Notícias do dia 19.02.2013

Guimarães diz que Dilma e Cid
salvaram os cearenses
“Dilma e Cid já salvaram  os seres humanos cearenses, vítimas da seca, de uma tragédia, agora precisamos ver o problema dos animais”, disse o deputado José Guimarães, líder da bancada cearense na Câmara Federal, diante de uma platéia estarrecida com suas palavras,  durante a reunião conjunta da Comissão de Agricultura da Assembléia e o Agropacto realizada na manhã de segunda-feira no plenário da Assembléia Legislativa.
O encontro, muito prestigiado por agropecuaristas e gente do Governo, não diferenciou dos que já aconteceram: foram cobranças e lamúrias por  parte dos prejudicados (agropecuaristas) e elogios às ações oficiais pelos engajados no sistema. Quem melhor definiu o quadro foi a deputada federal Gorete Pereira: “Esses encontros são bons porque a gente conversa, mas não resolvem nada”, tascou em rápidas palavras.
O deputado Hermínio Resende, presidente da Comissão de Agricultura e Pecuária da Assembléia, que esteve à frente da mesa dos trabalhos, disse que “a Assembléia tem estado participativa acompanhando o drama da seca e as necessidades dos agricultores”.
Flávio Saboya, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec) e coordenador-geral do Agropacto, ressaltou que “falta de comida para o povo, como acontecia em secas anteriores, não está sendo problema. O problema maior hoje é falta de água e comida para os animais”, lembrou, ressaltando que a “falta de união dos deputados e senadores cearenses tem prejudicado muito o Ceará na resolução dos problemas relacionados à seca.”

Deputados se revezaram na mesa que comandou os trabalhos.

O Nordeste vive de bater palmas
Ainda no encontro da Assembléia, Guimarães disse mais: “Eu me comprometo a ajudar para que tenhamos uma solução rápida para o problema. Nossos deputados precisam ser mais rápidos e mobilizados”.
Deputado Raimundo Gomes de Matos: “A bancada do Nordeste vive de bater palmas, não cobra ações concentradas. Não existe pauta de agricultura nordestina na Comissão de Agricultura e Pecuária da Câmara Federal”.
E foi mais além: “14 empresas fazem a supervisão das obras de transposição do rio São Francisco. É muito dinheiro desperdiçado. A água da transposição, quando vier, não é para a agricultura, mas para o consumo humano e a indústria”
Falaram ainda no encontro o senador Inácio Arruda,  secretário Nelson Martins, os  deputados  federais  Antônio Balhmann, José Airton Cirilo, Eudes Xavier e diversos deputados estaduais.


Melhor internet sem fio no Pinto Martins 



Desde segunda-feira (18) que a Infraero disponibiliza nova forma de acesso à internet sem fio gratuito nos 12 aeroportos onde o serviço é oferecido, incluindo o Aeroporto Internacional de Fortaleza/Pinto Martins. Com a mudança, o passageiro cadastrado deverá entrar com a data e número do voo, assento e aeroporto de origem. A mudança também é válida para os passageiros em conexão que tenham vindo de aeroportos que ainda não oferecem o serviço.


As informações serão solicitadas ao passageiro depois que ele selecionar a operadora por onde fará a navegação. Além da capital cearense, o serviço de internet sem fio gratuita está disponível também nos aeroportos de Manaus (AM), Pampulha e Confins (MG), Congonhas (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Natal (RN), Recife (PE), Salvador (BA), Santos Dumont e Galeão (RJ).


A conexão é oferecida por três operadoras, habilitadas em convocação pública realizada em dezembro de 2011. (Fonte: Emmanuela Ribeiro – Infraero/Fortaleza).

 Saguão do Pinto Martins numa visão de lente grande angular. Foto Alex Uchôa.



Jardins Kids, belo espaço para a garotada





Amanhã, 20, entre 18h30 e 22 horas, inauguração do Jardins Kids, iniciativa do grupo gastronômico Geppos (comandado por Crica Bezerra e Deda Gomes) e que funcionará nos Jardins Open Mall, na avenida Desembargador Moreira. O empreendimento foi projetado pelo arquiteto Renan França e apresenta muitas novidades para a garotada.


Espaço Jáder de Carvalho


Está sendo criado o Centro Cultural Jáder de Carvalho, um espaço destinado a conferências, palestras, aulas, seminários e promoções culturais de nível, segundo informa o jornalista Vicente Alencar. Para quem não se lembra, Jáder de Carvalho foi um brilhante e polêmico escritor e jornalista dos anos 50-60.


Carros antigos vão ao Castelão






Antes de deixar o comando do Museu do Automóvel, em abril, Osmundo Pontes Filho programa o primeiro passeios de carros antigos à Arena Castelão ocasião em que os donos desses veículos ouvirão explanações do Secretário da Copa Ferruccio Feitosa.Um brinde com sucos de frutas e água de coco está programado.
Atendimento precário num calor infernal


Olho vivo! Haja paciência para agüentar o posto de atendimento do Detran na Avenida Santos Dumont. No dia 15 de fevereiro, às 10 da manhã, o setor Informação/Senha esteve por mais de 15 minutos sem ninguém para atender. Como muita gente que procura os serviços daquele local, até que o cidadão seja atendido leva-se pelo menos uma hora e meia. E toda essa espera num calor infernal. Pelo menos estava nesse dia 15. Como autoridade não pega fila, não sabe o que é isso. Portanto, olho vivo.


Ceará participa em
SP do Workshop CVC

Estande cearense na CVC


Um espaço de 160 m² para exibir os encantos do Ceará, da beleza das praias às delícias da gastronomia, passando por grandes infraestruturas, como o Centro de Eventos, e pela hospitalidade que marca o Estado, é isto que a Secretaria estadual do Turismo (Setur) prepara para a 19 ª edição Workshop & Trade Show CVC. O evento é o maior do gênero organizado por uma empresa privada no Brasil e acontece entre os dias 20 e 21 deste mês, no Pavilhão Branco do Expocenter Norte, em São Paulo.


No estande da Setur, degustações de produtos típicos e distribuição de material promocional foram preparadas para receber os profissionais interessados em conhecer melhor o Ceará. São esperados nos dois dias mais de 12 mil agentes e operadores de viagem, que vão conhecer as novidades do mercado e fazer negócios com 720 expositores do Brasil e do exterior. (Fonte: Assessoria de Imprensa-Setur).

Senador Pompeu pode ficar sem Receita Federal
Acontecerá nesta terça-feira, 19, a partir 9 horas,   na Câmara de Vereadores de Senador Pompeu  audiência pública,  com a presença de representação de oito municípios da região, com o objetivo de sensibilizar o Governo Federal no sentido de  que Senador Pompeu precisa continuar com os serviços da agência da Receita Federal,  que está ameaçada de  ser  extinta. “Caso a remoção do órgão aconteça, será mais uma perda de cunho social e econômico para os municípios de  Senador Pompeu, Solonopole, Mombaça, Milhã, Piquet Carneiro, Pedra Branca, Irapuan Pinheiro e Arneiroz”, segundo manda me dizer o radialista Joalano Tavares.
Mas a decisão já está mesmo tomada pela Receita Federal: fecha a unidade.


CURTAS SOCIAIS

Olavo e Socorro Moreira.

*Estão em São Paulo para uns dias de folga, porque ninguém é de ferro, Socorro e Olavo Moreira.

*De férias do comando da Infraero, em Fortaleza, Wellington Santos. Fica até o início de março.

 *Pesar na cidade pela morte, hoje, 19,  de José Júlio da Ponte Filho. Entre os seus filhos, a querida Circe Jane Teles, presidente do Sindieventos e da Câmara Setorial de Eventos do Ceará.

*O grupo Padaria Digital fará sua reunião mensal de fevereiro, o que chamam de “fornada”, dia 23, no Náutico, a partir das 11 horas. Mário Cézar Sales e João Otávio Lobo na articulação.

*Fátima Moreira de Deus escolhendo no Domenico presente para o marido, desembargador Rômulo, que fez aniversário na segunda-feira. Os dois jantaram num restaurante da cidade.

*Bom, agora a turma já está pensando nos feriados da Semana Santa. Com as chuvinhas que têm caído, muitos pensam no sertão.

*Amanhã tem mais, se Deus quiser.