preparativos para colocar  a vitrine natalina de sua loja, mas está num dilema: Já vendeu todas as árvores de Natal que tinha, inclusive a de sua casa. Vem mais.

 *Ganham abraços nesta sexta-feira pelo “Nat” o advogado e professor Cândido Albuquerque, o general Domingos Gazzineo e Tânia Sancho.

Cândido Albuquerque
 *No sábado, 26, marcam o calendário o desembargador Ernani Barreira, Glaura Ferrer, Kylvia Montenegro, Letinha Pinheiro e Rosani Guerra Silva Araújo.

 *“Show” de Alcione e José Augusto no dia 9 de novembro, às 22 horas, no Siará Hall. Rafael Loiola articula.

 *“MPB in Concert” com “show” de Francis e Olívia Hime, além da participação do pianista cearense Alex Tavares, é a pedida do Ideal Clube para o dia 29 de novembro, a partir das 22 horas. A banda Caribbean Kings toca para dançar. É uma “pedidona”.

*Uma festa de máscara está sendo articulada para acontecer no Náutico. Depois eu conto mais.

 *Tenham todos um bom final de semana.