Postagem do dia 26.06.2013

Agora é convocação para greve geral

Tá virando mesmo mania. Grupo está convidando no Facebook para uma greve geral no dia primeiro de julho em todo Brasil. “Vamos mostrar quem manda nesse país”, afirmam. Isso para assegurar que as conquistas até agora obtidas sejam mesmo implementadas.
Manifestação tem que ter um foco específico, sem a presença de baderneiros. O povo já mostrou quais são os objetivos. E as cobranças irão continuar até que tudo esteja devidamente ajustado.

O povo nas ruas

Povo nas ruas, poderes acuados

Duas das principais reivindicações dos manifestantes que invadiram as ruas do Brasil neste mês de junho já foram atendidas: fim do aumento nas passagens dos ônibus nas cidades que reivindicaram e a “queda” da PEC 37, que o Congresso tentou enrolar,  mas acabou cedendo. Outra: o movimento levou preocupação ao Executivo e Legislativo e até mesmo o Judiciário deverá se curvar diante da  voz do povo  apressando o fim do processo do chamado “Mensalão” impondo a seus autores as  penalidades que lhes foram imputadas.
E mais: as reformas que o País tanto clama também agora deverão ser postas em prática. Sobretudo a política e a fiscal. O povo vai continuar cobrando.
O papel de Dilma e a força do povo


Deputado Antônio Carlos



Os primeiros resultados políticos da ida do povo às ruas, com as decisões do Legislativo e do Executivo, dominaram os pronunciamentos dos deputados na Assembléia Legislativa na sessão de hoje. Antônio Carlos (PT) ressaltou o papel da presidente Dilma Roussef nesse processo de transformação.









Deputada Eliane Novais

Já a deputada Eliane Novais (PSB) disse que “a força das ruas teve ressonância no Congresso. Há muito pelo que se protestar em nosso país: o mau uso dos recursos públicos, o sucateamento da saúde pública, a falta de prioridades para a saúde pública, a falta de uma reforma agrária consistente, a inversão de prioridades nas gestões públicas a corrupção na política brasileira”.

“Agora eles sabem o que o povo quer”,
diz o deputado João Jaime

Deputado João Jaime


Instado pelos jornalistas na Assembléia Legislativa na manhã de hoje, o deputado João Jaime (PSDB)  manifestou-se sobre os novos ventos que sopram na política brasileira.
“O congresso é eleito para representar os anseios da sociedade. Como a sociedade agora viu que aqueles que foram eleitos não estavam representando os seus anseios foram para as ruas contra a corrupção, pedindo melhorias na saúde pública, na educação, mais segurança, mobilidade social, transporte, menor custos de passagens.
“Agora pressionados pela população Executivo, Judiciário e Legislativo estão se juntando e resolvendo todas essas questões; vimos também  o mutirão da Câmara Federal para aprovar várias leis que vinham se arrastando há muito tempo e fixar uma pauta  predeterminada que vai atender a muitas reivindicações.
“Eu achei importante a destinação dos “royalties” do petróleo para a educação e saúde, o que tinha antes era briga para saber com quem ficariam esses dividendos, se com estados produtores; agora não, seja os “royalties” já  existentes ou que virão tudo vai para a educação e saúde.
“Agora também precisa que o Judiciário dê fim ao “mensalão”. Seis meses após o julgamento os “mensaleiros”  condenados continuam  dizendo que não vão para a cadeia. O Judiciário  tem que fazer sua parte, terminar o julgamento do “mensalão”  e colocar os que foram condenados na cadeia”.
“Solução para o SUS é médico de carreira”,
afirma o deputado-médico  Fernando Hugo

Deputado Fernando Hugo

Em declaração ao repórrter na manhã de hoje na Assembléia Legislativa, o deputado Fernando Hugo (PSDB) afirmou: “Neste momento atual de destempero comportamental  do Governo Dilma e do Ministro Alexandre Padilha, da Saúde, nós temos que mostrar que a única solução para o SUS ter profissionais médicos é carreira de médico de Estado no Brasil. Essa proposta foi entregue à presidente Dilma em 2010 e até hoje ela não teve o interesse governamental de  obrigar que a sua super bancada no Congresso aprove essa PEC  que garante carreira de estado, estabilidade,   ascensão funcional ao médico dando-lhe dignidade e garantias.na sua aposentadoria. Sem isso o SUS não terá como manter profissionais nos mais longínquos rincões deste país. Sem dúvida alguma, essa proposta hilariante de importar médicos, principalmente médicos despossuídos de ciência atualizada, como esses de Cuba, é um ato completamente nocivo  à saúde pública do Brasil e que fere todos os ditames legais do exercício médico no nosso país.”
O deputado revelou ainda que “a PEC que propus e que irei lançar oficialmente sexta-feira no plenário da Assembléia foi por mim entregue na reunião do Sindicato dos Médicos. A nível de Estado do Ceará é até um insulto positivo para que o governador Cid Gomes saiba que os cearenses podem dar um super exemplo ao Brasil em permitindo que a PEC que eu proponho, a carreira de estado dos profissionais médicos no Estado do Ceará, faria um salto de qualidade e certamente propiciaria que, com a aprovação em concurso, em todos os municípios cearenses nós tivéssemos profissionais exercendo a sacrossanta arte  de  curar”
Governador e Vice na Corea

Cid Gomes


O governador Cid Gomes e o vice-governador Domingos Aguiar viajaram ontem para a Korea do Sul onde participarão de acordos para o financiamento da refinaria Premiu a ser implantada no Ceará. Eles deverão ficar na viagem até domingo.

Domingos Filho

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Albuquerque, assumiu a Chefia do  Executivo deixando em seu lugar, na AL, o primeiro vice-presidente Tin Gomes.

Deputado José Albuquerque

Infraestrutura das cidades


Camilo na Assembléia. (Foto de Marcel Bezerra)



O secretário das Cidades, Camilo Santana (PT), apresentou, durante o segundo expediente da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (26/06), as realizações e projetos a serem executados pela sua pasta. A exposição faz parte de um ciclo de eventos realizados pela Casa com o objetivo de expor os resultados do Executivo e apresentar o planejamento do trabalho que será desenvolvido.
De acordo com Camilo Santana, a secretaria tem cinco eixos principais. São eles o de infraestrutura urbana em Fortaleza, projetos de habitação, Cidades do Ceará I e II, de Infraestrutura urbana no Interior e destinação de resíduos sólidos. Entre as ações, o secretário destacou o desenvolvimento de três projetos do PAC I e PAC II, que envolvem as áreas dos rios Cocó e Maranguapinho e a favela do Dendê. 

Gastronomia libanesa no  teto de Paris

Terraço da Lafayette


Se você está em Paris e quer almoçar num terraço elevado com esplêndida vista de alguns dos pontos mais célebres da cidade, como a Ópera e a Torre Eiffel, a Galleries Lafayette está agora oferecendo esta oportunidade em seu novo restaurante, o “Noura”, de gastronomia libanesa e que já existe na cidade há 25 anos.  
Você pode experimentar o “Hommos” – feito com pasta de grão-de-bico ou de gergelim;  Caviar de berinjela; Taboule – típica salada da região, sobretudo do Líbano e  da Síria;   “Tajine” – carne cozida em temperatura elevada e panela especial com ervas aromáticas; os grelhados orientais;  “Baklawa” – tipo de pastel elaborado com nozes triturada, envolvida em massa Filo e banhada em mel etc.
Além da comida tem os sorvetes com todos os sabores do Oriente Médio. Isso poderá ser feito até pelo menos a chegada do Outono, em setembro, segundo manda me dizer a Assessoria de Imprensa da  famosa e mundialmente conhecida loja de departamentos do Bolulevard Haussmann.
Ciclo debate  megaeventos
esportivos na capital cearense


            Terá início nesta quarta-feira,  às 18h30min, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará, o Ciclo de Seminários Temáticos “Copa de 2014 e Políticas Públicas – Implicações para a Metrópole de Fortaleza e Estado do Ceará”.
              Com o objetivo de traçar diagnóstico acerca do “legado da Copa”, a iniciativa discute os chamados megaeventos esportivos e suas implicações nas áreas de legislação, moradia, orçamento e planejamento público. Na mesa de abertura será enfocado  o tema “Megaeventos e mudanças na legislação brasileira”, com o Juiz Federal Leonardo Resende, o Procurador da República Alexander Sales e o Assessor Jurídico e Integrante do Comitê Popular da Copa de Fortaleza, Rafael Barreto Souza.
Navio de pesquisa alemão chega a Fortaleza

Sexta-feira, 28,  chega a Fortaleza  o navio de pesquisa alemão Meteor, cuja tripulação se encontrará com estudantes e pesquisadores do Instituto de Ciências do Mar (Labomar),  da Casa de Cultura Alemã da Universidade Federal do Ceará, e da escola Pasch, para troca de experiências e intercâmbio de conhecimentos. A vinda do navio faz parte do Ano “Alemanha+Brasil 2013-2014”, promovido em parceria entre os governos, instituições e empresas dos dois países. Sob a coordenação do Prof. Peter Brandt, o Meteor examinará o papel do Oceano Atlântico nas alterações climáticas. 

Navio alemão de pesquisa



            Durante os quatro dias em que permanecerá no Porto do Mucuripe, o navio poderá ser visitado, em horários a serem ainda definidos. O Meteor se compara a uma cidade autônoma: a bordo, há central elétrica, sistemas de ar condicionado e de tratamento sustentável de lixo, uma estação de tratamento de águas potáveis e residuais.  Em 2014, o navio voltará a Fortaleza, para seminário científico com os professores do Labomar da UFC, sob a coordenação do Prof. Luiz Drude Lacerda. (Fonte: Profª Ute Hermanns, coordenadora cultural da Casa de Cultura Alemã da UFC).

CURTAS SOCIAIS

*A Abrasel realizou novo almoço mensal de negócios promovido para debater diversos temas  a fim de fortalecer o setor de bares e restaurantes do Estado. 
 

Marildes e Lauro Vinhas Lopes

com os netos

*Muda de idade na data  Marildes Vinhas Lopes, que comemora com familiares.
 

*A festa de Chitão da cidade de Marco acontecerá no dia 20 de julho. Jacaúna Aguiar cuida da ambientação. Depois eu conto mais.

Jacaúna e Chico Campelo


*Por hoje contei. Até amanhã.